Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de processador, PC ficou lento!!


Jorys

Posts recomendados

Bom, turma, espero que alguém possa ajudar-me no meu caso, pois é a 1ª vez que me deparo com a situação.

Eu tenho uma placa-mãe Gigabyte GA61VME-S2 (socket AM2), estava com o processador Athlon 64 3000+ (Single Core). Comprei o Athlon X2 5000+ (Dual Core) e só fiz colocá-lo na placa-mãe, que o suporta. Entrou no sistema operacional, uso o Seven Ultimate 64bit, ele detectou um novo hardware e pediu pra reiniciar, beleza. O caso intrigante foi que ao carregar alguns jogos, como: Call of Duty 4 MW, Call of Duty 5 WaW, Street Fighter IV, eles ficaram extremamente lentos dentro do jogo, não dá nem pra jogar, eles só ficam bem rápidos nos menus, o que com o A64 3000+ ficavam lentos também no menu dependendo da resolução. O CoD 4 MW eu jogava até bacana com o outro processador, mas fiquei frustrado ao ver os lags com o novo proc. Dual Core, quando eu esperava acelerar bem mais.

Eu uso uma placa de vídeo Geforce 8400 GS 512MB, sei que ela não é potente, mas conseguia jogar estes jogos e já percebia que o meu antigo processador era quem fazia o gargalo. Pensando em melhorar os FPS, ficou muito pior que o Single Core.

Fato que os jogos não ficaram velozes como pensei que fossem ficar, melhore que com o antigo processador. Agora com o PROTOTYPE, que era injogável no Single Core, ficou muito massa no AX2 5000+, bem rápido, assim como o RESIDENT EVIL 5 e DEAD SPACE, que ficaram bem rápidos.

Pessoal, eu não fiz nada ao instalar o novo processador, não reinstalei o Sist. Operacional. Quanto aos drivers, estavam todos atualizados, como o da placa de vídeo. Gostaria do apoio da turma para quem passou por tal situação ou com conhecimento mais técnico. Agradeço a força. Segue abaixo minha conf.

PM = Gigabyte GA61VME-S2

Proc. = Athlon X2 5000+

PV = Geforce 8400 GS 512MB

HD = Samsung 500GB SATAII

Mm = 3 GB DDR2 667MHz

SO = Windows Seven Ultimate 64bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que te faz pensar que ao trocar de processador uma reinstalação do sistema operacional se faz necessária?

A única coisa que eu recomendaria é dar um Clear CMOS.

Fala camarada! Bom, eu realmente não apliquei o CLEAR CMOS. você acredita que se eu carregar as configurações padrão da BIOS (Load Default Settings), deve funcionar?

Agradeço as informações dos colegas. Quem mais tiver sugestões, estou aberto para outras idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! Turma, eu não sei o que fazer. Olhem o que já fiz: dei um CLEAR CMOS, utilizei o AMD Dual Core Optimizer, continuou a mesma coisa. Resolvi fazer uma reinstalação do SEVEN, usando a opção UPGRADE. O jogo mais testado por mim foi o Call of Duty 4 MW, que continuou travando.

Resolvi reinstalar o CoD4 e agora ficou pior, ele não fica só engasgando, ele começa a carregar a 1ª fase (treinamento), aí congela, só consigo sair da tela fazendo troca rápida de usuário, quando chega nesta tela dos usuários, o som do jogo fica rolando por trás numa boa, sem engates, mas basta voltar para o usuário, entrar no jogo, ele corre só pouquinho e congela novamente, repeti isso várias vezes. Outros jogos que ficaram assim, foram: Street Fighter IV, CoD5 WAW, 007 Quantum of Solace.

Com o meu processador antigo, Athlon 64 3000+, até que rodava estes jogos, mesmo que lento, mas agora com o novo, nem isso. Um jogo pesado que não jogava nada com o processador antigo era o PROTOTYPE, mas agora, ele está numa boa. O RESIDENT EVIL 5 ficou massa também... não sei o que fazer...

Agora turma, um esclarecimento de vocês, para quem já passou por isso, como é a reação de uma placa-mãe quando se coloca um processador que ela não dê suporte, quando está com uma BIOS mais antiga? porque assim, estava vendo no site do fabricante de minha placa GA-61VME-S2, que ela dá suporte ao ATHLON X2 5000+, mas com a BIOS que tenho, F4, ela dá suporte para o processador com STEPPING G1, sendo que o processador que tenho tem STEPPING G2. Penso que se minha placa-mãe não desse suporte para este processador por causa de BIOS antiga, ele não deveria nem ligar. Mas o estranho que outros jogos estão rodando numa boa, o computador está rápido. o que vocês acham?

PS.: Desculpem-me pelo POST longo, mas estou preocupado. Agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
como é a reação de uma placa-mãe quando se coloca um processador que ela não dê suporte, quando está com uma BIOS mais antiga?

Não sei o comportamento se tratando de AMD, mas nos 2 casos que vi em que uma placa mãe não tinha suporte ao processador, ela não ligou de forma alguma.

1a caso: Minha gigabyte, quando comprei um E8400 e a bios não estava atualizada para esse processador. Tive de pegar um E2180 para poder ligar a placa mãe, atualizar e poder rodar o E8400.

2a caso: Uma placa mãe de notebook em que foi feito feito upgrade de processador e a mesma não suportava o step do processador, apenas uma versão mais antiga dele, nesse caso o notebook tb não chegou nem a ligar com o proc novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o comportamento se tratando de AMD, mas nos 2 casos que vi em que uma placa mãe não tinha suporte ao processador, ela não ligou de forma alguma.

1a caso: Minha gigabyte, quando comprei um E8400 e a bios não estava atualizada para esse processador. Tive de pegar um E2180 para poder ligar a placa mãe, atualizar e poder rodar o E8400.

2a caso: Uma placa mãe de notebook em que foi feito feito upgrade de processador e a mesma não suportava o step do processador, apenas uma versão mais antiga dele, nesse caso o notebook tb não chegou nem a ligar com o proc novo.

Obrigado pela sua colaboração, Engenheiro_ce. Imaginei isto, mas ainda estou intrigado porque alguns jogos que não rodavam bem ou nem rodavam, agora estão rodando muito bem e outros que eu já os jogava de forma razoável, agora estão injogáveis, ficam engasgando em qualquer fase... q stress!! Alguém mais poderia dar uma força aí, turma? Agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está usando alguma opção de redução de consumo de energia como o Cool N' Quiet da AMD ?

Alguns de meus jogos como Crysis, Street Fighter IV, Crysis Warhead travavam ou ficavam com os FPS lá em baixo enquanto eu estava usando a modo de economia (Cool N' Quiet) e o problema só paraou quando eu coloquei o meu processador em modo de Alto Desempenho, dai quando não jogo coloco de novo no modo de economia. Tenta fazer isso no seu PC e veja se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está usando alguma opção de redução de consumo de energia como o Cool N' Quiet da AMD ?

Alguns de meus jogos como Crysis, Street Fighter IV, Crysis Warhead travavam ou ficavam com os FPS lá em baixo enquanto eu estava usando a modo de economia (Cool N' Quiet) e o problema só paraou quando eu coloquei o meu processador em modo de Alto Desempenho, dai quando não jogo coloco de novo no modo de economia. Tenta fazer isso no seu PC e veja se melhora.

Olá, Rafasax! Obrigado pela dica. Realmente o COOL N´QUIET estava ativado no SETUP, o desativei, porém ainda ficou travando. No caso do CoD4 MW, ele entra no jogo e depois, não sei qual motivo, ele trava. Antes de travar, ele roda bem rápido por alguns segundos e depois trava. Deixo nesta tela e pressiono WIN KEY + L, para trocar de usuário, quando fica na tela de usuários, eu ouço todo o som do jogo rolando por trás da tela numa boa, sem engasgar, as personagens ficam falando numa boa, volto para a tela do jogo, ele fica rodando bem rápido por uns 5 segundos e engata novamente.

Amigo, Rafasax! Pensei seriamente que fosse resolver ao desabilitar o COOL N´QUIET já que estava habilitado. Em seu POST, você disse que desativou o CNQ e o problema só melhorou quando deixou o seu processador em modo de alto desempenho, isso é feito como? Ou pelo fato de ter desativado o CNQ, ele já fica em modo alto desempenho? Fico grato por qualquer esclarecimento e aguardo outras dicas dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, Rafasax! Obrigado pela dica. Realmente o COOL N´QUIET estava ativado no SETUP, o desativei, porém ainda ficou travando. No caso do CoD4 MW, ele entra no jogo e depois, não sei qual motivo, ele trava. Antes de travar, ele roda bem rápido por alguns segundos e depois trava. Deixo nesta tela e pressiono WIN KEY + L, para trocar de usuário, quando fica na tela de usuários, eu ouço todo o som do jogo rolando por trás da tela numa boa, sem engasgar, as personagens ficam falando numa boa, volto para a tela do jogo, ele fica rodando bem rápido por uns 5 segundos e engata novamente.

Amigo, Rafasax! Pensei seriamente que fosse resolver ao desabilitar o COOL N´QUIET já que estava habilitado. Em seu POST, você disse que desativou o CNQ e o problema só melhorou quando deixou o seu processador em modo de alto desempenho, isso é feito como? Ou pelo fato de ter desativado o CNQ, ele já fica em modo alto desempenho? Fico grato por qualquer esclarecimento e aguardo outras dicas dos amigos.

Olá amigo... por desencargo de consciência vou pedir para você fazer duas coisas:

1► Verifique se o cooler do processador está bem encaixado e monitore a temperatura... quando começar o travamento, reinicie o computador, entre na bios e olhe a temperatura por lá.

2► Pegue uma placa de vídeo emprestada, instale-a com o último driver e faça o teste. Pode ter casado a coincidência de ela estar com problema e piorando ainda mais (daí quando trocou o processador achou que era o mesmo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo... por desencargo de consciência vou pedir para você fazer duas coisas:

1► Verifique se o cooler do processador está bem encaixado e monitore a temperatura... quando começar o travamento, reinicie o computador, entre na bios e olhe a temperatura por lá.

2► Pegue uma placa de vídeo emprestada, instale-a com o último driver e faça o teste. Pode ter casado a coincidência de ela estar com problema e piorando ainda mais (daí quando trocou o processador achou que era o mesmo)...

Olá, amigo! Agradeço as dicas. Quanto ao aquecimento, eu já tinha observador e estava normal a temperatura, cerca de 52ºC. Bom, pessoal, resolvi formatar a unidade do Sistema, voltei a instalar o Windows Seven Ultimate 64bits, com ele cru, sem atualizações, instalei o COD4 MW e pra minha alegria, este jogo não travou mais, está rodando com o driver de vídeo nativo do SEVEN. Pois bem, quando instalei o Driver da NVIDIA 191.07 para Windows 7 64bits, entrei no jogo e aí, novamente começou a travar, desinstalei o driver da NVIDIA, reiniciei, voltei ao jogo e começou a rodar tranquilamente.

Interessante, é que eu já usava este driver com o antigo processador, agora estou baixando o driver 195.62, vou testar instalá-lo e verificar se trava novamente. Depois eu posto aqui o parecer. Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Rafasax! Pensei seriamente que fosse resolver ao desabilitar o COOL N´QUIET já que estava habilitado. Em seu POST, você disse que desativou o CNQ e o problema só melhorou quando deixou o seu processador em modo de alto desempenho, isso é feito como? Ou pelo fato de ter desativado o CNQ, ele já fica em modo alto desempenho? Fico grato por qualquer esclarecimento e aguardo outras dicas dos amigos.

Deu a entender que você usa o W7 Ultimate, então vá no painel de controle e depois em OPÇÕES DE ENERGIA, na janela que vai se abrir marque a opção ALTO DESEMPENHO, clique OK e veja se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do CDH, depois de alguns dias tentando resolver o problema de ter trocado o processador e o PC ter ficado lento, foi resolvido.

Primeiro, quero agradecer a todos que vieram contribuir, ajudar-me no caso. Bom, testei tudo o que foi colocado aqui, todas as idéias. Resolvi da seguinte forma: Formatei a unidade do Sistema. Com o PC cru, instalei logo o COD4 MW, game que mais testava e travava. O jogo rodou suave com o driver nativo do Windows Seven. porque fiz questão de colocar driver nativo do 7? porque ao instalar o driver da NVIDIA 191.xx, o jogo começou a dar os mesmos engates. Fiquei intrigado pois com o antigo processador já usava este driver.

Desinstalando o driver NVIDIA 191.XX, o jogo voltou a rodar tranquilamente com o driver do SEVEN. Fui ao site da NVIDIA e já havia um novo driver, 195.62 e para a minha felicidade todos os jogos voltaram a correr normalmente. Agora está tudo beleza!

PS.: Ao Rafasax, obrigado pelas dicas também, quando chegar em casa verificarei a questão do ALTO DESEMPENHO em OPÇÕES DE ENERGIA.

Mais uma vez, a todos, obrigado pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!