Ir ao conteúdo

TV Sharp c2025A, sem imagem mas com som

Salgado.com

Posts recomendados

Postado

Esta tv não tem imagem mas o audio esta perfeito, o filamento do tubo não ta acendendo, mas tem os 6v do filamento, tem tensão screem, mesmo aumentando o screem não aparece nada no tubo, troquei alguns capacitores da fonte e do horizontal mas continua o problema, se poderem me ajudar agradeço, pois tenho pouca esperiencia.

• Coordenador
Postado

Ok! colega salgasdo..., retire (desconecte) a placa do tubo, e verifique a resistência Ohmica do filamento, (Com a TV desligada!), o soquete do tubo pode estar com mau-contato! ou o filamento de seu tubo pode estar queimado!...

PS: E aquela TV sharp C2053 que a imagem falhava!, resolveu?, link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/sharp-c2053-imagem/610554?t=610554

Postado

Olha eu nunca testei a resistencia do tubo, pelo esquema o pino 6 e7 estão ligados e a resistenicia entre eles é aproximadamente 3 homs, não sei se é desta forma que testa , mas o plastico preto que fica em volta dos pinos do filamento es se espedaçando.

Já aquela sharp c2053 quando tava mexendo sem querer ranquei um capacitor smd de 820p e não consegui recoloca-lo, não tenho soprador, fiquei na duvida se podeira trocar por um de ceramica ou poliester porque seria mais fácil solda-los, mas assim que acabar com essa volto pra ela.(quando a imagem falhava o som tambem falhava).

• Coordenador
Postado

Ok! a resistência do filamento é baixa mesmo, verifique se os pinos estão encaixando certinho no soquete, ou troque este soquete...

Postado

.Estava olhando em uma apostila do burgos, e la fala pra testar a resitencia entre o pino 9 e 10 do canhão , testei e não tem resistencia nenhuma.

O soquete ta bom, ficou bem encaixado. o plastico que esta quebrando é o do chanhão mas não ta afetando os pinos.

• Coordenador
Postado

Segundo o esquema que tenho, o filamento é nos pinos 6 e7 do tubo, e a alimentação vem direto do flyback (pino2) e passa por um resistor (R624) de 1R....

Verifique se a placa do tubo esta bem aterrada, e como você disse que tem resistência medindo direto no tubo!, o que pode estar acontecendo ai é que o flyback não esta gerando alta tensão para a chupeta ou o tubo de imagem esta muito ruim...

Postado

Verifiquei o aterramento e esta OK , troquei o flay back por um novo e o problema continua, to sufocado ja rodei a placa procurando solda fria , capacitores e resistores com defeito, e não encontrei mais nada.

• Coordenador
Postado

Ok! colega, não se desespere!..., você não tem muito o que fazer!!!, provavelmente, este tubo de imagem esta ruim!!!..., você possue um testador de tubos, ou conhece alguém que tenha?!?!?!..., faça testes nele!..., tenho certeza que seu diagnóstico será: "Tubo de imagem ruim"!..., deixe a decisão por conta do cliente!....

Postado

Não tenho testador de tubo , mas recebi uma dica para testar com uma fonte externa o filamento etre o pino 9 e 10 pra ve se ele acende, vou tentar, se não de certo, como você disse vou deixar a decisão para o cliente.

Postado

Alimentei com a tv desligada os pinos 9 e 10 e, 6 e 7 mas não deu nada , tava testando as tensões nos transitores e vi que no Q602 (2sd870) tem tensão no coletor de 125v vindo do pino 11 do flay back, mas não tem nada na base nem no emissor. sera que isso interfere no acendimento do filamento ou é normal?

• Coordenador
Postado

OK! se o saida horizontal não estiver operante, não terá tensão de filamento, o +B de video, e o vertical também não estaria sendo alimentado...

Na base do saida, você consegue alguma medição em AC, mas como a frequência é alta alguns multitestes não detectam...

Voltemos ao filamento, você disse que mesmo aplicando a tensão com uma fonte externa ele não acendeu?..., quantos volts você aplicou? 6V ou 12V

Postado

Apliquei 6v dc , coloquei o positivo no pino 6 e o negativo no pino 5 que pela trilha da placa vai no terra, depois fiz isso com o pino 7 , tambem coloquei o positivo no pino 10 e negativo no terra.

Ou sera que teria que ter colocado tensão no 6 e 7 ao mesmo tempo.

Há, para fazer este teste retirei a placa do tubo e coloquei diretamente nos pinos.

Como você citou os 12v eu tenho que fazer com os 12v ?

• Coordenador
Postado
Como você citou os 12v eu tenho que fazer com os 12v ?
Não!, depois que escrevi é que eu vi em seu post #1 que na placa do tubo tem os 6V do filamento!, é que em alguns tubos a tensão de filamento é 12V!...
Apliquei 6v dc , coloquei o positivo no pino 6 e o negativo no pino 5 que pela trilha da placa vai no terra, depois fiz isso com o pino 7 , também
E mesmo assim o filamento não acendeu?, bom! só posso chegar a conclusão que o tubo esta com defeito!..., os tubos são meio que padronizados!, a diferença grande pode estar na bobina yoke e nos aneis de convergência!, tente substituir este tubo para testes!...
  • 2 meses depois...
Postado

Ola pessoal , esta semana resolvi mexer novamente nesta televisão, com mais calma e cabeça fresca, comecei testando novamente a tensão no filamento, e vejam so testando a tensão com o terra do varicap a tensão tava dando 6vac mas testando com o terra que vai da placa principal para placa do tubo a tensão do filamento e zero, então percebi que o terra não tava chegando no filamento.

Eu tinha testado o filamento com uma fonte externa mas não havia conseguido exito devo ter feito o teste errado.

Resolvi fazer um teste difentente deste que fiz , enrolei um fio em volta do ferrite do flyback , dei 3 voltas , e liguei no filamento, ai a o filamento acendeu. Então fui atras do terra que não tava chegando, com o multimetro vi que não tinha continuidade na trilha do terra , tinha uma marisia na placa bem onde tava rompida por isso não conseguia visualisar o rompimento , refiz a trilha , retirei o fio que avia colocado, liguei a TV e funcionou.

A TV ta funcionando , mas quando ligo ela demora um pouco a clarear, a imagem não é muito boa , acho que a bobina desmagnetisadora não ta funcionando, a imagem meio esverdeada em cima e meio avermelhada em baixo, ja tentei arrumar no controle rgb mas não funcionou. Vou continuar mexendo nela pra ver se acho mais alguma coisa.

• Coordenador
Postado

Beleza! muito bom!..., sobre a alteração das cores, pode ser realmente o circuito desmagnetizador falhando ou um mal posicionamento dos aneis de comvergência/pureza, primeiro tem que ter certeza que o tubo esta desmagnetizado!, depois tente os aneis!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...