Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Bom dia!

Estou com uma dúvida cruel com essa placa-mãe..

Como faço para ativar o Dual Channel dela?

Já tentei por as minhas memórias no 1º e 3° slot, 2° e 4º, 1º e 2º e em nenhuma dessas opções ela funcionou como dual channel!

O que poderia ser? :(

Abraços! :lol:

1 e 2 ou 3 e 4, pra coloca em modo ganged ai tem q mexe na bios pior q agora não lembro onde é,essa semana eu vou liga ela pra faze uns testes e t digo exato onde é

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modo unganged ou ganged é setado automaticamente pela bios, nossa placa mãe não permite configurar manualmente, porém é possivel o ajuste atraves de um programa chamado: "CPU-Tweaker". (este programa terá de ser marcado para inicializar junto com o windows, para que as alterações tenham efeito)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modo unganged ou ganged é setado automaticamente pela bios, nossa placa mãe não permite configurar manualmente, porém é possivel o ajuste atraves de um programa chamado: "CPU-Tweaker". (este programa terá de ser marcado para inicializar junto com o windows, para que as alterações tenham efeito)

a M4a785td-M evo da pra coloca em ganged ou unganged sim, vou confirma o lugar correto,é q não to usando mais ela c não ja tinha postado onde é...vou liga ela aqui assim q chega um pc aqui,porque não vou desmonta o meu não..rsrs

mas da sim é certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tava vendoa respeito do vcore do meu athlon x3, e diz ser 1.425 o máximo, na bios o vcore está setado em auto, e não da para mudar para manual, queria diminuir um pouco porque pelo que entendi não precisa deixar ele no máximo que esquenta muito.

E no auto(com cool n quiet desativado) com o pc em idle o vcore fica nos 1.39- 1.44, o que parece ser no pico dele, então queria saber qual jeito de habilitar o modo manual do vcore da bios se tem jeito ou não, e como fazer um over de uns 8% nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ramon, consegui já, mas ficou a dúvida qual tensão seria ideal para esses athlon em stock, não acho informações definitivas da tensão dele, a amd diz suportar ate 1.425, mas nessa tensão ele aquece mais que o ideal e até perde desempenho em stock.

Vi comentários sobre deixar entre 1,3 até 1,375. To testando com 1,35 e até agora está estável e diminuiu a temperatura idle do cpu e vga por uns 4-5° cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora foi, eu achava que tinha também que mexer nas configurações ou algo do tipo para colocar. :lol:

Obrigado pela ajuda! ^_^

Precisando estamos ai mano.

Coloca em 1.30v e vai baixando até ele não ficar estavel, quando ele ficar instavel suba 0,05v e teste a estabilidade ficando estavel pode deixar dessa forma, o meu Phenom esta funcionando com 1.25v.

beleza Ramon?

Mais seu processador está em over mano?

Hoje consegui deixar assim, só não entendo muito sobre memorias, então não quase nada o que o programa esta descrevendo.

347ehpv.png.

Preciso de uma avaliação se está bom ou ruim. Já vi alguns fazendo com essa gskill memory latency na casa dos 40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisando estamos ai mano.

beleza Ramon?

Mais seu processador está em over mano?

Hoje consegui deixar assim, só não entendo muito sobre memorias, então não quase nada o que o programa esta descrevendo.

347ehpv.png.

Preciso de uma avaliação se está bom ou ruim. Já vi alguns fazendo com essa gskill memory latency na casa dos 40

Cara com tensão de 1.25v é para uso do processador em stock, em over a tensão vai para 1.44v.

Nos meus testes ficou assim

Leitura: 8Gb/s

Escrita: 6.6Gb/s

Cópia: 10Gb/s

Latência: 56.1ns

Configurações da memória e status do processador nas fotos abaixo

memoryjy.jpg

mobow.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera queria da um over no athlon x3, tipo de 2,9 para 3,1 ou 3,2, testei aumentando somente o fsb pra 210, foi pra 3050mhz, mas deixei o ht link em auto na bios e ele subiu pra 2,1ghz, sendo stock 2000mhz, nos review que vi subiram pra 3,6ghz-3,8ghz e o htlink ficou apenas 2040-2060, então quanto devo setar ele no meu over?

Desculpe as perguntas de iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os ocs que vocês tão tentando no CPU, quando vocês falam em tensão do cpu, vocês consideram o valor que vocês escolheram na bios, ou o valor de leitura, que é o valor que a placa mãe lê e mostra no "system information" e que o CPU-Z mostra no campo "Core Voltage" na aba "CPU"?

Pergunto porque existe uma diferença gritante entre ambos os valores. Meu vcore tava em auto e com clocks default, e notava que o vcore no CPU-Z ficava oscilando entre 1.24v e 1,47v. Fui setar manualmente em 1.4v o vcore, e o valor informado pelo CPU-Z tava batendo bem abaixo, chegava a bater abaixo dos 1v as vezes. Taquei 1.5v que pelo que lí já é um valor alto pra um phenom 2 x4 965 (1.4v stock aparentemente [C3], informações bem desencontradas na internet), e ele voltou a varia entre 1.24 e 1.47v.

Por dedução, ví que a mobo setava o vcore pra 1.5v ou aproximado quando trabalhando em auto. Por isso também que consegui subir o processador pra 200x 19 = 3800mhz sem problemas. Depois setei a tensão manualmente pra 1.4, e nada de conseguir o over de novo. Tive que chegar próximo dos 1.5v pra conseguir novamente os 200x19 estável no prime95.

A temperatura tá de boa, botei um cooler decente que em full load com overclock dá menos calor do que o stock sem over (stock full load SEM oc = 65ºC, Spire Eclipse II full load COM oc = 50ºC). Tenho informação de que o Phenom II x4 pode trampar sem risco maior à sua vida útil até a casa dos 62ºC (confere isso?), então estou de boa nos 50-52ºC. Se a temperatura se mantiver baixa, posso aumentar mais o Vcore, ou ele pode causar danos ao CPU mesmo se a temperatura tiver de boas?

ps: CPU fraco de oc esse phenom 2 hein :/

Outra questã; tem como setar o Command Rate das memo nessa bios? Não achei opção. Minha memo trabalha em 2T mas quando eu seto o 9-9-9-24 dela manualmente, a mobo taca 1T. Quando deixo todos os timmins em auto, normalmente vem 2T (11-11-11).

Mais uma: Tem como ver a tensão que a mobo tá usando nas memos, do mesmo jeito que a gente vê o Vcore? O CPU-Z não mostra nada, pelo menos eu não achei.

Agora uma mais básica, sou leigo no assunto; o que influencia no clock do "Bus Speed", do "HT Link" e do "NB"? O "HT link Frequency" eu fixei em 200mhz na bios, mas quando olhei no cpuZ tava em 220mhz, ele variou junto com a mudança do clock do cpu. O Bus Speed eu não tenho ideia do que que é e muito menos o que faz ele subir ou descer. O "NB" eu sei que é relativo à comunicação entre CPU e memo, e não sei mais nada. Também não sei o que faz ele variar, e se é bom ou ruim ter ele mais alto que o default.

Acontece que como não sei pra que servem esses valores, tento deixar eles em default e oc apenas o CPU e as memo, mas não consigo porque esses outros valores sobem também. Aí vai que eles que tão travando a mobo, e eu posso estar sendo limitados por eles e tal...

ps2: a respeito do modo ganged e unganged, tem como setar ele lá nas opções de northbridge da bios. Aqui eu colocava os 2 bancos de memória no slot 1 e 3 ou 2 e 4, porque tinham me falado que unganged era melhor e que tinha que setar assim pra funcionar. Aí que eu botei assim e ficava unganged single channel. Decidi testar mudar isso, coloquei as memos nos bancos 3 e 4, e ficou como dual channel E unganged. Testei no MaxxMEM2 e a velocidade de cópia da memória aumentaram em coisa de 35%. Leitura aumentou ~7% e escrita teve um aumento desprezível, A latência mudou coisa de uns 2%, variação desprezível.

Valeu a atenção, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os ocs que vocês tão tentando no CPU, quando vocês falam em tensão do cpu, vocês consideram o valor que vocês escolheram na bios, ou o valor de leitura, que é o valor que a placa mãe lê e mostra no "system information" e que o CPU-Z mostra no campo "Core Voltage" na aba "CPU"?

Pergunto porque existe uma diferença gritante entre ambos os valores. Meu vcore tava em auto e com clocks default, e notava que o vcore no CPU-Z ficava oscilando entre 1.24v e 1,47v. Fui setar manualmente em 1.4v o vcore, e o valor informado pelo CPU-Z tava batendo bem abaixo, chegava a bater abaixo dos 1v as vezes. Taquei 1.5v que pelo que lí já é um valor alto pra um phenom 2 x4 965 (1.4v stock aparentemente [C3], informações bem desencontradas na internet), e ele voltou a varia entre 1.24 e 1.47v.

Por dedução, ví que a mobo setava o vcore pra 1.5v ou aproximado quando trabalhando em auto. Por isso também que consegui subir o processador pra 200x 19 = 3800mhz sem problemas. Depois setei a tensão manualmente pra 1.4, e nada de conseguir o over de novo. Tive que chegar próximo dos 1.5v pra conseguir novamente os 200x19 estável no prime95.

A temperatura tá de boa, botei um cooler decente que em full load com overclock dá menos calor do que o stock sem over (stock full load SEM oc = 65ºC, Spire Eclipse II full load COM oc = 50ºC). Tenho informação de que o Phenom II x4 pode trampar sem risco maior à sua vida útil até a casa dos 62ºC (confere isso?), então estou de boa nos 50-52ºC. Se a temperatura se mantiver baixa, posso aumentar mais o Vcore, ou ele pode causar danos ao CPU mesmo se a temperatura tiver de boas?

ps: CPU fraco de oc esse phenom 2 hein :/

Outra questã; tem como setar o Command Rate das memo nessa bios? Não achei opção. Minha memo trabalha em 2T mas quando eu seto o 9-9-9-24 dela manualmente, a mobo taca 1T. Quando deixo todos os timmins em auto, normalmente vem 2T (11-11-11).

Mais uma: Tem como ver a tensão que a mobo tá usando nas memos, do mesmo jeito que a gente vê o Vcore? O CPU-Z não mostra nada, pelo menos eu não achei.

Agora uma mais básica, sou leigo no assunto; o que influencia no clock do "Bus Speed", do "HT Link" e do "NB"? O "HT link Frequency" eu fixei em 200mhz na bios, mas quando olhei no cpuZ tava em 220mhz, ele variou junto com a mudança do clock do cpu. O Bus Speed eu não tenho ideia do que que é e muito menos o que faz ele subir ou descer. O "NB" eu sei que é relativo à comunicação entre CPU e memo, e não sei mais nada. Também não sei o que faz ele variar, e se é bom ou ruim ter ele mais alto que o default.

Acontece que como não sei pra que servem esses valores, tento deixar eles em default e oc apenas o CPU e as memo, mas não consigo porque esses outros valores sobem também. Aí vai que eles que tão travando a mobo, e eu posso estar sendo limitados por eles e tal...

ps2: a respeito do modo ganged e unganged, tem como setar ele lá nas opções de northbridge da bios. Aqui eu colocava os 2 bancos de memória no slot 1 e 3 ou 2 e 4, porque tinham me falado que unganged era melhor e que tinha que setar assim pra funcionar. Aí que eu botei assim e ficava unganged single channel. Decidi testar mudar isso, coloquei as memos nos bancos 3 e 4, e ficou como dual channel E unganged. Testei no MaxxMEM2 e a velocidade de cópia da memória aumentaram em coisa de 35%. Leitura aumentou ~7% e escrita teve um aumento desprezível, A latência mudou coisa de uns 2%, variação desprezível.

Valeu a atenção, abraço.

Olá bom dia colega, sobre as voltagens em OC o pessoal refere-se aos valores obtidos provavelmente com o programa Asus Probe. Essa variação que você citou de 1.24 ~ 1.47v é porque na sua bios deve estar hablitado a função COOL 'N' QUIET' que visa economizar energia do processador em determinado momentos que não é exigido alta carga de processamento de dados.

O over que você fez alterando o multiplicador (x19) não há necessidade de subir a tensão. Usar as configurações na bios em AUTO para mim sempre foi muito duvidoso, então costumo deixar tudo configurado manualmente para evitar contratempos. Se você for manter o over de x19 recomendo você resetar sua bios e tentar novamente com 1.4v pois alta tensão + alto niveis de calor é um risco para vida do processador. Estas temperaturas que você esta analisando é da envoltório do processador (capa), você deve analisar a temperatura de núcleo que é bem mais alto que isto.

Outro fato é que não é tão vantajoso OC via mnultiplicador, alterando do HTT (antigo FSB) você obterá melhores resultados de performance, pois ai não é só o processador que irá trabalhar mais rápido, e sim o conjunto ao todo.

O command rate de nossa placa mãe como disse anteriormente é setado automaticamente, não há como modificar na bios. O que você pode estar fazendo é modificar via software no windows. Mas na minha opinião mexer com isso é trocar 6 por meia dúzia.

Quanto a tensão da memoria, volto a recomendar este programa: CPU-Tweaker é o otimo programa para trabalhar com a memória via windows (depois de analisado os melhores valores, você seta definitivamente as config. na bios manualmente).

A respeito do modo ganged e unganged é possivel ajuste via Bios (este tema já foi muito discutido aqui então não vou entrar em detalhes, utilize o sistema de busca do forum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei na duvida aqui, será que corro o risco de danificar minha maquina com essas mudanças? Pois consegui subir o NB para 2800 e esta indo muito bem.

Lembrando que a temperatura maxima alcançada rodando o prime small ffts foi de 54Cº(com sol bem quente na minha cidade) e 51Cº a noite.

CPU/HT 218

PCI 110

CPU MULTIPLIER 17.5X 3500

CPU/NB 13X

VCORE 1,38125V

VDDNB 1,36250V

VDDA 2,60

CLOCK MEMORY 800MHZ

LATENCIAS

7-8-7-4-20-30-6 tensão 1,65V

TCL-TRCD-TRP-TRAS-TRTP-TRC-TWR

2chm29s.png

2cgo3tu.png

nessas imagens o nb estava 2600 e agora subi para 2800

Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sai de um Phenom II pro combo da assinatura, tinha essa Placa Mãe, muito bom o combo, mas 3.6GHz é mais do que suficiente pro Phenom II, não tem ganhos acima disso, o certo é aumentar o NB que os ganhos são bem maiores, sai da agua suja pro Vinho mais caro do mundo, e eu achei que a diferença não era muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia colega, sobre as voltagens em OC o pessoal refere-se aos valores obtidos provavelmente com o programa Asus Probe. Essa variação que você citou de 1.24 ~ 1.47v é porque na sua bios deve estar hablitado a função COOL 'N' QUIET' que visa economizar energia do processador em determinado momentos que não é exigido alta carga de processamento de dados.

Não é o c&q, tá desligado. É uma variação autêntica da tensão indo pro vcore, lí que é bem comum e o ideal é se orientar pelo que tá dando na leitura das mobo (cpuz, a parte de heath status da bios) do que pelo valor que você setou.

O over que você fez alterando o multiplicador (x19) não há necessidade de subir a tensão. Usar as configurações na bios em AUTO para mim sempre foi muito duvidoso, então costumo deixar tudo configurado manualmente para evitar contratempos. Se você for manter o over de x19 recomendo você resetar sua bios e tentar novamente com 1.4v pois alta tensão + alto niveis de calor é um risco para vida do processador. Estas temperaturas que você esta analisando é da envoltório do processador (capa), você deve analisar a temperatura de núcleo que é bem mais alto que isto.

o x19 é só um teste pra ver até onde o processador ia com clock default (200), no over final não ficaria 19x mesmo não.

Outro fato é que não é tão vantajoso OC via mnultiplicador, alterando do HTT (antigo FSB) você obterá melhores resultados de performance, pois ai não é só o processador que irá trabalhar mais rápido, e sim o conjunto ao todo.

unhun, o x19 foi um teste como falei acima, ainda não tinha começado a mexer com memo.

O command rate de nossa placa mãe como disse anteriormente é setado automaticamente, não há como modificar na bios. O que você pode estar fazendo é modificar via software no windows. Mas na minha opinião mexer com isso é trocar 6 por meia dúzia.

Quanto a tensão da memoria, volto a recomendar este programa: CPU-Tweaker é o otimo programa para trabalhar com a memória via windows (depois de analisado os melhores valores, você seta definitivamente as config. na bios manualmente).

Só. não vou mexer com nada que ajuste com valores da BIOS pelo windows, mesmo que fosse só para testar os valores apropriados. Não tenho tanto saco, e o programa da ASUS que eu usei pra isso, ficava instável pra *******, travando o pc quando eu alterava as coisas (mesmo que eu diminuisse algum valor, o pc travava).

A respeito do modo ganged e unganged é possivel ajuste via Bios (este tema já foi muito discutido aqui então não vou entrar em detalhes, utilize o sistema de busca do forum).

Não perguntei nada a respeito do ganged e unganged, mas valeu a dica assim mesmo.

----------------

Meus testes:

HT frequency: não tenho a mínima ideia do pra que serve isso, já setei valores que iam de 1000mhz a 2660mhz e os resultados nos testes foram os mesmos.

NB frequency multiplier: multiplicador do northbridge, quanto mais alto a frequencia do NB maior a taxa de transferência entre mem e cpu, nos testes dá um up bom nas taxas.

Mais perguntas agora:

O ajustador de tensão do North Bridge atua no NB do CPU ou no NB da mobo?

Pra que serviria aumentar a tensão do southbridge?

Pra que serve o ht link exatamente?

O risco de danificar os equipamentos existe apenas quando eu subo a tensão de trabalho dos mesmos, se eu deixar as voltagens em default não tenho risco de danificar as peças? O máximo que acontece é o sistema ficar instável e travar ou não iniciar, mas a saúde dos equipamentos fica em ordem? Estou de olho na temperatura do CPU e está sob controle, mas não tenho acesso à leitura de calor do chipset, embora acredito que eles não esquente já que o trabalho do NB aparentemente está no CPU também.

Têm como me sugerir programas que rodem no Windows pra testar memo e cpu isoladamente, afim de ajudar a isolar o problema. Não quero ficar usando o memtest, queria rodar tudo no windows, e quando o Prime95 acusa erro eu não sei se foi por causa das memo, do hardware, do northbridge.

atualmente o melhor que consegui em termos de desempenho foi

clock 245, cpu 15.5x (3800mhz), NB 11x (2695mhz), mem 667 8-8-8-22 (1633mhz).

essa mem é uma gskill 1600 9-9-9-24, o cpuz disse que a 667 ela roda em 8-8-8-22, eu botei e foi, depois aumentei o clock e elas aguentaram com esses timmings até os 1633. Em 533 ela roda com 7-7-7-20, mas não dá pra subir muito o clock sob essas circunstancias, a memo mal chega a 1400 sem travar. Mesmo que você comece a subir os timmings. A memória não sobe muito em cada um dos seus multiplicadores, mesmo afrouxando os timmings.

---------

Todos as voltagens estão em default nesse over, testei subir as voltagens mas não consegui melhorar os clocks com isso, nem no cpu nem no nb nem nas memos.

a mem é essa aqui (2x2GB): http://www.gskill.com/products.php?index=222

Meio chato subir esses clocks, porque basicamente não adiant nada checar os limites individuais de cada componente.

você pode conseguir fazer a mem trabalhar a 2000mhz com um clock que iria ficar bom pro processador, você consegue fazer o NB trabalhar a quase 3000mhz com um clock que ficaria bom pra mem e pra cpu (12x245).

O cpu você não consegue passar dos 3900 de qualquer modo, você começa a ter que meter muita tensão extra pra pouco ganho em clock a partir de 3800-3900mhz, não vale a pena.

Mas aí quando você junta tudo que você averiguou isoladamente, o sistema simplesmente não fica estável, ou nem dispara. Vai saber porque. Aí o conjunto tem que ficar em valores bem abaixo dos que você conseguiu isoladamente.

valeu, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ajustador de tensão do North Bridge atua no NB do CPU ou no NB da mobo?

Ele atua no NB da mobo.

Pra que serviria aumentar a tensão do southbridge?

South bridge controla a controladora sata e os pci.

Pra que serve o ht link exatamente?

HT Link é a forma dos processadores AMD se "comunicarem" com outros componentes (leia-se VGA, Memorias, etc) obviamente, quanto maior melhor!

O risco de danificar os equipamentos existe apenas quando eu subo a tensão de trabalho dos mesmos, se eu deixar as voltagens em default não tenho risco de danificar as peças? O máximo que acontece é o sistema ficar instável e travar ou não iniciar, mas a saúde dos equipamentos fica em ordem? Estou de olho na temperatura do CPU e está sob controle, mas não tenho acesso à leitura de calor do chipset, embora acredito que eles não esquente já que o trabalho do NB aparentemente está no CPU também.

Se você manter instavel, dependendo do problema, com o tempo terá problemas. Quando mexer com voltagens, fica de olho na temperatura pois o alto calor + alta tensão danifica o componente. (o dedo é uma boa ferramenta para verificar; onde não tem como saber a temperatura)

Têm como me sugerir programas que rodem no Windows pra testar memo e cpu isoladamente, afim de ajudar a isolar o problema. Não quero ficar usando o memtest, queria rodar tudo no windows, e quando o Prime95 acusa erro eu não sei se foi por causa das memo, do hardware, do northbridge.

O certo é para testar a memoria usar o memtest. Caso haja algum erro, você deve verificar em qual passo de teste que ele apresentou defeito. Sabendo o numero do passo do teste, atraves deste link você saberá localizar o defeito: http://www.hardware.com.br/dicas/memtest86.html

Não havendo erro nos testes da memoria (o recomendado é deixar passar umas 2x) você deverá efetuar o teste de estabilidade do processador com alguns destes programas:

  • wPrime Versão 1.55
  • PCMark04
  • PCMark05
  • PCMArk Vantage

Identificar o problema exatamente é difícil, o ideal é isolando um a um.

atualmente o melhor que consegui em termos de desempenho foi

clock 245, cpu 15.5x (3800mhz), NB 11x (2695mhz), mem 667 8-8-8-22 (1633mhz).

Se ficou estavel, ta ficando bom!

essa mem é uma gskill 1600 9-9-9-24, o cpuz disse que a 667 ela roda em 8-8-8-22, eu botei e foi, depois aumentei o clock e elas aguentaram com esses timmings até os 1633. Em 533 ela roda com 7-7-7-20, mas não dá pra subir muito o clock sob essas circunstancias, a memo mal chega a 1400 sem travar. Mesmo que você comece a subir os timmings. A memória não sobe muito em cada um dos seus multiplicadores, mesmo afrouxando os timmings.

a mem é essa aqui (2x2GB): http://www.gskill.com/products.php?index=222

O ideal é você buscar mais infomações aqui no forum especificamente em um tópico sobre memorias. Lá o pessoal irá te orientar exatamente.

Meio chato subir esses clocks, porque basicamente não adiant nada checar os limites individuais de cada componente.

você pode conseguir fazer a mem trabalhar a 2000mhz com um clock que iria ficar bom pro processador, você consegue fazer o NB trabalhar a quase 3000mhz com um clock que ficaria bom pra mem e pra cpu (12x245).

O cpu você não consegue passar dos 3900 de qualquer modo, você começa a ter que meter muita tensão extra pra pouco ganho em clock a partir de 3800-3900mhz, não vale a pena.

Mas aí quando você junta tudo que você averiguou isoladamente, o sistema simplesmente não fica estável, ou nem dispara. Vai saber porque. Aí o conjunto tem que ficar em valores bem abaixo dos que você conseguiu isoladamente.

valeu, abraço.

Realmente é chato! Mais quem trabalha o over tem de saber o limite de cada componente para assim obter uma harmonia e consequentemente o melhor desempenho. Aqui neste topico você não consiguirá toda informação que precisa para o seu over, conselho ir para o topico de overclock assim como disse sobre as memorias. Lá o pessoal é experiente e técnico sobre o assunto. Qualquer outra duvida estamos ai pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara deu um problema aqui no meu over que não descobri solução, primeiro subi meu athlon de 2,9 pra 3.0 e funcionou normal, após isso tentei 3,1 e o pc teve queda de desempenho, fui procurar respostas e vi que estava tudo normal menos o pci-e que não consigo ver por software a sua frequência, deixei ele em auto na bios, mas dai pelo gpu-z vi que a opção do PCI-E 16x@16x la mudou para 16x@1x, o que causa a queda nos benchmarks, não sei na bios onde eu seto essa opção para ela não alterar junto do over no fsb. Alguém sabe me explicar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara deu um problema aqui no meu over que não descobri solução, primeiro subi meu athlon de 2,9 pra 3.0 e funcionou normal, após isso tentei 3,1 e o pc teve queda de desempenho, fui procurar respostas e vi que estava tudo normal menos o pci-e que não consigo ver por software a sua frequência, deixei ele em auto na bios, mas dai pelo gpu-z vi que a opção do PCI-E 16x@16x la mudou para 16x@1x, o que causa a queda nos benchmarks, não sei na bios onde eu seto essa opção para ela não alterar junto do over no fsb. Alguém sabe me explicar isso?

Ta meio estranho este seu relato, mas vamos lá...

Utilize este programa para verificar o status dos hardwares: Everest

Ao aplicar over, não há como contecer queda p/ 1x nos PCI-E e nem o ajuste via BIOS.

Para travar a frequencia do PCI-E é:

BIOS>ADVANCED>CPU CONFIGURATION>PCIE OVERCLOCKING [AUTO] [MANUAL]

Você pode travar a frequencia entre 100 à 150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!