Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

ô pessoal, dada as visitas chegando, provas pra corrigir e recuperações pra fazer, alguém pode fazer a caridade de informar o horário do fim do nda de uma vez por todas?

E o Charlie é foooda, mona! :-D

Postado
Sim, mas acho que é 12:01 AM, senão não teria o porque de colocar o "01", para não dar confusão de dia (afinal meia-noite e um do dia 15 o pessoal entende, meia-noite em ponto vai ter neguinho achando que é no final do dia 15...)

Se for 12:01 EST = GMT -5, então aqui são 2 (fuso) + 1 (dst) a mais, 3 da madruga. Preparem seus red bulls! :D

Mas esse + 1 (dst) seria AIDS ou Sífilis? :lol:

então a parada acontece hoje mesmo na madrugada para quarta?

• Membro VIP
Postado
Sim, mas acho que é 12:01 AM, senão não teria o porque de colocar o "01", para não dar confusão de dia (afinal meia-noite e um do dia 15 o pessoal entende, meia-noite em ponto vai ter neguinho achando que é no final do dia 15...)

Se for 12:01 EST = GMT -5, então aqui são 2 (fuso) + 1 (dst) a mais, 3 da madruga. Preparem seus red bulls! :D

Uai, eles não tem aquela frescura de usar 24 horas ao invés de 12 ?

Se fosse meia noite e 1 eles colocariam 00:01, eu acho. :unsure:

Postado

ah tá.......

amanhã eu tenho prova de RECUPERAÇÃO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o exemplo do CdH ....

só mais 10 horas cambada

Postado
Tem algo especial nela ou é só o desenho de um cara que acabou de soltar um peido ninja ?

Troll face po, nunca viu? ^_^

A AMD merece porque com certeza ela soltou a primeira gota de sangue na piscina para os tubarões virem feito loucos, sendo que veio até jacaré dessa vez, tudo quanto é bixo veio faminto.

Postado
Tem algo especial nela ou é só o desenho de um cara que acabou de soltar um peido ninja ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

RI LITROS!

Engraçado que também só vim descobrir o que era isso outro dia...

on

Reforço o pedido do Johanners, alguém pode dizer de uma vez por todas quando sai essa bagaça? Passei 1 mês sem vir aqui e encontro essa zorra! :lol:

• Membro VIP
Postado
Troll face po' date=' nunca viu? ^_^

[/quote']

Nops, trolls também soltam peido ninja.

Reforço o pedido do Johanners, alguém pode dizer de uma vez por todas quando sai essa bagaça? Passei 1 mês sem vir aqui e encontro essa zorra! :lol:

Ou hoje de madrugada, ou amanhã de tarde.

Vai dormir tranquilo, assim que sair vai pipocar aqui no tópico. ;)

Postado
Hmmm... Acho que to me confundindo agora haha. Só para confirmar aqui, espada: se a unidade complexa consegue fazer as operações simples, então em que situações o sistema de 5 unidades seria menos vantajoso?

Uma possível razão para a queda na performance no teste sintético é que, mesmo sendo poucas as operações complexas elas estão bem distribuídas pelo teste, aumentando a carga na placa que não está optimizada para elas. Isso é até fácil de imaginar, até porque o teste sintético também vai estar analisando a eficiência nas operações complexas.

Dessa forma, como 3 unidades vão estar regularmente ocupadas fazendo a operação complexa, o throughput cai na média, com momentos em que todas as 4 ficam liberadas para as MAD e outros momentos em que apenas 1 vai estar ocupada com aquilo que é a maior carga na placa.

Bom é o seguinte, o esquema VLIW5 é mais poderoso quando falamos em SIMD cluster. De acordo com os Slides até agora, no VLIW5 a AMD coloca 16 Grupos de SPs (ALUs) sendo que no VLIW5 cada ALU tem 5 unidades, enquanto que no VLIW4 (que tambem tera 16) você tem apenas 4 unidades por ALU. Dessa forma você tem 320 ALUs (16 * 20) na HD 5870, contra 384 ALUs (16*24) na HD 6970.

Dessa forma o SIMD Cluster com 16 ALUs em VLIW4 é menor do que o um SIMD Cluster com 16 ALUs em VLIW5. Para compensar isso, você consegue colocar mais SIMD cluster no die, devido a essa otmização, e é ai que temos a vantagem.

Outro detalhe é que o esquema VLIW5 é muito dependente do tamanho do vetor em questão. Para se obter a performance de pico é muito complicado, ja que não so a T-unit deve estar disponivel para você, como o compilador e o codigo em questão devem estar pesadamente otimizados com o esquema de warps longos usados no VLIW5. O que é difícil você paralelizar sempre da melhor forma que o VLIW5 considera ideal.

Volto a repetir, que não é real esse suposto "motivo" que o cara la do XtremeSystem disse sobre a desvantagem do esquema VLIW4. Realmente o VLIW4 aloca 3 unidades (se você olhar la o cara depois corrigiu de 4 para 3 :) ) para transcendetais, dessa forma você praticamente dedica 1 ALU para isso. porém em renderizações em si, isso não se torna um problema de fato. Como ja disse mesmo que os Testes sinteticos possam Querer aumentar a carga em Vertex Shaders, a carga sobre a GPU no quesito transcedentais, não vai aumentar a tão ponto da arquitetura VLIW4 se tornar um gargalo apenas por isso. Ja que a grande carga da GPU são de operação MADD de 32 Bits.

Para resumir, a troca do VLIW5 para o VLIW4 foi, como trocar performance de pico maior, por uma performance constante melhor.

O problema da HD 6970 é que com ROPS mais fracos que a GTX 580, TMUs até agora identicos aos usados no Cypress, e com um poder BRUTO de Shaders praticamente estatico aos do Cypress fica difícil de competir com a GTX 580. A GTX 580 tem maior poder Pixels/Blend, Texturas em HDR FP16, maior facilidade de se otimizar seus Shaders alem de ter em termos de GPGPU uma API muito avançada, o CUDA ^_^ (a diferença do Brook em CAL para o Cuda em bem significativa).

Vamos esperar que a HD 6970 venha com um preço adequado para que ela possa achar o seu segmento :) .

Postado

VLIW4: "pau pra toda obra", mais simples de otimizar, cabe mais na placa.

VLIW5: "só na finesse", mais difícil de otimizar, cabe menos na placa.

Sobre preços, na Europa. FUD-FUD-FUD-FUUU...D

Radeon HD 6970 to cost 275 euro

Excellent price, 6950 for €225

We just got an update of Radeon HD 6900 series pricing. The Radeon HD 6970 will sell in Europe as of 5 AM Wednesday for €275+VAT, while Radeon HD 6950 will sell for just €225+VAT euro.

The UK suggested retail price is £225 incl VAT for Radeon HD 6950 and £279 incl VAT for Radeon HD 6970. UK chaps will get the cards at 6.00 AM due the time zone differences. California and the rest of Pacific time zone will get the card on December 14th at 9.00 PM, while east coast New York gets it December 15th at 00.00 AM.

This is a surprising move as the prices are much lower than anyone had expected. For comparison, the Geforce GTX 570 sells for at least 340 euro, while the cheapest Geforce GTX 580 on the EU market sells for 480 euro, and in most cases for well over €500.

We heard that €360 for 6970 and €320 for 6950 was the plan before, but obviously it got canned. One can only hope that AMD can make money with such low prices, but as end users we should simply be thrilled for getting great graphics cards at such low prices.

The prices are excellent and even if the cards ends up somewhat slower than the GTX 580 and GTX 570, they will definitely be very attractive due to competitive pricing.

Kudos to AMD for the price, the fight is on.

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21210-radeon-hd-6970-to-cost-275-euro

----

Ah! [teoria da conspiração]E se a 6970 tiver shaders desativados que são ativáveis através do switch... Mas a segunda posição do switch está em "branco"? Ou seja, só dia 15 eles lançam o bios na net e o povo ativa e morre feliz[/teoria da conspiração]

Postado

Caraca que chute nos preços foram esses :eek:

desse jeito nem vai ter como rolar PRICEWAR auehaeuhea

pensando bem é melhor esperar o Fuad deu tanta bola fora, que talvez seja pegadinha rs..

• Membro VIP
Postado

Isso não é guerra de preços, é um tiro de 12 no meio da cara da concorrência.

E detalhe, isso vai espremer as 6800 pra baixo, e eu considero um movimento relativamente suicida da AMD se for confirmado, pois os lucros por placa vão cair bastante.

Bem.. f.da-se, vai ficar barato pra nós, ninguém vai achar isso ruim. ^_^

Postado
Isso não é guerra de preços, é um tiro de 12 no meio da cara da concorrência.

E detalhe, isso vai espremer as 6800 pra baixo, e eu considero um movimento relativamente suicida da AMD se for confirmado, pois os lucros por placa vão cair bastante.

Bem.. f.da-se, vai ficar barato pra nós, ninguém vai achar isso ruim. ^_^

Será que o que eles ganharam com o sucesso das 5xxx não cobre o que eles podem perder abaixando o preço?

E se tudo sair como eles planejam e venderem essas placas que nem água, vai valer mais a pena essa estratégia que o preço lá em cima, de qualquer forma,juntar logo uma graninha pra uma se for esse preço mesmo :rolleyes:

• Membro VIP
Postado
Será que o que eles ganharam com o sucesso das 5xxx não cobre o que eles podem perder abaixando o preço?

E se tudo sair como eles planejam e venderem essas placas que nem água, vai valer mais a pena essa estratégia que o preço lá em cima, de qualquer forma,juntar logo uma graninha pra uma se for esse preço mesmo :rolleyes:

A AMD anda no vermelho faz tempo, você acha que sobrou algum centavo deste lucro ?

E outra, o P&D pra desenvolver a série 6000 não deve ter sido muito baixo.

Eles vão vender mais e isso compensa sim, especialmente porque enquanto eles lucram menos com suas placas a preços baixos, a NVIDIA lucra beeem menos ou tem prejuízo já que suas placas são mais caras de fabricar.

Tática safada isso, se não me engano chama-se dumping, é ilegal, e não cai bem pra uma empresa que deve até os pentelhos.

Postado

Se a AMD tomar um processo por conta disso ela pode até quebrar. Não precisa ser entendido no assunto pra dizer isso.

Everybody is on the dark side!

Postado

Certo,é uma tática válida na medida do possível mas bem perigosa,mas agora me veio a cabeça,se esses preços se confirmarem para as 6950~~6970,por quanto será que vem uma possível 6990!? :o

Postado

Na verdade não. Dumping é abaixar os preços artificialmente para quebrar outra empresa. Ou abaixo do preço de fabricação ou abaixo do preço que ela oferece em outro mercado.

Se a AMD tiver lucro (com certeza que vai, ela não é louca), é parecido a uma empresa que consegue um sistema revolucionário de fabricação e joga os preços para baixo... porque o custo de fabricação É BAIXO e ela pode.

A AMD não está fazendo isso (eu espero!), na verdade ela simplesmente está dizendo: "nvidia! eu posso oferecer meu produto a esse preço, com essa performance e ainda ter lucro. E você?"

Na verdade, se uma empresa consegue diminuições enormes no custo de fabricação de um produto, ela NÃO BAIXAR o preço é uma tática predatória de preços e pode dar vazão a uma investigação em órgãos como o CADE, por exemplo. Se bem que isso só costuma ser cogitado quando duas empresas se fundem, diminuindo custos de logística: os ganhos de diminuição de custos devem ser repassados ao consumidor.

Em suma, nenhuma empresa pode impor preços muito altos para o consumidor, causando dano a ele. Assim como uma outra empresa não pode vender produtos abaixo do preço de fabricação para causar danos a outras empresas, o que a longo prazo diminui a concorrência e causa danos ao consumidor.

A regra geral do direito econômico: se não causa danos ao consumidor (e ao mercado), a curto ou médio prazo, pode mandar bala!

EDIT: uma observação é que, como esse mercado é um oligopólio, sim, isso pode complicar um pouco para a AMD. MAAAS, na teoria, não tem problema não.

• Membro VIP
Postado

275 Euros!?? Esse preço não está muito próximo da HD 6870?

Bom... Se estes forem mesmo os preços, acho que esses podem ser os motivos:

A AMD tomou uma surra no quesito desempenho e está tentando compensar no preço (bota compensar nisso) OU está querendo ferrar com a nVídia... Porque eu duvido que a nVídia colocaria a GTX 570 e 580 no mesmo patamar de preço que as Caymans supostamente vão vir.

A AMD não está fazendo isso (eu espero!), na verdade ela simplesmente está dizendo: "nvidia! eu posso oferecer meu produto a esse preço, com essa performance e ainda ter lucro. E você?"

Bom, a nVídia já está voltando a ter trimestres com lucros, já a AMD, bom, deixa pra lá.

Postado

explicaram bem: enquanto ainda tiver lucro, se for um cent por placa, tá valendo! ;)

mas não acredito nesses preços... meu deus, o fud tá fud.... ;)

de qualquer forma, isso já não é tiro de doze, nem de bazuca, nem granada na goela, é bomba H no colo. :)

Ademais, alguma notícia dos horários do nda?? ;)

Postado

Muito bem galera, primeiro review na mão.

Só tem um problema, está em russo, hehehehe...dá nada, dá pra entender.

http://www.ixbt.com/video3/cayman-part1.shtml

A, cuidado com suas conclusões, está usando o "ATI версии Catalyst 10.11; " hehehehe.

Digo isso pois minhas fontes ultra secretas me disseram que o 10.12 tem um ganho bem alto de desempenho. To falando sério.

E se ninguém viu ainda, Heaven com drivers novos:

HD 6970

6970.png

GTX 580

580o.jpg

OBS: A resolução é um pouco diferente e o CPU usado na GTX 580 na prática acredito que seja melhor.

• Membro VIP
Postado
Muito bem galera, primeiro review na mão.

Só tem um problema, está em russo, hehehehe...dá nada, dá pra entender.

http://www.ixbt.com/video3/cayman-part1.shtml

A, cuidado com suas conclusões, está usando o "ATI версии Catalyst 10.11; " hehehehe.

Digo isso pois minhas fontes ultra secretas me disseram que o 10.12 tem um ganho bem alto de desempenho. To falando sério.

Ih, eu não entendi aquelas tabelas. :(

• Membro VIP
Postado
Pelo o que deu pra entender do review parece que a 6970 vai ser mais lenta do que a 580. :o

Se ela custar quase metade do preço, não vou achar nada ruim não !

--

Agora.. pelo resultado dos russos, a 6950 é um cotonete mais rápida que a 6870 ??

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...