Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópicos importantes sobre BSEL-MOD. Visitem.


Ribeiro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Complementando e opinando também.

magn1, o que eu posso te garantir é o seguinte, segundo o que você disse:

Se você usar a opção CPU BSEL Select com um FSB acima do original de seu processador (no caso 266 para cima) não vai existir alteração na frequência PCI-E ou PCI, já que essa mudança só altera o FSB do processador e nada mais.

Se fizer o mesmo over usando a opção FSB Clock vai alterar.

Você não precisa fazer o BSEL-MOD mecanicamente se sua placa oferece o mod via software.

Interessante, eu não sabia que existia placa com esse tipo de opção. A moçada vai cair fundo nesse tipo de placa.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem contar que essa ECS GF7050vt-m5 é low end, na epoca não me custou nem 150 reais, ja faz uns 2 anos :D

mas então, quando eu uso o BSEL via software ele funciona normalmente, mais as minhas memo que sao 800 mhz caem pra 667 e com 2.93ghz o processador a diferença de desempenho é de 10% (segundo meus testes)

ja com o processador rodando normalmente a 2.2ghz as memorias ficam praticamente iguais, diferença de 1~2%.

então a conclusão que eu cheguei foi a seguinte: eu vou fazer o bsel mod mecanicamente para poder overclockar depois a memoria para a frequencia padrão que é 800mhz (que é como esta agora, processador 2.2ghz @ ram DDR2800).

bom, eu ja vi um pessoal fazendo esse mod com papel aluminio, como é fixado esse papel aluminio no processador ? pasta termica serve ?

alias o papel aluminio que eu vou usar é o de marmita, é mais espesso que o normal e mais fácil de manusear, alguma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Não vai adiantar fazer o BSEL-MOD mecanicamente que vai ser o mesmo que o feito pelo software.

BSEL_MOD por software ou mecânico não altera a frequência da memória. BSEL-MOD só altera o FSB do processador e nada mais.

Se você deseja usar a memória em 800 vai ter que fazer o over do modo tradicional, mas vai alterar as frequências PCI-E e PCI.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais então, o problema é o seguinte, se eu usar a opção via software eu tenho que colocar TUDO em AUTO e depois ir na CPU BSEL SELECT e colocar a fsb desejada, impossibilitando assim qualquer overclock na memoria, se eu usar via software eu tenho que deixar minha memo de 800Mhz rodando em 667Mhz (e sim, deu diferença de 600mb/s em write, 300mb/s em read , 500mb/s em copy e 3 ns na latency) que da uma diferença consideravel no desempenho, em torno de 10%. Mais uma duvida, se eu overclockar somente a memória o PCI-E teoricamente subiria junto também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim eu sei. Essa é uma das desvantagens da placa mãe, por isso nem tudo são flores.

Você tem uma placa mãe com uma opção muito bacana "MOD-BSEL", mas a opção limita o manuseio do restante das configurações.

Você não vai conseguir colocar a sua memória para trabalhar em 800MHz se não usar a opção de Overclock manual.

Isso acontece por culpa de sua placa mãe que só libera 800MH,z para memória, quando em Overclock e não é necessariamente overclock só no processador (o que é feito pelo BSEL) é overclock no conjunto, com aumento no PCI-E e demais.

O BSEL-MOD só faz over no processador por isso a frequência da memória fica sempre em 667MHz.

Repito o que eu disse acima:

Se você deseja usar a memória em 800 vai ter que fazer o over do modo tradicional, mas vai alterar as frequências PCI-E e PCI.

E não, não tem como fazer Overclock só na memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Ribeiro, nessa placa mãe eu consigo overclockar apenas a memoria, individualmente, sem subir o fsb, por exemplo a memoria como esta agora:

o fsb esta normal @ 200, a velocidade do processador default @ 2.2ghz e a memoria esta com overclock de 667 para 800 e isso ja ta assim a 2 anos, eu to achando que essa placa mãe é o capeta do overclock, porque a range de overclock dela é absurdamente alta, para fsb eu tenho uma range de 400mhz (100FSB x QDR) até 2500mhz (625FSB x QDR), isso mesmo, ela me da uma opção de overclock até 625 de fsb, o que eu achei estranho é n ter como alterar o VCORE, agora eu fiquei muito confuso, voce esta dizendo que eu só consigo um overclock na memoria se eu overclockar o FSB (que é o caso de varias placas low end do mercado) mas o que me diz do meu caso ? eu ja consigui chegar até 850 com as memo sem alterar o fsb, deixando tudo no default, só n subi mais porque eu n tenho nenhum cooler para RAM e nem sensor para ver a temp delas, mais pelo que eu vi da para subir ainda mais a ram sem nenhum problema, ja que o VDIM eu consigo alterar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então Ribeiro, nessa placa mãe eu consigo overclockar apenas a memoria, individualmente, sem subir o fsb, por exemplo a memoria como esta agora:

o fsb esta normal @ 200, a velocidade do processador default @ 2.2ghz e a memoria esta com overclock de 667 para 800 e isso ja ta assim a 2 anos, eu to achando que essa placa mãe é o capeta do overclock, porque a range de overclock dela é absurdamente alta, para fsb eu tenho uma range de 400mhz (100FSB x QDR) até 2500mhz (625FSB x QDR), isso mesmo, ela me da uma opção de overclock até 625 de fsb, o que eu achei estranho é n ter como alterar o VCORE, agora eu fiquei muito confuso, voce esta dizendo que eu só consigo um overclock na memoria se eu overclockar o FSB (que é o caso de varias placas low end do mercado) mas o que me diz do meu caso ? eu ja consigui chegar até 850 com as memória sem alterar o fsb, deixando tudo no default, só n subi mais porque eu n tenho nenhum cooler para RAM e nem sensor para ver a temp delas, mais pelo que eu vi da para subir ainda mais a ram sem nenhum problema, ja que o VDIM eu consigo alterar.

Ok então...

Faça o seguinte:

Deixe o processador no Clock padrão (FSB de 200) abra a opção de frequência de memória no bios de sua placa, tire uma foto e poste pra nós.

Coloque novamente a memória na frequência de 850MHz e registre o valor com o CPU-Z e poste o link de validação.

Assim que você mostrar essas informações, veremos o que aconteceu.

DOWNLOAD DO CPU-Z AQUI

Quanto ao FSB de até 625 não significa muita coisa. O fabricante pode colocar a opção, mas a placa não tem estrutura para isso. Muitas placas têm essas opções exageradas de FSB, mas são poucas a que chegam 300 com estabilidade.

Essa opção é só para inglês ver.

Poste as informações pedidas acima para darmos continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja cheguei em um consenso aqui Ribeiro, não adianta eu querer tirar leite de pedra, minha placa mãe é low end .(ponto), dexei com o bsel mod via software mesmo e dexei as memo em 667Mhz com a latencia menor (4 4 4 14), fico bom e valeu pelas dicas ai a respeito do BSEL via software

sobre o post acima, se voce ainda quiser que eu poste alguma coisa, alguma duvida sobre o BSEL por software é so pedir.

desculpe eu ainda não estou habituado com o forum e minha mensagem foi apagada por motivo "flood"

esta aqui o link: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1587022

e em anexo a imagem, eu consigo fazer a medição das frequencias pci com o multimetro ?

post-822635-1388495829587_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Eu não sei se você vai conseguir fazer medição com multímetro, creio que não, essa é uma questão para a área de eletrônica.

Aconselho você enviar um E-Mail para o fabricante e tirar suas dúvidas, eles devem saber.

Ps: Que placa estranha... Quantos multiplicadores de memória ela possui?

Quantas frequências de memória são mostradas no bios da placa mãe? Cadê a foto?

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a foto eu posto ainda essa semana estou sem camera digital, com multiplicador voce quer dizer a DRAM:FSB RATIO certo ? se não for me explique melhor por favor, se for é o seguinte, eu tenho 3 opções pré definidas (1:1 3:2 e 5:4),mas quando eu coloco no modo UNLINKED que é o modo MANUAL de overclock, o divisor some e ajusta automaticamente de acordo com a frequencia que eu coloco no FSB e na MEMORIA, como voce pode ver na imagem no cpuz, aquele divisor nao existe como opção na placa mãe (6:13), ele foi gerado pelo sistema automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok agora ficou um pouco mais claro.

Então por padrão sua placa oferece as frequências de 1:1= 200MHz (400MHz-DDR), 3:2=300MHz (600MHz-DDR) e 5:4= 250Mhz (500MHz-DDR) essas são as opções pré definidas que aparece no bios? Se for a placa é mais confusa ainda.

Vamos esperar essas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal criei um topico aqui no forum pra ajudar os companheiros que como eu querem comprar uma placa que funcione em Bsel-mod.

http://forum.clubedohardware.com.br/lista-placa-funcinam/892602

Se o seu pc esta trabalhabdo em Bsel-Mod poste pra gente: marca e modelo de sua placa e o processador.

ex:

Gigabyte - Ga G41MT ES2L - E6300 - 1066MHz

Ajude agente a transformar em topico fixo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

TENTEI FAZER O MOD E A PRIMEIRA VEZ NAO FUNCIONOU. DEPOIS descobri o que tinha dado errado: eu tinha usado o papel aluminio que vem na tampa do leite NINHO, testei ele com o multimetro e descobri que ele só conduz de um lado (o outro lado parece ter uma pelicula de plastico ou algum isolante). Fiz o teste agora usando um papel aluminio deste comprados que eu tinha em casa e deu certo, so que o FSB não foi de 200QDR(800) para 266(1066) e sim para 300QDR(1200). Outro detalhe: tive que abaixar o multiplicador do processador no Setup primeiro e fazer o MOD depois, senão não dava boot.

O FATO DE O FSB IR DE 800 PRA 1200 AO invés DE 1066 É NORMAL? ALGUEM JÁ VIU ISTO?

USEI ESTE MOD:

http://img811.imageshack.us/i/bselmod.jpg

Gigabyte - G31M-ES2Cv1.1 - E5700 - 3.6GHZ - 1200MHZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Não é normal e é impossível já que FSB de 300MHz não existe como padrão (padrão 133-200-266-333MHz para a Intel). Anomalias devem ser desprezadas.

Pode ser que o bios não estava na configuração default, na configuração padrão.

Para testar BSEL-MOD o bios da placa mãe deve ficar na configuração de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Não é normal e é impossível já que FSB de 300MHz não existe como padrão (padrão 133-200-266-333MHz para a Intel). Anomalias devem ser desprezadas.

Pode ser que o bios não estava na configuração default, na configuração padrão.

Para testar BSEL-MOD o bios da placa mãe deve ficar na configuração de fábrica.

Olá Ribeiro,

O Setup da máquina esta nas configurações padrão, exeto o multiplicador do processador que eu baixei porque já sabia que meu processador 3.0GHz não suportaria 4.0GHz (resultante do MOD), pelo menos não com o meu cooler. O FSB estava AUTO. Já fiz e refiz o teste com o MOD e continua dando 300MHz.

O mod para 333(1333) liga também em 300Mhz mas não da boot, mesmo reduzindo o multiplicador pra 6.

Um detalhe interessante é q em overclock o video onbord não trabalha direito acima de uns 280-290MHz (com um cooler de K6-2 sobre o chipset ele vai estávelmente a 315 no max), mas com este MOD-DOIDO de 300MHz ele vai até 370 sem anomalias. Isto me parece um sinal de que os outros componente do micro (chipset, barrametos, placa de som, etc) estão trabalhando nas suas frequencias nominais com meu FSB300(1200) ou mais proximo disto do que em overclock.

Talvez a placa tenha feito um mod266.66 e por algum bug ou motivo desconhecido overclocado os outros 33,33. Observe que segindo esta linha de reciocineo o ganho que tenho é o mesmo:

FSB200 PARA 280 EM OVER:40%

MOD(CONSIDERANDO 266) PARA 370(MOD+OVER) 39%

Ou seja nos dois casos o Video-Onboard e demais componentes da placa-mãe suportariam trabalhar em no max 40% de over. Acho que seria a explicação mais lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Sim pelo que você disse é realmente isso que está acontecendo, a placa está fixando FSB de 300 com o MOD e travando as outras frequências.

Isso é anomalia e pode acontecer, só não podemos dissertar sobre o oculto, mas é muito interessante...

Eu tenho dois processadores com anomalias.

Um é um Celeron 420 que teima em dar POST com FSB de 400MHz na Rampage Formula, só nela acontece isso. Reflexo do BSEL-MOD já retirado do processador.

O outro é um E8400 que só da POST com multiplicador de 6 fixado, isto é: O E8400 só funciona se usar outro processador para fixar multiplicador de 6 antes de encaixar o E8400. Reflexo dos overclock's e alta temperatura sofrida pelo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Sim pelo que você disse é realmente isso que está acontecendo, a placa está fixando FSB de 300 com o MOD e travando as outras frequências.

Isso é anomalia e pode acontecer, só não podemos dissertar sobre o oculto, mas é muito interessante...

Eu tenho dois processadores com anomalias.

Um é um Celeron 420 que teima em dar POST com FSB de 400MHz na Rampage Formula, só nela acontece isso. Reflexo do BSEL-MOD já retirado do processador.

O outro é um E8400 que só da POST com multiplicador de 6 fixado, isto é: O E8400 só funciona se usar outro processador para fixar multiplicador de 6 antes de encaixar o E8400. Reflexo dos overclock's e alta temperatura sofrida pelo processador.

beleza, vou testar com um celeron 430 pra ver se "o problema" é a placa ou o processador.

Alguem sabe disser se exite bsel-mod de placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguem sabe disser se exite bsel-mod de placa de vídeo?

Não porque BSEL são aqueles pontos de contado na parte inferior do processador onde é feito a modificação (o MOD), placa de vídeo não tem isso.

Para placa de vídeo existe MOD (que é modificação) de muitos tipos, mas não BSEL-MOD.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ontem coloquei em prática o Bsel que eu estava Planejando , com um pouco de papel aluminio, uma tesoura, fita isolante e muita paciência coloquei meu E2160 [email protected],ficou essa diferença porque minha MoBo só suporta até ddr2 667, dae para compensar, aumentei um pouco o fsb, não mexi nas latencias ainda porque estou no serviço, mais eu já consegui deixar a kingston em 4.4.4.12

Screens

CPU :D

cpu2474.png

MEMO

memory2474.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico... alguem ja achou uma solução para fazer um bom overclock em uma p5kpl/1600? to tentando fazer meu e7500 chegar em pelo menos 4.0Ghz mais ta difícil com essa placa o maximo que consigo é 3.78 (estavel) e depois acho q falta vcore pois o que a placa me oferece de aumento de vcore creio q nao é sulficiente, abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico... alguem ja achou uma solução para fazer um bom overclock em uma p5kpl/1600? to tentando fazer meu e7500 chegar em pelo menos 4.0Ghz mais ta difícil com essa placa o maximo que consigo é 3.78 (estavel) e depois acho q falta vcore pois o que a placa me oferece de aumento de vcore creio q nao é sulficiente, abraço a todos.

Acho que não da pra chegar lá, tenho um E5700 3.0, e também não consigo passar de 3,78, toquei até o cooler pra melhor a ventilação, mas nada. Acho que só como um aumento agressivo na tensão do processador(ALTAMENTE NÃO RECOMENDÁVEL) e uma boa fonte de alimentação você pode com sorte chegar lá. Sem alterar as tensão já tentei e 3,78 parece ser o limite físico do componente (é claro que nenhum processador é exatamente igual ao outro).

OBs.:to usando um cooler ORIGINAL daquele antigos P4 3.XGHz 775 e uma fonte turbo-genérica (http://forum.clubedohardware.com.br/turbinando-fonte-generica/838451?p=4769380).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal

Eu tenho aqui em casa um Core 2 Duo E4300 com BSEL-MOD pra o FSB 266 (266 X9 = 2,4 GHZ )

Ai eu coloquei ele pra 2,7 GHZ em over clock

Quando eu passo dessa frequencia o windows inicia nomalmente mais quando eu vou carregar um jogo ou alguma coisa assim ele da blue-screen e reinicia

Eu queria saber se isso se deve ao V-Core esta em stock ?

E se fosse o caso de aumentar o V-Core alguem teria por ae um tutorial pra alterar o V-Core dele pois a minha placa-mãe nao tem essa opção.

Muiito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal

Eu tenho aqui em casa um Core 2 Duo E4300 com BSEL-MOD pra o FSB 266 (266 X9 = 2,4 GHZ )

Ai eu coloquei ele pra 2,7 GHZ em over clock

Quando eu passo dessa frequencia o windows inicia nomalmente mais quando eu vou carregar um jogo ou alguma coisa assim ele da blue-screen e reinicia

Eu queria saber se isso se deve ao V-Core esta em stock ?

E se fosse o caso de aumentar o V-Core alguem teria por ae um tutorial pra alterar o V-Core dele pois a minha placa-mãe nao tem essa opção.

Muiito obrigado

Rode um teste de stress e veja se ele vai travar, se não travar o problema é no vídeo ou fonte que não tão suportando o over. Se travar pode ser as memórias. Já vi este processador seu 1.8 indo até 3.3, o meu antigo DC 2160 1.8 ia até 3,2 os dois são da mesma geração e usam a mesma tecnologia de construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rode um teste de stress e veja se ele vai travar, se não travar o problema é no vídeo ou fonte que não tão suportando o over. Se travar pode ser as memórias. Já vi este processador seu 1.8 indo até 3.3, o meu antigo DC 2160 1.8 ia até 3,2 os dois são da mesma geração e usam a mesma tecnologia de construção.

Mesmo eu usando video off board eu teria problemas ?

As minhas memorias sao markvision 667Mhz quando eu coloco ele pra 2,8 GHz elas ficao a 798Mhz ai eu coloco a proporçao do FSB a 1:1 e ela fica a 600Mhz no caso esse seria o problema ?

Qual programa eu uso pra fazer esse teste de Stress ? Sou meio leigo nessas coisas "/

Obrigado pela atençao !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo eu usando video off board eu teria problemas ?

As minhas memorias sao markvision 667mhz quando eu coloco ele pra 2,8 ghz elas ficao a 798mhz ai eu coloco a proporçao do fsb a 1:1 e ela fica a 600mhz no caso esse seria o problema ?

Qual programa eu uso pra fazer esse teste de stress ? Sou meio leigo nessas coisas "/

obrigado pela atençao !

geralmente com o video off o overclock da menos problemas porque o chipset fica liberado de processar o vÍdeo, conseqÜentemente ele esquenta menos. Se vocÊ notar que o chipset estÁ esquentando demais pode adaptar um cooler de 486 ou pentium 1 em cima dele. No meu antigo dual core 1.8 isso me ajudou a rodar jogos mais estavelmente com o processador a 3.2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!