Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo usar memória virtual com 4 GB de RAM ?


Posts recomendados

Pesquisei um monte e sempre tem contradições, opiniões diferentes...

meu PC é o seguinte...

PHENOMII X3 720 2.8/7.5MB BOX

MB ECS A790-GMX-AD3

2x DDR3 2GB 1333MHZ CORSAIR (4 GB)

Gabinete Leadership BLUE EYE

HD 750Gb 32mb Seagate

CORSAIR 550W REAL

GeForce GTS250 512MB DDR3 GF 738M

Gravador DVD LG GH22NS50

Windows 7 x64 Ultimate

Gostaria da opinião de quem entende mesmo sobre o assunto. Agradeço a atenção.

Usar ou não Memória Virtual??? Caso sim, quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que se deve usar memória virtual, isso é um recurso que todo Sistema Operacional usa e o ideal é que você não mexa nas configurações do SO, deixe quieto, do jeito que é estabelecido na instalação.

Os Sistemas Operacionais não acessam somente a memória RAM mas também o arquivo de paginação como é chamado no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória virtual, serve, p/ se quando a memória física lotar, o computador não deixar de funcionar. Então ele usa a memória virtual. Mas isto consome espaço em disco. Mas, quanto maior a quantidade de memória física, você não precisa se preocupar com a memória virtual. Mas não mexe nessas configurações.

Todo SO usa isto, e no Linux, você cria as partições manualmente. Partição swap e partição do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho a criar uma partição para memória virtual, uma vez que o Windows cria o arquivo de paginação no disco do sistema, quando você vai ocupando o disco o O.S. tem que procurar um outro local dentro do disco para usar como arquivo de paginação, e quando você cria a partição só para o arquivo de paginação você ganha em desempenho.

Eu sempre uso a particição "D" como memória virtual, pois da pra ocultar ela no Windows.

Mas no pc é essencial o arquivo de paginação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho a criar uma partição para memória virtual, uma vez que o Windows cria o arquivo de paginação no disco do sistema, quando você vai ocupando o disco o O.S. tem que procurar um outro local dentro do disco para usar como arquivo de paginação, e quando você cria a partição só para o arquivo de paginação você ganha em desempenho.

Eu sempre uso a particição "D" como memória virtual, pois da pra ocultar ela no Windows.

Mas no pc é essencial o arquivo de paginação.

valeu cara, nao sabia que da para direcionar onde será feita a memoria virtual, quando eu chegar em casa tentarei verificar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A razão para o tal "Arquivo de Paginação" ou de troca/swap ser lenta, seja no Windows ou no Linux se deve ao fato de o HD ter taxa de leitura sempre muito inferiores às taxas de leitura da memória RAM.

Por exemplo, a taxa de leitura de um módulo de memória DDR2 533Mhz gira em torno de 4200MB/s, enquanto à de um HD em torno de apenas 100MB/s: diferença brutal!

Entretanto, esse espaço no HD "de Paginação" ou "Swap" é importante principalmente nos casos em que se tem pouca quantidade de memória RAM (256MB por ex.) e um processador mais lento e um sistema operacional que utiliza grande quantidade de memória RAM rodando aplicativos também consumistas (geralmente sistemas Windows).

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Eu aconselho a criar uma partição para memória virtual, uma vez que o Windows cria o arquivo de paginação no disco do sistema, quando você vai ocupando o disco o O.S. tem que procurar um outro local dentro do disco para usar como arquivo de paginação, e quando você cria a partição só para o arquivo de paginação você ganha em desempenho.

Eu sempre uso a particição "D" como memória virtual, pois da pra ocultar ela no Windows.

Mas no pc é essencial o arquivo de paginação.

Criei uma partição "B" em FAT de 4GB (3,90MB) para a memória virtual e deixei o tamanho do arquivo de paginação gerenciado pelo sistema (a partição "C" deixei em "sem arquivo de paginação"). Depois disso a partição ficou com 1,96GB de espaço livre, ou seja 1,94 usados. Isso acontece porque possuo 2GB de RAM?

Toda vez que (re)inicio o computador tenho que alterar o pagefile pois sempre fica marcado "sem arquivo de paginação" para a partição (além, claro, da partição "C" também ficar assim!!). Isso é o normal ou precisa ser feito algo mais para que isso não aconteça?

Desculpe se a pergunta foi estúpida mas não manjo muito desse assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse assunto é muito bom e polêmico. a recomendação oficial é pra usar memória virtual. eu uso win XP numa config minimalista totalmente customizada e 2 GB de ram sem swap. tenho aumento de performance. uma coisa é certa: mesmo desligando a memória virtual, ela continua funcionando. basta você olhar no gerenciador de tarefas (habilitar a opção pra mostrar o uso de memória virtual) e verá que, mesmo desabilitando o arquivo de paginação, o sistema continua usando memória virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei um monte e sempre tem contradições, opiniões diferentes...

No mar das contradições existem fatos que recomendo observar:

1 - Mantenha memória virtual mesmo que tenha 192GB de ram (máximo aceito pelo Windows 7). Motivo: Há programas e jogos que buscam pela memória virtual mesmo que haja excesso de ram instalada.

2 - A memória virtual deve estar na mesma partição do Windows, para fins de melhor desempenho. Nada de outro HD ou outra partição para isto.

3 - A memória virtual deve ter um tamanho fixo para evitar fragmentação em excesso. Havendo muita ram, o tamanho da virtual pode ser pequeno, apenas para não contrariar o exposto em 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 - A memória virtual deve ter um tamanho fixo para evitar fragmentação em excesso. Havendo muita ram, o tamanho da virtual pode ser pequeno, apenas para não contrariar o exposto em 1.

Em geral o tamanho da memória virtual (arquivo de paginação) é proporcional à quantidade de memória RAM instalada. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proporcionalmente menor, eu diria. Existe por aí uma bobagem dos tempos do Windows 98 mas que continuam repetindo até hoje que diz mais ou menos o seguinte: "O recomendado é a memória virtual ser entre 2x e 2.5x da memória RAM" ou então: "A Microsoft recomenda que o tamanho seja..." Isso podia até ser válido para aqueles tempos em que 16 ou 32MB era comum. Procure avaliar o absurdo disso nos tempos de hoje, quando o sujeito com 4GB de memória (padrão atual) iria botar uma memória virtual de 8GB ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mar das contradições existem fatos que recomendo observar:

1 - Mantenha memória virtual mesmo que tenha 192GB de ram (máximo aceito pelo Windows 7). Motivo: Há programas e jogos que buscam pela memória virtual mesmo que haja excesso de ram instalada.

2 - A memória virtual deve estar na mesma partição do Windows, para fins de melhor desempenho. Nada de outro HD ou outra partição para isto.

3 - A memória virtual deve ter um tamanho fixo para evitar fragmentação em excesso. Havendo muita ram, o tamanho da virtual pode ser pequeno, apenas para não contrariar o exposto em 1.

Qual seria o tamanho recomendado para uma RAM de 2GB? As outras partições devem ficar sem arquivo de paginação, certo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso mesmo, se sabem de quanto precisa para obter o melhor desempenho, porque eu tenho que interferir nisso?

É exatamente isso que eu penso também. O Sistema já sabe do quanto ele precisa para estar otimizado, não há a menor necessidade do usuário "meter a mão" nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual seria o tamanho recomendado para uma RAM de 2GB? As outras partições devem ficar sem arquivo de paginação, certo??

Eu colocaria 2GB, para dar um total teórico de 4, 2 físicos e 2 virtuais. Para quem tem 4GB ou mais, basta 1 de memória virtual. As demais unidades podem sim ficar sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria 2GB, para dar um total teórico de 4, 2 físicos e 2 virtuais. Para quem tem 4GB ou mais, basta 1 de memória virtual. As demais unidades podem sim ficar sem.
O tamanho recomendado é que você não mexa nisso e deixe o sistema configurar o valor otimizável. ;)

Quando deixo para o sistema gerenciar ele deixa por volta de 2GB, dentro do que o Kayke disse. Obrigado pela ajuda!!! Irei testar as duas alternativas e ver qual é a melhor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como já foi dito o assunto é polêmico.

Encontrei um link que aborda o assunto de uma maneira prática e inteligente

( http://informatica.hsw.uol.com.br/framed.htm?parent=memoria-virtual.htm&url=http://www.winajuda.com/2006/05/04/artigos/arquivo-de-paginacao-memoria-virtual )

Seguindo a orientação naquele link eu estou monitorando o uso da memória virtual (ou arquivo de paginação) e para minha surpresa ela fica entre 9 e 15 MB fixos de utilização.

Lendo a matéria naquele link, todos verão que não adianta mudar a mem.virt. dentro do mesmo disco, e que sempre, por menor que seja, deve existir mem.virtual na partição do Windows.

Usando um programa de desfragmentação, percebi que a mem.virt.estava toda fragmentada no disco já que era o Windows que gerenciava a memória.

Aí então eu atribui 2240 MB como máximo e mínimo para ela e desativei a mem.virtual nas outras partições.

Segundo a Microsoft nunca se deve ficar sem arq.de paginação, já que se der 'pau', é ali que ficam armazenadas as informações que servem para análise e recuperação do sistema. ( +/- 192 MB de espaço)

Só prá constar: tenho 4 GB de ram (real 3,2 +/-) e memoria virtual ou arquivo de paginação de 2240 MB, faço muita edição gráfica e depois de ter feito tudo o que escrevi, o meu micro ficou muito mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!