Ir ao conteúdo

Problemas com amplificador feito com TDA2004

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Galera é o seguinte, estou tendo problemas com um amplificador que fiz aqui em casa.

Quando ligo ele na minha fonte ATX ela gera muita interferencia, é muito ruido! quase não se ouve o som. Esta parecendo que é cooler da fonte porque quando ligo a fonte ela faz um barulho assim ahahuugafdhbasdhsbxcvsygdsvycyd, e quando desligo ela o ruido para por um instante e ai a fonte desliga.

Sera que é o cooler mesmo? já coloquei dois capacitores de 100N em paralelo com a alimentação, mas não adianta de nada, já coloquei o circuito dentro de um case de um modulo de som mas diminuiu bem pouco o ruido. (_( O que posso fazer para esse ruido parar?

Bom vou passar algumas coisas para o pessoal avaliar, o circuito é o mesmo do datasheet ( http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/166/378181_DS.pdf )mas com algumas modificações:

Os capacitores da saida do amp. foram substituidos por capacitores de 1000uf 16V (achei meio estranho os capacitores sugeridos serem de 10V)

R1 foi substituido por um de 100K, pois foi o mais proximo que consegui achar aqui em casa.

Os capacitores C5 e C7 são de 220uF mesmo mas são de 10V e não 3V.

C4 e C6 são de 16V e não de 10V

e os resistores R2 e R4 são de 1K e não 1k2.

Essa foram as modificações, sera que pode ser isso?

Ahh o alto falante é de 6 ohms, e o no datasheet só vi parametros com até 4 ohms, mas creio eu não ser esse o motivo do tremendo ruido.

Agradeço a quem ajudar!

Postado

O datasheet não fala de capacitor de 3V.

A regra geral é capacitor de tensão no mínimo 20% maior que a tensão de alimentação, por acaso em 12V precisa capacitor de 16V, que é 3V a mais que a alimentação.

Se você está usando a fonte fornecendo 12V, tem que colocar capacitores de 16V (ou mais).

O ruído sempre está presente com fonte chaveada, fonte de PC gera mais ruído que outras fontes menores, então precisa mais filtragem mesmo, pode usar um filtro LC, além de capacitor de maior valor acoplado a alimentação.

Filtro LC é filtro composto por bobina (L) em serie e capacitor © em paralelo, creio que pelo expectro bem largo de harmonicas e ruídos diversos que fonte de PC joga na saída, uma bobina só provavelmente não daria conta, imagino que 2 de 150uH, e 1 capacitor de 4700uF de baixa ESR (Como saber qual capacitor é de ESR baixa só olhando no datasheet, não estou falando que é fácil só estou dizendo o que a teoria pede).

Claro que de uma fonte pra outra (Outro modelo) o ruído sempre é diferente, e não dá pra afastar a possibilidade dessa fonte estar danificada (Capacitor de saída alterados, permitindo mais ripple, de quebra mais harmonicas e mais ruído).

===============

Edit:

Ops... o datasheet do link usa capacitor de 3V na entrada. Também não fala qual a VS recomendada pra isso, mas tenho certeza que com 12V de alimentação e capacitor de 10V desacoplando o alto-falante haverá um estalo de vez em quando. Nunca tinha reparado nesse detalhe da tensão sugerida dos capacitores, mas a prática diz que tensão de capacitor precisa ser maior que a tensão de alimentação (Exceto no capacitor de desacoplamento da entrada).

E agora que fui ver, ele fala, na página 8, de um filtro LC, bobina de 2mH e capacitor de 3000uF (Você só achará no mercado de 3300uF, sem problemas), mas não é pra filtrar ruído e sim spikes, mas é alguma referencia.

Postado

Oi Gustavo, o +12V das fontes ATX não são projetados para suprir alta corrente. Mas como seu alto-falante é de 6 Ohms deve ajudar a manter a corrente baixa.

Esse circuito tem ganho alto, e não pode diminuir abaixo de 26dB senão ele entra em oscilação.

O ruido pode sim ser do cooler, experimenta filtrar a alimentação do seu amplificador usando um filtro LC, tipo fazer um bom choke ( enrolar fio esmaltado em um núcleo ) , e colocar um capacitor de 1000 uF / 16 volts em paralelo com o seu amplificador.

Se não resolver, experimenta colocar uma blindagem , e liga ela no negativo ok ?

Outra coisa que voce pode fazer é colocar um filtro direto no cooler, é mais fácil .....

Paulo

Postado

O datasheet não fala de capacitor de 3V.

Fala sim cara, nos de 220uf bem perto da linha entre o capacitor e o pino do CI.

Quanto ao ruido, eu percebi mesmo que a fonte chaveada estava gerando bem mais ruidos, pois testei em uma fonte que construi e o ruido é bem menos, mas a fonte não aguenta "tocar" o amplificador.

Vou tentar fazer um filtro LC aqui para ver o que consigo, depois dou resposta.

Aphawk, mas sera que esse amplificador esta puxando tanta corrente assim?

E agora dando uma olhada no datasheet, tem alguma coisa relacionada sobre filtro LC também, no final da pagina. Vou traduzir para ver o que diz.

Muito obrigado!

Galera esse amplificador ta me deixando louco!

Com a fonte chaveada ta gerando muito ruido, a outra fonte não aguenta, ta fiz o filtro para a chaveada, diminuiu o ruido, mas não desapareceu, ai coloquei ele dentro de uma latinha e embrulhei de papel aluminio, primeiro testei com a fonte mais fraca, ruido 0, mas ai começou a falhar o som, pensei que fosse porque a fonte não estava aguentando, ta coloquei na chaveada e ai pronto, paro de pega.

Tirei ele da latinha testei e pegou, mas agora ta falhando muito, tipo, tu chi chi tu tuchi, +- desse jeito ai.

Mas vou deixar de lado esse amplificadore só mexer quando eu construir minha fonte mais potente.

Muuito obrigado pela ajuda de todos!

Moderador pode fechar o topico, quando eu estiver com minha fonte pronta e caso de algum problema, aviso-lhe para reabrir o topico, ok?

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!