Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo


blitzkrieger_

Posts recomendados

aí galera,

preciso de uma fonte de no mínimo 500w para usar com uma ATI RADEON HD 4870. Eu quero comprar uma fonte, mas como eu faço pra saber se a potência que a fonte indica é verdadeira? Também tenho um estabilizador TS SHARA de 350 Va e não sei se ele aguenta a fonte. Por favor me dêem uma dica.

Meu Sistema: ASUS M2NPV-VM, 4GB DDR2 800, HD SAMSUNG 1TB + dois drives de DVD.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
aí galera,

preciso de uma fonte de no mínimo 500w para usar com uma ATI RADEON HD 4870. Eu quero comprar uma fonte, mas como eu faço pra saber se a potência que a fonte indica é verdadeira? Também tenho um estabilizador TS SHARA de 350 Va e não sei se ele aguenta a fonte. Por favor me dêem uma dica.

Meu Sistema: ASUS M2NPV-VM, 4GB DDR2 800, HD SAMSUNG 1TB + dois drives de DVD.

valeu.

Essa sua config, que interessantemente não tem CPU, mesmo que a tenha e seja um Athlon 64 X2 Brisbane 3000 MHz, vai chegar perto de 290 Watts de demanda, se equipada com uma HD4870. Para alimentar essa config com segurança, uma boa fonte de 400 Watts, como o modelo OCZ400SXS dá e sobra. Para saber a real potência útil da fonte leia isso daqui: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Quanto ao estabilizador, aposente-o. É o melhor negócio a fazer..

Se tua config vai demandar 290 Watts e teu Monitor mais uns 40 Watts , esses 290 Watts de pico aparecerão como demanda para o estabilizador em 290/0,8 = 362 Watts, se aplicada a (in)eficiência de uma fonte boa, que somados aos 40 do monitor chegam aos 402 Watts, que se transformados em VA, podem alcançar 402/0,65 = 618 VA. Queres botar é fogo no teu estabilizador de 350VA.

Estabilizador não vai te ajudar em nada. Adote uma fonte boa, com PFC ativo na entrada,

Veja o que o PFC ativo na entrada pode fazer com a variação da tensão de entrada, a oscilação dessa tensão: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Além disso veja a "ajuda" que o estabilizador pode dar a sua fonte : Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma HD 4870 como pode ver na minha assinatura. O que posso dizer é que na caixa dele, vem com requisito um fonte de 500W. Acabei comprando uma de 620W. Acho 400W pouco, o mínimo seria uma de 500W mesmo.

Sinceramente fiz eletrônica, e sei que há muita teoria, como em tudo, mas estou usando um estabilizador SMS 300VA no micro descrito na minha assinatura, fica ligado praticamente 24h e nunca tive problemas.

Marcas indicadas de fonte: SevenTeam, Thermaltake e Zalman, sendo que esta última é muito cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho uma HD 4870 como pode ver na minha assinatura. O que posso dizer é que na caixa dele, vem com requisito um fonte de 500W. Acabei comprando uma de 620W. Acho 400W pouco, o mínimo seria uma de 500W mesmo.

Sinceramente fiz eletrônica, e sei que há muita teoria, como em tudo, mas estou usando um estabilizador SMS 300VA no micro descrito na minha assinatura, fica ligado praticamente 24h e nunca tive problemas.

Marcas indicadas de fonte: SevenTeam, Thermaltake e Zalman, sendo que esta última é muito cara.

Inicialmente uma HD 4870 demanda uma potência de 130 Watts somente, como pode ser visto abaixo, direto da xBitLabs, isso no pico do pico de sua exigência..

GTX27528526048904870.jpg

Mas essa sua errônea interpretação da real necessidade estampada na caixa do fabricante tem razão de ser, na maioria das vezes erro absoluto de interpretação, e isso explico nesse tópico: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Se fizeste eletrônica e não aprendeste o conceito básico de que uma fonte de 620 Watts, se aplicada sua (in)eficiência de digamos 80%, representará uma carga para quem precede a mesma da ordem de 620W/0,80 = 775 Watts, e se essa fonte porventura não tiver PFC ativo (o que acho difícil, pois fontes com essa potência quase que obrigatoriamente devem ter esse recurso) dizia, se a fonte não tiver PFC ativo, seu FP (fator de potência será o FP natural, da ordem de 65%).

Desse modo a transformação da potência em Watts (potência útil) em potência aparente (VA) se dará dessa forma:

Potência aparente que a fonte sem PFC ativo representará de carga para quem a preceder será de 775W/0,65 = 1.192 VA

Ai é que eu digo caro colega, se não aprendeste em eletrônica que não deves jogar uma carga de 1.192VA em cima de um pobre estabilizador capaz de oferecer somente 300VA, então nesse caso não sei não.. Quem sabe uma outra técnica, mecânica, arqueologia, botânica...

Sei levei tudo ao extremo. Sua fonte jamais vai oferecer ao seu PC 620 Watts, e sei que até mesmo por segurança adotaste a mesma com potência mais elevada..

Então vejamos o melhor dos mundos...

- Sua config não demanda tanto assim;

- Sua fonte tem eficiência de 80%;

- Sua fonte conta com PFC ativo...

Calculemos então a máxima potência que seu estabilizador, dentro de suas características nominais, vai deixar passar sem se aquecer feito um doido, sem correr o risco de pegar fogo...

300 VA é a potência aparente dele;

Saquemos fora o consumo de seu monitor, presumidamente de 40 VA.

Só restam para o estabilizador 300-40 = 260 VA.

Saquemos fora o custo cobrado pela fonte (lembre-se que a mesma tem uma eficiência de 80% por suposição)

Se o estabilizador puder oferecer a fonte somente 260 VA, essa fonte em função de sua eficiência somente poderá oferecer ao seu PC 260 VA x 0,80 = 208 VA...

Daria ainda para transformar isso dai em Watts, pelo fator de potência da fonte que, numa fonte de 620 Watts, deverá girar em torno dos 97% quando a mesma oferece 208 VA...

Desse modo o consumo máximo de seu PC, agora em Watts, seria de 208 VA x 0,97 = 202 Watts..

Agora as constatações:

Como disseste ai que tudo corre muito bem por ai, devo acreditar que essa seria realmente a máxima potência que seu PC exigiria da sua fonte, o que me parece totalmente crível...

Desse modo:

- Aquela balela da exigência de 500 Watts da caixa da placa de vídeo cai por água abaixo, como já havia lhe dito lá no início;

- Sua ideia de comprar uma fonte capaz de entregar 620 Watts não é realmente a melhor ideia do mundo, visto que se tudo vai bem ai, essa sua config mal demanda 200 Watts. Armazenaste teu dinheiro dentro da fonte sob a forma de promessa de capacidade de entrega de energia, dificilmente pedida por tua config mesmo se fizeres um Cross Fire ai com duas dessas placas de vídeo.. Uma fonte mais forte 3 vezes que a exigência da config não vai melhorar nem um pouco a performance da mesma nem tampouco representará um aumento, uma sobrevida, dessa fonte. Mas como cada um coloca seu dinheiro aonde bem entender, me abstenho de criticar, mas sim só constato...

No meu modesto parecer tens ai dois investimentos não muito bem aproveitados;

- Uma fonte 3 vezes maior que a necessidade de sua config;

- O curso de eletrônica, que não foi capaz de lhe abrir os olhos que um estabilizador de 300VA só vai conseguir deixar sua fonte de 620 Watts entregar 200 Watts ao seu PC. O restante se é que está fornecendo, será completamente fora das características elétrica desse estabilizador, o que seria muito fácil de notar pelo seu excessivo aquecimento... Claro que essa hipótese descarto totalmente, acreditando piamente em suas palavras:

"estou usando um estabilizador SMS 300VA no micro descrito na minha assinatura, fica ligado praticamente 24h e nunca tive problemas."

Desculpa a sinceridade. Não se trata de ofensa pessoal, longe de mim isso dai. Tenho por você o maior respeito. Só que levantaste uma bola na área, que ficou impossível de não chutar. Penso ser interessante para você mesmo pensar um pouco sobre o que te falei.

Respeitoso abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrsrs

Pessoal, não estou dizendo que não entendo estas coisas, eu sei a M que estou fazendo. O que eu quis mostrar é que fiz e está funcionando. Só isso. Minha fonte tem o PFC ativo. Na época que comprei a diferença de preço de uma de 500W para a de 620W era pequena. E pelo que pesquisei a de 620W tinha uma eficiência melhor e 2 conectores PCI Express, era mais confiável, já a de 500W tinha somente 1 conector de alimentação extra PCI Express. (Bom, foi o que me disseram aqui no próprio fórum)

A placa HD4870 tem 2 alimentações extra.

Não estou aqui para condenar ninguém, só isso, preferi comprar uma fonte mais alta, até por que vou comprar um Core 2 Quad. Tinha uma Gamer de 700W, aff

Para finalizar, concordo que não há necessidade de comprar uma fonte de 620W, mas em compensação de nada adianta comprar uma fonte de 500W VCOM, GoldShip ou WiseCase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
rsrsrs

Pessoal, não estou dizendo que não entendo estas coisas, eu sei a M que estou fazendo. O que eu quis mostrar é que fiz e está funcionando. Só isso. Minha fonte tem o PFC ativo. Na época que comprei a diferença de preço de uma de 500W para a de 620W era pequena. E pelo que pesquisei a de 620W tinha uma eficiência melhor e 2 conectores PCI Express, era mais confiável, já a de 500W tinha somente 1 conector de alimentação extra PCI Express. (Bom, foi o que me disseram aqui no próprio fórum)

A placa HD4870 tem 2 alimentações extra.

Não estou aqui para condenar ninguém, só isso, preferi comprar uma fonte mais alta, até por que vou comprar um Core 2 Quad. Tinha uma Gamer de 700W, aff

Pior é que a bronca, se é que existe, não é por causa de você ter comprado uma fonte de 620 Watts, nem tampouco por você sugerir tamanha fonte, para que o autor do tópico atente para não comprar porcaria, como aliás você já fez, naqueles 700 Watts da Gamer...

A bronca está no uso de um estabilizador de 300 VA com uma fonte de 600 Watts. Isso dai não tem maneira de casar, e aliás, se cursaste eletrônica deverias saber, estabilizador no máximo deverá ajudar a abreviar a vida dessa sua fonte dai.. E isso não é praga rogada a você não. É constatação, é eletrônica pura..

O estabilizador não serve, não ajuda em nada, absolutamente nada, e ainda atrapalha a vida da tua fonte, além de aquecer, botar energia fora, e, coloque a mão nele para ver, corre o risco de pegar fogo ai...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que a bronca, se é que existe, não é por causa de você ter comprado uma fonte de 620 Watts, nem tampouco por você sugerir tamanha fonte, para que o autor do tópico atente para não comprar porcaria, como aliás você já fez, naqueles 700 Watts da Gamer...

A bronca está no uso de um estabilizador de 300 VA com uma fonte de 600 Watts. Isso dai não tem maneira de casar, e aliás, se cursaste eletrônica deverias saber, estabilizador no máximo deverá ajudar a abreviar a vida dessa sua fonte dai.. E isso não é praga rogada a você não. É constatação, é eletrônica pura..

O estabilizador não serve, não ajuda em nada, absolutamente nada, e ainda atrapalha a vida da tua fonte, além de aquecer, botar energia fora, e, coloque a mão nele para ver, corre o risco de pegar fogo ai...

Abraço...

Cara de verdade, eu sei, não está quente não.

Eu tenho um No-Break aqui de 600VA que não liga no meu computador, não tô com muito saco pra ver o por que. E não é defeito do No-Break, por que quando tinha a Gamer, ele funcionava. Já troquei o No-Break também, trabalho numa empresa que é Assistência Técnica Microsol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho é alguém que fez eletrônica, teimar em usar Estabilizador.

Não estou faltando com respeito, aliás, nem sou pessoa de fazer isso; Mas usar uma fonte que possui boa filtragem e PFC ativo descente, e botar um estabilizador, é praticamente anular todas proteções que o fabricante teve trabalho de por em sua fonte.

Estabilizador, é uma caixa de lixo, tá ali, só pra enfeite; o problema é que há pessoas que defendem com garras e dentes o uso do bicho.

Até eu, novo, nunca fiz nenhum curso de eletronica(mas penso em fazer), sei dos riscos em usar uma coisa dessa.

Enfim; Se usas o estabilizador apenas por ter várias tomadas, adote um bom filtro de linha ou regua de proteção.

os bons da APC mal custam 30~70 reais, e não são apenas extensões como os filtros vendidos por aí a 15~25 reais.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Enfim; Se usas o estabilizador apenas por ter várias tomadas, adote um bom filtro de linha ou regua de proteção.

os bons da APC mal custam 30~70 reais, e não são apenas extensões como os filtros vendidos por aí a 15~25 reais.

Abraço!

Disse tudo, uso somente por causa das tomadas e, para colocar aquelas réguas vagabundas, prefiro continuar como estou, é trocar 6 por meia dúzia.

Eu quero mesmo um No-Break, é disso que eu preciso, e vou providenciar de 1.2KVA. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sELLIg

o próprio Kronos 3 já de a solução:

Enfim; Se usas o estabilizador apenas por ter várias tomadas, adote um bom filtro de linha ou regua de proteção.

os bons da APC mal custam 30~70 reais

Caso na sua cidade seja 220V, pode pegar um desses dois:

- Clamper Computer Protection Pro (encontrado na atera)

- Upsai FHT 1200 (encontrado na videosonic)

E se for 110V, vá com as APC que o Kronos disse. (são encontrados na atera)

Só por curiosidade. Essa sua fonte é uma Seventeam?

Não lembro de nenhuma outra marca que tenha uma boa fonte de 620W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade. Essa sua fonte é uma Seventeam?

Não lembro de nenhuma outra marca que tenha uma boa fonte de 620W

É SevenTeam sim. Dê uma olhada na minha assinatura. Gosto muito da Thermaltake e Zalman, mas não sei se há um modelo de 620W. Também elas são bem mais caras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...