Ir ao conteúdo

Ajuda ligar lampada gradualmente

ice blue

Posts recomendados

Postado

bom pessoal, como leram no titulo do topico, queria ligar uma lampada gradualemnte com um ldr.

-

assim:

de manhã com sol: lampada desligada

de tardezinha (quase noite): lampada metade da potencia ligada

de noite: totalmente ligada

-

eu tenho aqui um ldr, dois lm339, e uns relés...

-

pra ligar a lampada com escuro total eu consigo

e mante-la desligada a luz do dia, tambem

-

mais tarde eu posto o circuitinho que eu tenho aqui

pra ligar de noite e desligar de dia...

-

o problema é por o "meio-termo" da lampada a tardezinha

ou seja, a meia potencia da lampada...

-

alguem entendeu o que eu quis dizer? heheh

-

valeu galera!

Postado

Bem, basta por um diodo em serie com a lampada, e uma chave (ou no seu caso rele) em paralelo com o diodo, pois quando a chave ou rele estiver aberto, o diodo vai limitar a passagem da corrente em unico sentido, como é alternada, so ira permitir a passagem dos semiciclos positivos ou negativos, dependendo da posição do diodo, quando a chave ou rele estiver fechada, vai permitir a passagem de todos os ciclos, fazendo a lampada bvrilhar normalmente.

Segue um desenho explicativo: http://img97.imageshack.us/img97/6595/imagemnj.png

Não repara não, é que fiz no paint mesmo, por que se não meu almoço ia esfriar hehe!

Postado

bom pessoal, nao pude responder agora, estou meio sem tempo.

-

nesta primeira imagem mostra o circuito que funciona, porém nao existe a "meia luz" como eu quero... ou seja, a lampada somente liga totalmente quando escuro e desliga quando claro.

projeto-ld.jpg

-

fiz aqui em casa na correria, no paint rsrs, um circuito que acho que pode dar certo...

não sei, ainda não testei, mas a ideia pelo menos até então é esta do anexo...

projeto-ldr.jpg

-

usando comparadores 339, ldr, e os reles... alguem ai de uma luz e digam se tem alguma coisa a ver esse circuito que inventei rs

-

valeu

ou quem sabe eu coloque os comparadores antes dos transistores ( no caso colocaria 3 transistores )...

-

o que acham?

Postado
bom pessoal, nao pude responder agora, estou meio sem tempo.

-

nesta primeira imagem mostra o circuito que funciona, porém nao existe a "meia luz" como eu quero... ou seja, a lampada somente liga totalmente quando escuro e desliga quando claro.

projeto-ld.jpg

-

fiz aqui em casa na correria, no paint rsrs, um circuito que acho que pode dar certo...

não sei, ainda não testei, mas a ideia pelo menos até então é esta do anexo...

projeto-ldr.jpg

-

usando comparadores 339, ldr, e os reles... alguem ai de uma luz e digam se tem alguma coisa a ver esse circuito que inventei rs

-

valeu

Acho que nada a ver , você tem que usar triak para esta aplicação

Postado

Amigo faça um pwm usando um lm339,injete em um comparador ,no qual comparara a tensão fornecida pelo circuito divisor de tensão feito atraves do ldr e resistores com a saida pwm do seu circuito,assim qto maior a intensidade da luz no ldr maior a tensão de comparaçao e maior sera a largura de pulso do pwm,injete isso num mosfet ,use uma ponte de diodo para retificar a tensão ac ,para a lampada e pronto,este circuito se encontra pronto aqui no forum,foi mulder fox q elaboro.

• 2 semanas depois...
Postado

bom pessoal, consegui fazer com um circuito que bolei aqui e deu certinho =)

-

segue a imagem ai:

projeto-final.jpg

-

pra quem se interessa, podem montar que funciona legal...

usei dois LDR

-

o que eu queria meia potencia da lampada, coloquei um resistor de 100k fazendo o divisor de tensão no inicio do circuito

-

e depois no NA do relé coloquei um diodo (que deixa passar somente o ciclo positivo) ...

-

o LDR menos sensivel, coloquei um resistor maior (160K) no divisor de tensão...

-

valeu

-

e tem o do jorgeletronico que mandou esse auqi mas eu não cheguei a testar não... mas ele disse que funciona hehehehehe

esquema.jpg

-

valeu pessoal

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!