Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

se você não entrou no Setup e alterou a tensão, é em 1,5V que elas estão funcionando.

Só altere a tensão se for necessário, se estiverem funcionando perfeitamente no clock Stock ou com Overclock, não há porque mudar, para 1,65V ou mais só porque está na etiqueta.

Quando minha M4A785TD-V estava boa, eu conseguia quas 2000GHz com 1,65V

Baixei para 1.5v e está indo bem, sem problemas até o momento.

----------------------

EDIT:

Ao usar programas como o photoshop o pc começou a apresentar problemas, ai tive que voltar para 1.65v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso com o a velocidade de transferência entre partições do meu hd sata 2 e com meu hd ide 20gb, acontece que transferindo arquivos entre as 2 partições do hd sata 2 a velocidade de transferência é menor que fazendo entre uma das partições com o ide, como não entendo queria saber se isso é normal ou deveria ser o contrário.

A média entre as partições fica em 14-18MB/s, já com ide fica entre 30-35MB/s. Teria algo haver com a MB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon testei com mesmo arquivo de 4,40gb que estava no ide, joguei ele pra partição d: do sata e ficou entre 33-34MB na medida do Win 7, e levou em torno de 1 minuto e 30 para terminar, em seguida jogando da partição d: para a c: (duas partiçoes do sata) a taxa ficou em 15-17MB/s e levou em torno de 4 minutos para terminar. Por fim joguei da c: de volta pro hd ide e fez 34-35MB/s e levou 1 minuto e 30 novamente.

Minha dúvida fica mais para como funciona isso dos hd pois não entendo, quando você particiona ele fica mais lento mesmo cada partição? Talvez seja algo normal isso e eu não acho algo que explique sobre velocidade nas partições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon testei com mesmo arquivo de 4,40gb que estava no ide, joguei ele pra partição d: do sata e ficou entre 33-34MB na medida do Win 7, e levou em torno de 1 minuto e 30 para terminar, em seguida jogando da partição d: para a c: (duas partiçoes do sata) a taxa ficou em 15-17MB/s e levou em torno de 4 minutos para terminar. Por fim joguei da c: de volta pro hd ide e fez 34-35MB/s e levou 1 minuto e 30 novamente.

Minha dúvida fica mais para como funciona isso dos hd pois não entendo, quando você particiona ele fica mais lento mesmo cada partição? Talvez seja algo normal isso e eu não acho algo que explique sobre velocidade nas partições.

Cara pelo que entendi você esta reclamando da baixa velocidade de transferencia de dados entre partições de um unico hd sata e em seguida comprado com a taxa de transferencia entre 2 hds (1 sata e 1 ide).

A transferencia com baixa velocidade entre partições de um mesmo hd é normal! pois a agulha do hd não consegue ler e gravar em 2 lugares do hd ao mesmo tempo. E ainda mais, se um arquivo esta no começo do disco, e o destino deste arquivo é em uma partição que esta no final do disco, esta distancia influencia mais ainda na taxa de transferencia. Ha outro detalhe tambem, a velocidade de leitura e gravação é bem mais lenta nas beiradas do disco rigido (começo e fim), ficando mais rápida na região central do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou usando minha HD 5850 no pcie cinza, porque o pcie azul escuro aparentemente faz o pc dar tela preta quando eu jogo. Alguém já sofreu isso?

O interessante foi que eu não tive nenhuma redução de desempenho usando a placa no pcie cinza, mesmo que o pessoal diga que ele é x4. Joguei Mafia II no máximo e ficava na casa dos 45fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja falei no tópico oficial da M4A88TD-v EVO/USB3 que essa PCI-E de 4x não limita em praticamente nada as placas de video, agora essa tela preta no slot azul é que ta estranho, qual é a marca e o modelo da sua placa de video?? e ja tentou atualizar a bios da sua placa mãe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja falei no tópico oficial da M4A88TD-v EVO/USB3 que essa PCI-E de 4x não limita em praticamente nada as placas de video, agora essa tela preta no slot azul é que ta estranho, qual é a marca e o modelo da sua placa de video?? e ja tentou atualizar a bios da sua placa mãe??

Minha placa de vídeo é a da assinatura: XFX HD 5850 1Gb. A BIOS da motherboard eu nunca atualizei, nunca nem olhei pra isso. Está da mesma forma que veio para mim, em jun ou jul de 2010. Nem sei qual a versão da BIOS (nem onde olha isso) e nem se tem versão mais atual.

Mas como eu disse, antes a placa funcionava no slot azul escuro. Não sei porque parou de funcionar. Pode ter sido alguma atualização que fiz no drive da placa de vídeo que seja incompatível com a BIOS atual, sei lá. Mas mesmo que seja isso, era pra ocorrer o mesmo problema de tela preta depois que troquei de pcie, porque o driver da placa de vídeo que estou usando no pcie cinza é o mesmo que usava no azul escuro (digo isso porque tiver que reinstalar o driver de vídeo quando troquei de pcie).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, instalei o ahci sem formatar o windows, fazendo naquele modo de mudar o valor no registro, senti uma melhorada na inicialização do windows, mas na transferência entre partições não mudou a velocidade, e além disso está tendo uma variação no teste do atto que não ocorria em modo IDE, veja:

http://imageshack.us/photo/my-images/812/hdahci.png/

Após a metade do teste ele começa perder uma velocidade significante na escrita comparado com a leitura, mas quando fiz esses bench em ide ficava com a escrita na mesma velocidade da leitura até o final do teste, na casa dos 72-75mb. Isso é normal ou alguma coisa está errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal to com o seguinte problema , eu resolvi atualizar a bios da placa mãe pelo software da asus pra versão 2105. Apos o computador reiniciar e passar do POST ele fica com tela preta.

Eu ja baixei outras versões da bios como a 2103 e 2005 e atualizei pelo EZ flash, troquei a placa de video de slot, resetei a bios, setei manualmente o clock e tensão das memorias mas mesmo assim não sai da tela preta. A placa mãe reconhece todos os componentes como HD,Drive,os 4GB DDR3 mas não inicia o windows 7.Não consegui atualziar para uma bios anterior como 0604 porque o Ez flash não permite.

Alguem possui uma sugestão para me ajudar?

Edit: Consegui revolver utilizando um ponto de restauração do Windows 7 com o CD.

Ate +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, pessoal. Falando lá na seção de CPU surgiu a questão de gráfico, IGP, blabla, caiu na HD4200 e na performance, falei que eu não tinha resultados satisfatórios, especialmente com filmes em 1080p.

Falou o Jonny, coisa vai, coisa vem. Resolvi brincar com a IGP, se tem alguma coisa que posso falar com certeza absoluta foi: tive muitas, muitas supresas nesse teste (nunca mexi muito com over, aliás). Ai vai os resultados que eu tive (desculpa não poder testar mais, cansa, hein? hehe) e gostaria que vocês dessem a opinião e sugerissem algo mais se acharem interessante. ^^

Primeiro, uma questão: Só consegui deixar a IGP com 624mb (UMA+SidePort). Eu tentei aumentar para 800~1024 mas o sistema dava tela azul quando começava a renderizar a área de trabalho. Tentei tanto só com UMA e com UMA+SidePort. Perdi um bom tempo tentando resolver isso.

Depois disso, meu PC usa um Phenom II x4 955 stock (salvo no 1° teste, em que estava @~1550) e a M4A785TD-V EVO, claro. O programa usado para o teste foi o 3dMark06, não testei com outros porque para mim o que importava era comparar o ganho de performance que esse computador teve com as alterações, não exatamente comparar com outros sistemas ou placas.

Essa imagem vai servir para narrar os testes. Se eu não mencionar alguma coisa que foi mudada em um teste anterior, quer dizer que ela foi mantida nesse teste (por exemplo a memória).

3dmark06.jpg

O teste 1 foi feito como o PC tava antes, apenas com um pequeno over de CPU que eu tinha feito com o AMD Overdrive e tinha esquecido de tirar. Levei um choque ABSURDO quando vi o resultado da GPU.

O teste 2 foi feito apenas com o aumento de memória (estava ~300 e subi para os 624mb). Na verdade eu fiz outro teste antes desse, mas o resultado foi praticamente igual ao outro, mas depois de reiniciar, por alguma razão, ficou "como esperado". Aqui eu já consegui resolver meu problema com video em 1080p, mas continuem testando: resolvi saber se eu conseguia ver video em 1080p e ativar algum shader em cima com o MPC.

O teste 3 foi feito com o HT-link (NB) em 2200MHz e o Pci-e em 110MHz.

O teste 4 foi a segunda surpresa que tive, aqui eu fiz um over dos 500MHz para 750MHz, mas regredi o HT-link e o pci-e para o padrão (2000MHz e 100MHz, respectivamente). Ai vai a minha segunda dúvida: isso foi esperado?

O teste 5 foi feito com o mesmo over (500MHz -> 750MHz), mas agora com o HT-link (NB) em 2200MHz e o Pci-e em 110MHz.

O teste 6 foi feito com HT-link (NB) em 2400MHz (resto foi mantido).

O teste 7 foi feito com HT-link (NB) em 2600MHz. O máximo permitido no BIOS. Por considerar esse o "teste final" eu fiz o bench completo do 3dMark06. Dá para ver que o resultado subiu consideravelmente :). O CPU caiu porque desde o segundo teste eu tirei o over nele (lembrando que ele foi feito em software, não na BIOS).

E, por final, o teste 8, que eu resolvi fazer porque eu não tinha isolado o aumento do clock pci-e. Aqui eu tive OUTRA surpresa. Já que, ao retirar o overclock no pci-e o resultado aumentou levemente em 2 dos 3 testes. Aqui eu fiz mais um teste com o HPC e agora o sistema rodou o video em 1080p mais um filtro shader (combinar dois, nem pensar). Infelizmente ele não roda tão suavemente para quem prestar atenção, percebi uma diminuição na velocidade do filme e a cada 3~5 segundos ele precisa ressincronizar repetindo/pulando um frame. Mas o veredito é que nessa configuração o filme 1080p+filtro é absolutamente "assistível".

---

Até agora eu não testei com jogos nem nada. Alguém sabe algum teste de estabilidade com GPU? (ou só o furmark mesmo? Sem sensor de temperatura eu não quero arriscar com ele não)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Salve, pessoal. Falando lá na seção de CPU surgiu a questão de gráfico, IGP, blabla, caiu na HD4200 e na performance, falei que eu não tinha resultados satisfatórios, especialmente com filmes em 1080p.

Falou o Jonny, coisa vai, coisa vem. Resolvi brincar com a IGP, se tem alguma coisa que posso falar com certeza absoluta foi: tive muitas, muitas supresas nesse teste (nunca mexi muito com over, aliás). Ai vai os resultados que eu tive (desculpa não poder testar mais, cansa, hein? hehe) e gostaria que vocês dessem a opinião e sugerissem algo mais se acharem interessante. ^^

Primeiro, uma questão: Só consegui deixar a IGP com 624mb (UMA+SidePort). Eu tentei aumentar para 800~1024 mas o sistema dava tela azul quando começava a renderizar a área de trabalho. Tentei tanto só com UMA e com UMA+SidePort. Perdi um bom tempo tentando resolver isso.

Depois disso, meu PC usa um Phenom II x4 955 stock (salvo no 1° teste, em que estava @~1550) e a M4A785TD-V EVO, claro. O programa usado para o teste foi o 3dMark06, não testei com outros porque para mim o que importava era comparar o ganho de performance que esse computador teve com as alterações, não exatamente comparar com outros sistemas ou placas.

Essa imagem vai servir para narrar os testes. Se eu não mencionar alguma coisa que foi mudada em um teste anterior, quer dizer que ela foi mantida nesse teste (por exemplo a memória).

3dmark06.jpg

O teste 1 foi feito como o PC tava antes, apenas com um pequeno over de CPU que eu tinha feito com o AMD Overdrive e tinha esquecido de tirar. Levei um choque ABSURDO quando vi o resultado da GPU.

O teste 2 foi feito apenas com o aumento de memória (estava ~300 e subi para os 624mb). Na verdade eu fiz outro teste antes desse, mas o resultado foi praticamente igual ao outro, mas depois de reiniciar, por alguma razão, ficou "como esperado". Aqui eu já consegui resolver meu problema com video em 1080p, mas continuem testando: resolvi saber se eu conseguia ver video em 1080p e ativar algum shader em cima com o MPC.

O teste 3 foi feito com o HT-link (NB) em 2200MHz e o Pci-e em 110MHz.

O teste 4 foi a segunda surpresa que tive, aqui eu fiz um over dos 500MHz para 750MHz, mas regredi o HT-link e o pci-e para o padrão (2000MHz e 100MHz, respectivamente). Ai vai a minha segunda dúvida: isso foi esperado?

O teste 5 foi feito com o mesmo over (500MHz -> 750MHz), mas agora com o HT-link (NB) em 2200MHz e o Pci-e em 110MHz.

O teste 6 foi feito com HT-link (NB) em 2400MHz (resto foi mantido).

O teste 7 foi feito com HT-link (NB) em 2600MHz. O máximo permitido no BIOS. Por considerar esse o "teste final" eu fiz o bench completo do 3dMark06. Dá para ver que o resultado subiu consideravelmente :). O CPU caiu porque desde o segundo teste eu tirei o over nele (lembrando que ele foi feito em software, não na BIOS).

E, por final, o teste 8, que eu resolvi fazer porque eu não tinha isolado o aumento do clock pci-e. Aqui eu tive OUTRA surpresa. Já que, ao retirar o overclock no pci-e o resultado aumentou levemente em 2 dos 3 testes. Aqui eu fiz mais um teste com o HPC e agora o sistema rodou o video em 1080p mais um filtro shader (combinar dois, nem pensar). Infelizmente ele não roda tão suavemente para quem prestar atenção, percebi uma diminuição na velocidade do filme e a cada 3~5 segundos ele precisa ressincronizar repetindo/pulando um frame. Mas o veredito é que nessa configuração o filme 1080p+filtro é absolutamente "assistível".

---

Até agora eu não testei com jogos nem nada. Alguém sabe algum teste de estabilidade com GPU? (ou só o furmark mesmo? Sem sensor de temperatura eu não quero arriscar com ele não)

Gostaria de fazer os mesmos testes, mas como tenho um Athlon II X3, vou tentar desbloquear e ver se os resultados sao iguais.

Só baixar o 3dmark e rodar algum filme em full hd? Alguma coisa extra? Se eu colocar uma HD 5450 para comparaçao ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sirro....

Os de desempenho no HD 4200 começam com o HT-Link, como ele é usado por todos os I/O da placa, mate-lo no clock padrão é gargalo quando você sobe o clock do IGP.

O Clock do HT link é o produto do HTT "também conhecido como clock Base" padrão 200 vs multiplicador do clock HT-Link ou seja, Processadores BE permitem subir até x13 200x13=> 2600MHz, alterando o HTT você consegue mais clock 230x13 = 2990MHz.

Essa placa chega a 250MHz no HTT sem problemas, acima disso é preciso travar o PCI-E em 100~115MHz, PCI-E é responsável pela comunicação de SATA, Audio, LAM, caso o clock do PCI-E suba muito você pode sentir travamento nestes itens.

Em segundo plano o clock do IGP, consegue-se fácil 800MHz

Terceira instancia o clock do Side port, só não abuse ele causas lags.

UMA+Side Port é ótimo com DDRs bem velozes [1600MHz 7-9-7-20 1T 1,65V] por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer os mesmos testes, mas como tenho um Athlon II X3, vou tentar desbloquear e ver se os resultados sao iguais.

Só baixar o 3dmark e rodar algum filme em full hd? Alguma coisa extra? Se eu colocar uma HD 5450 para comparaçao ajuda?

O teste no 3dmark é separado do que eu fiz com o filme ^^. Eu simplesmente botei um filme 1080p em h264 para rodar aqui no MPC. Fiz isso depois dos testes com o 3DMark, essa imagem é só os resultados do 3Dmark06 que eu fui copiando e colando na imagem.

Salve Sirro....

Os de desempenho no HD 4200 começam com o HT-Link, como ele é usado por todos os I/O da placa, mate-lo no clock padrão é gargalo quando você sobe o clock do IGP.

O Clock do HT link é o produto do HTT "também conhecido como clock Base" padrão 200 vs multiplicador do clock HT-Link ou seja, Processadores BE permitem subir até x13 200x13=> 2600MHz, alterando o HTT você consegue mais clock 230x13 = 2990MHz.

Essa placa chega a 250MHz no HTT sem problemas, acima disso é preciso travar o PCI-E em 100~115MHz, PCI-E é responsável pela comunicação de SATA, Audio, LAM, caso o clock do PCI-E suba muito você pode sentir travamento nestes itens.

Em segundo plano o clock do IGP, consegue-se fácil 800MHz

Terceira instancia o clock do Side port, só não abuse ele causas lags.

UMA+Side Port é ótimo com DDRs bem velozes [1600MHz 7-9-7-20 1T 1,65V] por exemplo.

Sabe a razão da "zebra" do teste só com over?

E eu vou tentar depois mexer no clock do HTT (que faz over no CPU também, certo?), com mais calma. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe a razão da "zebra" do teste só com over?

Essa eu não entendi...

E eu vou tentar depois mexer no clock do HTT (que faz over no CPU também, certo?), com mais calma. ^^

Sim, o HTT sobe todos os clock, mas você pode controlar o clock da CPU usando multiplicadores mais baixos.

230 x 14 => 3220MHz, praticamente o clock stock de sua CPU.

Vou rodar 3DMark06, ai o resultado de 3DMark 05, minha confing de uso diário.

3dmark05y.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!