Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

Evandro, rumores são de que era 2xBarts, mas mudou para 2xCaymans. Isso não foi desse mês para cá, tem algum tempo já.

Johannes: não sei se eu torço para que isso seja mentira (a AMD não tem problema na arquitetura) ou que seja verdade (a 6970 vai ser broxante porque a AMD está com uns probleminhas nos yields e etc).

• Membro VIP
Postado

Evandro, o cara que tirou estas fotos tá fazendo uns comentários sobre a placa e até postou alguns testes de 3dmark11:

http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.hardwareluxx.de%2Fcommunity%2Ff14%2Famd-radeon-hd-6970-alle-technischen-daten-update-2-a-768017-18.html&sl=de&tl=en&hl=&ie=UTF-8

Como ele tá com um produto final na mão, talvez a única coisa no caminho dele da perfomance real seja os drivers beta, ou os do CD que veio com a placa não serem os melhores possíveis.

Vantage:

6970vantagepj61i.jpg

6970vantagehighn6lj.jpg

Isso dá um pouco acima da GTX480/GTX570.

Crysis:

6970-crysis4mny.jpg

F1 2010:

F1 2010 with latest patch

1980x1080

8xMSAA and everything on max

Average: 68

mim: 58

Samples: 8554

Screen ging irgendie nicht im paint einzufügen, war nur schwarz

Traduzindo: a screenshot não saiu, ficou tudo preto. Pois é, esse resultado do F1 já tá mais pra GTX 580 do que pra GTX 570. Acho que já deu pra ver como a placa é.

Heaven 2.1 with tessellation Extreme @ 1920x1080 Everything 8xAA/16xAF maximum

6970heavenbench.jpg

3dmark11 extreme e perfomance:

69703dmark11x.jpg

69703dmark11p.jpg

Postado
As SS do CPU-Z confirmam specs?

1600 Shader

800Mhz GPU

1375Mhz Memory

32 ROP

Chic não?

Acredito que não. Até porque se fosse 1600 SPs teriamos que ter 25 SIMD Cluster, o que não seria possivel, devido ao arranjo dos Dual Dispatch processors que exigem o mesmo numero de SIMDs para cada um.

O que acredito estar ocorrendo seja apenas uma falta de informações no banco de dados do GPU-Z , que quando le a bios da HD 6970, tenta encontrar algo mais proximo. Como no banco de dados não tem as informações concretas, geram dados incorretos.

Postado

Voltando um pouco atrás no tópico, lá naquelas ****** do fuado, achei algo interessante enquanto pesquisava sobre os slides nos quais ele se baseou pra chutar os 20% de diferença pra GTX480, reparem que ele tacou lá no tópico que "our sources" mandaram uma imagem "photoshopada" pro prezado, a imagem é essa aqui: http://d.imagehost.org/0113/15mz711.png

Mas, ele só postou isso depois de um usuário lá do Beyond3D postar isso aqui ó: http://d.imagehost.org/0065/fakeenhanced.png

• Membro VIP
Postado
As SS do CPU-Z confirmam specs?

1600 Shader

800Mhz GPU

1375Mhz Memory

32 ROP

Chic não?

Mozts,

Como o Cebola disse, o GPU-Z (não CPU-Z) tem um database que informa a parte da arquitetura, então até o Wizzard atualizar (e ele não vai fazer isto antes do NDA) vai ficar faltando as informações do chip. Os sensores de temperatura e clocks no entanto ele consegue pescar na BIOS e a velocidade do PCI-E do chipset.

Pelo pouco que entendi, algum distribuidor ou coisa assim lá na Alemanha anunciou que estava vendendo 3 destas HD6970 aos primeiros que chegassem na loja, e esse cara foi um deles, e pagou 395 euros na placa. (Será então o MRSP 400 dólares?)

Não é a primeira vez que vejo lojas/distribuidoras fazerem isto para tentar chamar a atenção, no caso do Phenom II X6 também houve casos de lojas que estavam vendendo o processador antes do launch mundial, mas em Taiwan.

Teoricamente o garoto não quebra nenhum NDA pois não assinou nada, já a loja... bom, sei lá, mas pelas fotos e SS's parece bem real a coisa, boto mais fé que em fudzilla da vida. :D

Postado

Ta vazando um monte de bench já, até do Heaven 2.1, ela fez 25,4 FPS.

Tá dando medo já, pelos benches sintéticos ela é pouca coisa mais rápida que a 5870.

Essa do F1 2010, li em um fórum que até a 5870 briga com a GTX 580, não sei se é verdade.

Pessoal está levantando a suspeita de que o driver que os reviewers estão em mãos está segurando o PowerTune na opção "low", mas não sei não, porque tem gente com a placa pra vender já...

Tá tenso esses números hein... são piores do que eu pensava quando achava que era broxante.

Tem alguma coisa cheirando muito podre no reino da AMD.

• Membro VIP
Postado
Essa do F1 2010, li em um fórum que até a 5870 briga com a GTX 580, não sei se é verdade.

No F1 2010 em 1920x1080 com filtros a HD 5870 passa a GTX 480 (a 580 ainda é um pouco superior) em alguns reviews, como esse do Adrenaline: http://adrenaline.ig.com.br/biblioteca/review/307/nvidia-geforce-gtx-580.html?pg=15

Realmente, está muito estranho esses resultados da HD 6970, eu esperava bem mais força bruta...

Postado
Cebola, no xtremesystems esse cara trouxe uma boa explicação sobre o porque do sintético do 69xx ser baixíssimo, mas a performance em jogos ser boa: http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=4662514&postcount=2688

Olha eu li o post dele, e não concordo. Ele errou em muitos detalhes tecnicos da arquitetura VLIW5. Pra começar ele diz que a 5 unidade faz apenas calculos transcendentais coisa que não é verdade. A T-Unit faz alem das operações transcendentais, calculos de multiplicação OU adição de inteiros de 32 bits, ALEM de tambem efetuar Operações MAD em SP (eu abrevio para MAD, MADD).

A "explicação" dele seria de que como o Cayman aloca 4 unidades (não eram 3 ? ) para o processamento Transcendental, ela seria mais fraca nos testes sinteticos. O Problema com essa teoria, é que mesmo testes sinteticos raramente vão usar de forma massiva operações Transcendentais. Elas são usadas apenas em certas partes do processo de renderização (mais na parte dos Vertex Shaders) e não são nem de longe a carga maior dos SIMD cores. A carga maior é sempre dos MADs em SP.

Eu concordo com ele em uma parte, lembra quando eu disse que voce perde uma unidade dedicada, porém ganha balanceamento de carga? Pois é, isso tambem tem seu "preço" porém como operações transcedentais não são nem de longe tão usadas como as MAD, isso não chega a ser um grande problema.

• Membro VIP
Postado
Ta vazando um monte de bench já, até do Heaven 2.1, ela fez 25,4 FPS.

Tá dando medo já, pelos benches sintéticos ela é pouca coisa mais rápida que a 5870.

Pessoal está levantando a suspeita de que o driver que os reviewers estão em mãos está segurando o PowerTune na opção "low", mas não sei não, porque tem gente com a placa pra vender já...

Tá tenso esses números hein... são piores do que eu pensava quando achava que era broxante.

Tem alguma coisa cheirando muito podre no reino da AMD.

Se eles conseguirem pouca coisa a mais de desempenho com um tanto bom de transístores e consumo, merecerão ganhar o tiririca como mais novo CEO da empresa.. pior que tá não fica !

Eu não acredito que consigam fazer uma cagada deste tamanho.

Postado
Se eles conseguirem pouca coisa a mais de desempenho com um tanto bom de transístores e consumo, merecerão ganhar o tiririca como mais novo CEO da empresa.. pior que tá não fica !

Eu não acredito que consigam fazer uma cagada deste tamanho.

Pois é mais a cada hora que passa a cagada parece se confirmar mais ainda...

rssssss

Tá meio difícil de acreditar mas parece que é isso mesmo.

• Membro VIP
Postado
Pois é mais a cada hora que passa a cagada parece se confirmar mais ainda...

rssssss

Tá meio difícil de acreditar mas parece que é isso mesmo.

Putz, nem fala um negócio desses... :(

Eu vi que elas estão se saindo mal nos benchs sintéticos, mas o mesmo está se repetindo nos jogos?

Foi mal se não vi em algum link que vocês postaram, é que são muitos links... :wacko:

Postado

Achei algo interessante, mas não sei se o cara tava zuando ou falando sério.

Vejam esse post aqui:

"I have seen that performance result also, it is true, but they forgot to set the slider to the middle, this will enable the turbo boost function and will move the power from 190W to 225W and therefore boost performance by another 20% providing a result of 1968 in futurmark11 just ahead of the 580 by 0.01%, When 590 will launch (or 680-780 whatever nv will call it) they have to move the slider to the 3th position which will have another boost towards 250W and again marginally faster then the nv card, but this will remain under nda untill nv releases such card, so don't tell anyone."

• Membro VIP
Postado

mad, eu me recuso a acreditar que fizeram uma cagada desse tamanho, não faz sentido.

--

Ou seja, você pode ligar a placa no 110, no 220 ou no 330, dependendo da sua vontade ?

Sem nexo isso, quem vai comprar uma placa super top pra ter desempenho da mid ?

Placa "verde" não cabe no segmento de alto desempenho, embora seja algo desejável, não é o foco dos compradores.

Postado
Olha eu li o post dele, e não concordo. Ele errou em muitos detalhes tecnicos da arquitetura VLIW5. Pra começar ele diz que a 5 unidade faz apenas calculos transcendentais coisa que não é verdade. A T-Unit faz alem das operações transcendentais, calculos de multiplicação OU adição de inteiros de 32 bits, ALEM de tambem efetuar Operações MAD em SP (eu abrevio para MAD, MADD).

A "explicação" dele seria de que como o Cayman aloca 4 unidades (não eram 3 ? ) para o processamento Transcendental, ela seria mais fraca nos testes sinteticos. O Problema com essa teoria, é que mesmo testes sinteticos raramente vão usar de forma massiva operações Transcendentais. Elas são usadas apenas em certas partes do processo de renderização (mais na parte dos Vertex Shaders) e não são nem de longe a carga maior dos SIMD cores. A carga maior é sempre dos MADs em SP.

Eu concordo com ele em uma parte, lembra quando eu disse que voce perde uma unidade dedicada, porém ganha balanceamento de carga? Pois é, isso tambem tem seu "preço" porém como operações transcedentais não são nem de longe tão usadas como as MAD, isso não chega a ser um grande problema.

Hmmm... Acho que to me confundindo agora haha. Só para confirmar aqui, espada: se a unidade complexa consegue fazer as operações simples, então em que situações o sistema de 5 unidades seria menos vantajoso?

Uma possível razão para a queda na performance no teste sintético é que, mesmo sendo poucas as operações complexas elas estão bem distribuídas pelo teste, aumentando a carga na placa que não está optimizada para elas. Isso é até fácil de imaginar, até porque o teste sintético também vai estar analisando a eficiência nas operações complexas.

Dessa forma, como 3 unidades vão estar regularmente ocupadas fazendo a operação complexa, o throughput cai na média, com momentos em que todas as 4 ficam liberadas para as MAD e outros momentos em que apenas 1 vai estar ocupada com aquilo que é a maior carga na placa.

Vejam esse post aqui:

"I have seen that performance result also, it is true, but they forgot to set the slider to the middle, this will enable the turbo boost function and will move the power from 190W to 225W and therefore boost performance by another 20% providing a result of 1968 in futurmark11 just ahead of the 580 by 0.01%, When 590 will launch (or 680-780 whatever nv will call it) they have to move the slider to the 3th position which will have another boost towards 250W and again marginally faster then the nv card, but this will remain under nda untill nv releases such card, so don't tell anyone."

Esse slider seria o switch? Será que eu acertei no meu chute sobre o que o switch fazia? =D (liberar/desativar o chip de controle de tensão/consumo)

Postado

putz, em algumas horas veio a avalanche de notícias - boatos - ruins.

Não acho que a HD6970 venha fraca. Pelo simples de não fazer sentido, isso acho que todos pensam assim.

• Membro VIP
Postado

Vejam esse post aqui:

To achando que aquela "lavanquinha" (ou interruptor) duma imagem lá atrás é esse desse tal turbo boost, mas espero que não seja isso, ou melhor que aquilo não exista de verdade.

Postado
Se for assim, vou ter que escrever na minha sign tipo isso: "Antes de comentar 'minha HD6970 tá fraca', coloquem o switch pra esquerda." (_(

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi duca...

então mas não é o switch não, o cara falou slider, que é uma barra que você arrasta em um software. Ele deve estar se referindo aos drivers, pelas imagens que vi parece que o CCC mudou o layout.

além disso, se repararem ele fala que o slider tem 3 posições, e o switch 2. ;)

• Membro VIP
Postado
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi duca...

então mas não é o switch não, o cara falou slider, que é uma barra que você arrasta em um software. Ele deve estar se referindo aos drivers, pelas imagens que vi parece que o CCC mudou o layout.

além disso, se repararem ele fala que o slider tem 3 posições, e o switch 2. ;)

Ichi, piorou então! :D
  • Membro VIP
Postado

O povo começou a trollar no xtremesystems. =/

Mas, pesquei alguma coisa interessante lá:

Lembram que o fud disse que o Cayman seria o maior chip já feito pela ATI ?

Ele se esqueceu que o R600 tinha 420 mm² ! :eek:

Parece que um reviewer búlgaro mostrou a 6850 com 30-40% mais desempenho que a 5870 a 1680*1050, mas era em búlgaro e já sumiram com o corpo.

--

130253tz0ffiyt7tfec8ee.jpg

Suposto slide falando do tesselation do Cayman.

--

O tal ducatti que tem a placa disse que o botão de turbo não turbina p.. nenhuma.

Ele postou isso:

@Ducati750ss stated his benchmarks:

GTX 480 / HD6970

RE5

101 / 109

F1 2010

56 / 68

3DMark11X

X1650 / X1798

3DMark11P

P5017 / P4939

Heaven2.1

687 / 644

Pensei aqui em mais uma tiuria conspiratória.

Como parte do público destas placas somo nós, "ratos de forum", eles podem ter criado intencionalmente uma aura de decepção antes do lançamento da placa para que "na hora do vamos ver" o pessoal fale: olha, não é tão ruim assim, porque estes dados que saem estão muito confusos e controversos.

Estranho é o camarada falar que o Catalyst 10.12 vai fazer bastante diferença.

Sobre o Charlie, ele é suspeito pra falar. :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...