Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medidor de fluxo de ar Bosch


Dani piresk

Posts recomendados

Galera, amigo meu compro um sensor desses e quer que eu desenvolva um projeto para ler esse sensor.

Eu to com o datasheet aqui, mas não entendi muito bem como utilizar esse sensor..

Datasheet: http://www.eletronicworld.com.br/Downloads/sensors_airmass.pdf

Bom pelo o que entendi o pino 2 é a alimentação (14v), o pino 3 o gnd, o pino 4 "Reference voltage", o que seria isso??

e o pino 5 seria o que eu iria ler o valor de 0 a 5v que indicaria o fluxo..

Minhas dúvidas são:

-A pinagem é isso mesmo que eu falei?

-O que é esse Reference Voltage?

-Não entendi o calculo para saber o fluxo de ar a partir da tensão

Valeu.

EDIT:

Tinha esquecido do part number.

O part number é: 0 280 218 019

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pinagem é isso mesmo que eu falei?

SIm, a pinagem está correta.

O que é esse Reference Voltage?

Tensão de referência para o comparador interno, infelizmente não explica qual o valor dessa tensão, mas creio que seja 5V.

Não entendi o calculo para saber o fluxo de ar a partir da tensão

Olhou o gráfico e a tabela da página 4? no seu caso é a curva 2 conforme o part number.

Existem valores na tabela que correspondem ao valor do fluxo de ar que esta medindo.

O problema desse sensor é que seu comportamento não é linear, ou seja não vai dar para medir todos os valores de fluxo entre 0 e 5V a menos que voce consiga calcular a a derivada de cada ponto daquela curva, o que sem os dados não me parece fácil.

use inicialmente os valores da tabela.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, valeu as dicas a todos.

Consegui fazer o negócio funcionar! Sem ser linear claro.

Nem sei o preço dele, por que quem tá bancando esse projeto é uma faculdade e meu amigo que faz essa facul de mecanica pediu para eu desenvolver o projeto para usar esse sensor que a faculdade deu para eles fazerem pesquisas pessoais (nada de trabalho, só se eles tiverssem interesse e tal).

Resolvido.

EDIT:

Esqueci de falar a utilidade! Eles adaptaram isso num motor a diesel para fazer pesquisas, não me pergunte do que...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!