Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon II X4 620 desbloqueado com sucesso!


Diego Paladin

Posts recomendados

Já tentei todas as combinações que você pode imaginar cara, e as memos não funcionam nem em underclock!!!!

Bom, este fim de semana chegará minha V-EVO, eu estava aa procura da M3A785GXH/128M, como não consegui, vamos de V-EVO mesmo, assim que eu escolher as memórias, vou tentar desbloqueio do meu Athlon II 435.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem pessoal, talvez o problema seja parecido com o que eu tive com a trFc destas G.Skill, que precisavam ser relaxadas para o PC bootar.

Coisas a se tentar:

- Relaxar a trFc: tentem valores como 90ns, se não der, 110ns, se não, 170ns... algumas placas têm os múltiplos certos, outras deixam você setar o número, mas dependendo do que você pôr vai travar tudo. Se a trFc tiver a opção entre bancos, piorou, relaxe o valor com força nos slots não populados, pois o tempo de resposta pequeno (principalmente se o HT estiver em over) pode estar travando o post.

- Tentem habilitar/desabilitar a função de desligar a geração de clock para os slots de memória não populados. Isto dá um pau danado para overclock, as vezes é bom deixar o gerador desligado, mas a maioria das vezes não é bom pra over, por estranho que pareça.

- Tentem obter o máximo de valores estáveis para as latências e ir relaxando todos eles aos poucos. Atenção para a Command Rate e o Row Cycle Time, o auto destes parâmetros não costumar funcionar bem em overclock.

Bem, eu larguei a Asus faz muito tempo, eu não sei o que é configurável e o que não é nas BIOS da Asus, mas se vocês estiverem muito travados, postem umas screens das telas da BIOS que a gente pode discutir alguns esquemas de configuração.

Se a BIOS não for muito generosa, vocês podem querer utilizar o AMD Overdrive, devido à flexibilidade até excepcional deste software para controlar as memórias, apesar de ser um tanto bugado para profiles de over, etc. É um bom programa para se ter uma ideia do que está dando errado.

Boa sorte galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, talvez o problema seja parecido com o que eu tive com a trFc destas G.Skill, que precisavam ser relaxadas para o PC bootar.

Coisas a se tentar:

- Relaxar a trFc: tentem valores como 90ns, se não der, 110ns, se não, 170ns... algumas placas têm os múltiplos certos, outras deixam você setar o número, mas dependendo do que você pôr vai travar tudo. Se a trFc tiver a opção entre bancos, piorou, relaxe o valor com força nos slots não populados, pois o tempo de resposta pequeno (principalmente se o HT estiver em over) pode estar travando o post.

- Tentem habilitar/desabilitar a função de desligar a geração de clock para os slots de memória não populados. Isto dá um pau danado para overclock, as vezes é bom deixar o gerador desligado, mas a maioria das vezes não é bom pra over, por estranho que pareça.

- Tentem obter o máximo de valores estáveis para as latências e ir relaxando todos eles aos poucos. Atenção para a Command Rate e o Row Cycle Time, o auto destes parâmetros não costumar funcionar bem em overclock.

Bem, eu larguei a Asus faz muito tempo, eu não sei o que é configurável e o que não é nas BIOS da Asus, mas se vocês estiverem muito travados, postem umas screens das telas da BIOS que a gente pode discutir alguns esquemas de configuração.

Se a BIOS não for muito generosa, vocês podem querer utilizar o AMD Overdrive, devido à flexibilidade até excepcional deste software para controlar as memórias, apesar de ser um tanto bugado para profiles de over, etc. É um bom programa para se ter uma ideia do que está dando errado.

Boa sorte galera

Alguém que tenha câmera digital poderia bater a foto da tela de bios principalmente quanto as opções das memórias?

Queria muito poder subir para 533 mantendo o over, o que faria ela funcionar em 667 como padão.

Estou aqui na Tela do AMD OverDriver.

O primeiro tópico que você falou, sobre os ns, está setado em 110 ns.

Sobre a função de desligar a geração de clock. O que seria exatamente isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentem habilitar/desabilitar a função de desligar a geração de clock para os slots de memória não populados. Isto dá um pau danado para overclock, as vezes é bom deixar o gerador desligado, mas a maioria das vezes não é bom pra over, por estranho que pareça.

Amigo Lord como costuma ser o nome dessa opção na Bios? e em que setor se encontra?
- Tentem obter o máximo de valores estáveis para as latências e ir relaxando todos eles aos poucos. Atenção para a Command Rate e o Row Cycle Time, o auto destes parâmetros não costumar funcionar bem em overclock.
Na minha Mobo não tem como mudar o CR mas quais são os melhores valores para essas configurações como a opção Row Cycle Time?

Aqui estão as fotos da Bios da placa M4A785TD-V EVO

13022010003.jpg

13022010002.jpg

13022010001w.jpg

13022010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou ter que fazer companhia a vocês...

Pois estou com um problema na minha mobo.. ou no processador sei lá...

Ainda não deu para comprar o processador.. só no dia que abrir a loja....

Até lá.. to sem PC.. to no do meu irmão no momento...

quem sabe vou ter que antecipar tudo.. e pegar o combo de vocês ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ramon, obrigado pelas fotos.

Amigo Lord como costuma ser o nome dessa opção na Bios? e em que setor se encontra?

Bem, baixei aqui o manual da EVO, gostei da BIOS, realmente é bem completa pro preço da placa mas resta saber se a placa consegue acompanhar estas opções né, hehehe. Enfim, a opção é esta:

Chipset -> NB Configuration -> Memory Configuration -> Enable Clock to All DIMMs, parece que é Disabled por padrão mas vocês podem tentar colocar o Enabled, de repente ajuda com o post.

Na minha Mobo não tem como mudar o CR mas quais são os melhores valores para essas configurações como a opção Row Cycle Time?

Isto já depende inteiramente dos pentes de memória que você tem e dos dados que estão no SPD delas. Tentem obter no site do fabricante o máximo de informação sobre as memórias que vocês tem, a Corsair e a G.Skill tem fóruns oficiais relativamente bons onde o fabricante dá dicas de como overclockar.

Bem, vocês podem usar o Everest Ultimate ou mesmo o CPU-Z para ler o SPD, já é um caminho para saber em quanto relaxar os valores vendo o tanto que muda de um profile 400 para um 533 por exemplo, para que vocês possam configurar bem as latências para a frequência que vocês esperam utilizar nas memórias.

Ah, Row Cycle Time = TRC na sua bios.

Outra coisa, não deixem o CPU/NB Frequency no auto para testar o over máximo, deixem sempre o mesmo multi do HT de forma a manter o HT e o IMC abaixo ou próximo de 2 Ghz... se tiver passando muito, coloquem um teco de tensão em VDDNB Over voltage (os mult da Asus são +33mV, que já é suficiente pra segurar uns 10% no caso do AIIX4) e quem sabe colocar um pouquinho HT Over Voltage, tipo uns +15mV, que é o mínimo de incremento.

Sobre o trFc, você vê que na bios você pode configurar cada slot independente, com nomes de trFc0, trFc1, trFc2, trFc3.

Se está usando memórias no DIMM1 e DIMM2, deixe sempre o mesmo valor para trFc0 e trFc1 e dê uma relaxada nos valores dos slots vazios, pelo menos um degrau a mais dos slots populados, isto é, se seus pentes trabalham com trFc 90ns, coloque os vazios acima, tipo 110ns, para não travar o post. Tem gente no fórum da G.Skill que teve muitos problemas com isso, e acabavam testando combinações ímpares de trFc, resolvia a estabilidade em casos complicados como over em 4 pentes, cada post é de um jeito né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui uma dica de outro tópico e FINALMENTE consegui fazer a máquina bootar com 533. Ficando agora como eu finalmente queria, trabalhando na faixa de 1333, ficou em quase 1400 devido o over.

O que eu fiz foi setar as latências como a padrão recomendado pelo fabricante:

9-9-9-24-34

E dei over nas voltagens da memória de 1.65V (padrão) para 1.80V

Em 1.65V não bootava.

Mas aí vem o medo do típico iniciante de over. Essa tensão não é muito forte para as memórias? Elas tem chance de queimar rapidamente assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui uma dica de outro tópico e FINALMENTE consegui fazer a máquina bootar com 533. Ficando agora como eu finalmente queria, trabalhando na faixa de 1333, ficou em quase 1400 devido o over.

O que eu fiz foi setar as latências como a padrão recomendado pelo fabricante:

9-9-9-24-34

E dei over nas voltagens da memória de 1.65V (padrão) para 1.80V

Em 1.65V não bootava.

Mas aí vem o medo do típico iniciante de over. Essa tensão não é muito forte para as memórias? Elas tem chance de queimar rapidamente assim?

Não se preocupe, ainda está dentro dos limites, parabéns, devagar chega lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua memo é 1600 @ 1.65V e tá 1400 @ 1.8V? Tem algo errado ae...

Sim, minhas memórias são por padrão 1600Mhz a 1.65V. É o que tem no dissipador escrito hehe.

Mas não funcionam a 1600, ficam instáveis. E já que falaram que os processadores AMD funcionam praticamente iguais em 1333 ou 1600, deixei como está pois está estável.

Essa minha memória aparenta ser incompatível com minha placa mãe, é o que me leva a crer, pois já fiz os testes com o Memtest e estão normais.

Então desci para 533 e com o overclock ficou próximo a 1400mhz.

Mas só conseguir que o computador bootasse com as memórias em 1.8V. Por isso meu medo de ser muita tensão para eles.

O resto das opções de Over estão em Auto.

Só o HT para 1600 e NB em 8X.

Segue a print:

cpuzover.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

highlander, não achei no site da corsair seu modelo... cuidado ae com este adesivo, vai saber.

No Everest, na guia SPD, tá que OPN?

Minhas memórias são as TR3X6G1600C9.

São essas aqui.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94280

Veio nessa cartela até, mas só fiquei com 2 pentes, porque não poderia ter Tripple Channel mesmo.

Outro usuário aqui do fórum tem outras Corsair de outro modelo de 1333 e também tem problemas com overclock nessa mobo.

Mas o que é OPN? Não achei aqui esse nome.

Edit:

Estava lendo o fórum da Corsair e achei essa informação.

"You would have to ask GigaByte about that but the modules you have are tested on a core i5 MB at 1.65 Volts on that MB I would try it at 1.7-1.8 Volts"

Foi uma resposta dada para uma pessoa que estava tendo problemas de travamentos com essas memórias.

Realmente agora quando pus em 1.8V pegou normalmente no Overclock, que antes não pegava.

Edit 2: Matando de vez agora a questão das memórias. Realmente incompatibilidade com minha placa mãe.

Enquanto navegava em outro fórum lhe a assinatura de um membro com as minhas memórias e a Asus M4A79T, uma mobo um pouco melhor que a minha, e consequentemente, com a lista QVL mais atualizada, no caso tinha até uma QVL nova somente com Updates de Memórias 1600.

E lá estavam as memórias Corsair 1600.

E na aba Timming havia lá escrito.

1333 em 9-9-9-24 a 1.8V!

Finalmente foi isso, consegui estabilidade em 1333 no Overclock somente setando 1.8V. Se elas fossem realmente suportadas rodariam a 1600.

Mas bem, estou satisfeito com o 1.333 e abaixei as latências também para 8-8-8-22.

Depois de tudo mais esclarecido. O próximo passo é comprar um cooler novo para subir mais no over. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria colocar uma duvida em questão...

Sera que a Mobo M4A78-EM tem suporte para habilitar o L3 desse Processador?

Estou querendo adquirir um, pelo baixo custo.

Será que ira diferenciar muito de um 64x2 5600+ que possuo atualmente?

Abraços.

somente placa com SB 710 ou 750 é que dão suporte a ACC ou nvidia algumas Nvidias que dão suport NCC, esta sim podem Habilitar Núcloeo e Cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria colocar uma duvida em questão...

Sera que a Mobo M4A78-EM tem suporte para habilitar o L3 desse Processador?

Estou querendo adquirir um, pelo baixo custo.

Será que ira diferenciar muito de um 64x2 5600+ que possuo atualmente?

Abraços.

Pulei de Athlon 5200+ para o Athlon II X4. A diferença é gritante, nem pense em comparar.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria colocar uma duvida em questão...

Sera que a Mobo M4A78-EM tem suporte para habilitar o L3 desse Processador?

Estou querendo adquirir um, pelo baixo custo.

Será que ira diferenciar muito de um 64x2 5600+ que possuo atualmente?

Abraços.

Vai sentir sim cara, eu pulei de um E5200 que é mais processador que o X2 5600 e senti bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda... O Ruim é que aqui em Brasilia tudo é + caro, difícil achar preços camaradas...

A duvida maior seria optar pelo aproveitamento de minhas memorias dd2, sendo que a maioria das mobo disponiveis para fazer o up usam dd3 (desbloqueio da L3 do 620)

Optar pelo x4 620 e M4A79T DELUXE...

Ou Phenom Ii x4 945 e M4A78-EM...

Sendo que na segunda opção aproveito minhas memorias dd2 800 (dizem que n estão valendo a pena troca-las pelas dd3 por causa da latencia)...

Mas tudo na tranquilidade...

Obrigado a todos

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela ajuda... O Ruim é que aqui em Brasilia tudo é + caro, difícil achar preços camaradas...

A duvida maior seria optar pelo aproveitamento de minhas memorias dd2, sendo que a maioria das mobo disponiveis para fazer o up usam dd3 (desbloqueio da L3 do 620)

Optar pelo x4 620 e M4A79T DELUXE...

Ou Phenom Ii x4 945 e M4A78-EM...

Sendo que na segunda opção aproveito minhas memorias dd2 800 (dizem que n estão valendo a pena troca-las pelas dd3 por causa da latencia)...

Mas tudo na tranquilidade...

Obrigado a todos

Abraços

Existem alguns modelos da BIOSTAR (excelente marca de placa mãe) que são AM2+ e vem com o recurso de habilitar cache e núcleos adormecidos.

Cheguei a ler sobre um modelo que chega a lhe dar a opção durante o boot de escolher quantos núcleos quer ativar (pressionar F3 ativa 3 núcleos, pressionando F4 ativa 4 núcleos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alguns modelos da BIOSTAR (excelente marca de placa mãe) que são AM2+ e vem com o recurso de habilitar cache e núcleos adormecidos.

Cheguei a ler sobre um modelo que chega a lhe dar a opção durante o boot de escolher quantos núcleos quer ativar (pressionar F3 ativa 3 núcleos, pressionando F4 ativa 4 núcleos).

Ola boanoite,

engenheiro_ce, (ou quem souber responder) quais modelos da asus permitiriam o desbloqueio de núcleos e/ou caches, se é que existe??? a m3a78-em, teria esta opção, ou como foi citado aqui somente dos chipsets 750???

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda... O Ruim é que aqui em Brasilia tudo é + caro, difícil achar preços camaradas...

A duvida maior seria optar pelo aproveitamento de minhas memorias dd2, sendo que a maioria das mobo disponiveis para fazer o up usam dd3 (desbloqueio da L3 do 620)

Optar pelo x4 620 e M4A79T DELUXE...

Ou Phenom Ii x4 945 e M4A78-EM...

Sendo que na segunda opção aproveito minhas memorias dd2 800 (dizem que n estão valendo a pena troca-las pelas dd3 por causa da latencia)...

Mas tudo na tranquilidade...

Obrigado a todos

Abraços

Por enquanto não vale a pena essa troca... a diferença de desempenho entre DDR2 e DDR3 não é lá grande coisa, mas a diferença de desempenho ente o Athlon II 620 e o Phenom II 945 é gigante, a não ser que você consiga habilitar o L3 e resta saber se é o L3 do Propus e naõ do Deneb, eu seguraria mais um pouco a espera das 890G+SB800 ou quem sabe 890FX+SB850.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que ando vendo muito, os 785 e 790 desbloqueiam de boa. Também como resultado da pesquisa, a Biostar e Asrock estão com ótimos modelos tanto AM2+ como AM3 que possibilitam tal desbloqueio.

Agora em relação a m3a78-em, é sem chances, ela não faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que ando vendo muito, os 785 e 790 desbloqueiam de boa. Também como resultado da pesquisa, a Biostar e Asrock estão com ótimos modelos tanto AM2+ como AM3 que possibilitam tal desbloqueio.

Agora em relação a m3a78-em, é sem chances, ela não faz isso.

785G casa com SB710 e 790GX/FX casam com SB750, exceto a M3A32-MVP, Na realidade quem manda é o SB(710/750) e chip da Nvidia 8300 (NCC).

Esse recurso (ACC) vem de 6 linhas que ligam o Ponte Sul direto ao Processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
a diferença de desempenho entre DDR2 e DDR3 não é lá grande coisa
Concordo.
mas a diferença de desempenho ente o Athlon II 620 e o Phenom II 945 é gigante, a não ser que você consiga habilitar o L3 e resta saber se é o L3 do Propus e naõ do Deneb
Epa! Como assim? Os 400 Mhz + L3 do Phenom II pro Athlon II estão longe de ser uma vantagem gigante, e este tópico mostra isto. Não estou falando que o Athlon II é melhor "stock", mas se levar em consideração overclock e unlock quando possível, fica evidente que o Athlon II é melhor opção, bolso/desempenho.
eu seguraria mais um pouco a espera das 890G+SB800 ou quem sabe 890FX+SB850.
Se for para comprar uma placa top, eu também. Mas compraria AM3, apesar das DDR3 ainda não serem muito vantajosas em relação às DDR2, é um caminho sem volta. E além disso, há uma suspeita que os processadores da AMD pro ano que vem (os Thuban, deste ano, ainda usam DDR2) só suportem DDR3, embora não se saibam que eles vão ser AM3 ou terão outro soquete...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!