Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Sincaremente, espero que a AMD se redima e faça um bom processador nos moldes dos Phenons II, já nem precisa ser algo top, e sim algo bom.

A revisão B3 deve trazer clocks um pouquinho maiores no mesmo consumo (mas não espere muita coisa, apenas uns 200 a 300MHz).

O Piledriver deve trazer avanços um pouco mais significativos, um pouco mais de IPC e clocks maiores (embora ainda não se saiba quanto).

Até lá espera-se que o processo de 32nm melhore, permitindo clocks ainda maiores sem extrapolar no consumo.

Fora isso resta "rezar" para que o processo de 28nm seja muito bom (a AMD pretende fazer CPUs no mesmo processo 28nm Bulk High-K Metal Gate "SHP" que será usado para as placas de vídeo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vários sites como a Londritech e a TB Shop já tem os Zambezi para vender.

FX-4100 por R$285, FX-6100 por R$409,9 e FX-8120 por 530 Dilmas. Bem, o FX-8120 tá com preço de Core i5 e o 8150 não é tão convincente para bater a Sandy nessa encarnação 2500K. Fora o consumo maluco.

Quanto será que custará o 8150 em Dilmas? Vale lembrar que o 2600K custa lá pelos R$780.

A primeira coisa que fui ver quando pesquisei os preços dos processadores. Esses R$285 pelo FX-4100 me deixou intrigado. Mas depois da repercurssão ruim que esses processadores tiveram, me sinto até receoso de recomendar.

Sobre o 8150... totalmente fora do famigerado custo x benefício, já imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que fui ver quando pesquisei os preços dos processadores. Esses R$285 pelo FX-4100 me deixou intrigado. Mas depois da repercurssão ruim que esses processadores tiveram, me sinto até receoso de recomendar.

Sobre o 8150... totalmente fora do famigerado custo x benefício, já imagino.

Em jogos esse FX-4100 não é tão ruim. Normalmente ele perde para o Core i3 2300 / Phenom II 980. As vezes ele ganha, até com boa margem. Outras vezes ainda ele perde até da parte CPU do Llano.

O consumo dele não é bom. Melhor que os Phenom II, mas ainda assim muito acima até de processadores topo, como o i7 2700K. Em pico ele consumiu apenas 10W a menos que o i7 990X, pra ter ideia.

Em cenários como encoding e afins ele supera o Core i3 2120.

No fim não acho o FX-4100 um processador tão ruim, até por esse preço.

-

Acho que seria o caso de recomendá-lo caso o usuário em questão já tenha a MoBo.

Queria saber como ele se comporta naquelas AM3 que alegam ter suporte aos FX mas possuem chipsets antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em jogos esse FX-4100 não é tão ruim. Normalmente ele perde para o Core i3 2300 / Phenom II 980. As vezes ele ganha, até com boa margem. Outras vezes ainda ele perde até da parte CPU do Llano.

O consumo dele não é bom. Melhor que os Phenom II, mas ainda assim muito acima até de processadores topo, como o i7 2700K. Em pico ele consumiu apenas 10W a menos que o i7 990X, pra ter ideia.

Em cenários como encoding e afins ele supera o Core i3 2120.

No fim não acho o FX-4100 um processador tão ruim, até por esse preço.

Acho que seria o caso de recomendá-lo caso o usuário em questão já tenha a MoBo.

Queria saber como ele se comporta naquelas AM3 que alegam ter suporte aos FX mas possuem chipsets antigos.

É, a situação não é tão ruim mesmo não. Dá para recomendar, se for levar em conta o preço que um Phenom II 980 tem por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sincaremente, espero que a AMD se redima e faça um bom processador nos moldes dos Phenons II, já nem precisa ser algo top, e sim algo bom.

Concordo contigo plenamente, até mesmo porque para a AMD conseguir competir no segmento top agora vai demandar tempo e investimento (coisas que a AMD definitivamente não tem), ou esperar a Intel tropeçar em alguma arquitetura futura (coisa muito improvável, embora não impossível). Mas para mim, pelo menos, se a AMD conseguir lançar algo competitivo no mercado low, no mid e no "quase-high", já está de ótimo tamanho. Isso foi algo que o Phenom I B2 NÃO conseguiu, o B3 recuperou um pouco de terreno (mas não o suficiente) e o Phenom II conseguiu com sucesso. Quando comprei meus dois Phenom II eu já sabia que eles não batiam no Core i7 (Nehalem), mas eram ótimas opções que ofereciam o desempenho que eu precisava. Agora, os "FailX" estão numa situação complicada para podermos considerar sua compra ou recomendação. Na minha humilde opinião o que mais mata é o consumo elétrico e o turbo "faiado". Se a revisão B3 conseguir reverter pelo menos isso, acho que pode ser o pulo do gato para quem tem placas AM3(+) compatíveis e que desejem upgrades (especialmente o pessoal que tem Sempron ou Athlon II).

Em vários sites como a Londritech e a TB Shop já tem os Zambezi para vender.

FX-4100 por R$285, FX-6100 por R$409,9 e FX-8120 por 530 Dilmas. Bem, o FX-8120 tá com preço de Core i5 e o 8150 não é tão convincente para bater a Sandy nessa encarnação 2500K. Fora o consumo maluco.

Quanto será que custará o 8150 em Dilmas? Vale lembrar que o 2600K custa lá pelos R$780.

-

Sobre os Bulldozer, te digo que detesto esse conceito "Prescott moderninho", com clock, calor e consumo abusivo. Mas ao menos o design das caixas tá uma gracinha hahahah.

Se alguém comprar um, não quer me dar a caixa pra eu colocar no quarto?

Eu também detesto esse conceito "Prescott moderninho" e foi por isso que bati inúmeras vezes na tecla de que deveria sim vir com IPC no mínimo 1% melhor que o do Phenom II de mesmo núcleo (e não interessa a mim o fato de o núcleo do Bulldozer ser capado, pois se a AMD está anunciando um "octa-core", ela tem sim a obrigação de oferecer a performance de um; se a performance é de um "quad turbinado" - muito mal turbinado, diga-se de passagem - deveria anunciar o processador como se fosse um "quad-core" com alguma tecnologia concorrente do HT da Intel, o que melhoraria o marketing do mesmo).

E eu também sou fã dessas caixas e do adesivo "AMD Unlock FX". Dá uma sensação de imponência, né? Pena não corresponder a realidade. Quem sabe se tivesse sido lançado uns três anos atrás, a impressão seria outra, né?

Fala sério, te dar a caixinha? Atualmente eu compraria ele exatamente pelas caixinhas uaheuahaeuhaeuea :wub:

Mais um para o time! Mas eu queria também o adesivo supracitado! :D

A revisão B3 deve trazer clocks um pouquinho maiores no mesmo consumo (mas não espere muita coisa, apenas uns 200 a 300MHz).

O Piledriver deve trazer avanços um pouco mais significativos, um pouco mais de IPC e clocks maiores (embora ainda não se saiba quanto).

Até lá espera-se que o processo de 32nm melhore, permitindo clocks ainda maiores sem extrapolar no consumo.

Fora isso resta "rezar" para que o processo de 28nm seja muito bom (a AMD pretende fazer CPUs no mesmo processo 28nm Bulk High-K Metal Gate "SHP" que será usado para as placas de vídeo).

Já estou rezando, acendendo velas (de tudo quanto é cor), marcando missa e fazendo "trabalhos" para ver se resolve alguma coisa! KKK! Brincadeirinha. :P

A primeira coisa que fui ver quando pesquisei os preços dos processadores. Esses R$285 pelo FX-4100 me deixou intrigado. Mas depois da repercurssão ruim que esses processadores tiveram, me sinto até receoso de recomendar.

Sobre o 8150... totalmente fora do famigerado custo x benefício, já imagino.

Para um preço de lançamento, ainda mais de um processador com clock tão alto, não deixa de ser interessante. Só não consigo recomendá-lo por conta do consumo exagerado. E vejo o pessoal comparando-o com o Phenom II X4 980 BE. Não é justa essa comparação, pois o Phenom II X4 980 BE custa mais de 400 reais, então o justo seria pegar esse FX-4100 e comparar com o Phenom II X4 955 BE, que está nessa faixa de preço (280 reais). E os Core i3 "Sandy" em muitos lugares custam mais de 300 reais, então seria bom pegar os Pentium G mais caros para comparar também. Acho que analisando esse cenário, o FX-4100 pode ser uma opção (especialmente se sair na revisão B3 com turbo consertado). Já o FX-8150 só é opção para fanboy cego. Sem base.

Em jogos esse FX-4100 não é tão ruim. Normalmente ele perde para o Core i3 2300 / Phenom II 980. As vezes ele ganha, até com boa margem. Outras vezes ainda ele perde até da parte CPU do Llano.

O consumo dele não é bom. Melhor que os Phenom II, mas ainda assim muito acima até de processadores topo, como o i7 2700K. Em pico ele consumiu apenas 10W a menos que o i7 990X, pra ter ideia.

Em cenários como encoding e afins ele supera o Core i3 2120.

No fim não acho o FX-4100 um processador tão ruim, até por esse preço.

-

Acho que seria o caso de recomendá-lo caso o usuário em questão já tenha a MoBo.

Queria saber como ele se comporta naquelas AM3 que alegam ter suporte aos FX mas possuem chipsets antigos.

Exatamente assim que penso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em quase tudo, Pist.

Mas só citei a comparação com o Phenom II 980 pois os desempenhos se parecem, para ter margem mesmo.

Agora, os i3 SB são R$300 em lugares caros. Nos mesmo sites onde peguei os preços desse Zambezi não passa de R$260. Antes da loucura do dólar, R$230;

E ainda tem o contra da placa mãe da plataforma FX. Até por isso fiquei me perguntando se usar uma MoBo AM3 com suporte ao Zambezi serviria, mas ainda não vi testes mostrando se há perda ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em quase tudo, Pist.

Mas só citei a comparação com o Phenom II 980 pois os desempenhos se parecem, para ter margem mesmo.

Agora, os i3 SB são R$300 em lugares caros. Nos mesmo sites onde peguei os preços desse Zambezi não passa de R$260. Antes da loucura do dólar, R$230;

E ainda tem o contra da placa mãe da plataforma FX. Até por isso fiquei me perguntando se usar uma MoBo AM3 com suporte ao Zambezi serviria, mas ainda não vi testes mostrando se há perda ou não.

Isso realmente é um mistério. Mas mais dia menos dia deve aparecer algum teste com essas placas. Só espero que não piore mais ainda o consumo elétrico, senão pode inviabilizar de vez os upgrades.

Se o preço lá fora não está bom, aqui também não vai estar, muito menos com os atributos que os FX tem e que impressionam os desinformados.

Vai custar caro mesmo, pelo menos nesta primeira leva.

Acredito eu que com o amadurecimento do processo de 32nm, advento da revisão B3 e o fim dos estoques de Phenom II os preços devem cair gradativamente, assim como deve aumentar consideravelmente a disponibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

AZiebert, espero que esse processo saia muito bom e a AMD se redima, e como disse, no segmento entry e low, e talvez servidor, no top, que ela nem se meta por hora.

E atualizando alguns dados:

Também recebi o e-mail da AMD falando sobre os Opteron BDZ (6200 e 4200 series).

Já tem trator aqui, o FX-8500 está custando US$ 255.00 + 18% de IGV para lojistas. Eu até pensei em comprar quando vi que estava com o preço errado, estava custando US$ 50.00, mas não sei se me venderiam nesse preço rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AZiebert, espero que esse processo saia muito bom e a AMD se redima, e como disse, no segmento entry e low, e talvez servidor, no top, que ela nem se meta por hora.

E atualizando alguns dados:

Também recebi o e-mail da AMD falando sobre os Opteron BDZ (6200 e 4200 series).

Já tem trator aqui, o FX-8500 está custando US$ 255.00 + 18% de IGV para lojistas. Eu até pensei em comprar quando vi que estava com o preço errado, estava custando US$ 50.00, mas não sei se me venderiam nesse preço rss.

Nossa, por U$50,00 seria um ótimo negócio! Quase brinde de caixinha de cereal (embora esse título atualmente seja do Sempron 140). KKK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site TYechPowerUp fez uma pesquisa online para saber qual foi a maior Fail da temprada. Opções:

1- Sandy Bridge-E;

2- FX Bulldozer;

3- Politicos;

4- O programa de TV da Sarah Michelle Gellar ( a ex Buffy)

Resultado: Bulldozer.

http://www.techpowerup.com/155786/Bulldozer-Beats-Politicians-As-The-Biggest-Fail.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site TYechPowerUp fez uma pesquisa online para saber qual foi a maior Fail da temprada. Opções:

1- Sandy Bridge-E;

2- FX Bulldozer;

3- Politicos;

4- O programa de TV da Sarah Michelle Gellar ( a ex Buffy)

Resultado: Bulldozer.

http://www.techpowerup.com/155786/Bulldozer-Beats-Politicians-As-The-Biggest-Fail.html

Isso que dizer que não se esperavam nada dos demais concorrentes :wacko:

Já o BDZ era a salvação da lavoura, não só para a AMD, mas para todos os entusiastas, tanto azuis quanto verdes.

Contar com o Frango antes do Ovo é nisso que dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site TYechPowerUp fez uma pesquisa online para saber qual foi a maior Fail da temprada. Opções:

1- Sandy Bridge-E;

2- FX Bulldozer;

3- Politicos;

4- O programa de TV da Sarah Michelle Gellar ( a ex Buffy)

Resultado: Bulldozer.

http://www.techpowerup.com/155786/Bulldozer-Beats-Politicians-As-The-Biggest-Fail.html

Acho que, somente os americanos, são capazes disso. Eles em meio crise político-econômica e eles ainda dão mais importância ao fracasso do Bulldozer. São tapados mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site TYechPowerUp fez uma pesquisa online para saber qual foi a maior Fail da temprada. Opções:

1- Sandy Bridge-E;

2- FX Bulldozer;

3- Politicos;

4- O programa de TV da Sarah Michelle Gellar ( a ex Buffy)

Resultado: Bulldozer.

http://www.techpowerup.com/155786/Bulldozer-Beats-Politicians-As-The-Biggest-Fail.html

Nossa! Nada a ver comparar o Bulldozer com programa de TV tosco e políticos. Tenso isso aí. ¬¬

Eu ainda rezo para a revisão B3 pelo menos "consertar" o processador. O que mais mata no Bulldozer não é ele perder para a Sandy, mas sim ter um turbo bugado, que atrapalha a já nada interessante performance e o consumo elétrico exagerado. Essas duas coisas acho (pelo menos espero, né?) que a revisão B3 pode resolver ou pelo menos amenizar.

Alguém aí sabe para quando está previsa a revisão B3 e o modelo AMD FX-8170?

Acho que, somente os americanos, são capazes disso. Eles em meio crise político-econômica e eles ainda dão mais importância ao fracasso do Bulldozer. São tapados mesmo!

Fala sério! Achei isso de comparar processador com políticos e programa de TV muito ridículo e sem nexo. É a mesma coisa que comparar sorvete com roupa, por exemplo. ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa enquete tava no site a 200 anos, foi criado quando o BDZ atrasou a primeira vez... e se me recordo bem ele virou em cima dos políticos. :D

EDIT: Lol, tem até um gráfico de votos por dia, explicado.

Fala se esse povo não é para lá de desocupado? O que uma enquete sem noção como essa acrescenta de interessante? Tudo bem que eu concordo que o Bulldozer foi um "fail" completo. Além de tudo não tem nem disponibilidade no mercado! Mas se é para fazer uma enquete, uma comparação, tem que comparar com outras coisas do ramo, tipo o lançamento do VIA Nano Quad-Core (foi esse ano, né?), do Atom de 32nm, a Sandy com seu chipset rev. B2 (que deu dor-de-cabeça para algumas pessoas), etc. Agora, comparar com políticos e programa de TV? Sem comentários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parem todas as máquinas. Tirem as crianças da sala. Sentem-se e respirem fundo.

http://www.chw.net/2011/11/amd-pretende-enfocarse-en-chip-para-moviles-y-alejarse-de-la-competencia-con-intel/

Ao parecer, em fevereiro teremos mais notícias, mas por hora, o rumor da notícia é que a AMD vai desistir de lutar com a Intel e vai se concentrar em plataformas móveis e telefonia.

Como fã e cliente não gostaria que acontecesse isso, pois pela notícia, dá a entender que a AMD vai meio que abandonar a fabricação de processadores, ao menos os de alto desempenho, e vai se dedicar só ao mercado de móveis.

Um colega a um tempo atrás falou que a AMD deveria abandonar o segmento de alto desempenho, já que não conseguiria acompanhar a Intel, e com essa notícia, faz mais sentido.

Muitos engenheiros se foram, muitos cortes aconteceram e vão acontecer, a AMD tem que levantar o valor das ações e tudo mais, mas a concorrência vai para o brejo se isso for verdadeiro, vamos ver a Viaficação da AMD, ou a Transmetização da mesma :(

Isso tudo é mera deliberação minha com base na notícia do CHW.net.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Péssima notícia Eriberto, mas.... com os novos rumores sobre os Ivy, cara AMD ta num beco sem saída, o complicado mesmo é que o lance de telefonia, já ta uma uma briga de cachorro grande, Qualcomm, Nvidia, TI, Samsung, e por ai vai, o legal para a AMD é que ela pode rivalizar com a Nvidia por causa das soluções gráfica (minha opnião), mas... deixar a Intel sozinha para o mercado de alto desempenho não vai nada bom para os usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ela focar-se não significa abandonar complemetamente. Os projetos para o Grand Fusion continuam de pé... mas por hora, não tem como concorrer mesmo...

Por enquanto os caminhos para o Grand Fusion são muito longos, há muito o que percorrer e, provavelmente, mesmo que o trabalho desenvolvido pela AMD seja excelente, dificilmente conseguirão produzir um processador que consiga ser eficiente e competitivo em programas não-otimizados e nos otimizados ao mesmo tempo (como foram os Athlon64, diga-se de passagem).

Assim sendo, também acho acertado focar nesse mercado, o qual pode oferecer maior lucratividade e trazer conhecimento suficiente para aplicação no mercado Desktop no futuro. Em outras palavras, no mercado móvel a AMD tem bons produtos, concorrentes no mesmo patamar de desenvolvimento e que, a exceção da nVidia, não têm muito mais a oferecer senão o melhoramento do que já têm.

O que falta à AMD é competência: planejar, projetar, executar, tudo dentro do prazo. Quem sabe se, focando um setor, conseguem cumprir esse conjunto de tarefas? Aí a coisa vai pra frente, não precisa nem fazer frente à Intel que suas ações vão valorizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!