Ir ao conteúdo

Alterar tensão da fonte de 110 para 220V.

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Queria saber se há como converter a tensão de 110 para 220V

A fonte é uma C206PSB que usa na entrada 120V e tem saída de 42V @ 4,5A, queria alterar ela para funcionar em 220V para não ter que usar um trafo que para mim é inviável.

Sei também que a versão para 220V é a C206PSE mas não encontrei nenhum componente diferente no layout de 'placa', não achei o diagrama elétrico delas.

OBS: A fonte foi tirada de uma Epson Stylus Color 600 e ja foi ligada acidentalmente em 220V e teve seu capacitor substituído.

Fotos:

Fonte na impressora.

Fonte depois de ligada em 220 (não se assuste se encontrar algo errado)

O esquema elétrico de ambas podem ser encontrados aqui.

Postado

voce teria que trocar alguns componentes para tensão maior,ja de cara o capacitor principal que não deve sair menos que uns R$20,00

• Membro VIP
Postado

Muitas vezes as fontes de alimentação são elaboradas para trabalhar em 220 Volts e para que trabalhem em 110 a fonte muda sua topologia de entrada perfazendo com seus dois eletrolíticos um dobrador de tensão. Nesses casos, todos caracterizados por ter dois capacitores eletrolíticos com tensão de isolação de 200 Volts, a alteração de 110 para 220 se dá simplesmente por tomar ou não o dobrador de tensão, com se pode ver aqui, em um exemplo:

Fonte-Entradacomdobradordetenso.jpg

Infelizmente o esquemático da fonte de sua printer não é desse tipo dai, e pelo jeito acho que terás que inclusive trocar componentes para acertar a condição para uma ou outra tensão de alimentação. Os esquemáticos das duas fontes estão no material que ai postaste, nas páginas 148 e 149, bem ao final do seguinte documento: http://www.feedroller.com/Store/Service%20Manual/Stylus%20Photo%20Service%20Manual.pdf

sob os títulos:

Figure A-9. C206PSB Board Circuit Diagram

Figure A-10. C206PSE Board Circuit Diagram

Não é uma tarefa simples mas também não é impossível..

Não é simplesmente trocar os capacitores... Note que até mesmo o transformador do chaveador não é o mesmo como não poderia deixar de ser...

Boa sorte...

Postado

Como essa fonte é chaveada,voce pode tentar o seguinte:

Coloque um diodo em série com a entrada AC,isso vai fazer a fonte receber a metade da tensão,isto é,se aplicar 220v,vai retificar para +-110 volts contínuo.Como a fonte é chaveada acho que vai funcionar,mas é um risco seu...

Agora eu acho que me confundí,voce que ligar 220v numa fonte de 110?

Postado

Olá, alguém pode dizer se a dica do vtrx funciona? Como ela vai cortar meia onda e passar 110V, creio que o valor do capacitor (220uF/200V) também vai tem que ser maior, tenho 1 cap de 470uF@200V e um de 680uF@200V.

Quanto a sua dúvida: é isso que eu queria, alterar essa fonte para ela funcionar em 220V ao invés de 110V. (Lembrando da tensão de pico: 110 * 1,41 = 155V)

OBS: Acho que a dica do diodo funciona, pois acho que qualquer aparelho AC funciona em dc (os que tem um retificador), pois a tensão contínua passa pela ponte retificadora e carrega o(s) capacitore(s) do mesmo jeito que a tensão alternada.

• Membro VIP
Postado
Como essa fonte é chaveada,voce pode tentar o seguinte:

Coloque um diodo em série com a entrada AC,isso vai fazer a fonte receber a metade da tensão,isto é,se aplicar 220v,vai retificar para +-110 volts contínuo.Como a fonte é chaveada acho que vai funcionar,mas é um risco seu...

Só funcionaria com diodo se ela trabalhasse com dobrador, pois neste caso, deixaria de dobrar... mas parece que não é o seu caso.

Postado

A ponte retificadora vai receber 110 v,e como é em onda completa,vai dar uma saída de 110v.

voce vai ter que dimensionar a corrente do diodo para que ele possa deixar passar uma corrente suficiente para a fonte funcionar perfeitamente.

Não é comum mais usar dobrador.Só testando mesmo.

Faça um teste,deixe no circuito apenas a ponte retificadora e o capacitor de 220µx200v.Ligue como falei e faça a medida de tensão no capacitor,aproveite ligue uma lampada de 110v x 25w e veja como fica o aquecimento da ponte.

O máximo que pode acontecer é queimar a lampada ou a ponte retificadora,que acho menos provavel.

• Membro VIP
Postado

A sugestão do colega vtrx somente conseguirá uma bela explosão da fonte, de seu capacitor. Nunca se esqueça que mesmo suprimindo metade dos semiciclos (com o uso do diodo), os que passarem, como são ciclos de tensão original de 220 volts, terão a tensão de pico em 220 x raíz de dois = 220 x 1,41 = 311 Volts, fazendo com que o capacitor eletrolítico de 200 Volts de isolação levante voo... A fumaça será bonita..

Nem pense em somente trocar o capacitor para um que aguente 400 Volts pois a questão é que a relação do transformador é diferente, são diferentes transformadores do chaveador.

Um deles para trabalhar com CC de 120 x 1,41 = 170 VCC e outro para trabalhar no primário com 220 x 1,41 = 310 VCC

Abraço...

Postado

Bom, acho que é mais fácil comprar um trafinho de 220 para 110, custa R$4,00, mas tenho medo de usar um desses. :wacko:

Colega faller, não sei se você olhou as fotos que tem na 1ª mensagem do tópico, especialmente a 2ª foto.

Agora estou sem saída, pois um anulou a resposta do outro. Aguardo dicas.

• Membro VIP
Postado
Bom, acho que é mais fácil comprar um trafinho de 220 para 110, custa R$4,00, mas tenho medo de usar um desses. :wacko:

Colega faller, não sei se você olhou as fotos que tem na 1ª mensagem do tópico, especialmente a 2ª foto.

Agora estou sem saída, pois um anulou a resposta do outro. Aguardo dicas.

Sim olhei as duas fotos e não sei o que de especial querias que eu visse. Seria aquele capacitor com uma vontade enorme de explodir??? Isso não revela nada de mais, somente o esperado, tanto ligando errado quanto na solução apresentada pelo colega vtrx

Quanto a alteração para 220 Volts, simples..

- Consiga com a revenda/distribuidora, um transformador modelo T1 PT64 para fontes de 220 Volts e substitua seu T1 PT63 da fonte de 110 Volts.

- Começam por ai os problemas. Substitua o eletrolítico.

- Substitua o transistor K2182 da fonte de 110 volts pelo K1603 da fonte de 220 Volts e substitua finalmente o saco... Não sei o seu, mas o meu chegou ao fim de olhar um esquemático e outro. Devem ter mais peças ai para trocar, mas isso é problema seu, como disse meu saco esgotou...

Não será simples fazer a alteração nesse tipo de topologia que a fonte usa.

Mas é possível sim fazê-la. Provável que sai mais cara que colocar um autotransformador.....

Abraço...

Postado

Não querendo desestimular o espírito eletrônico... mas... um autotrafo é a maneira mais simples de resolver isso mesmo.

Os autotransformadores chineses de vendidos com 50 ou 60W realmente é melhor não usar. Primeiro porque 60W é 20% do que essa fonte consumiria em full, segundo porque são autotrafos muito ruins mesmo, darão 100V as vezes (Ou 105, 110) e irão derreter em uso contínuo, e terceiro porque de "50VA" eles só tem a etiqueta mesmo, dão conta de muito menos.

Mas existem bons fabricantes nacionais de autotransformadores decentes, tem por exemplo de 300VA a R$ 40.

A solução eletronica nesse caso seria fazer um 'transformador eletrônico', com Diac, pra ter 180V DC efetivamente, é meio trabalhoso a parte da dissipação (Igual dimmer de chuveiro, o circuito é hyper-simples, o trabalho está em montar com fio da grossura do mundo de modo que não dê te eletrocute nem derreta tudo). Tem uns circuitinhos desse nalguns importados, uma vez abri o adaptador de plug e tensão que uma camera japonesa de 100V tinha, achando que ia ter só um diodo dentro, mas tinha um circuito desse com Diac, pequeno e simples,mas eram acho que 50VA que a camera consumia, nesse aí são imagino uns 220W, mas como existe o porém chamado "sabe lá que FP isso tem" considere o uso de trafo de 300VA (E também pelo rendimendo da fonte (65%, provavelmente), se tiver autotrafo de de 400VA melhor).

Postado

OK, valeu pela força, tambem acho um autotrafo a melhor solução, pois além da fonte, posso ligar outras coisas que são 110V, além do mais, vou montar minha oficina, então vai ter grande utilidade.

Quanto aos trafos chineses, já abri um também e vi o trafo todo derretido, por isso disse que nao tinha coragem de usar um desses.

Vou ver segunda o preço de um autotrafo aqui nas lojas de eletrônica.

Também vou pesquisar sobre o autotrafo com diac para conhecimento.

Obrigado.

Postado

Só pra não dar margem pra dúvidas, não é "autotrafo com diac", é um redutor de tensão por isso ganhou o nome de "transformador eletrônico" (Faz o mesmo papel que um transformador, ou seja, altera a tensão... desde que seja pra menos...), mas não tem trafo no circuito, menos ainda um autotrafo... tem só o nome, mas etimologia é estudo teorico, não pratico ("Embarque" é é em aeronave, navio ou automovel e não apenas em barca, "Paraquedas" não para a queda efetivamente e sim reduz a velocidade, "Bateria" seria a associação de mais de uma pilha mas celular só tem uma celula/pilha na sua 'bateria', "eletrônica" nada mais tem a ver com ambar amarelo, e por aí vai...)

Amanhã procuro meus alfarrabios no lab e mando aqui. Alias, vai Diac e Triac, e o Triac é quem faz o trabalho pesado mesmo.

• Membro VIP
Postado

Acho que um método que funcionaria seria fazendo um divisor de tensão capacitivo.

http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_07/divicapa.htm

Assim cada capacitor terá metade da tensão retificada depois da ponte. Mas terá que trocar os componentes logo na entrada que são para para 110 por outros para 220V.

20091129074058divcap.gif

O capacitor que vai adicionar deve ser igual a C11 e pode ter a mesma isolação de 200V, pois cada um só vai receber metade da tensão de pico. Sei que capacitores em série terão uma capacitância total equivalente a metade, mas não estará usando esta capacitância equivalente, e sim somente a do capacitor em paralelo com a saída (me corrijam se estiver errado... pois meu forte não é capacitores e nem fontes).

Se alguém acha que não funciona, por favor explique os motivos, pois teoricamente é pra funcionar... mas como acordei agora, posso estar esquecendo algo...hehehe

• Membro VIP
Postado
Acho que um método que funcionaria seria fazendo um divisor de tensão capacitivo.

http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_07/divicapa.htm

Assim cada capacitor terá metade da tensão retificada depois da ponte. Mas terá que trocar os componentes logo na entrada que são para para 110 por outros para 220V.

20091129074058divcap.gif

O capacitor que vai adicionar deve ser igual a C11 e pode ter a mesma isolação de 200V, pois cada um só vai receber metade da tensão de pico. Sei que capacitores em série terão uma capacitância total equivalente a metade, mas não estará usando esta capacitância equivalente, e sim somente a do capacitor em paralelo com a saída (me corrijam se estiver errado... pois meu forte não é capacitores e nem fontes).

Se alguém acha que não funciona, por favor explique os motivos, pois teoricamente é pra funcionar... mas como acordei agora, posso estar esquecendo algo...hehehe

Numa análise muito simples dá para ver que esse circuito ficará desbalanceado uma vez que o capacitor de cima, aquele agregado por você soschip, não terá carregamento e o de baixo, o C11, terá como carregamento toda a etapa produtiva da fonte.

Assim a impedância do capacitor de cima será composta somente de sua reatância capacitiva e a impedância do capacitor de baixo pelo paralelo da reatância do C11 e pela impedância equivalente do circuito ativo da fonte (chaveador, transformador etc..).

A divisão vai se dar na prática não somente sobre a reatância capacitiva de ambos os capacitores, que sim seriam iguais e conformariam um divisor capacitivo , mas sim com as impedâncias dos mesmos, ficando a parte superior (somente o capacitor agregado) com uma impedância bem maior que o de baixo (paralelo do capacitor com a impedância representada pelo circuito chaveador).

Desse modo existirá a tendência de uma divisão desigual, ficando a maior parte da tensão sobre o capacitor de cima e a menor naquele da baixo..

Resultado o capacitor de cima irá explodir e o de baixo não terá toda a tensão de que necessita para tocar a fonte..

Pior ainda, não dá nem para tentar compensar isso dai no valor diferenciado do capacitor de cima pois a impedância de baixo ficará variável em função da variação de demanda da fonte..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Correto! Só haveria equilíbrio se as cargas em ambos os capacitores fosse exatamente iguais ou se não houvesse carga em nenhum dos 2...

Foi uma ideia maluca de quem acabou de acordar...hehehe

• Coordenador
Postado
Ok, mas eu nao tenho experiencia com dobradores de tensão, e não saberia utilizar ele. Dobrador de tensão não dobra a tensão? Tipo, 220 = 440, 110= 220 etc?
Sim! colega Alessandro!..., no seu caso o dobrador de tensão é exatamante o oposto do que você precisa!..., o colega felipe1 só entendeu errado a sua necessidade!...
  • Coordenador
Postado

Ôh! Colega felipe1!..., a necessidade do colega Alessandro é exatamente o oposto!, ele precisa reduzir a tensão da rede!....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...