Ir ao conteúdo

Retrocompatibilidade do Directx 11

BR MaceiO

Posts recomendados

Postado

Ai galera, eu to com uma dúvida que eu acho não ser só minha.

Como todos já sabem a Microsoft lançou DirectX 11 com o Windows 7.

Ai eu to encucado com uma coisa. Minha placa de video (assinatura) suportará

essa nova versão do DX? Andei vendo em outros fóruns e as respostas lá

variam muito. Alguns dizem sim outros dizem não outros falam que com emulador.

Ma o que eu quero saber mesmo é se roda normal, igual o DX10. Porque se for

com emulador lá vai indicar DX11 só que quando rolar o jogo vai ser

com qualidade DX10. Essa é minha pergunta. Minha 9800GT vai rodar

100% o DX11 sem ser por algum tipo de emulador?

Postado
Ai galera, eu to com uma dúvida que eu acho não ser só minha.

Como todos já sabem a Microsoft lançou DirectX 11 com o Windows 7.

Ai eu to encucado com uma coisa. Minha placa de video (assinatura) suportará

essa nova versão do DX? Andei vendo em outros fóruns e as respostas lá

variam muito. Alguns dizem sim outros dizem não outros falam que com emulador.

Ma o que eu quero saber mesmo é se roda normal, igual o DX10. Porque se for

com emulador lá vai indicar DX11 só que quando rolar o jogo vai ser

com qualidade DX10. Essa é minha pergunta. Minha 9800GT vai rodar

100% o DX11 sem ser por algum tipo de emulador?

A sua placa não tem o suporte as funções adicionais do DX11, mas não significa que ela não vai rodar jogos em DX11. O DX11 é uma Atualização Complementar do DX10. Ou Seja, o DX11 tem todas as funções do DX10 + alguns recursos novos, como o Tesselation.

A sua 9800 GT não vai usar os recursos novos do DX11, e por isso não tera mais qualidade grafica. E vai rodar somente com os recursos nativos do DX10. Ou seja, você vai rodar Jogos em DX11 sim, porém com qualidade em DX10.

Postado
A sua placa não tem o suporte as funções adicionais do DX11, mas não significa que ela não vai rodar jogos em DX11. O DX11 é uma Atualização Complementar do DX10. Ou Seja, o DX11 tem todas as funções do DX10 + alguns recursos novos, como o Tesselation.

A sua 9800 GT não vai usar os recursos novos do DX11, e por isso não tera mais qualidade grafica. E vai rodar somente com os recursos nativos do DX10. Ou seja, você vai rodar Jogos em DX11 sim, porém com qualidade em DX10.

então se hj eu por exemplo comprar uma GTX295 eu vou me ferrar porque não vai rodar o DX11?

Postado
então se hj eu por exemplo comprar uma GTX295 eu vou me ferrar porque não vai rodar o DX11?

Exato.

Só Radeon HD5000 series dá suporte. GTX295 nem tem 10.1 se não me engano.

Postado
Exato.

Só Radeon HD5000 series dá suporte. GTX295 nem tem 10.1 se não me engano.

Putz, que sacanagem. Quer dizer que uma placa TOP de linha de um dia para o outro

vai se tornar completamente ultrapassada?! Isso pode servir de aviso pra quem for

comprar uma GTX295. É melhor esperar lançar as com suporte DX11

Postado

Na realidade a nVidia anda bem lenta em relação ao DirectX. Peguei em tabelas aqui.

Radeon deu suporte ao DX10 na série 2000. A nVidia? Série 8000. (8000 bate com a 3000 da Radeon.).

Radeon deu suporte a 10.1 na série 3000. nVidia deu na série GTX... A última lançada.

É uma piada isso.

Enfim, é por essas e outras que sou feliz com minhas plaquinhas da ATi. (também tem questão do preço... :S)

[EDIT]

Opa, perdão.

Acabei de ver. Só as piores placas da série GTX tem suporte a DX10.1. (GTX205, 210, 220 e 240, respectivamente.). Nem a tua GTX295 tem.

E a GTX310 também dá suporte. Essas placas, as 205,210 e 220 tem 8/8/25/28 gb de transferência.

Se quiser comparar, uma GF8400 GT tem 32gb. A GTX295 tem 112gb... A GTX310 tem OITO!

Minha dica pra ti é ficar com essa 9800GTX+ até sairem as tops com suporte a DX11. A 9800 é uma linda placa.

Postado
Ainda bem que utilidade do DX10, DX10.1 e DX11 são bem questionáveis.

A do DX10 de fato é questionável sim :S Mas não se pode dizer o mesmo do 11. Existem diversos ganhos até mesmo de performance quando se usa o DX11. Tinha lido um artigo que dizia que o processamento era bem maior...

Dá uma procurada no YT por Heaven Benchmark e vê uns exemplos de tesselation.

Postado
quais os games q estão rodando com DX11? to meio desatualizado quanto a isso. nao confio em teste feito com soft x ou y, quero ver ingame.

A único até o momento é o Dirt 2, mas segundo umas informações que andei lendo ele não é totalmente programado em Dx11, apenas parcialmente.

Postado

Nada mais normal.

Não há como comprar quaisquer equipamento eletrônico hoje em dia, e permanecer top para sempre.

A 295 só não vale a pena hoje em dia, por estar custando absurdos; pelo mesmo preço de uma GTX 285, por exemplo, se compra uma 5850, 5870.

Isso anula qualquer custo benefício que essa placa possa vir a ter.

Sua 9800 GT vai rodar os games em DX 10 e ponto; Esqueça o que te disseram sobre emular, porque isso é impossível

A gpu não possui as intruções e complementos necessários pra rodar os efeitos em SM 5.0/dx 11, Assim como qualquer vga DX 9C, não roda games em DX 10, vgas dx 10.1 não rodam games em dx 11, e etc.

Abraço!

Postado

as funções do dx11 obviamente não vai ser possível em placas que não dão tal suporte... é o mesmo que ter uma placa dx9 e querer os efeitos da dx10

Postado

Tem BattleForge também se não me engano.

Estão patcheando o Lord of the rings online e Dungeons and Dragons online para dar suporte, mas ainda não está pronto.

Postado

DX 9c perdurou um tempo e agora estão mudando DX como quem muda de cueca, daqui a pouco sai o DX15...se pensam q vão me forçar a trocar de VGA a cada 3 meses estão enganados.

• Membro VIP
Postado

A do DX10 de fato é questionável sim :S Mas não se pode dizer o mesmo do 11. Existem diversos ganhos até mesmo de performance quando se usa o DX11. Tinha lido um artigo que dizia que o processamento era bem maior...

Dá uma procurada no YT por Heaven Benchmark e vê uns exemplos de tesselation.

E quando os jogos vão usar isso?

Dirt2 tem um efeito DX11 que, alguns dizem, já pode ser habilitado no setup.ini

DX11, até que se prove o contrário, é igual DX10. E ambos são questionáveis.

Postado
E quando os jogos vão usar isso?

Dirt2 tem um efeito DX11 que, alguns dizem, já pode ser habilitado no setup.ini

DX11, até que se prove o contrário, é igual DX10. E ambos são questionáveis.

DX10 é igual ao DX11? Você tem um link ou algum argumento pra sustentar essa posição?

Postado

E você tem algum link ou argumento para sustentar que a diferença em jogos do DX10 pro DX11 é gritante? Me mostre um jogo lançado que mostre isso :D

OBS: Estou falando isso pelos jogos lançados atualmente, no futuro essa diferença mudará

Postado

Atualmente é obvio que não há jogos compatíveis com essa tecnologia pelo fato de ser algo recente... quando tiver mais jogos DX11 ae sim dará pra ter uma real proporção do qual será a revolução ou será a mesma coisa

Postado

Então por exemplo: Muitos recomendam comprar uma HD 5770 ao invés de uma HD 4890 por causa do Directx, é um fato de que não tem muitos jogos Directx 11 agora, então você compraria uma HD 5770 que tem um desempenho bem inferior a HD 4890 para poder jogar jogos com directx 11 daqui a 1/2 anos?

Postado

quem recomenda HD5770 ao invés da HD4890 sinceramente só pode ser vendedor querendo empurrar produto pra cliente leigo...

As únicas placas atualmente que podem dar um uso satisfatório do DX11 são a 5870 e 5970 que são as tops da ATI atualmente... lógicamente que as outras mesmo tendo a tecnologia vão penar, ae ja não vale realmente o investimento se for pra jogar dx11...

Postado

Concordo totalmente com você, mas não são vendedores, na verdade muitas pessoas aqui do fórum fazem isso (não vou citar nomes).

• Membro VIP
Postado

De fato a HD4890 dá um banho na HD5770, mas mesmo que o desempenho seja menor, a HD5770 tem uma vantagem grande em relação ao consumo, além do suporte ao DX11.

Só por isso, na minha opinião já vira uma questão de preferência pessoal... ninguém joga com 100 fps, ou seja, se seu desempenho cai de 100 pra 80 fps você não vai sentir isso no jogo, claro que você vai escolher a que possui suporte às tecnologias mais novas e que consome menos.

"Ah, mas tem jogos que de 60 pra 40 fps você sente o baque, jogando em full HD"... verdade, como eu disse, preferência pessoal, as vezes reduzir o AA em prol do tesselation e das shadows novas do DX11, compensa. No Dirt 2, compensa muito.

Postado

Concordo que a 5770 tem um consumo menor de energia em relação a 4890... Mas na minha humilde opinião, são poucos ou raras as pessoas que compram uma placa de vídeo devido ao consumo... só se a fonte estiver muito apertada pra um upgrade melhor...

entre 5770 e 4890... 4890 na cabeça...

Agora quando a 5770 for mais barata que a 4890 ae concordo que pode ser um melhor custoxbeneficio, pelo baixo consumo, dx11 e blablabla

masss estão na mesma faixa de preço ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!