Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado
só pra isso. mas dado que ninguém vai comprar nem a fermi pra jogos porque é cara, nem a tesla pra cálculos porque consome muuuuito (ok, tô brincando, ninguém sabe qual vai ser o desempenho dela na prática, e a base instalada em cuda pesa, mas esses TDPs e temperaturas...)

Os modelos maiores dessa geração do Tesla têm 4 chips num gabinete 1U e custarão até US$20,000:

http://www.nvidia.com/object/product_tesla_S2050_S2070_us.html

Existe muita coisa além de "consumo", especialmente porque "GPGPU" ainda está na infância.

O quote abaixo (um entre muitos), do fórum da nvidia, dá uns exemplos de coisas mais importantes em GPGPU a essa altura do campeonato do que consumo, TDP e desempenho de pico:

Earlier this year, I ported some of our multi-threaded C++ code (running on 8 cores, with a speedup of 7.9x over running on a single core) over to a low-end card that supported CUDA 1.1, to try and see what kind of performance benefit we would expect if we decided to invest in two C1070 cards. After changing all double-precision (DPFP) to single-precision math, I determined that we would get about a 4x speed increase in DPFP by adding the Tesla cards using my unoptimized CUDA code. However, the risk in porting the code to CUDA was unacceptably high due to requirements that...

1) certain types of variables not be referenced/dereferenced

2) certain types of variables be declared globally

3) device memory cannot be dynamically allocated from within a kernel (using standard new, delete syntax)

4) C++ classes not be used

5) CUDA code could not be debugged on the device

6) Multiple kernels could not execute in parallel

It appears from early reports that the Fermi architecture addresses all of these issues, in addition to adding significant DPFP computational capacity. I for one will be strongly recommending that my company acquire a number of the Tesla 2000 series when they come out next year, and would like to thank NVIDIA for addressing all of these issues after only a single generation. I am optimistic that there are many others out there that share my excitement over this new architecture, as this strikes me as a very useful product line that I hope the market will support well into the future.

Vale ler com atenção o tópico completo:

http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=151062

Outros links para leitura:

http://www.vizworld.com/2009/05/whats-the-big-deal-with-cuda-and-gpgpu-anyway/

http://www.nvidia.com/content/PDF/fermi_white_papers/D.Patterson_Top10InnovationsInNVIDIAFermi.pdf

http://blogs.intel.com/research/2007/10/the_problem_with_gpgpu.php

[]'s

DT

Postado

Dick, depois eu leio as coisas que a nvidia falou. E eu sei desse plano de colocar 4 Teslas derivadas do Fermi num gabinete 1U.

O que nem eu nem ninguém sabe é como ela vai fazer pra refrigerar as placas num gabinete 1U quando puxadas ao máximo, op que deverá gerar dissipações e demandas energéticas equivalentes ou próximas ao futuremark: entre 250W e 300W por placa, ou entre 1000W e 1200W as 4 entre si, sem contar o resto do conjunto que inclui MB, memórias e dois xeons pelo menos. Isso tudo em 1U??? Ainda tô querendo ver.

Sem contar que não é todo centro de supercomputação do mundo é sandia, que pode ter dedicado um reator nuclear como gerador e um segundo pra backup! :D

Postado
O que nem eu nem ninguém sabe é como ela vai fazer pra refrigerar as placas num gabinete 1U quando puxadas ao máximo, op que deverá gerar dissipações e demandas energéticas equivalentes ou próximas ao futuremark: entre 250W e 300W por placa, ou entre 1000W e 1200W as 4 entre si, sem contar o resto do conjunto que inclui MB, memórias e dois xeons pelo menos. Isso tudo em 1U??? Ainda tô querendo ver.

O primeiríssimo post do link que eu postei já informa de cara que os Tesla novos terão consumo semelhante à geração anterior, e fornece também os links (sendo um deles o primeiro link que eu postei) que têm os whitepapers dos novos Teslas (whitepapers já disponíveis a 6 meses atrás) informando o consumo dos modelos, que vai desde 190W até 900W. A geração anterior ia de 190W a 700W.

A principal diferença dos Teslas e FireStreams é que os compradores não são gamers ou fanboys sem noção como a maioria dos usuários de Geforces e Radeons, e por isso a Nvidia e AMD têm que ter mais cuidado com o que anunciam nesses casos.

[]'s

DT

Postado

Sim, óbvio que eles tem q ter cuidado com o que anunciam. Mas, mesmo assim, recaímos na outra ponta do problema: como eles vão baixar o consumo desse troço?

Sinceramente, mas "cherrypicked" dessa vez não vai dar conta. Imagino que vão ter que baixar a freqüência de operação. Isso geralmente se faz em placas desse tipo, mas o Fermi tá demais, então ele vão ter que baixar o clock e é MUITO! Agora, pra baixar TANTO assim a freqüência, QUANTO que isso vai impactar na performance nominal de pico??

Extrapolando, obviamente que os 900W se referem ao modelo com 4 Teslas, mas supondo que isso TUDO venha só das placas. Só daí eles teriam que baixar o TDP (o verdadeiro, não esse fiasco de mentirada que colocaram nas caixas das GTX480) pra uns 225W. Na verdade ainda teríamos antes que descontar o consumo de uns, digamos, 4 Xeons, digamos uns 150W a menos do conjunto por causa deles dois, 750W aí vindos das 4 Teslas, 188W (o mesmo da HD5870?? legal! foi por acidente!) de cada uma. Quanto que eles vão ter que baixar naquele clock pra chegarem aqui?

Aquela lista de coisas é muito importante pros desenvolvedores e portanto pra disseminação do chip, bem como era um desenvolvimento óbvio e sim, a nvidia tá de parabéns por ter atirado em tudo de uma vez só. Só que, na hora de comprar, montar, ou dela definir as specs finais, ela precisa definir um TDP de verdade, sério, e BEM restrito. O Fermi 1 (só pra deixar bem claro que estou falando do atual) não está exatamente "amigável" nesse segundo sentido, e isso atrapalha, e muito! ;)

Mas sinceramente tenho grandes esperanças pra uma Tesla de Fermis 2. Pena que os atrasos do processo da TSMC em 28nm podem ***** com a nvidia outro tanto ainda, que vai depender de melhorias de design, mas não de reduções de litografia pra melhorar esse consumo do jeito q a coisa vai. :(

Ah, e um detalhe importante: na especificações listadas, 190W (basicamente o que eu estabeleci acima pra caber naquele rack com aquele consumo e 4 placas, onde calculei 188W de LIMITE) é o consumo TÍPICO da placa. Não o de pico. Ou isso ou é problema de diferença de linguagem, mas "typical" pra mim ainda traduz como "típico, em geral, médio", ou alguém ainda tem problemas pra resolver. ;) Se as 4 placas forem acima disso, tenho certeza q a fonte vai ter sido dimensionada pra agüentar, mas o calor dissipado vai passar desses 900W na hora.

Edição: E só porque eu tropecei com isto agora, direto do site da nvidia:

Tesla C1060:

http://www.nvidia.com/object/product_tesla_c1060_us.html

Specifications:

Max Power Consumption 187.8 W

Tesla C20?0:

http://www.nvidia.com/object/product_tesla_C2050_C2070_us.html

Specifications:

Power Consumption 190W (typical)

Sério, sou só eu que não me sinto "confortável" com essa "sutil" mudança na "linguagem"?

• Membro VIP
Postado

Pessoal, deu no fudzilla há um tempo atrás que a ATI com medo da incapacidade das foundries maturarem o processo de 28nm em tempo hábil, estavam pensando em uma arquitetura híbrida para suceder a Evergreen como "tapa-buraco" entre o Evergreen e as Northern Islands... seria a série Southern Islands.

Enfim, saiu uma compilação sobre estas tais Southern Islands, que pelo visto podem vir a ser nosso R900. Dêem uma olhada:

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20100401171410_Forthcoming_ATI_GPUs_Different_Processes_Different_Suppliers_Hybrid_Architecture.html

Postado

Estou entendendo errado, ou podemos esperar desta vez ao invés de uma revolução no R900, duas meias revoluções entre R900 e R1000? :P

...

All in all, it looks like ATI’s next-generation graphics processors are indeed supposed to bridge today and tomorrow. According to reports, the new Southern Islands GPUs will be made using today’s 40nm process technology, will feature current-generation 5-way VLIW stream processors, but will also contain the next-generation ultra-threading engine, memory controllers, caches and other parts.

...

Além disso, que finalmente começa a nos dar um desenho das ilhas do sul e do norte (se bem q eu não entenda nada pra comparar os efeitos disso na performance), eu gostaria de adicionar que eu acharia muito estranho a amd deixar todo o mercado low na mão do fusion llano. A pergunta mesmo é se podemos contar com o "fusion by intel" fazendo tanto estrago que realmente todo o mercado de low vá pro saco, mas a priori eu esperari um período de transição no qual as placas low vão ter que existir e ser produzidas pra serem vendidas. Eu acho que talvez as low das hd5000 sejam simplesmente remarcadas, ou nem isso, mas mantidas em produção pra suprir a demanda dos usuários de sistemas leves sem "fusions"... ;)

• Membro VIP
Postado
Estou entendendo errado, ou podemos esperar desta vez ao invés de uma revolução no R900, duas meias revoluções entre R900 e R1000? :P

Entendeu errado. ;)

O R900 seria uma coisa bem renovada, o Northern Islands, mas ele tem que ser em 32 ou 28 nm.

Como não vai dar, a ATI vai pegar os núcleos do R600/700/800 e usar o resto do que foi projetado para o Northern Islands, fazendo uma arquitetura mista chamada agora de Southern Islands.

Não é revolução, mas uma boa evolução.

Além disso, que finalmente começa a nos dar um desenho das ilhas do sul e do norte (se bem q eu não entenda nada pra comparar os efeitos disso na performance), eu gostaria de adicionar que eu acharia muito estranho a amd deixar todo o mercado low na mão do fusion llano. A pergunta mesmo é se podemos contar com o "fusion by intel" fazendo tanto estrago que realmente todo o mercado de low vá pro saco, mas a priori eu esperari um período de transição no qual as placas low vão ter que existir e ser produzidas pra serem vendidas. Eu acho que talvez as low das hd5000 sejam simplesmente remarcadas, ou nem isso, mas mantidas em produção pra suprir a demanda dos usuários de sistemas leves sem "fusions"... ;)

Ou teremos as placas basiquetas bem mais caprichadas. ^_^

Suspeito que será remarcação OU manterão a linha low atual sem mudar nada.

Postado

duas meias revoluções = duas evoluções... :D

Alguém pode discutir as partes que eu destaquei antes? Tipo, o que pode mudar, em que sentido, e como isso afeta as placas e, mais precisamente, a performance das mesmas?

Postado

Tenho duas duvidas, esse southern islands pelo fato de usar a mesmo litografia do R800 mas com mais coisas, e provavelmente um chip maior, ele nao corre o risco de ser um fermi? muito consumo, aquecimento maior, preço maior e uma performance nao estão maior assim? E se nesse tempo a nvidia conseguir melhorar o seu chip e aumentar a performance, sabemos que pra ATI se dar bem ela tem que ter um produto bem superior, pois se tiver um produto semelhante ao da concorrente o negocio nao da certo...

Postado

calma anjinho, vai devagar.

São ALGUMAS mudanças... ou seja, por usar a mesma litografia, pode ser um pouco maior, um pouco mais caro e consumir um pouco mais... mas não vai ser um FERMI da vida...

Quanto a nvidia e o Fermi... Mesma coisa, mesmo problema por causa da mesma litografia... Pode ser um pouco menor, um pouco menos caro e ter um consumo um pouco menor... mas, usando a mesma litografia, na minha opinião, não tem espaço pra grandes milagres e vai continuar sendo um Fermi (o que até aos meus planos acaba desapontando).

Resumo: Agora, "um Fermi" é antônimo de "uma Brastemp"... :D

Postado

acho que a maior perda será com tesseletion, já que a atual plataforma não e lá essas coisas e calculos GCPU. Em jogos deve ser bem razoavel. Eu acho possivel uma 6770 S.Island com uns 1400SPs @ bons 850Mhz com algumas melhorias na arquitetura, mais cahce integrado, etc, acredito em ganhos de até 50% em relação a Mid anterior.

Agora essas hibridas serão a série 6xxx?

As foturas placas 28nm serão 7xxx?

ou a 6xxx terá placas com litografia diferente?

n vai ser uma disparada, mas um cooper meiobundão.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

http://www.techpowerup.com/120504/AMD_to_Switch_to_GlobalFoundries_with_28_nm_GPUs.html

AMD deve usar o processo em 28 nm da GF ! :eek::eek:

E o Dirk Meyer não falou que pode ser, falou que "a primeira intersecção das nossas GPUs AMD com a Global Foundries será/é em 28 nm."

Afinal, além de ser da casa, eles terão o processo com HKMG enquanto a TSMC usa o "bulk", e pelo que disseram aí, pode ser o Northern Islands.

Postado
http://www.techpowerup.com/120504/AMD_to_Switch_to_GlobalFoundries_with_28_nm_GPUs.html

E o Dirk Meyer não falou que pode ser, falou que "a primeira intersecção das nossas GPUs AMD com a Global Foundries será/é em 28 nm."

Afinal, além de ser da casa, eles terão o processo com HKMG enquanto a TSMC usa o "bulk", e pelo que disseram aí, pode ser o Northern Islands.

Excelente notícia.

Acho até bom, pois além, como você mesmo disse, ser da casa, a ATI não vai estar no meio da confusão da TSMC e sua indecisão a respeito de qual processo usar, 28, 22 ou 20nm :wacko:

Postado

Postura legal. Acho que era mais questão de autoestima mesmo. As coisas não estavam muito boas na ATI há anos, era sempre aquela luzinha, mas agora eles começaram a ver um HOLOFOTE no fim do túnel. Normal que eles sejam um pouco mais agressivos.

Mas porque eles não podem colocar PREÇOS mais agressivos nas HD5xxx agora? Isso os ajudaria a ganhar mercado...Acho um pouco de falta de visão deles.

• Membro VIP
Postado

Mas porque eles não podem colocar PREÇOS mais agressivos nas HD5xxx agora? Isso os ajudaria a ganhar mercado...Acho um pouco de falta de visão deles.

Discordo do amigo.

Eles não abaixam os preços porque não há concorrência, os produtos são bons, consomem pouca energia e "são diréquitixís ônzi", quem estas características paga o preço.

Tirando o consumo, sempre foi assim, sempre que uma nova geração chega ela fica com preços altos até que alguém consiga incomodar, foi assim com a série 8 e 9 da NVIDIA por bastante tempo.

Sim, o conumidor perde, mas a empresa tem como foco ganhar $$.

Ainda tem o ponto que, se eles facilitarem a compra das placas, pode haver falta delas no mercado, segundo alguns boatos..

Postado
Discordo do amigo.

Eles não abaixam os preços porque não há concorrência, os produtos são bons, consomem pouca energia e "são diréquitixís ônzi", quem estas características paga o preço.

Tirando o consumo, sempre foi assim, sempre que uma nova geração chega ela fica com preços altos até que alguém consiga incomodar, foi assim com a série 8 e 9 da NVIDIA por bastante tempo.

Sim, o conumidor perde, mas a empresa tem como foco ganhar $$.

Ainda tem o ponto que, se eles facilitarem a compra das placas, pode haver falta delas no mercado, segundo alguns boatos..

Eu ainda acredito que com preços melhores, os produtos seriam ainda mais atraentes aos olhos do consumidor. E muitos dos usuários "queru GeForci quinhentosedozemega" iriam acabar experimentando as placas da ATI, em razão da placa suportar as novas tecnologias e do preço ser razoável, vendo que são boas. Daí em diante, vira propaganda boca-a-boca, enfim...

A empresa poderia até não ganhar muito dinheiro no curto prazo, mas no médio-longo prazo, poderia abocanhar uma fatia razoável do mercado. Por isso, eu acho falta de visão.

Mas eu entendi o seu ponto de vista. Talvez a ATI PRECISE de mais dinheiro no curto prazo pro desenvolvimento da Northern Islands, e aí a coisa toda se justifica.

• Membro VIP
Postado
Eu ainda acredito que com preços melhores, os produtos seriam ainda mais atraentes aos olhos do consumidor. E muitos dos usuários "queru GeForci quinhentosedozemega" iriam acabar experimentando as placas da ATI, em razão da placa suportar as novas tecnologias e do preço ser razoável, vendo que são boas. Daí em diante, vira propaganda boca-a-boca, enfim...

A empresa poderia até não ganhar muito dinheiro no curto prazo, mas no médio-longo prazo, poderia abocanhar uma fatia razoável do mercado. Por isso, eu acho falta de visão.

Mas eu entendi o seu ponto de vista. Talvez a ATI PRECISE de mais dinheiro no curto prazo pro desenvolvimento da Northern Islands, e aí a coisa toda se justifica.

Eu também acredito, quero VGA forte. :D

Mas, vendo bem os preços aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Eu vejo como paridade nas atuais condições, mas sim, poderiam ser mais baixos, o que atrapalha é a falta de concorrência agressiva.

Acho que não será tão cedo que teremos uma redução estúpida de preços como teve a 9800GTX ao saírem as 4850. De 300 pra 180 dólares em dois dias.

Postado

O 28 nm HK/MG da GF chega no fim de Setembro, segundo o cronograma... mesma data do 28 nm HK/MG da TSMC, segundo consta. Então, o mais provável seria que a AMD preferisse a GF, se não houver nenhum problema de disponibilidade.

No caso, eu imagino que a AMD use as duas, para garantir a capacidade de produção... embora isso introduza a necessidade de dois projetos físicos, o que não é tão complicado em uma GPU. Os processos, ao que consta, não tem performance tão diferente, se fosse para chutar jogaria uns 2 reais em uma vantagem discreta da TSMC, mas com desvantagens em rendimento.

Como os processos foram marcados para Setembro segundo o cronograma meio suspeito das duas (não falo isso de graça: há algum tempo a data em que o processo era marcado significava produtos da Qualcomm sendo produzidos, algo que tudo indica que não acontecerá), imagino que, obviamente, não tenhamos nada em termos de GPUs comerciais até 2011 ;)!

Nesse caso provavelmente teríamos um Northern Island, que estará pronto até lá...

O processo 28HP da TSMC (o que chegará em Setembro) é HK/MG, e tanto o 28HP da GF quanto o 28HP da TSMC são bulk.

Excelente notícia.

Acho até bom, pois além, como você mesmo disse, ser da casa, a ATI não vai estar no meio da confusão da TSMC e sua indecisão a respeito de qual processo usar, 28, 22 ou 20nm :wacko:

A TSMC oferecerá vários processos de 28 nm, lançados ao longo desse ano, e outros vários de 20 nm, lançados daqui uns dois anos. Ela não oferecerá 22 nm, provavelmente porque a diferença é pequena o suficiente para não valer a pena, porque eles acham que não conseguirão e porque se for o caso eles fazem um processo de 22 nm, brincam um pouco e chamam de 20 nm, o que eles basicamente fizeram nessa geração...

não acho que a TSMC tenha solucionado o processo de 40nm. Começou muito caótico!

Eles dizem que solucionaram' date=' até falaram em "rendimentos iguais aos do 65 nm", mas a verdade é que o 40 nm foi um processo agressivo demais em vários aspectos, pagou o preço e provavelmente ainda tem um pouco para pagar: duvido que ele atinja a maturidade tão bem quanto outros processos.

Eu sinceramente duvido que algum usuário desses compre uma placa muito lucrativa. Normalmente, tais usuários gostam de 9600 GTs, ou coisa bem pior.

Quem gasta dinheiro em uma GPU ou checa testes na Internet, ou é um grande *****. E grandes idiotas compram coisa barata a preços altos... dão mais lucro para o lojista, diria.

Acho que a AMD precisa de dinheiro para manter a operação... desenvolvimento não é para ser mais caro agora do que antes, não tem como contratar engenheiros diaristas :).

Postado

Então, o Southern Islands, vulgo R800 + R900/2 :D, ainda sai em 40nm via TSMC, certo?

Por um momento pensei que eles estivessem adiantando um passo...

Postado

É impressão minha ou a GF está andando junto com a TSMC (digo isso levando em consideração o processo de fabricação/tecnologias e não capacidade de produção)? Devem ser os empresários asiáticos injetado dinheiro petrolífero :D

Não me lembro bem, mas antes de se tornar a Global Foundries, esta estava meio atrasada com relação as demais, ou não?

Postado
Então, o Southern Islands, vulgo R800 + R900/2 :D, ainda sai em 40nm via TSMC, certo?

Por um momento pensei que eles estivessem adiantando um passo...

Isso não faria muito sentido... porque se for para lançar alguma coisa em 28 nm, é melhor lançar logo o NI, que estará pronto a essa altura...

É impressão minha ou a GF está andando junto com a TSMC (digo isso levando em consideração o processo de fabricação/tecnologias e não capacidade de produção)? Devem ser os empresários asiáticos injetado dinheiro petrolífero :D

Sim, as duas tem cronogramas parecidos/idênticos para os processos HK/MG... mas isso era mais ou menos verdade antes, com a AMD: os processos de alta performance da AMD, TSMC e do resto da indústria vinham mais ou menos juntos, algum tempo depois da Intel... e bem antes, ainda, a Intel vinha junto com todo mundo.

OBS: Você é de Joinville?

Postado
Isso não faria muito sentido... porque se for para lançar alguma coisa em 28 nm, é melhor lançar logo o NI, que estará pronto a essa altura...

Sim, as duas tem cronogramas parecidos/idênticos para os processos HK/MG... mas isso era mais ou menos verdade antes, com a AMD: os processos de alta performance da AMD, TSMC e do resto da indústria vinham mais ou menos juntos, algum tempo depois da Intel... e bem antes, ainda, a Intel vinha junto com todo mundo.

OBS: Você é de Joinville?

Entendido.

Respondendo a pergunta: não, não sou de Joinville, na verdade não sou e lugar nenhum, pois trabalho em parceria com algumas empresas, estas que operam em Joinville (i.e. SKA). Na teoria tenho residência fixa em Lajeado/RS, mas sempre estou no caminho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...