Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte entrando em curto!


Baquelite

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou com um baita probleminha no conector 12V de 8 pinos (4+4). Sempre que eu conecto ele na MB a fonte entra em curto!

Eu coloquei um abajur plugado na mesma tomada que está a fonte, e percebe-se uma rápida "piscada" quando eu ligo o interruptor da fonte... até aí normal!

Porém, quando eu ligo o PC, o abajur da uma piscada novamente e além disso, pode-se ouvir um "tlec", como se fosse um relé batendo, e a fonte desarma! O cooler do CPU meio que inicia uma partida... mas é só um tranco! da duas voltas e para.

Em uma das minhas fracassadas tentativas de ver o bichinho funcionando, experimente ligar o PC sem plugar o conector da fonte de 8 pinos (4+4), e o PC "ligou"!! Todos os leds da MB acenderam, o cooler, os fans do gabinete, os 2 HDs... tudo parecia funcionar, mas a VGA não deu sinal de vida!! Testei a VGA em outro micro e ela funcionava as 1000 maravilhas!!

Ja não sei mais o que fazer... alguém tem uma ideia do que pode estar acontecendo??

Obs.: O conector 12V de 8 pinos (4+4), é a alimentação do CPU certo??

Configuração:

CPU - Core i7 920 1366

MB - ASUS P6T Deluxe V2

MEMO - CORSAIR 3 x 2GB - 1600MHz XMS3

FONTE - CORSAIR TX750W

VGA - GFORCE GTX 285

Desde ja obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Três opções:

- Uma delas e não me entenda mal, já vi muita gente boa fazer isso dai, é a colocação do plug ATX ou EPS virado. Forçando vai..

- A segunda opção é a de que os conversores PWM, aqueles CI's em torno da CPU, com dissipadores próximos a indutores, responsáveis pela conversão dos 12 volts na tensão de Vcore estar, algum deles, queimados. Há que trocar a mobo se for isso dai..

- Terceira, sua CPU ter pifado, o que acho extremamente difícil assim do nada...

Desse modo se não for inversão forçada, eu iria de PWM.. Nova mobo no caso...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!!

Faller

Bem... a primeira opção está descartada! Conectei tudo certo. ...até porque seria preciso ser um ogro para conseguir plugá-lo ao contrário, pois ele tem apenas um tipo de encaixe, para conectá-lo virado teria que aplicar muita força e ter um certo “jeitinho”.

Bem... ontem a noite fiz mais alguns testes, desta vez sem o processador! Para minha surpresa o conjunto todo se comportou da mesma maneira!! ...sem a alimentação de 8 pinos “funciona”, já com os 8 pinos da o curto... Conclusão: o fato de o processador estar ou não no socket não faz a menor diferença!!

Isso que dizer que o CPU está queimado ou a MB não o reconhece?? ...Por favor não diga que os dois estão com problemas!!!

O conversor PWM é cubo preto entre os dissipadores e os capacitores certo?

del_v2_6.jpg

Se um deles estiver queimado a placa vai pro lixo?? Não existe ninguém que possa trocá-lo?

Eu reluto em levar o CPU e a MB para uma assistência técnica, pois já vi muita “selvageria” na hora de manusear os componentes... mas talvez seja a única maneira de descobrir qual dos dois está queimado...

Mais uma vez obrigado pelas respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, acho que o problema não está na placa mãe, muito menos no Core i7 novinho que você tem. Eu diria com quase certeza de que é problema em algum ponto da fonte.

Verifica se não há nenhum pequeno objeto metálico preso no interior do conector que está causando problemas. De fato, tudo indica ser um curto-circuito mesmo, por isso o abajur dá uma "abaixada" quando você conecta esse conector aí, pois no curto-circuito a corrente vai ao seu valor máximo.

Se não for nada no lado externo da fonte, será dentro dela, aí use a garantia de 5 anos que a Corsair te dá (não sei se funciona os 5 anos no Brasil).

Mas me diga uma coisaa: o problema começou a acontecer do nada ou é a primeira vez que você conecta essa fonte nesse PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RooT

O problema começou desde que eu montei ele pela primeira vez! Saiu da embalagem e foi direto para o interior do gabinete...

Faller

A mobo está na garantia sim!! Comprei no paraguai mas segundo a loja, tem garantia... o problema é me deslocar até la!

Quando me referia a concertos, não imaginava uma eletrônica... como sou iniciante no curso de engenharia elétrica, acredito que eu possa encontrar algum professor especialista no assunto que possa fazer o serviço. A dúvida é se de fato é possível identificar qual conversor danificado e trocá-lo. Caso não seja, nem perderei meu tempo procurando alguém...

Obrigado pelas respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Professor de engenharia elétrica provavelmente entende de elétrica ou seja, dos sistemas que geram e alimentam todo o resto, e não de eletrônica, que são duas áreas diferentes, mas nada impede de alguém ser especializado em eletrônica tb...

No curso de engenharia elétrica existem três ênfases: sistemas de transmissão de energia, telecomunicações e eletrônica... ao se formar no curso o indivíduo tem o total domínio das três áreas mas com ênfase em apenas uma delas... no caso especialista. As três áreas estão correlacionadas, pois o curso abrange todas elas.

Mesmo assim, iria procurar um professor que tenha ênfase em eletrônica, pois a maioria são PHDs... a vida deles gira em torno de micriprocessadores :D.

O problema mesmo para trocar componente é só em relação aos equipamentos necessários... (não sei se é possível fazer a troca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara... esse é o problema! É bem difícil encontrar alguém que tenha... e eu não confio nessas "assistências técnicas"... as que eu julgava sérias, vi fazer atrocidades com peças eletrônicas...

Pois é, eu também não recomendo levar nessas "assistências técnica" porque, além do que você citou, eles costumam mentir, dizendo que o problema está na peça mais cara do PC, só pra você ter que gastar na loja deles mesmo. E isso SE eles descobrirem onde está o problema né.

Eu lhe digo com toda certeza de que praticamente nenhum estabelecimento de assistência técnica hoje em dia vai ter alguma placa mãe ou processador do mesmo soquete que o seu, pra fazer os testes adequados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, sou novo aqui no fórum...

Hoje quando liguei o pc, ele nem chegou a iniciar, deu um estouro e saiu fumaça proximo da fonte.. Depois disso, quando tentava ligar o pc, a fonte ligava e já desligava. Gostaria de saber se pode ter queimado placa-mãe ou processador, ou somente a fonte!

Agradeço quem poder me ajudar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, sou o adriano 12345, só que nao consegui mais entra com aquela conta, fiz outra.

o problema, é que num deu de fazer testes porque o pc esta na garantia, e nao posso abri-lo.

Outra questao: se a tensão estava certa, a garantia e obrigada a cobrir danos, quando tipo queima a fonte?

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, sou o adriano 12345, só que nao consegui mais entra com aquela conta, fiz outra.

o problema, é que num deu de fazer testes porque o pc esta na garantia, e nao posso abri-lo.

Outra questao: se a tensão estava certa, a garantia e obrigada a cobrir danos, quando tipo queima a fonte?

Valeu...

Ué, se ele está na garantia, então o que está esperando pra acionar a garantia???

Se saiu fumaça, então só pode ser a fonte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!