Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópicos importantes sobre BSEL-MOD. Visitem.


Ribeiro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Oi,

No momento eu estou um bocado ocupado, mas vou deixar uma nota.

Sim a tabela é invertida, mas se você pegar aquele desenho do processador que eu postei acima vai dar certo os contatos da tabela que você postou.

Faz assim: Pensa em um livro aberto ao meio certo? A página do lado esquerdo é o desenho do processador e a página do lado direito é a tabela.

Então basta fechar o livro que o processador e seus contatos vão bater com a tabela.

Na tabela os VID ficam na parte superior direita e no processador os VID ficam na parte superior esquerda.

Analise os desenhos e os contatos que é mole.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi,

No momento eu estou um bocado ocupado, mas vou deixar uma nota.

Sim a tabela é invertida, mas se você pegar aquele desenho do processador que eu postei acima vai dar certo os contatos da tabela que você postou.

Faz assim: Pensa em um livro aberto ao meio certo? A página do lado esquerdo é o desenho do processador e a página do lado direito é a tabela.

Então basta fechar o livro que o processador e seus contatos vão bater com a tabela.

Na tabela os VID ficam na parte superior direita e no processador os VID ficam na parte superior esquerda.

Analise os desenhos e os contatos que é mole.

Até mais

Olá, vou dar uma mexida na tabela e vou marcar os pinos certos para o mod de Vcore, mais tarde posto a tabela modificada.

Até mais tarde amigo.

..........EDIT..........

Teve um problema aqui na tabela abaixo que você me passou tem um erro, na figura do processador tem 7 pinos do VID, e na figura da tabela tem só 6 pinos, o que está faltando é o VID0, olha na tabela abaixo.

tabelavid.jpg

Até logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, vou dar uma mexida na tabela e vou marcar os pinos certos para o mod de Vcore, mais tarde posto a tabela modificada.

Até mais tarde amigo.

..........EDIT..........

Teve um problema aqui na tabela abaixo que você me passou tem um erro, na figura do processador tem 7 pinos do VID, e na figura da tabela tem só 6 pinos, o que está faltando é o VID0, olha na tabela abaixo.

tabelavid.jpg

Até logo.

Olá,

Sinto, mas eu não vejo erro algum. Vejo informação que vai do 0 (zero) ao 6 (seis). Isso é mais que suficiente para um mod no processador. A tabela eu tinha pronta.

Raciocina com simplicidade e coerência...

Se existirem 10 VIDs e todos estiverem numerados no ponto certo do processador basta você escolher os que serão usados para o seu MOD e aplicar. Simples não?

O fato de ter uma quantidade maior que a tabela ao lado não significa que está errado, pelo contrário, significa que está servido de informação até de mais.

Você não tem que usar o que não é necessário para um MOD, use somente os que convêm.

Na tabela a direita, que eu postei, tem: VID1, VID2, VID3, VID4, VID5 e VID6. Na tabela a esquerda, NO ZUMMM, vejo todos eles. É suficiente e está correto.

Depois vou baixar as tabelas direto da Intel e ajeitar as informações para facilitar. Por enquanto estou sem tempo.

Essas tabelas mudam dependendo do processador LGA775, já que temos processadores com FSB de 133MHz para essa plataforma, mas não é o seu caso.

Não se esqueça que esse tipo de mod é arriscado e deve ser aplicado a partir do vcore padrão do processador para não inverter as bolas. As bolas são os pontos BSEL do processador hehe.

Até e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá,

Sinto, mas eu não vejo erro algum. Vejo informação que vai do 0 (zero) ao 6 (seis). Isso é mais que suficiente para um mod no processador. A tabela eu tinha pronta.

Raciocina com simplicidade e coerência...

Se existirem 10 VIDs e todos estiverem numerados no ponto certo do processador basta você escolher os que serão usados para o seu MOD e aplicar. Simples não?

O fato de ter uma quantidade maior que a tabela ao lado não significa que está errado, pelo contrário, significa que está servido de informação até de mais.

Você não tem que usar o que não é necessário para um MOD, use somente os que convêm.

Na tabela a direita, que eu postei, tem: VID1, VID2, VID3, VID4, VID5 e VID6. Na tabela a esquerda, NO ZUMMM, vejo todos eles. É suficiente e está correto.

Depois vou baixar as tabelas direto da Intel e ajeitar as informações para facilitar. Por enquanto estou sem tempo.

Essas tabelas mudam dependendo do processador LGA775, já que temos processadores com FSB de 133MHz para essa plataforma, mas não é o seu caso.

Não se esqueça que esse tipo de mod é arriscado e deve ser aplicado a partir do vcore padrão do processador para não inverter as bolas. As bolas são os pontos BSEL do processador hehe.

Até e boa sorte

Valeu Ribeiro pela explicaçao, eu nao tinha entendido direito o "esquema" da tabela mas com essa sua explicaçao eu entendi, e até fiz uma tabelinha para ficar mais fácil de entender.

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=84537&stc=1&d=1320162188

Mais tarde eu posto o resto porque o imageshack nao está de bem comigo hoje hehe.

Falou!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal.

Primeiramente obrigado a todos que contribuem com seu conhecimento. Consegui no meu E2200, de 800 para 1066.

800to1033.th.png

Agora gostaria de passar ele para 1333, minha placa-mãe suporta mais fiquei com algumas dúvidas, visto que encontrei várias imagens diferentes. No meu caso que fiz de 800 para 1066 eu teria que adicionar outra ligação ficando desta maneira:

1066to1333.th.png

Ou remover a ligação em azul e fazer apenas a em vermelho?

Agradeço a atenção de todos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola pessoal.

Primeiramente obrigado a todos que contribuem com seu conhecimento. Consegui com sucesso no meu E2200, de 800 para 1066.

800to1033.th.png

Agora gostaria de passar ele para 1333, minha placa-mãe suporta mais fiquei com algumas dúvidas, visto que encontrei várias imagens diferentes. No meu caso que fiz de 800 para 1066 eu teria que adicionar outra ligação ficando desta maneira:

1066to1333.th.png

Ou remover a ligação em azul e fazer apenas a em vermelho?

Agradeço a atenção de todos.

Abraço.

Olá,

Deixe o AZUL como está e faça como na imagem abaixo.

Experimente isolar em vez de ligar, mas pode ser ligado também.

http://postimage.org/image/j57an7wf3/

Não se esqueça que sua placa deve aceitar FSB nativo de 1333MHz para que o MOD funcione.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Deixe o AZUL como está e faça como na imagem abaixo.

Experimente isolar em vez de ligar, mas pode ser ligado também.

http://postimage.org/image/j57an7wf3/

Não se esqueça que sua placa deve aceitar FSB nativo de 1333MHz para que o MOD funcione.

Boa sorte

Infelizmente não funcionou. Tentei isolando e soldando. Nos 2 casos o led do processador nem acende. Quando removi ele volta pra 1066 de boa.

A plaquinha é essa: ECS G31T-M9 Segundo o fabricante suporta 1333.

Alguma ideia?

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá, Ribeiro desisti de fazer o mod, porque nao consegui descobrir qual pino liga a Vcc e qual isolar, mas se você tiver um tempo de fazer um "mapa" de quais pinos ligar e quais pinos isolar (se você estiver desocupado), eu ficaria muito agradecido.

Infelizmente não funcionou. Tentei isolando e soldando. Nos 2 casos o led do processador nem acende. Quando removi ele volta pra 1066 de boa.

A plaquinha é essa: ECS G31T-M9 Segundo o fabricante suporta 1333.

Alguma ideia?

Att.

Olá, pode ser falta de Vcore ai o pc nao da boot, sua placa-mãe tem alguma opção de de over, Quais?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Ribeiro desisti de fazer o mod, porque nao consegui descobrir qual pino liga a Vcc e qual isolar, mas se você tiver um tempo de fazer um "mapa" de quais pinos ligar e quais pinos isolar (se você estiver desocupado), eu ficaria muito agradecido.

Olá, pode ser falta de Vcore ai o pc nao da boot, sua placa-mãe tem alguma opção de de over, Quais?

Abraços.

Infelizmente não consegui alterar o Vcore, acho que a placa não deixa mesmo :angry:

Queria tanto usar o maximo deste processador, ainda mais agora que eu comprei um tx3 rsrs.

Segue fotos da BIOS (ultima versão que tem no site do fabricante):

dsc00184y.th.jpg

dsc00183ky.th.jpg

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não acredito que seja problema na placa-mãe:

g31tm9v7580.th.jpg

Alguem ai conseguiu colocar de 800 para 1333 o E2200?

Olá, a sua placa-mãe aceita 333 de FSB, mas o pc nao está dando boot porque o E2220 nao aguenta ir a 3.666GHz (sácô :D) com o Vcore padrão,

Faz um teste ai, vai na bios antes de fazer o mod para 333 e seta o CPU Ratio em x6 ou x7 ai você desliga o pc tira o processador e faz o mod para 333 e ve se ele vai ligar com mais ou menos 2.0GHZ na CPU com 333 de FSB.

Obs: nao zere a BIOS em momento algum.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a sua placa-mãe aceita 333 de FSB, mas o pc nao está dando boot porque o E2220 nao aguenta ir a 3.666GHz (sácô :D) com o Vcore padrão,

Faz um teste ai, vai na bios antes de fazer o mod para 333 e seta o CPU Ratio em x6 ou x7 ai você desliga o pc tira o processador e faz o mod para 333 e ve se ele vai ligar com mais ou menos 2.0GHZ na CPU com 333 de FSB.

Obs: nao zere a BIOS em momento algum.

Falou.

Aaaaa entendi :$

Então cara minha MEBO é MUITO capada (eu postei umas fotos da BIOS ali em cima) então não achei nada pra poder setar o CPU Ratio.

Unica coisa que eu encontrei foi isso:

dsc00185bo.th.jpg

Eu cortei na foto, mas o que está escrito ali no painel lateral é:

1. Freq.>=3.6GHz FSB800

2. Freq.>=2.8GHz FSB533

Essa opção por padrão vem marcada como ENABLE.

Não faço ideia do que é, será que pode ajudar?

Obrigado pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aaaaa entendi :$

Então cara minha MEBO é MUITO capada (eu postei umas fotos da BIOS ali em cima) então não achei nada pra poder setar o CPU Ratio.

Unica coisa que eu encontrei foi isso:

dsc00185bo.th.jpg

Eu cortei na foto, mas o que está escrito ali no painel lateral é:

1. Freq.>=3.6GHz FSB800

2. Freq.>=2.8GHz FSB533

Essa opção por padrão vem marcada como ENABLE.

Não faço ideia do que é, será que pode ajudar?

Obrigado pela atenção.

Abraço.

Olá, beleza!

Desabilita essas duas opções da imagem abaixo que te passei,

dsc00185bo.jpg

E vai nessa parte da bios e desabilita essas duas opções que falarei na ibagem abaixo

dsc00183ky.jpg

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá jonny henrique.

Mudei todas as opções que você mostrou para Disable e não liberou nada, ficou como estava. Salvei as alterações e reiniciei. Quando entrei na BIOS novamente as opções alteradas continuavam como Disable, mas realmente não liberou nada.

Você acha que com essas alterações tem alguma chance de utilizar o 1333 ou era só uma tentativa de liberar recursos na PM?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá jonny henrique.

Mudei todas as opções que você mostrou para Disable e não liberou nada, ficou como estava. Salvei as alterações e reiniciei. Quando entrei na BIOS novamente as opções alteradas continuavam como Disable, mas realmente não liberou nada.

Você acha que com essas alterações tem alguma chance de utilizar o 1333 ou era só uma tentativa de liberar recursos na PM?

Abraço.

Olá, é amigo acho que você nao vai conseguir por o dual core em 333 nao, por causa do vcore dele, mas você pode fazer o Bsel mod para mais vcore.

nao essas alteraçoes era só para ver se desbloqueava o CPU ratio, pode volta-las para o original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, é amigo acho que você nao vai conseguir por o dual core em 333 nao, por causa do vcore dele, mas você pode fazer o Bsel mod para mais vcore.

nao essas alteraçoes era só para ver se desbloqueava o CPU ratio, pode volta-las para o original.

Valeu cara, obrigado mesmo assim pela ajuda. Vou pesquisar e tentar aumentar o vcore por bsel mod.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal eu queria a ajuda de vocês sobre bsel mod no meu celeron 440 q atualmente está com um over de 2.80Ghz na minha placa mãe P5G41T-MLX2/BR (com bios mod) eu queria chegar aos 3.00Ghz minhas memorias são DDR3 1333 (bios reconhece só até 1066) é a versão 0405 outro detalhe é que pra mim chegar aos 2.80Ghz tive q aumentar o cpu over voltage para 150 (antes em 100)

bom eu fiz o bsel mod ontem mas nao aconteceu nada talvez eu nao tenho ligado certo nos pinos usei o aluminio de marmitex (do pote mesmo) será q é isso? dá uma luz ai pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Eai pessoal eu queria a ajuda de vocês sobre bsel mod no meu celeron 440 q atualmente está com um over de 2.80Ghz na minha placa mãe P5G41T-MLX2/BR (com bios mod) eu queria chegar aos 3.00Ghz minhas memorias são DDR3 1333 (bios reconhece só até 1066) é a versão 0405 outro detalhe é que pra mim chegar aos 2.80Ghz tive q aumentar o cpu over voltage para 150 (antes em 100)

bom eu fiz o bsel mod ontem mas nao aconteceu nada talvez eu nao tenho ligado certo nos pinos usei o aluminio de marmitex (do pote mesmo) será q é isso? dá uma luz ai pessoal

Olá! Bom dia?

Eu não tenho certeza absoluta, mas acho que sua placa mãe não aceita esse tipo de MOD.

De qualquer forma, o MOD para FSB de 1066MHz está na primeira página.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Infelizmente não funcionou. Tentei isolando e soldando. Nos 2 casos o led do processador nem acende. Quando removi ele volta pra 1066 de boa.

A plaquinha é essa: ECS G31T-M9 Segundo o fabricante suporta 1333.

Alguma ideia?

Att.

Olá Emicida,

3.66 com vcore padrão é bem difícil. Mas não é só isto que pode atrapalhar.

A questão energética:

Temos que lembrar que ao fazer um bsel-mod de você está aumentando a freqüência (Clock) do CPU, com isso ele proporcionalmente consome mais energia e esquenta mais também. No seu caso especifico de 800 pra 1333 este aumento é da ordem de 66,6%

Oficialmente a Intel diz que este o seu processador E2200 consome 65W (digo oficialmente porque dizem que é bem menos na prática), então aumentando 66,6% chegamos a 108W. Tem que ver se a placa-mãe e sua fonte são capazes de fornecer isto estavelmente pra ele.

Se você usa fonte genérica, só com muita sorte. A fonte será o obstáculo.

Geralmente a maioria das placas-mãe não trazem na caixa, manual ou site do fabricante o limite de potência que elas pode oferecer ao processador. Mas você pode calcular aproximadamente um "limite seguro" de potência do circuito regulador de tensão da placa-mãe usando uma técnica que eu uso aqui: Vá ao site do fabricante e veja qual o processador mais "bruto" que ela aguenta e coloque uma margem de 10% acima.

Por exemplo: Uma placa que suporta o Q6600, ele é um verdadeiro beberrão (se fosse um carro seria um Opala 4.1 a álcool...rsrs) e consome 105W. Então você joga mais 10% em cima deste valor o que vai quase 116W. Sendo assim até 115W a placa-mãe do exemplo suporta na boa.

Acima disto, a menos que eu faça adaptação para refrigerar melhor os reguladores de tensão da placa, eles sofrerão e podem não aguentar. Se chegar a funcionar, o uso constante nestas condições causará redução acentuada na vida útil dos circuitos de regulação o que é praticamente fim de linha para a placa-mãe, já que troca-los é tarefa complicadíssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da temperatura.

Como eu já disse Bsel-mod gera um aumento na frequência do núcleo processador, provocando aumento desempenho, consumo elétrico e temperatura praticamente na mesma proporção.

Então é aconselhável que você monitore a temperatura do núcleo do seu processador para saber se está dentro do aceitável. A temperatura máxima tolerável para cada processador varia de modelo para modelo, as vezes existem até duas ou mais revisões do mesmo modelo de processador com temperaturas máximas diferentes. Via de regra recomendo manter o núcleo do processador sempre abaixo de 61°.

Um bom programa para monitorar a temperatura é o Core Temp, que é capaz de ler a temperatura diretamente do sensor instalado no núcleo do CPU. Este sensor do núcleo geralmente é mais preciso do que o instalado na placa-mãe. Vale lembrar que os modelos mais antigos de processadores (os primeiros para soquete 775 e anteriores) não tem este sensor, neste caso o Everest/Aida64 é capaz de ler a temperatura pelo sensor da placa-mãe.

A temperatura alta, raramente impedira o seu processador com Bsel-mod da vídeo. Mas pode impedir o carregamento do Sistema Operacional, causar congelamentos e travamentos diversos, além de ser um dos maiores fatores responsáveis pela redução a vida útil do processador.

Portanto se o seu processador saiu de FSB800 para FSB1333, e consumia 65W em FSB800 e 2,4GHz, agora ele virou um processador FSB1333 e 3,66GHz e consome 108 a 109W, e precisa de um cooler capaz de dissipar este calor adicional.

Uma boa e barata solução para o seu caso é usar cooler de Pentium 4 3.0 a 3.6GHz no lugar do original (você pode consegui-lo até como sucata) ou comprar um cooler deses caros tipo "Gamer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente , eu to com um problema com o Bsel-mod , ontem tentei fazer com papel aluminio , fiz tudo certinho ( eu acho ) quando fui ligar o pc ele nao liga >< ,hj tirei o mod e ligo normalmente , minha placa-mãe é uma Pg5c-mx / 1333 processador é um celeron 420 1.6 ghz ,se alguem puder me ajudar agradeço desde já, e mais uma duvida , o papel alumino tem q preencher todo o pino ou se passar apenas em metade do pino por exemplo , também funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom gente , eu to com um problema com o Bsel-mod , ontem tentei fazer com papel aluminio , fiz tudo certinho ( eu acho ) quando fui ligar o pc ele nao liga >< ,hj tirei o mod e ligo normalmente , minha placa-mãe é uma Pg5c-mx / 1333 processador é um celeron 420 1.6 ghz ,se alguem puder me ajudar agradeço desde já, e mais uma duvida , o papel alumino tem q preencher todo o pino ou se passar apenas em metade do pino pro exemplo , também funciona?

Olá, amigo na P5GC-MX/1333 O bsel-mod nao funciona!, eu tenho uma num outro pc aqui e ela nao aceita bsel-mod de jeito nenhum já tentei de tudo com ela mais infelizmente ela nao aceita o bsel-mod

Falou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito Obrigado Jonny , bom, então nao tem jeito mesmo de over nessa placa né.. :o , a Bios n tem a opção , bsel mod nao funciona , já tentei o getfsb mas n sei usar direito , se alguem souber algum jeito pf me avisa '-'

Se a sua placa for a P5GC-MX/1333 na bios tem a opção de mudar o FSB sim, se eu nao me engano é a segunda aba da Bios na opção jumperfree config (da foto abaixo)asus_m3a79-t_jumperfree.jpg

Falou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!