Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 12Vx50A e placa no Proteus


netootn

Posts recomendados

Então, to com um projeto aqui, que vai usar 12V e 50A de pico, isso mesmo, 50A.

Porém eu não consigo achar um componente que retifique este sinal, pois sai 15V do trafo. Queria algo como o 7812, porém ele aguenta apenas 2,4A, então teria que utilizar 21 deles. :o

E eu não quero usar tudo isso :P

Vi um pessoal falando de utilizar MOSFETs, mas não entendi direito o funcionamento em si, alguém poderia ajudar?

E ah, como faço placas de circuito impresso no Proteus? As que eu faço ficam muito feias, todas tortas com fios vermelhos (trilhas que não podem ser feitas, certo?), além de que queria saber dimensionar as trilhas.

Abs, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se usa MOSFETs como amplificador de corrente em fontes lineares, até porque não é pra essa serventia, MOSFETs são componentes chaveadores, aplicaveis em fontes comutadas ou controle de fontes para circuitos digitais,

O correto em fonte linear é utilizar TJB com um bom dissipador de calor, tjb de potencia muito comum são TIP42, TIP142, TIP3055.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se usa MOSFETs como amplificador de corrente em fontes lineares, até porque não é pra essa serventia, MOSFETs são componentes chaveadores, aplicaveis em fontes comutadas ou controle de fontes para circuitos digitais,

O correto em fonte linear é utilizar TJB com um bom dissipador de calor, tjb de potencia muito comum são TIP42, TIP142, TIP3055.

abs.

mais uma frase feita

isso depende do transistore e do projecto

pode sim usar-se

aqui tem um exemplo de amplificador linear com mosfet

http://www.elecfree.com/electronic/wp-content/uploads/2008/01/200w-mosfet-amplifier-hifi-audio-powerhouse.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma frase feita

isso depende do transistore e do projecto

pode sim usar-se

aqui tem um exemplo de amplificador linear com mosfet

http://www.elecfree.com/electronic/w...powerhouse.jpg

[

Calma amigo oceano, eu sei bem que podemos usar MOSFETs, em amplificadores, muitos deles em classe B, e outros circuitos lineares, quando disse que não são utilizados me refiro APENASa fontes de tensão lineares.

de uma lida melhor no meu post.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[

Calma amigo oceano, eu sei bem que podemos usar MOSFETs, em amplificadores, muitos deles em classe B, e outros circuitos lineares, quando disse que não são utilizados me refiro APENASa fontes de tensão lineares.

de uma lida melhor no meu post.

abs.

se explicar porque nao pode

http://www.maxim-ic.com/quick_view2.cfm/qv_pk/4460/t/al

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Desculpem estar revivendo o tópico, mas é que montei essa fonte de 12Vx30A, só que eu tenho na saída 17,5V, já troquei o 7812 e mesmo assim não sei o que está errado.

O que eu imagino estar errado é o fato do trafo ser de 110V:24V, mas como aqui é 127V, ele ta dando por volta de 27V na saída do trafo, será isso?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!