Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O soullforged e o EribertoTorres expressaram meu pensamento. A AMD vai continuar produzindo seus processadores, só que de agora em diante, não vai mais dizer, este cpu concorre com o fulano da concorrência. Isso tira um peso das costas deles e coloca em um novo patamar a qualquer novo lançamento. Quem quiser comparar com a concorrência, que o faça, A AMD não vai dar suporte a isso. É como se ela estivesse criando sua própria categoria de CPU's.

Nós, entusiastas, vamos continuar a ter nosso processadores AMD, só que eu não vou ficar preocupado com a equivalência do mundo azul.

• Curtir 1
Postado
como anda complicado de seguir, quem eram as APUs de 28nm??

Resposta:

Krishna e Wichita, plataforma Deccan.

http://en.wikipedia.org/wiki/AMD_Fusion

Agora o cara é da AMD, ta verdinho.....:D, parabéns companheiro!!!!

ok, e se cancelar isso, ao invés de simplesmente transferir pra tsmc que também não tem processo... VAI FABRICAR E VENDER O QUE???

Brazos II, refinadíssimo, processo de fabricação 40nm está excelente e a AMD sem problemas da abastecimento, além de que, em x86 não tem nada melhor no mercado e se brincar não terá tão cedo, talvez Nano se a VIA tivesse um gráfico descente.

Resumo da ópera: o CEO da AMD trabalha pra Intel, só pode! :P:(

Eu o achei mais "Coerente". Sangue novo é sempre bom para tirar funcionários da zona de conforto.-_-

Postado
O soullforged e o EribertoTorres expressaram meu pensamento. A AMD vai continuar produzindo seus processadores, só que de agora em diante, não vai mais dizer, este cpu concorre com o fulano da concorrência. Isso tira um peso das costas deles e coloca em um novo patamar a qualquer novo lançamento. Quem quiser comparar com a concorrência, que o faça, A AMD não vai dar suporte a isso. É como se ela estivesse criando sua própria categoria de CPU's.

Nós, entusiastas, vamos continuar a ter nosso processadores AMD, só que eu não vou ficar preocupado com a equivalência do mundo azul.

Torço para ser isso mesmo. Se ela continuar com bons produtos, mesmo que não vençam o top da Intel, dependendo do custo x benefício eu vou sim continuar comprando da AMD. Mas como simpatizante da marca, torço sim para um dia ela conseguir voltar a competir no mercado high, coisa que, apesar de difícil, não é impossível. Vejamos o que vai acontecer daqui para frente.

E mais uma coisa: se o pior acontecer (AMD largar de vez os x86 para desktop), que não seja com essa imagem ruim de Bulldozer "bugado", que pelo menos a revisão B3 "consertada" surja no mercado.

Ficam aqui meus votos!

Aqui no rj ja estão vendendo alguns modelos http://boadica.com.br/pesquisa/cpu_proc/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=27&XT=11 os preços parecem bons!

O AMD FX-4100 está com ótimo custo x benefício de acordo com esse site aí. Pagar 260 "dilmas" nele me parece um negócio honesto, bom para fazer frente aos Pentium G e Core i3 da Intel (isso para quem for comprar uma placa-de-vídeo offboard, pois o Radeon HD 4250 já está para lá de "requentado").

Postado

todo mundo aqui reparou por acaso que "abandonar o mercado desktop high-end" é praticamente equivalente de "abandonar os opterons"?

E, realmente, no fim os 28nm é vaca fria. Parece que a GF foi a última a ficar sabendo... :D

• Membro VIP
Postado
todo mundo aqui reparou por acaso que "abandonar o mercado desktop high-end" é praticamente equivalente de "abandonar os opterons"?

Não, não é equivalente.

As CPUs com melhor desempenho em servidores nem sequer estão disponíveis em desktops, a AMD ainda tem grandes chances em servidores mas precisa trabalhar direito, podia começar resolvendo a questão do licenciamento ppor exemplo...

• Membro VIP
Postado

Acho que você refinou melhor ainda o meu pensamento e me deu outra linha de visão:

Compre seu AMD e seja feliz, esqueça de compara-lo com um Intel. Posso pensar em um upgrade para o meu Atlhon II X3 sem trair a AMD :)

Ganhou um joinha :joia:

Torço para ser isso mesmo. Se ela continuar com bons produtos, mesmo que não vençam o top da Intel, dependendo do custo x benefício eu vou sim continuar comprando da AMD. Mas como simpatizante da marca, torço sim para um dia ela conseguir voltar a competir no mercado high, coisa que, apesar de difícil, não é impossível. Vejamos o que vai acontecer daqui para frente.

E mais uma coisa: se o pior acontecer (AMD largar de vez os x86 para desktop), que não seja com essa imagem ruim de Bulldozer "bugado", que pelo menos a revisão B3 "consertada" surja no mercado.

Ficam aqui meus votos!

Também concordo, na linha equivalente ao Brazos, não tem concorrência, o Atom perde feio para os E-350, sem contar que tem um montão de modelos de Atom. Aqui a AMD fez um excelente trabalho, e aqui, eles tem é que aperfeiçoar o mesmo, não interessa que seja em 40 nm, 32 nm, 4nm, o que interessa é que seja um bom produto, eficiente como ele é.

O AMD FX-4100 está com ótimo custo x benefício de acordo com esse site aí. Pagar 260 "dilmas" nele me parece um negócio honesto, bom para fazer frente aos Pentium G e Core i3 da Intel (isso para quem for comprar uma placa-de-vídeo offboard, pois o Radeon HD 4250 já está para lá de "requentado").

Aqui já discordo, pois se os Phenons II X4 não são concorrentes para os i3, nem o Llano, esse FX-4100 não é concorrente nem para o próprio Phenon, além de caro e gastão. Prefiro ficar de X4 até ele amadurecer ou, como é uma arquitetura nova, e pode dar bons frutos, os programas tirarem melhor proveito dele.

E, realmente, no fim os 28nm é vaca fria. Parece que a GF foi a última a ficar sabendo... :D

Discordo, pois o foco deles é servidores, depois eles aproveitam as pesquisas e jogam no mercado SoHo.

Basta lembrar do Atlhon 64, que não foi pensado no mercado doméstico, e sim para servidores, eles aproveitaram as pesquisas, fizeram recortes e lançaram o todo poderoso A64.

Não, não é equivalente.

As CPUs com melhor desempenho em servidores nem sequer estão disponíveis em desktops, a AMD ainda tem grandes chances em servidores mas precisa trabalhar direito, podia começar resolvendo a questão do licenciamento ppor exemplo...

Concordo plenamente, se eles fizerem um processador eletricamente eficiente, que consuma pouco, esquente pouco, para servidores está bem recomendado.

O mercado para servidores não quer processadores de 128 GHz, e sim processadores que façam bem o seu serviço, esquentem pouco, consumam pouco, ofereçam suporte a ECC, criptografia, virtualização, SMP, e essas coisas.

Postado

Também concordo, na linha equivalente ao Brazos, não tem concorrência, o Atom perde feio para os E-350, sem contar que tem um montão de modelos de Atom. Aqui a AMD fez um excelente trabalho, e aqui, eles tem é que aperfeiçoar o mesmo, não interessa que seja em 40 nm, 32 nm, 4nm, o que interessa é que seja um bom produto, eficiente como ele é.

No único preview que vi até agora o Atom D2700 foi mais rápido que o E-350 no quesito CPU além de consumir menos. O GPU é bem melhor já que agora é PowerVR em vez de Intel, mas os drivers devem ser capados de propósito e ainda não vi nenhum teste.

EDIT: Eis o link.

• Membro VIP
Postado

No único preview que vi até agora o Atom D2700 foi mais rápido que o E-350 no quesito CPU além de consumir menos. O GPU é bem melhor já que agora é PowerVR em vez de Intel, mas os drivers devem ser capados de propósito e ainda não vi nenhum teste.

EDIT: Eis o link.

Realmente, mas esse produto é mais novo, e tem mais clock rs ;) Se subirem o clock do E-350 e derem uma mexida nele, lançando um outro modelo, essa diferença some, aqui é a diferença, a AMD tem margem para competir, na linha high-end não :(

Bom aporte Dick Trace.

Postado

Aqui já discordo, pois se os Phenons II X4 não são concorrentes para os i3, nem o Llano, esse FX-4100 não é concorrente nem para o próprio Phenon, além de caro e gastão. Prefiro ficar de X4 até ele amadurecer ou, como é uma arquitetura nova, e pode dar bons frutos, os programas tirarem melhor proveito dele.

Eriberto acho q não é bem por ae veja os preços (aqui no rio)

Processador AMD Phenom II X4 850 3.3 GHz, socket AM3, 2MB L2 Cache, 45nm SOI, 95W R$ 253,00

Processador AMD FX-4100 Zambezi 3.6GHz (3.8GHz Turbo Core) Socket AM3+ 95W Quad-Core, 32nm, total L2 Cache: 4MB, L3 Cache: 8MB R$ 266,00

Vejamos os x6

------------------------------------------------------------------------------

Processador AMD Phenom II X6 Black 1100T soquete AM3 3.3 Ghz, L2 Cache 6x 512KB, 45nm SOI, 125W, Black Edition R$ 425,00

Processador AMD Phenom II X6 Black 1090T soquete AM3 3.2 Ghz, FSB 4000Mhz, L2 Cache 6x 512KB, 45nm SOI, 125W, Black Edition R$: 390,00

Processador AMD FX-6100 Zambezi 3.3GHz (3.9GHz Turbo Core) Socket AM3+ 95W Six-Core, 32nm, total L2 Cache: 6MB, L3 Cache: 8MB R$: 366,00

E pelo que vi no review do guru 3d (http://www.guru3d.com/article/amd-fx-8150--8120-6100-and-4100-performance-review/3) os FX 4100 ganha dos PII x4 (975 e 980) em boa parte dos cenarios (sendo vencidos pelo core i5, i7 porém nao vi nada de i3 no teste) sendo que eles estão mais caros que o 4100 (PII 975 está R$ 345,00)

SO para ilustrar aqui o core I5 2500k está R$: 509,00

Postado

Eu também prefiro um Phenom II X4 955 BE que um FX-4100, mas o Phenom II X4 955 BE é uns 20 reais mais caro e está sumindo do mercado. E os Phenom II sem cache L3 (Athlon II X4 "Rebrand Edition") são mais fracos que esse FX 4100, tendo preço bem parecido. De custo x benefício achei esse FX-4100 o melhorzinho da linha nova. E o Core i3 "Sandy" também é um pouco mais caro que 260 reais. O preço do FX-4100 está entre o Pentium G e o Core i3, o que achei acertado por parte da AMD. Fora que placas-mãe para AMD costumam sair mais baratas que para Intel (falo de placas com recursos equivalentes, pois o que tem de placa para Intel com H61 ou H67 com apenas 2 slots para memória e peladinhas de recursos e com preço alto está fora do gibi). Agora, os FX-6xx0 e FX-8xx0 só louco compraria agora. De qualquer forma, eu não compraria nada disso agora. Quem sabe com a revisão B3 não fique mais interessante... A esperança é a última que morre (mesmo que já esteja em coma no CTI).

Postado

EduS: não é a mesma máscara, só algumas coisas desabilitadas + silício de melhor qualidade e essas coisas?

Além do detalhe: qual o sentido de não vender "refugo de servidor" como desktop high-end?

Postado

@Dick Trace, esse comparativo de netbooks não é muito conclusivo. A maioria dos testes é influenciado pela GPU de uma forma ou de outra.

Os testes onde o VX6S ganhou do 1215B são heavy multithread, cenário onde o Pinetrail já ganha do Zacate, por causa do HT.

(Não sei porque não rodaram o Cinebench no VX6 e porque não mostraram o resultado do Cinebench em Single Thread...)

O Cedartrail se beneficia de uma integração com barramento em anel, como o SandyBridge (finalmente, pois embora o Pinetrail já tinha controladora de memória integrada, ainda tinha FSB lá dentro do chip) e uma boa GPU.

Mas a arquitetura da CPU não mudou NADA DESDE O PRIMEIRO ATOM. E embora a GPU suporte até DX11, a Intel só fez drivers para DX9 e parece que mesmo esses ainda não funcionam lá muito bem.

Por outro lado, o processo de fabricação de 32nm e um agressivo sistema de gerenciamento de energia (com PowerGates e tudo mais) fazem maravilhas nesse chip.

O problema é que a performance Single Thread ainda é sofrível (nisso o Bobcat é muito melhor, mesmo a 1GHz como no C-50) e a Intel insiste em lançar versões Single Core dessa porcaria.

A AMD já aprendeu e descontinuou todas as versões Single Core do Ontario/Zacate. Mesmo a versão para tablets (o Desna, com TDP de 5w) é Dual Core.

Quanto ao Brazos 2.0, não mudou nada na APU, só terá clocks um pouquinho maiores e a GPU foi promovida (leia-se renomeada) para HD 7000. A novidade é o chipset com USB 3.0.

@Cronorj aqui tem um review do FX-4100 onde ele é comparado com os i3. Ele empata com o 2100 na maioria dos testes. O problema é que consome muito mais, tem TDP de 95w (que será atingida, "graças" ao Turbo), enquanto um i3 SandyBridge não passa de 35w (consumo real, que fica longe da TDP porque o i3 não tem Turbo)

http://www.legitreviews.com/article/1766/1/

power-consumption.jpg

ouch!

(o consumo em jogos é dominado pela placa de vídeo, atente-se ao consumo no Handbrake e no Prime)

• Curtir 2
Postado
@Dick Trace, esse comparativo de netbooks não é muito conclusivo. A maioria dos testes é influenciado pela GPU de uma forma ou de outra.

Ziebert. Fui dono de um Aton N550 (2C/4T @1,6ghz) que passei para a minha namorada e hoje estou com um Sony Vaio E-450 (@1,65ghz).

O que posso dizer é que o Bobcat detona o Atom com folga em termos de usabilidade geral. Claro que não fiz testes heavy-multithread, até porque não possuem muita lógica para netbooks, mas eu não voltariam por Atom nem de graça.

Claro que nem tudo são flores, o bobcat também engasga com algumas coisas, mas são muito poucas em relaçã ao N550. A experiência com o Aero, navegação e outras atividades cotidianas se tornou "bem mais legal" para usar o chavão de comercial de televisão.

Enfim, me preocupa um pouco agora essa saída do mercado highend, bem como a dificuldade de encontrar notebooks da série A no Brasil.

Postado

Sera que isso nao tem a ver com aquilo de que o atom nao pode fazer instruções fora de ordem e o bobcat pode? (acho que ouvi algo nesse sentido)

Notebook Llano tem esse aqui, mas é o unico que vi:

http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?midia=1191&CodMer=2304864

bulldozer x4 meio que empatando em stock com core i3 sb em algumas coisas mas ainda perdendo em outras

bom, o i3 nao faz overclock e o fx x4 conseguiu uns 25% a mais de clock sem nem aumentar tensão, e o fx é mais barato, será que compensa? :wacko:

tem tambem o fato de placa-mãe pra amd ser mais fácil de ter mais recursos, mas o i3 consome menos ... e agora? fx4100 ta parecendo boa opção.

tem por r$276 no balao já, mas as placas mae estão meio escassas

Postado
Sera que isso nao tem a ver com aquilo de que o atom nao pode fazer instruções fora de ordem e o bobcat pode? (acho que ouvi algo nesse sentido)

Notebook Llano tem esse aqui, mas é o unico que vi:

http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?midia=1191&CodMer=2304864

bulldozer x4 meio que empatando em stock com core i3 sb em algumas coisas mas ainda perdendo em outras

bom, o i3 nao faz overclock e o fx x4 conseguiu uns 25% a mais de clock sem nem aumentar tensão, e o fx é mais barato, será que compensa? :wacko:

tem tambem o fato de placa-mãe pra amd ser mais fácil de ter mais recursos, mas o i3 consome menos ... e agora? fx4100 ta parecendo boa opção.

tem por r$276 no balao já, mas as placas mae estão meio escassas

Vamos levar em consideração que um PC passa a maioria do tempo com consumo entre 1 e 25% do CPU, ainda mais um quad-core...

Se seu objetivo é montar um PC que consuma pouco pra servir de central de download um i3 com certeza é melhor opção. Ou se for pra ficar convertendo vídeos, etc.

Pra um usuário normal que liga o PC e desliga quando não precisa mais tanto faz um i3 quanto um FX 4***.

Veja 30w a mais em idle, ligado durante 10h vai dar 300Wh a mais.

O preço médio do kWh é 0,50 cents. Então o bulldozer vai gastar cerca de 14 centavos a mais que o i3. Supondo-se que você use-o durante os 30 dias, pelo menos 10 horas por dia, o que é um uso extremamente exagerado, o aumento na sua conta de luz será de R$ 4,20 no fim do mês...

Enfim, são estimativas toscas mas servem pra dar uma ideia.

No meu caso meu computador em casa é ligado apenas cerca de 2h ou 3h por dia. E quanto jogo como o próprio Ziebert falou, o consumo é ditado pela placa de vídeo.

Postado
Vamos levar em consideração que um PC passa a maioria do tempo com consumo entre 1 e 25% do CPU, ainda mais um quad-core...

Se seu objetivo é montar um PC que consuma pouco pra servir de central de download um i3 com certeza é melhor opção. Ou se for pra ficar convertendo vídeos, etc.

Pra um usuário normal que liga o PC e desliga quando não precisa mais tanto faz um i3 quanto um FX 4***.

Veja 30w a mais em idle, ligado durante 10h vai dar 300Wh a mais.

O preço médio do kWh é 0,50 cents. Então o bulldozer vai gastar cerca de 14 centavos a mais que o i3. Supondo-se que você use-o durante os 30 dias, pelo menos 10 horas por dia, o que é um uso extremamente exagerado, o aumento na sua conta de luz será de R$ 4,20 no fim do mês...

Enfim, são estimativas toscas mas servem pra dar uma ideia.

No meu caso meu computador em casa é ligado apenas cerca de 2h ou 3h por dia. E quanto jogo como o próprio Ziebert falou, o consumo é ditado pela placa de vídeo.

Isso e verdade eu uso um PII x4 955 BE @ 4.0 com 1.54 vcore (isso o mesmo o meu e gastao nao tive muita sorte) com CnQ ligado e o q acontece e q usando internet etc o max de vcore q da é 1.49 e a temp fica ocilando entre 35 e 40ºc e o vcore chega a monetos que fica 1.1 se deixo ligado apenas fazendo donwloads o max q ta e 1.3.., na verdade nem jogando ele chega aos 1.54 so em extress teste mesmo.

E acho que o fx 4100 e superior ao pII 955 visto q no review do guru 3d ele fica meio q equiparado ao 975, sendo q é mais barato e com tdp mais baixo (125 x 95 do fx), e o q mais me interessa, tem capacidade maior de over! .

Postado

Por isso eu chamei de preview.

Os testes onde o VX6S ganhou do 1215B são heavy multithread, cenário onde o Pinetrail já ganha do Zacate, por causa do HT.

(Não sei porque não rodaram o Cinebench no VX6 e porque não mostraram o resultado do Cinebench em Single Thread...)

As comparações até agora geralmente eram entre Atoms e Bobcats a 1.6GHz, com o Bobcat levando vantagem. Não é difícil de imaginar que um acréscimo de 533MHz nos clocks do Atom tiraria essa vantagem. Que eu saiba não há previsão de grandes aumentos de clock no Bobcat, e olhando os clocks e TDPs parece que o Atom tem mais margem para futuros aumentos de clock.

Mas a arquitetura da CPU não mudou NADA DESDE O PRIMEIRO ATOM. E embora a GPU suporte até DX11, a Intel só fez drivers para DX9 e parece que mesmo esses ainda não funcionam lá muito bem.

Foi o que eu quis dizer com "drivers capados", e a GPU é DX 10.1. Para entender porque a arquitetura não evoluiu até agora e as várias restrições que a Intel impõe na plataforma Atom é preciso entender o modelo de negócios da Intel.

O problema é que a performance Single Thread ainda é sofrível (nisso o Bobcat é muito melhor, mesmo a 1GHz como no C-50) e a Intel insiste em lançar versões Single Core dessa porcaria.

Acho difícil de acreditar que um C50 seria melhor em single thread que um Atom com o dobro de clock.

Postado
Mas e entre o C-50 e um Atom Single Core de clock alto, qual você prefere?

Se eu posso ter um Atom 2.13GHz dual-core com HT, Wireless Display e quase o mesmo TDP que um C50 1.0GHz (9W vs 10W), porque eu me limitaria a um Atom single-core?

Postado

Só agitando ainda mais: mantém x86, foca no q tem até abaixo do bobcat e esquece o top de linha. ninguém sabe o destino dos desktops, laptops e servidores ainda.

http://www.techspot.com/news/46479-amd-to-shift-competitive-focus-away-from-intel-still-committed-to-x86.html

gpu só tá segura ainda acho que porque burrice tem limite, e como lá dá lucro, esse é o limite da burrice. ;)

Postado
Preço! Você acha que o Atom top de linha (se é que isso faz sentido) será barato?

É só olhar os preços desses CPUs e ver o desempenho de um C50 ou E350 relativo a um Atom dualcore de 1.6GHz para ver que os novos Atoms beirando os 2GHz tem preço semelhante, mais desempenho (especialmente sobre o C50) e TDP menor (especialmente sobre o E350).

Postado
Só agitando ainda mais: mantém x86, foca no q tem até abaixo do bobcat e esquece o top de linha. ninguém sabe o destino dos desktops, laptops e servidores ainda.

http://www.techspot.com/news/46479-amd-to-shift-competitive-focus-away-from-intel-still-committed-to-x86.html

gpu só tá segura ainda acho que porque burrice tem limite, e como lá dá lucro, esse é o limite da burrice. ;)

Eu penso assim...

o tal Top de linha da AMD já morreu desde Brisbane, o último suspiro foi Deneb, mesmo assim mal chaga nos Mainstream da Intel (i5-700).

O segmento Mainstream da AMD será atualizado para Trinity em 2012. GPU do Llano sobrou, (dispensa VGA off para qualquer jogo atual, com boa jogabilidade), GPU Trinity somará mais ainda e sua CPU (Piledriver) promete ser mais forte que o Entusiasta FX-4150, além de mesmo TDP, isso o die completo (CPU+GPU+PCI-E).

Se bem que, ainda gostaria de ver um FX num soquete G34 e placas-mãe robustas e mono soquete.:D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...