Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza de placa mãe de notebook


Murdoc

Posts recomendados

Pessoal, postei essa dúvida em outro tópico, em outra seção mas acho que aqui é o lugar certo dela mas, enfim...

Tive a infeliz experiência de ter meu notebook lavado por suco de morango nas mãos do meu filho.

Ao abrir a máquina, me deparei com muito liquido grudento... O que eu poderia fazer para limpar toda essa caca? Mesmo porque, o açucar dá um pouco de condutividade e ao tentar ligar a máquina ela liga e desliga sozinha, talvez algum curto fechado pelo açucar esteja atrapalhando seu funcionamento.

O que eu posso usar para essa limpeza ser rápida e eficaz? Estou bastante habituado a usar limpa contato e, em alguns casos, alcool isopropílico. Mas, conversando com meu irmão, ele me disse que um técnico limpou a placa do DVD automotivo dele com Thinner (ou solvente, não me lembro). Eu achei meio estranho mas, segundo ele, o cara simplesmente passou o produto e depois passou o soprador termico para secar. Segundo ele, tirou todas aquelas manchas deixadas pela água e alguns princípios de oxidação.

Será que eu poderia estar fazendo o mesmo, visto que a placa do DVD possui componentes eletronicos sensíveis da mesma forma que o notebook ou o note é um pouco mais "complicado"? Pra fazer o serviço com segurança, estive pensando em usar um pouco de limpa contato e alcool isopropílico e aplicá-los com uma escova de dentes de cerdas macias ou um pincel anti estático, para poder remover o grude.

O que vocês acham? Posso fazer uso desses produtos sem dó e depois, para garantir, passar um secador de cabelo para retirar toda umidade que possa ter restado??

Valeu gente! Fico no aguardo... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agua e sabão são opções válidas, esfregue uma bucha(a parte amarela, de espuma) e ta tudo bem, apenas tenha certeza de que secou direitinho!

Alcool absoluto é bom para limpezas também pois ele não deixa resíduos. Então com ele não precisa se preocupar muito.

Porém, se o note fica ligando e desligando algo pode ter acontecido, talvez seja apenas super aquecimento, não sei, mas se depois de limpo e seco ele continuar dando problema, aí só a assistência técnica poderá ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agua e sabão são opções válidas, esfregue uma bucha e ta tudo bem, apenas tenha certeza de que secou direitinho!

Alcool absoluto é bom para limpezas também pois ele não deixa resíduos. Então com ele não precisa se preocupar muito.

Porém, se o note fica ligando e desligando algo pode ter acontecido, talvez seja apenas super aquecimento, não sei, mas se depois de limpo e seco ele continuar dando problema, aí só a assistência técnica poderá ajudar.

Lucas, alcool e sabão desde que muito bem removidos e seco depois, né? Meu pai já teve computadores lavados por água após o estouro de uma caixa d'agua e após um bom tempo secando, tudo funcionou normalmente. O que me preocupa quanto a água é a oxidação... Mas, pelo o que já experimentei do limpa contato, parece que ele condensa toda umidade contida onde foi aplicado bastando secar tudo em seguida, nessa parte o secador seria de ótimo uso. Vou considerar sua ideia!

Jorge, assim como você também tenho mais "segurança" no limpa contato e no alcool isopropílico, pois já ouvi diversos relatos de limpeza com este ultimo e que ele sempre foi muito bem recomendado justamente por não deixar resíduos.

Quanto à escova usada na limpeza, pode ser mesmo uma escova de dentes? Afinal, suas cerdas não acumulam estática, estou certo?

Valeu gente! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com FREQUENCIA meus computadores tomam banho de chuva, a mesa do PC fica embaixo da janela, toda vez que chove e estou fora de casa, o computador encharca, eu pego um secador de cabelos e taco ar-quente nele, faço o mesmo com a fonte do computador e a placa mãe, nunca tive problemas.

Limpa contatos é algo que eu não, aquilo é algum tipo de hidrocarboneto extremamente volátil, todo lugar que eu uso ele, fica limpíssimo, porém muito rapidamente o local oxida e aparenta ficar em piores condições. Usei ele por pouco tempo, sinceramente um pouco de alcool ou agua resolvem muito melhor meus problemas.

E se preocupa não, não é a água que oxida a sua placa, é o ar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, postei essa dúvida em outro tópico, em outra seção mas acho que aqui é o lugar certo dela mas, enfim...

Tive a infeliz experiência de ter meu notebook lavado por suco de morango nas mãos do meu filho.

Ao abrir a máquina, me deparei com muito liquido grudento... O que eu poderia fazer para limpar toda essa caca? Mesmo porque, o açucar dá um pouco de condutividade e ao tentar ligar a máquina ela liga e desliga sozinha, talvez algum curto fechado pelo açucar esteja atrapalhando seu funcionamento.

O que eu posso usar para essa limpeza ser rápida e eficaz? Estou bastante habituado a usar limpa contato e, em alguns casos, alcool isopropílico. Mas, conversando com meu irmão, ele me disse que um técnico limpou a placa do DVD automotivo dele com Thinner (ou solvente, não me lembro). Eu achei meio estranho mas, segundo ele, o cara simplesmente passou o produto e depois passou o soprador termico para secar. Segundo ele, tirou todas aquelas manchas deixadas pela água e alguns princípios de oxidação.

Será que eu poderia estar fazendo o mesmo, visto que a placa do DVD possui componentes eletronicos sensíveis da mesma forma que o notebook ou o note é um pouco mais "complicado"? Pra fazer o serviço com segurança, estive pensando em usar um pouco de limpa contato e alcool isopropílico e aplicá-los com uma escova de dentes de cerdas macias ou um pincel anti estático, para poder remover o grude.

O que vocês acham? Posso fazer uso desses produtos sem dó e depois, para garantir, passar um secador de cabelo para retirar toda umidade que possa ter restado??

Valeu gente! Fico no aguardo... :(

E ai !!!

Cara você poder dar um banho de ultra som se tiver acesso a algum ou pode usar um limpa contato eletricos recomento o White Lub ou 3M e após algum desses procedimentos um bom banho de água e sabão secando com um secador de cabelo estaria ok!! há mas não segure o secador muito proxímo da placa por muito tempo vá passando por toda ela distribuindo bem o calor !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe...

Cuidado, pois tem muita gente que confunde "limpa contatos" com aqueles sprays do tipo "WD40", que é um óleo. Para limpeza de componentes eletrônicos de computador eu não recomendo nada que deixe resíduos, e aí se enquadram os sprays a base de óleo.

Com certeza o limpa contatos que estou falando e dieletrico e seca em contato com o ar parece com benzina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Só um detalhe...

Cuidado, pois tem muita gente que confunde "limpa contatos" com aqueles sprays do tipo "WD40", que é um óleo. Para limpeza de componentes eletrônicos de computador eu não recomendo nada que deixe resíduos, e aí se enquadram os sprays a base de óleo.

Colega pode ser usado WD40 sim, para limpeza de qualquer equipamento eletrônico, ele não é feito a base de óleo e não transmite energia, além disso é mais fino que a agua, portanto penetra em mais lugares, caso o equipamento foi molhado com agua ou algo assim, pode limpar utilizando o wd40 para melhor limpeza e agilidade pois ajuda a agua secar mais rapidamente.

No caso de alguem não ter defeito em seu equipamento, e esta apenas querendo dar uma limpeza, poderá ser aplicado o wd40 e logo em seguida o equipamento ja pode ser ligado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom dia pessoal. Sou novo na área da reparação de computadores. Estou com duvida. Sera que posso usar Benzina para limpar um notebook molhado com água? Digo isso porque recebi um notebook que molhou com agua. ligava mas tinha comportamento estranho. portanto congelava. nao era possivel mexer ele e o teclado noa funcionava todo ele. apos eu abrir o mesmo limpei a placa-mãe com Benzina e dai montei ele mas ao tentar ligar nao voltou mais a ligar. Estou com duvida sera que a aplicacao da Benzina contribuiu para morrer devez? o notebook e lenovo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!