Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Cara deu um problema aqui no meu over que não descobri solução, primeiro subi meu athlon de 2,9 pra 3.0 e funcionou normal, após isso tentei 3,1 e o pc teve queda de desempenho, fui procurar respostas e vi que estava tudo normal menos o pci-e que não consigo ver por software a sua frequência, deixei ele em auto na bios, mas dai pelo gpu-z vi que a opção do PCI-E 16x@16x la mudou para 16x@1x, o que causa a queda nos benchmarks, não sei na bios onde eu seto essa opção para ela não alterar junto do over no fsb. Alguém sabe me explicar isso?

Ta meio estranho este seu relato, mas vamos lá...

Utilize este programa para verificar o status dos hardwares: Everest

Ao aplicar over, não há como contecer queda p/ 1x nos PCI-E e nem o ajuste via BIOS.

Para travar a frequencia do PCI-E é:

BIOS>ADVANCED>CPU CONFIGURATION>PCIE OVERCLOCKING [AUTO] [MANUAL]

Você pode travar a frequencia entre 100 à 150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas foi isso que aconteceu, testando o pcmark05 a queda no desempenho foi em apenas um teste chamado "2d graphics memory", então procurei esse erro no google e achei um link gringo relatando essa perda de performance nesse quesito de um dia pro outro, então o cara falou que a única coisa que viu errado foi o pci-e de x16 ter diminuido pra x1 sem saber porque, fui ver então o meu e vi que ele alterou isso também. Dei clear cmos e voltou ao normal, no over nem mexi na frequência do pci que você fala, deixei em auto, só mexi no fsb, frequência da ram e multiplicador do nb.

Depois vou tentar o mesmo over e ver se acontece de novo isso, ou se foi algo "divino".

Ps: Eu uso o everest já, e comigo ele não mostra a frequência do pci-e.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso é do cooler, não tem como você virar o encaixe da placa mãe, o cooler foi projetado para ficar dessa forma e o único que pode ter algum jeito de ser virado é apenas o cooler, tente virar ele!

A furação da placa-mãe e que deixa ele nessa posição. Infelizemente já é o segundo cooler que fica assim, o ice age 120 plus que tinha tambem ficava.

O jeito é ver o que consigo fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O everest é confiável para as voltagens? Deixo em auto na bios quase tudo inclusive a tensão das memorias, e com elas em stock seria 1.5v pelo fabricante mas o everest mostra que elas estão em 1.59v. Está muito alto?

O programa é confiavel. O que depende muito é do sensor da placa mãe, ha raras vezes que eles vem com defeito e mostram valores errados. Quanto a tensão da sua memoria, posso te informar que DDR3 o padrão é 1.65v. Então +0,09v no seu caso é muito baixo, então não deve haver problemas. Se você estiver muito inseguro, você pode setar a tensão manualmente na sua bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allterra o padrão de memórias DDR3 é 1.5v.

Concordo que posso estar enganado, certa vez vi um artigo explicando que a plataforma AMD a tensão é maior em comparação a plataforma INTEL. (acho que foi no forum da corsair, posso estar confundido o padrão para a marca da minha memoria com todas as DDR3 em geral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que posso estar enganado, certa vez vi um artigo explicando que a plataforma AMD a tensão é maior em comparação a plataforma INTEL. (acho que foi no forum da corsair, posso estar confundido o padrão para a marca da minha memoria com todas as DDR3 em geral).

O engano é:

Sistema Intel "i" são sensíveis a variação entre a tensão DIMM e a tensão do Uncore, portanto a Intel recomenda no máximo 1,65V, caso queira overclocar a DIMM e o Uncore permaneça com a tensão padrão, ou terá problemas levando até o óbito do Uncore.

Par AMD não tem este problema, o Uncore (CPU/NB) não necessariamente depende do V-DIMM já que ele tem circuito independente de alimentação (somente em placas AM2+ e AM3), portanto, poderás aplicar a tensão que julgar conveniente nas DIMM.

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-compatibilidade-memorias/921733

Os slots DDR tem uma tensão padrão para receberem seus módulos, portanto estes módulos devem trabalhar na tensão padrão dos slots.

SDR => 3,3V

DDR => 2,8V

DDR2 => 1,8V

DDR3 => 1,5V

DDR4 => 1,2V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que nas outras seções como memórias tem admin boicotando muito a respeito, vou perguntar aqui mesmo, jonny_br tu que é o champz ai das memorias, tava procurando la nos setores de over e memorias sobre gente com as kingstons 1333 como as minhas e tentando baixar as latências, mas só achei um tópico de um cara que chegou a 7-7-7-20nelas e o admin trancou o tópico dele "-.-. Mas então to aqui na casa dos 1388mhz 7-8-8-22 trc 30 cr 1t e tensão stock 1.5v.

Quero saber se este tipo de diminuição das latências podem ser usadas definitivamente ou são somente para testar o máximo da memória? E se for definitivo, há muita perda na vida útil ou algo pequeno?

Ps: Lá no setor de memórias não adianta usar pesquisar como os moderados falam, porque todo tópico que você entra está trancado indicando para pesquisar mais :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que nas outras seções como memórias tem admin boicotando muito a respeito, vou perguntar aqui mesmo, jonny_br tu que é o champz ai das memorias, tava procurando la nos setores de over e memorias sobre gente com as kingstons 1333 como as minhas e tentando baixar as latências, mas só achei um tópico de um cara que chegou a 7-7-7-20nelas e o admin trancou o tópico dele "-.-. Mas então to aqui na casa dos 1388mhz 7-8-8-22 trc 30 cr 1t e tensão stock 1.5v.

Quero saber se este tipo de diminuição das latências podem ser usadas definitivamente ou são somente para testar o máximo da memória? E se for definitivo, há muita perda na vida útil ou algo pequeno?

Ps: Lá no setor de memórias não adianta usar pesquisar como os moderados falam, porque todo tópico que você entra está trancado indicando para pesquisar mais :confused:

Você pode brincar de espremer os tempos e subir clock o quanto o módulo aguentar, lembrando que esse procedimento requer ajuste na tensão o que pode acarretar em altas temperaturas, isso pode ser corrigido com um dissipador, caso não, ai sim, começa a influenciar na vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

Eu tava pensando em mexer nas latencias e frequencia da minha memória super talent 1333Mhz CL9. Ela tem dissipador

Como temos a mesma placa-mãe (eu acho) teria como você sugerir algo ? Até mesmo dizer o que posso fazer pra fazer um overclock nela e vê se eu ganho algum desempenho considerado.

E outra, não corre risco de eu queimar ela não né ? ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

Eu tava pensando em mexer nas latencias e frequencia da minha memória super talent 1333Mhz CL9. Ela tem dissipador

Latência só existe uma' date=' creio que se refira ao tempos...

Como temos a mesma placa-mãe (eu acho) teria como você sugerir algo ?

Eu a tenho, porém ela está morta, mas posso te sugerir algumas coisas sim.

Até mesmo dizer o que posso fazer pra fazer um overclock nela e vê se eu ganho algum desempenho considerado.

Primeiro baixe um programinha chamado Maxxmem' date=' rode-o e poste imagem.

depois podemos arrumar algo mais interessante.

E outra, não corre risco de eu queimar ela não né ? ;]

Caso não sete voltagens incompatível com o sistema, queimar esta bem fora de cogitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

Ops' date=' timing eu quis dizer ;']

Bem, não estou em casa mas depois vou postar uma foto com o resultado do maxxmen, depois agente vê a questão do overclock...

Uma pergunta, como sua placa-mãe morreu ?

Dar uma olhada ai o que eu fazia com ela...

http://www.hwbot.org/user/jonny.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engano é:

Sistema Intel "i" são sensíveis a variação entre a tensão DIMM e a tensão do Uncore, portanto a Intel recomenda no máximo 1,65V, caso queira overclocar a DIMM e o Uncore permaneça com a tensão padrão, ou terá problemas levando até o óbito do Uncore.

Par AMD não tem este problema, o Uncore (CPU/NB) não necessariamente depende do V-DIMM já que ele tem circuito independente de alimentação (somente em placas AM2+ e AM3), portanto, poderás aplicar a tensão que julgar conveniente nas DIMM.

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-compatibilidade-memorias/921733

Os slots DDR tem uma tensão padrão para receberem seus módulos, portanto estes módulos devem trabalhar na tensão padrão dos slots.

SDR => 3,3V

DDR => 2,8V

DDR2 => 1,8V

DDR3 => 1,5V

DDR4 => 1,2V

Boa explicação Jonny você é d+. valeu

Agora ficou uma duvida em mim quanto a tensão de minhas memorias, elas estão em 1.65v! Devo baixar elas para 1.5v??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação Jonny você é d+. valeu

Agora ficou uma duvida em mim quanto a tensão de minhas memorias, elas estão em 1.65v! Devo baixar elas para 1.5v??

se você não entrou no Setup e alterou a tensão, é em 1,5V que elas estão funcionando.

Só altere a tensão se for necessário, se estiverem funcionando perfeitamente no clock Stock ou com Overclock, não há porque mudar, para 1,65V ou mais só porque está na etiqueta.

Quando minha M4A785TD-V estava boa, eu conseguia quas 2000GHz com 1,65V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!