Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Opa, ajudou e muito :lol::lol: muito obrigado.

Aproveitando o gancho, gostaria de algumas dicas de como deixar meu Catalyst programado para ter um melhor aproveitamento em termos de desempenho x qualidade.

Eu sinto algumas dificuldades ali pois são tantas opções que eu me perco. Como por exemplo as opçõe de Anti-Aliasing: Morphological, Multi-Sampling e Super-Sampling. Eu andei lendo que o Morphological é um ótimo filtro e que tem o melhor desempenho de todos. Deixar ele ativado no meu Catalyst eu teria que deixar o filtro AA dentro do game desativado??? Entre os 3 AA, o morphological é o melhor em questão de desempenho x qualidade mesmo?

E a ultima dúvida a respeito do AA é quanto a minha resolução. Meu monitor trabalha em 1440x900, teria um AA máximo para esta resolução que acima daquilo o sistema so iria ficar mais pesado e eu não iria ter mudança alguma no visual?

Desculpe o texto grande. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ajudou e muito :lol::lol: muito obrigado.

Aproveitando o gancho, gostaria de algumas dicas de como deixar meu Catalyst programado para ter um melhor aproveitamento em termos de desempenho x qualidade.

Eu sinto algumas dificuldades ali pois são tantas opções que eu me perco. Como por exemplo as opçõe de Anti-Aliasing: Morphological, Multi-Sampling e Super-Sampling. Eu andei lendo que o Morphological é um ótimo filtro e que tem o melhor desempenho de todos. Deixar ele ativado no meu Catalyst eu teria que deixar o filtro AA dentro do game desativado??? Entre os 3 AA, o morphological é o melhor em questão de desempenho x qualidade mesmo?

E a ultima dúvida a respeito do AA é quanto a minha resolução. Meu monitor trabalha em 1440x900, teria um AA máximo para esta resolução que acima daquilo o sistema so iria ficar mais pesado e eu não iria ter mudança alguma no visual?

Desculpe o texto grande. :D

Ih, eu acho melhor esperar a resposta dos mais entendidos agora.

Eu não entendo muito dos filtros. Sei apenas que eles deixam a imagem mais bonita, sem serrilhados e tal. O problema é que eles afetam, e MUITO, o desempenho da placa de vídeo. Isso significa que a quantidade de Frames/segundo (FPS) vai cair drasticamente.

Sobre o AA, eu acho que ele não é limitado à resolução, então pode colocá-lo no máximo se quiser.

E por fim, eu acho que o tipo de AA vai depender do jogo (não confirmado). Ele diz no BF3 qual tipo é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ajudou e muito :lol::lol: muito obrigado.

Aproveitando o gancho, gostaria de algumas dicas de como deixar meu Catalyst programado para ter um melhor aproveitamento em termos de desempenho x qualidade.

Eu sinto algumas dificuldades ali pois são tantas opções que eu me perco. Como por exemplo as opçõe de Anti-Aliasing: Morphological, Multi-Sampling e Super-Sampling. Eu andei lendo que o Morphological é um ótimo filtro e que tem o melhor desempenho de todos. Deixar ele ativado no meu Catalyst eu teria que deixar o filtro AA dentro do game desativado??? Entre os 3 AA, o morphological é o melhor em questão de desempenho x qualidade mesmo?

Em relação à configuração do software de driver de vídeo, é melhor você deixar no default mesmo. Aí dentro de cada jogo você habilita e desabilita o que você quiser sem ficar amarrado à preconfiguração do catalyst. Normalmente em default, tanto o catalyst como o forceware (nVIDIA) deixam que as configurações de qualidade visual sejam definidas pelo próprio usuário dentro do aplicativo/game que está sendo rodado.

E a ultima dúvida a respeito do AA é quanto a minha resolução. Meu monitor trabalha em 1440x900, teria um AA máximo para esta resolução que acima daquilo o sistema so iria ficar mais pesado e eu não iria ter mudança alguma no visual?

Desculpe o texto grande.

Sim, mas isso vai depender de jogo para jogo. Não dá pra dizer um valor preciso. É o caso de você mesmo pela experiência do dia-a-dia encontrar a melhor relação pro seu game e pra sua resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à configuração do software de driver de vídeo, é melhor você deixar no default mesmo. Aí dentro de cada jogo você habilita e desabilita o que você quiser sem ficar amarrado à preconfiguração do catalyst. Normalmente em default, tanto o catalyst como o forceware (nVIDIA) deixam que as configurações de qualidade visual sejam definidas pelo próprio usuário dentro do aplicativo/game que está sendo rodado.

Essa parada de escolher as opções visuais dentro do aplicativo sempre me trouxe problemas. Eu deixo tudo em desempenho porque assim não da tela azul com minha GT540M. Se você procurar, tem vários usuários de RF411/511 que tinham tela azul exatamente por causa dessa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parada de escolher as opções visuais dentro do aplicativo sempre me trouxe problemas. Eu deixo tudo em desempenho porque assim não da tela azul com minha GT540M. Se você procurar, tem vários usuários de RF411/511 que tinham tela azul exatamente por causa dessa opção.

Parceiro isso não é devido ao fato de a pessoa escolher a opção dentro do aplicativo. Tela azul normalmente ou é problema de driver instável ou problema de hardware. As configurações "in game" estão lá para serem usadas mesmo! E não para você deixar que um aplicativo de terceiros (catalyst, forceware) etc, tome conta. A menos que você queria ter o mínimo trabalho possível...Deixar em desempenho pode ser bom, por que vai trazer maior fluência, em compensação, vai sacrificar variadamente o aspecto visual e de realismo do game. O quanto isso vai mudar? Depende de game para game. É bom, é ruim? Depende da sua exigência como usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estou notando que, no MSI Afterburner, a minha VGA está com uma temperaturas estranha em idle. Antes, ela ficava entre 35 a 40 graus, em dias de médio a muito calor; agora, fica entre 50 a 55 graus. Liguei o PC, e estava em 37 graus, e agora, está em 50, mas em jogos, se mantem igual era antes: não vai muito além dos 60 graus. Será que tem a ver com o Catalyst que estou usando (11.10)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estou notando que, no MSI Afterburner, a minha VGA está com uma temperaturas estranha em idle. Antes, ela ficava entre 35 a 40 graus, em dias de médio a muito calor; agora, fica entre 50 a 55 graus. Liguei o PC, e estava em 37 graus, e agora, está em 50, mas em jogos, se mantem igual era antes: não vai muito além dos 60 graus. Será que tem a ver com o Catalyst que estou usando (11.10)?

Provavelmente você desligou aquela "parada" que reduz os clocks enquanto a placa não é exigida. E não, não sei como faz para restaurar. Talvez algum outro usuário saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você desligou aquela "parada" que reduz os clocks enquanto a placa não é exigida. E não, não sei como faz para restaurar. Talvez algum outro usuário saiba.

No AMD Overdrive, acusa o clock da GPU em 400 Mhz e da memória em 900. Não deveria estar menor a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estou notando que, no MSI Afterburner, a minha VGA está com uma temperaturas estranha em idle. Antes, ela ficava entre 35 a 40 graus, em dias de médio a muito calor; agora, fica entre 50 a 55 graus. Liguei o PC, e estava em 37 graus, e agora, está em 50, mas em jogos, se mantem igual era antes: não vai muito além dos 60 graus. Será que tem a ver com o Catalyst que estou usando (11.10)?

POde ter. Eu quando tinha uma HD5770 experimentei o mesmo problema depois de atualizar para certas versões do catalyst. Isso exatamente pelo motivo abaixo!

O clock em idle aqui é 157/300.

Essa é quase certa de ser a causa, como 99% de confiança! Alguns versõe do catalyst sobem (sem perguntar ao usuário) a velocidade dos clocks em estoque. Como consequência, mesmo em idle, a temperatura da placa fica alta. Se isso não acontecia antes da atualização o jeito é restaurar pra versão anterior!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock em idle aqui é 157/300.

Bem, analisando o Afterburner, deu uma baixada pra 157/300, mas já subiu pra 400/900. Ai, eu já não sei se é alguma coisa que está fazendo a VGA operar com clocks maiores ou se é alguma configuração que eu mexi e não sei qual é.

POde ter. Eu quando tinha uma HD5770 experimentei o mesmo problema depois de atualizar para certas versões do catalyst. Isso exatamente pelo motivo abaixo!

Essa é quase certa de ser a causa, como 99% de confiança! Alguns versõe do catalyst sobem (sem perguntar ao usuário) a velocidade dos clocks em estoque. Como consequência, mesmo em idle, a temperatura da placa fica alta. Se isso não acontecia antes da atualização o jeito é restaurar pra versão anterior!

Acontece que antes eu usava a versão 11.7 ou 8, só que do Win XP 32 bit, e estou usando agora a versão 11.10 do Win 7 Ultimate 64 bit. Será que tem alguma coisa a ver com a versão do driver pra certo SO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que tem alguma coisa a ver com a versão do driver pra certo SO?

Não, não...o problema pode ser bem mais simples que isso. O que deve estar ocorrendo é que essa versão do driver em particular está aumentando os clocks. Possivelmente não tem nada a ver com a versão do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra confirmar que é driver, tu poderia instalar o catalyst que vem com a própria placa de vídeo, só pra testar! Depois tu retorna ao tópico e conta o que houve!

Vocês não deixaram algo em segundo plano aberto? Videos do youtube, sites que usam aceleração de hardware e outras coisas fazem o clock subir de 157/300 para 400/900.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não deixaram algo em segundo plano aberto? Videos do youtube, sites que usam aceleração de hardware e outras coisas fazem o clock subir de 157/300 para 400/900.

Pode ser que o próprio navegador utilize a placa de vídeo.

Há pouco tempo atrás isso aconteceu comigo. Eu uso o Firefox, e nele veio habilitada a aceleração por hardware.

Pouco importava o site, sempre utilizava um pouco a placa de vídeo e aí começava a esquentar mais. Descobri isso, desabilitei a função e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que o próprio navegador utilize a placa de vídeo.

Há pouco tempo atrás isso aconteceu comigo. Eu uso o Firefox, e nele veio habilitada a aceleração por hardware.

Pouco importava o site, sempre utilizava um pouco a placa de vídeo e aí começava a esquentar mais. Descobri isso, desabilitei a função e pronto.

Exato. Google chrome tinha mesma coisa. Mas como eu pouco uso agora meu desktop com a HD 5850 eu realmente não observo mais isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não deixaram algo em segundo plano aberto? Videos do youtube, sites que usam aceleração de hardware e outras coisas fazem o clock subir de 157/300 para 400/900.

Faz sentido o que você levantou, mas o problema é que pelo menos quando isso acontecia comigo era independente de estar surfando na web ou não. Acho que se ele instalar o catalyst que veio com o próprio CD da placa vai voltar ao normal...

Outra coisa é que o problema que dele (que também era o meu) é que os clocks ficam o tempo todo elevados quando em idle. Outro fator que derruba a hipótese de que seja devido a aplicativos rodando na internet. Se o problema dele for o que eu to pensando, acontece exatamente assim: Ele liga o PC e a placa já está com aqueles clocks elevados. Que são clocks intermediários entre aqueles usados em idle e os ativados em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido o que você levantou, mas o problema é que pelo menos quando isso acontecia comigo era independente de estar surfando na web ou não. Acho que se ele instalar o catalyst que veio com o próprio CD da placa vai voltar ao normal...

Outra coisa é que o problema que dele (que também era o meu) é que os clocks ficam o tempo todo elevados quando em idle. Outro fator que derruba a hipótese de que seja devido a aplicativos rodando na internet. Se o problema dele for o que eu to pensando, acontece exatamente assim: Ele liga o PC e a placa já está com aqueles clocks elevados. Que são clocks intermediários entre aqueles usados em idle e os ativados em jogos.

Se você usa chrome, digite about://flags e desabilite tudo que diz respeito a aceleração via placa de video.

OBS: Se você instalar o catalyst do CD que veio na placa de video você vai voltar varios meses/anos na versão do driver. Não recomendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usa chrome, digite about://flags e desabilite tudo que diz respeito a aceleração via placa de video.

Só pra esclarecer: eu não estou com esse problema. Eu já tive esse problema e estou tentando ajudar o usuário Hwoarang a resolver o dele, que é bem parecido com o problema que eu tive quando usava minha antiga HD5770, entendeu?

OBS: Se você instalar o catalyst do CD que veio na placa de video você vai voltar varios meses/anos na versão do driver. Não recomendo isso.

Não tem problema algum. Basta ele depois desinstalar e colocar o cotalyst mais novo! Além do mais, isso é muito importante por que vai servir como um teste para validar se realmente isso é um bug do catalyst (versão que ele está usando) com a placa de vídeo. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu fiz alguns testes aqui. Antes de mais nada, realmente, se você executar alguns videos na internet, como Youtube ou qualquer coisa em streaming, a velocidade sobre pra 400/900. Mas, eu notava que, mesmo em idle, os clocks ficavam em 400/900. O que eu fiz? Desinstalei a versão 11.10 e instalei a que veio com a placa, a 10.9. Deixei o PC em idle por um bom tempo, e os clocks sempre em 157/300; rodava algum video no Youtube e, imediatamente, subia pra 400/900, mas se eu pausasse o video ou ele terminasse e eu não fechasse a página, se mantinha os clocks em 400/900. Ai, bastaria voltar pra página anterior, sem video, que o clock baixava, ou simplesmente fechar a página. Ai, desinstalei o 10.9 e voltei pro 11.10 e, por enquanto, está tudo normal. Não sei se foi algum problema no driver que se resolveu desinstalando e reinstalando ele, mas pelo menos por enquanto, os clocks estão em 157/300 aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu fiz alguns testes aqui.....Desinstalei a versão 11.10 e instalei a que veio com a placa, a 10.9. Deixei o PC em idle por um bom tempo, e os clocks sempre em 157/300; rodava algum video no Youtube e, imediatamente, subia pra 400/900, mas se eu pausasse o video ou ele terminasse e eu não fechasse a página, se mantinha os clocks em 400/900. Ai, bastaria voltar pra página anterior, sem video, que o clock baixava, ou simplesmente fechar a página. Ai, desinstalei o 10.9 e voltei pro 11.10 e, por enquanto, está tudo normal......

Como eu já tinha dito desde o começo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!