Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E se passar de 270 V? A fonte segura?


Razhael

Posts recomendados

Utilizo a fonte Zalman 360B-APS no meu computador. Ela está ligada diretamente a uma extensão - bem vagabunda, só dá mais tomadas - e esta a uma tomada bipolar.

Não há aterramento nenhum na minha casa, não que eu saiba. ^^

Minha dúvida é a seguinte: Se por algum motivo chegar mais de 270 V na minha fonte, ela vai queimar? Há alguma proteção nesta minha fonte que consegue corrigir essa tensão e proteger tanto ela quanto o pc?

Eu preciso de aterramento nessa tomada bipolar na qual ligo a fonte?

Como escolher um bom filtro de linha?

Se alguém puder me explicar o passo-a-passo para poder deixar a coisa aqui segura eu agradeceria bastante.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo a fonte Zalman 360B-APS no meu computador. Ela está ligada diretamente a uma extensão - bem vagabunda, só dá mais tomadas - e esta a uma tomada bipolar.

Não há aterramento nenhum na minha casa, não que eu saiba. ^^

Minha dúvida é a seguinte: Se por algum motivo chegar mais de 270 V na minha fonte, ela vai queimar? Há alguma proteção nesta minha fonte que consegue corrigir essa tensão e proteger tanto ela quanto o pc?

Eu preciso de aterramento nessa tomada bipolar na qual ligo a fonte?

Como escolher um bom filtro de linha?

Se alguém puder me explicar o passo-a-passo para poder deixar a coisa aqui segura eu agradeceria bastante.

Grato!

Amigo, sua fonte tem PFC ativo e ainda tem as seguites proteções, que foram vistas no teste dessa fonte aqui no CdH.

Proteções: sobretensão (OVP, não testada), subtensão (UVP, não testada), sobrecarga de corrente (OCP, testada e funcionando), superaquecimento (OTP, não testada) e curto-circuito (SCP, testada e funcionando).

Ahora dê uma olhada este tópico e veja até onde uma fonte com PFC ativo pode chegar.

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?t=677836&highlight=fonte+PFC+matando+cobra

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o PCF ativo já lhe dá seguranças de que a tensão na entrada pode ser muito maior que 240V que a fonte trabalhará normalmente. Acredito que o PFC ativo possa suportar tensões muito próximas de 300V, mas isso é um valor de tensão que nunca ocorrerá numa instalação elétrica de 127V ou 220V, fique tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é a seguinte: Se por algum motivo chegar mais de 270 V na minha fonte, ela vai queimar? Há alguma proteção nesta minha fonte que consegue corrigir essa tensão e proteger tanto ela quanto o pc?

Por que suspeita do eventual nível de tensão na sua residência?

Por que a preocupação somente com o PC? E os outros equipamentos?

Eu preciso de aterramento nessa tomada bipolar na qual ligo a fonte?

Aterramento em tomadas bipolares somente TN-C, o qual não é recomendado para ETIs.

Se alguém puder me explicar o passo-a-passo para poder deixar a coisa aqui segura eu agradeceria bastante.

Se existe algum problema na instalação elétrica recomendo a contratação de um profissional habilitado.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobretensão tão elevada numa rede 220V não é raro, mas tb não é impossível que poderia vir de uma falha no sistema de regulação de tensão a CIA Elétrica, poderia ser causado por uma quebra do condutor neutro principal da rede de distribuição o que poderia gerar um desequilibrio de tensão nas fases, entre outros disturbios.

Se sua fonte suportaria 270V? Tenho quase certeza que sim, mas não é qualquer uma que suportaria. Geralmente as com PFC Ativo suportaria, mas uma fonte comum não sei dizer ao certo.

Cada fonte tem um nível de tolerância, que varia. Mas quanto mais fora do nível ideal, mas os problemas poderão aparecer. No limite suportável, dependendo do tempo de exposição à sobretensão, a fonte sofrerá um desgaste, não se queimando de vez, mas se mantida a condição, eventualmente poderá falhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que suspeita do eventual nível de tensão na sua residência?

Porque o fornecimento de energia onde moro é de péssima qualidade. Ao menos no que aparenta, pois sempre que chove o fornecimento de energia fica interrompido ou então os estabilizadores que temos aqui ficam "estralando" direto. Por isso fico com receio de que em algum momento possa vir uma tensão muito elevada e queimar minha fonte.

Por que a preocupação somente com o PC? E os outros equipamentos?

Bem, porque meu computador é a única coisa na qual tenho dinheiro pra investir numa medida preventiva. ( essa pergunta era mesmo relevante? o/ )

Aterramento em tomadas bipolares somente TN-C, o qual não é recomendado para ETIs.

Quando eu tiver um tempo do meu trabalho, da faculdade, da minha família e namorada, prometo que vou pesquisar pra saber o que você quis dizer. :)

Se existe algum problema na instalação elétrica recomendo a contratação de um profissional habilitado.

Meu problema com a instalação elétrica é só que quem fornece pra gente aqui não tem credibilidade nenhuma pelo serviço que oferece, pois sempre que chove ficamos sem energia e isso me deixa inseguro em relação ao meu pc.

Grato pela resposta.

Sobretensão tão elevada numa rede 220V não é raro, mas tb não é impossível que poderia vir de uma falha no sistema de regulação de tensão a CIA Elétrica, poderia ser causado por uma quebra do condutor neutro principal da rede de distribuição o que poderia gerar um desequilibrio de tensão nas fases, entre outros disturbios.

Se sua fonte suportaria 270V? Tenho quase certeza que sim, mas não é qualquer uma que suportaria. Geralmente as com PFC Ativo suportaria, mas uma fonte comum não sei dizer ao certo.

Cada fonte tem um nível de tolerância, que varia. Mas quanto mais fora do nível ideal, mas os problemas poderão aparecer. No limite suportável, dependendo do tempo de exposição à sobretensão, a fonte sofrerá um desgaste, não se queimando de vez, mas se mantida a condição, eventualmente poderá falhar.

Obrigado pela resposta, _rau_.

Me tranquilizou um pouco.

Acho que vou procurar um filtro de linha duma fabricante de qualidade, ligar minha fonte nela e esquecer este assunto.

O que não faço mais é judiar da minha fonte na minha tartaruga aqui - como diz o faller. hehe

Abraços e valeu pelos posts. Minha dúvida foi sanada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, porque meu computador é a única coisa na qual tenho dinheiro pra investir numa medida preventiva. ( essa pergunta era mesmo relevante? o/ )

É comum os usuários se preocuparem somente com o computador pessoal, sendo que todos os eletroeletrônicos da residência serão submetidos aos eventos oriundos da rede elétrica.

Minha recomendação é que considere uma análise global sobre a proteção na sua casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Utilizo a fonte Zalman 360B-APS no meu computador. Ela está ligada diretamente a uma extensão - bem vagabunda, só dá mais tomadas - e esta a uma tomada bipolar.

Não há aterramento nenhum na minha casa, não que eu saiba. ^^

Minha dúvida é a seguinte: Se por algum motivo chegar mais de 270 V na minha fonte, ela vai queimar? Há alguma proteção nesta minha fonte que consegue corrigir essa tensão e proteger tanto ela quanto o pc?

Eu preciso de aterramento nessa tomada bipolar na qual ligo a fonte?

Como escolher um bom filtro de linha?

Se alguém puder me explicar o passo-a-passo para poder deixar a coisa aqui segura eu agradeceria bastante.

Grato!

Minimamente imagino que a tensão da rede elétrica ai na sua tomada seja de 220 Volts.

Nesse caso os 270 Volts que temes representariam uma sobretensão da ordem de 270/220 = 22,73%, definitivamente muito acima do que se propõe, e é obrigada a entregar por força da concessão, a Cia de Energia Elétrica.

Entretanto pode acontecer essa tensão sim , até maior, em determinado tempo, geralmente muito curto se se tratar de surto. Se se tratar de desbalanceamento ou tensão errada por defeito de geração/distribuição, difícil crer que seu PC seja o maior ofendido com o problema... Mas, para te confortar, existe um modo bem fácil de tentar segurar a peteca ai da fonte de seu PC, e de todos os dispositivos na sua régua ligados..

Abra a mesma (sua régua de tomadas) e coloque entre fase e neutro um varistor, de 20 milímetros de diâmetro pelo menos, na tensão nominal de 250 Volts..

Seu código de compra será algo como 20D391K ou S20K391 ou 20391 somente.

Seu custo não deve passar dos R$ 2,50...

Teoricamente sua régua de proteção passará a "clampar" (limitar, ceifar, cortar ) a tensão a partir dos 250 Volts.

Simples..

Cada um cada qual, mas eu, na minha casa, me preocuparia com pelo menos uma meia dúzia de equipamentos menos imunes a exposição a uma tensão de 270 Volts do que meu PC, se a tensão daqui fosse de 220 Volts, e se eu não tivesse mais nada o que pensar...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!