Ir ao conteúdo

Detecção de campo eletrico

foxlove

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Gostaria de saber se alguem conhece algum CI detector de campo eletrico. Bom a minha ideia é detectar qualquer fio condutor dentro da parede, para isso eu eu precisaria de um circuito q capta o campo eletrico do cabo condutor. Se alguem tiver outra ideia de como detectar este cabo na parede, aceito sugestões. Ahh se não tiver corrente passando no cabo, o dispositivo também tem q captar o fio condutor. Valeu

Postado

:o , e tiver corrente dos cabos, voce poderia usar uma especie de amperimetro, oua te mesmo um aperimetro, mas com os cabos desligados fica complicado... o ideal seria voce olhar a planta eletrica do local, caso não tenha, e voce não tenha nenhum aparelho para medir campos eletricos, seria bom montar um, mas é complicado, caso precise, te ajudamos com o circuito de um.

Abraço e boa sorte

Postado

Amigo, baixe este arquivo que tem nas paginas 17 e 18 dois circuitos que fazem o que você precisa.

Na verdade você vai detectar o campo magnético dos fios, e isso é bem fácil de se fazer, eu nunca montei nenhum dos circuitos deste arquivo, por isso se funcionar favor postar os seus resultados.

Postado

Este projeto do Telefase eu já montei, ele funciona para detectar condutor de energia a vista, porém se estiver na parede ou interno em algum lugar ele não detecta. O link do Cacio J Gazola tem um monte de projetos mais sera os circuitos da pagina 17 e 18 detecta qualquer condutor dentro da parede mesmo não estando energizado?????

Postado

Uma dica, use um multímetro ou um Voltímetro.

Ligue o multímetro e com o cabo comum você pegue em uma mão, e o outro - Geralmente vermelho - vá passando pela parede. No visor irá aparecer a tensão do campo elétrico gerado pelo condutor. É muito boa essa técnica.

Outra é uma caneta com detecção de campo elétrico.

Com essa caneta, você coloca até na parte isolada dos condutor ou em parede que se tiver passando tensão ela ira acender uma luz e apitar.

Postado

Tem um aparelho proprio para isso você liga uma ponta em dos pinos da tomada aciona ele

e paça a outra ponta por qualquer ponto da parede quanto mais forte ele ''apitar" sera aonde esta o fio

• 1 ano depois...
Postado

Alguém conhece um circuito de sensor de presença e-field (de campo elétrico)? Quero detectar a passagem de um rato por uma passagem de uns 10cm. Sei que para isso poderia usar outros tipos de sensores, como o de infravermelho, mas é que realmente gostaria de aprender a fazer esses tais sensores E-Field. Obrigado.

Postado

Eu acho que sensores e-fiel são sensores de campo elétrico, além disso, até onde eu sei, campo elétrico e campo magnético são coisas diferentes e campo eletromagnético é uma espécie de combinação desses dois primeiros.

Por favor me corrijam se estiver errado.

Postado

Me referi a questao,pois o amigo disse que quer detectar fio na parede,então por isso disse isso,pois pelo que vejo no meu curso de eletricista,quando ha passagem de uma corrente em um fio se forma um campo eletromagnetico em torno dele.

OBS:Um campo elétrico (AO 1945: campo eléctrico) é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!