Ir ao conteúdo

"o Computador Travou..."

Fear Factory

Posts recomendados

Postado

Fala Galera!

Não sei se aqui é o local certo para postar a minha dúvida, mas vamos lá...

Bom, não é nenhuma novidade ouvir o seguinte termo: "O meu computador vive travando..." Ou algo similar à isto. Mas, tecnicamente, o que é "travar"? Quais os fatores que possibilitam que o computador "trave"? Qualidade da placa-mãe, baixa quantidade de memória...?

Valeu... Abraços!

Postado

Affff, isto tecnicamente falando, são trilhões de fatores que pode travar um computador!!!!!!!!!

Mais no teu caso me parece que você está usando o Ruimdows 98 né?

:muro: Ruimdows 98 :muro::tantan:

Postado
Mais no teu caso me parece que você está usando o Ruimdows 98 né?

Menos, menos...

Pode ter vários motivos. Desde uma coisa simples como uma má configuração chegando até a coisas como problemas com capacitores na placa mãe, memória com defeito, processador com super-aquecimento.

O mais normal é super-aquecimento do processador e mal configuração do Sistema Operacional.

Postado

Caro Fear

como nossos amigos falaram há milhares de fatores que vão desde o fio de cabelo até o dedao da unha

mas basicamente quando se trava há grande chance de ser memória ram

Postado

Hm....normalmente todos os problemas se resumem a um....

PLACA MÃE PC-CHIPS QUE TEM ATÉ A MÃE ONBOARD.... :P

hehehe to brincando...mas pode (e geralmente é) algum problema de hardware.....assim como também pode ser algum problema no sistema operacional(tipo drivers mal instalados...etc,etc.)

Postado
Postado Originalmente por Toninho_Sv@29 dez 2003, 01:37

Hm....normalmente todos os problemas se resumem a um....

PLACA MÃE PC-CHIPS QUE TEM ATÉ A MÃE ONBOARD.... :P

hehehe to brincando...mas pode (e geralmente é) algum problema de hardware.....assim como também pode ser algum problema no sistema operacional(tipo drivers mal instalados...etc,etc.)

eUEHIHOIUEHIUEIUHEIUE

Postado

Fala Pessoal...

Bem, os fatores vocês já deixaram explícitos que são "n". Mas não responderam o que o "travar". Qual a explicação técnica pra isso, o que acontece quando trava? O que deixa de funcionar.

Mas agradeço pelas respostas!

Obrigado!

Postado
Postado Originalmente por Fear Factory@29 dez 2003, 03:43

Fala Pessoal...

Bem, os fatores vocês já deixaram explícitos que são "n". Mas não responderam o que o "travar". Qual a explicação técnica pra isso, o que acontece quando trava? O que deixa de funcionar.

Mas agradeço pelas respostas!

Obrigado!

É isso q estamos dizendo, vamos dividir por categorias: travas software e hardware.

Os travamentos programas acontecem quando um programa gera um conflito com o OS ou até mesmo outro programa, gerando assim um erro de interpretação do sistema e ele congela.(do Windows ME pra baixo é muito normal ele simplesmente congelar. Daí pra cima custuma dá uma telinha azul mais "explicativa"...) Existem outros fatores também como conflito d endereçamentos e IRQ's mais não compensa ficaá citando todos.

Já os travamentos hardware podem ocorrer devido a pene em algum componente físico do sistema. Um exemplo muito comum d travamento hardware é o superakecimento do processador. No caso dos processadores AMD (a partir do Morgan) eles tem um circúito interno q desarma o processador quando ele atingí uma determinada temperatura, esse circúito atualiza-se a cada segundo, por isso não consegue impedir a queima do processador na maioria dos ksos quando o mesmo é ligado sem o cooler. Mais podem ocorrer travas por outros componentes por exemplo estando em mál funcionamento como memórias (geralmente seguidos por estouros d pilha), HD (as vezes você pode ouvir o disco ligando e desligando, o sistema congela e inicia o processo de despejo de memória física para o disco em OS's do 2000 pra cima) e etc... cada componente tem +/- uma característica que indike q ele foi o causador do problema, mas em alguns ksos mesmo formatando o HD a instabilidade continua, sendo assim recomendável um "teste de substituição". Uma dica, geralmente travamentos de "hardware eletrônico" (gerados pelo processador, memórias e placas) impedem que os led's do teclado sejam acionados ou desligados porque imobilizam a passagem do sinal pelo processador.

É basicamente isso, talvz eu tenha eskecido alguma coisa, podem incrementar aí fazenu favor. :-BEER

É isso aê gente! inté +! :xmas:

Postado

Complementando a resposta do colega...

Travar significa que o computador "perdeu o passo"... Isto é, na sequencia de execução, por um motivo ou outro, ele "saiu dos trilhos" e não consegue voltar.

Coisas que podem ocasionar isso:

1 - superaquecimento ( altas temperaturas causam erros nas "contas" que o processador tem que fazer... asiim se era pra sair 0 e saiu 1, um abraço...)

2 - Periféricos/drivers: Se o processador está esperando uma interupção que nunca vem , ou de repente vem uma que ele não esperava, adeus...

3 - Erros causados por overclock: Por exemplo, escreveu-se 0xffffffff e leu-se 0xffaaffff já vai dar problema (embora algumas vezes isso não seja totalmente fatal)

4 - interferência eletromagnética: Conheci um cara que pra testar o watchdog (timer que reseta um microprocessador cada vez que ele trava) pegava um Magiclick e disparava sobre o processador (PIC) PELAMORDE DEUS NÃO FAÇA ISSO EM CASA....

5 - Bug ou erro intrínseco: mesmo um processador sem defeito e sem overclock vai ter um erro de vez em quando ( a probablilidade é extremamente baixa... acho que 1 vez a cada 10 anos (ou até mais))

Postado
Postado Originalmente por tabgal@03 jan 2004, 15:54

4 - interferência eletromagnética: Conheci um cara que pra testar o watchdog (timer que reseta um microprocessador cada vez que ele trava) pegava um Magiclick e disparava sobre o processador (PIC) PELAMORDE DEUS NÃO FAÇA ISSO EM CASA....

c tá falanu tipo aquele negóciu d acendê fugão??????? e funciona????????? num keimô o processador não?????????????

Essas perguntas são só pur curiosidade viu! tô afim d maltratá o pobre coitadu do meu processador não tadinho....... :D:lol::zoio: hehehehe

falou gente! :bye:

Postado
Postado Originalmente por Érico+03 jan 2004, 20:18-->
tabgal@03 jan 2004, 15:54

c tá falanu tipo aquele negóciu d acendê fugão??????? e funciona????????? num keimô o processador não?????????????

É isso mesmo...

O processador não queima se o "raio" não atingir um dos pinos... Mas também se atingir. :blink::wacko::tantan::muro:

Postado
Postado Originalmente por tabgal+03 jan 2004, 22:17-->
Postado Originalmente por Érico@03 jan 2004, 20:18

tabgal@03 jan 2004, 15:54

É isso mesmo...

O processador não queima se o "raio" não atingir um dos pinos... Mas também se atingir. :blink::wacko::tantan::muro:

q nescessidade...... :D

Postado

Mais de 98% dos travamentos do PC são provenientes de software. Existem os travamentos daqueles mais comuns que a gente aperta Ctrl+Alt+Del e começa tudo de novo.

Existem também os travamentos não menos comuns de loop infinito que normalmente é causado por drivers com problemas e combinações bombásticas de Drivers e programas, nesse caso nem o Ctrl+Alt+Del resolve, tem de ser reset mesmo, é impossível diagnosticar corretamente, já que nem o processador sabe que aconteceu. Isso acontece quando existe um processo que deve ser repetido até um evento de saída acontecer, o problema é quando esse evento nuca ocorre, aí o loop vai ser infinito e nada funciona mais.

Postado

O computador é uma máquina muito sensível. Qualquer coisinha pode ocasionar um travamento. Há os travamentos causados por hardware, os causados por software e os causados por um problema na peça que fica entre o teclado e a cadeira.

Como dito pelo nosso amigo Megapersu, a maioria dos travamentos são causados por problemas no software (geralmente o sistema operacional). Os travamentos causados por hardware podem ocorrer por causa de vários fatores, entre os quais o principal deles é o corrompimento de dados. Uma placa-mãe de baixa qualidade por exemplo pode conter trilhas mal construídas que ocasionem a corrupção dos dados, resultando em um travamento (muito comum em placas-mãe PCChips). Às vezes um módulo de memória pode estar com um defeito que corrompa os dados nela armazenados (muito comum com memórias "genéricas").

Porém nem sempre dados corrompidos são os responsáveis pelo travamento. Pode acontecer também da sua placa-de-vídeo ser incompatível com determinado jogo (muito comum com alguns chips como o Xabre por exemplo). O seu microprocessador pode sofrer algum dano irreversível no núcleo de silício e causar um travamento ocasionalmente.

Bem, chega de exemplos, vamos ao que realmente interessa: o que é "travar"? Denomina-se "travamento" qualquer ocasião em que o computador fique instável ou pare de funcionar. Acho que é isso, sei lá, nunca ninguém me perguntou isso antes…

Postado

TRAVAMENTO eu divido em duas categorias:

TRAVAMENTO CTRL+ALT+DEL - Aquele que todos os programas vão pro pau e só chamando as 3 teclas milagrosas!!

TRAVAMENTO RESET - Aquele que não tem jeito só apertando o botãozinho! hehehe

Normalmente travamento se dá por alguma falha do windows ou outro sistema operacional que esteja instalado na máquina....

Itens de hardware também causam travamentos, memória com problema, placa de vídeo ou outro item!

Travamento não é nada mais que uma parada crítica do sistema causada por alguma falha do sistema operacional ou alguma falha de hardware!

:bye::-BEER:muro:

Postado
Postado Originalmente por Érico@29 dez 2003, 03:07

Ainda acho q a maioria dos problemas d travamento é causada por um erro no dispositivo q fica entre a cadera e o teclado... :P

hauhauhauh quando não sabem manusear direito o pc...ou instalam coisas incompativeis...ou erradas..hauehuae

vamos supor aí..

50% -sao problemas ocasionados por "coisas" do pc...memo...etc..etc...

50% - erro no dispositivo q fica entre a cadera e o teclado

auehuaeh :P

Postado
Postado Originalmente por MarX-+05 jan 2004, 00:11-->
Érico@29 dez 2003, 03:07

Ainda acho q a maioria dos problemas d travamento é causada por um erro no dispositivo q fica entre a cadera e o teclado... :P

hauhauhauh quando não sabem manusear direito o pc...ou instalam coisas incompativeis...ou erradas..hauehuae

vamos supor aí..

50% -sao problemas ocasionados por "coisas" do pc...memo...etc..etc...

50% - erro no dispositivo q fica entre a cadera e o teclado

auehuaeh :P

acho q a maioria dos problemas programas ainda são por kestões d configuração q podem ser resolvidos, mais pra isso exigem um pouco desse sipositivo aí... :D

Enfim, quase todos os travamentos software são culpa do usuário! pois se o software não é compatível, porque q o jumento instalô??? :lol::P:tantan::zoio: (claro q nem sempre né gente! hehehe) hauhauhauhauhaua

falou gente! :bye:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!