Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguem sabe me dizer se vale a pena atualizar o firmware do Corsair force 3?

Não tenho problemas de telas azuis nem nada, mas acho que cada vez está mais lento

PD: Mas mesmo assim, tem mais de 50gb de espaço ainda.. e nunca faço que baixe disso

Postado

Pessoal, to com uma dúvida que pode parecer *****, mas o fato é que não entendo muito dessas coisas e gostaria de ser ajudado!

Vou usar um Force GT de 120GB e gostaria de saber se vale a pena particiona-lo em 2 unidades. Pensei em deixar uma partição de ~40GB pro Windows 7 e uma outra com o restante do espaço para programas/arquivos. O intuito disso é facilitar caso eu precise reinstalar o SO. Agora, a questão é a seguinte: o SSD vai perder eficiência por causa disso? (porque eu sei que quanto mais espaço vazio, mais rápido ele se torna). Então, se eu deixar o SO instalado em uma partição com menos espaço de sobra (comparado com o mesmo SSD sem particionamento), mesmo que o SSD tenha a mesma quantidade total de espaço vazio (se comparado com a opção de não usar partição), ele vai perder eficiência? Grato desde já!

Postado
Atualizar o firmware sempre traz algum risco, portanto só deve ser feito em caso de haver problemas - ou no meu caso, eu fiz antes de gravar qualquer coisa no SSD, para evitar problemas (e acho que foi bom, porque meu Vertex 3 estava com o firmware 2.11, sendo que o último era o 2.15). O que você chama de "cada vez mais lento"? É subjetivo ou você mediu de alguma forma?

Uma coisa que pode ajudar (e deve ser feita uma vez por semana) é deixar o PC ligado algumas horas, ou enquanto você dorme, parado na tela do logon do Windows, que é a situação em que o Windows faz menos acessos ao drive do sistema, para deixar a controladora fazer garbage collection.

.

Meu pc é 24/7, fica fazendo downloads

No gerenciador de tarefas, o tempo de uso é de 3 dias já, seria mais se não fosse porque reiniciei para instalar uns programas basicos

Cada vez mais lento, me refiro a que antes era mais rápido né xD.. Lembro que quanto instalei o Windows por primeira vez tinha uma certa velocidade de leitura(há um mes mais ou menos), agora é mais lento. Medi com HD Tune pro, to com a metade do ssd cheio, no teste com HD Tune, algumas vezes está a 100MB/s, e outras a 350MB/s, mais ou menos a metade em cada... é normal isso?

No meu RAID 0 de 2hds de 2TB (olha o modelo delas na minha assinatura), a temperatura media é de 225MB/s, uns 200MB/s em minimo e 250MB/s no maximo...

Acho que vale mais a pena uma velocidade media no HD, do que uma má velocidade porque está meio cheio?? Não entendo muito isso, mas acho que por ser o Force 3 e não o GT que é memoria assimetrica tem algo a ver tambem

Postado

No meu RAID 0 de 2hds de 2TB (olha o modelo delas na minha assinatura), a temperatura media é de 225MB/s, uns 200MB/s em minimo e 250MB/s no maximo...

Temperatura media? :confused::confused:

Postado
Temperatura media? :confused::confused:

36 graus a 38, 36 em idle, 38 quando copiando arquivos ou fazendo testes com o hdtune nele

Ah, li errado, velocidade media rs

Postado

Uma coisa que pode ajudar (e deve ser feita uma vez por semana) é deixar o PC ligado algumas horas, ou enquanto você dorme, parado na tela do logon do Windows, que é a situação em que o Windows faz menos acessos ao drive do sistema, para deixar a controladora fazer garbage collection.

Goyta,esplique um pouco melhor este negócio.

Postado
Pois deixe-o sem fazer nenhum download por algumas horas ou de um dia para o outro, uma vez por semana, só parado na tela de logon do Windows, para a controladora poder fazer sua manutenção no drive.

Você grava esses downloads no HD e não no SSD, suponho?

Sim, no HD, tudo o que é pra download tá dirigido a outro HD

Não precisa desligar, é só dar logoff para voltar à tela de logon.

Vou tentar fazer isso amanhã de manhã

Não, não é a mesma coisa. "Cada vez mais lento" significa que o desempenho do drive está piorando com a mesma quantidade de dados - o que é compreensível se você não está dando trégua ao Windows e a entropia está tomando conta das suas células de memória, sem que a controladora do SSD tenha uma chance de fazer uma faxina na casa. Você está vendo a Segunda Lei da Termodinâmica em ação!

Outra coisa bem diferente é a queda natural de desempenho do SSD quando se enche de dados. Você disse que está com mais de 50 GB livres, mas como seu SSD é de 120 GB (= 111 GiB formatados), isso significa que você também está com mais de 50 GB ocupados. O Windows 7 x64 recém-instalado ocupa uns 13 GB, mais ou menos, se não me engano. É lógico que com mais de 50 GB, o desempenho vai cair em relação a isso. E o Force 3 usa NAND assíncrona, de modo que essa queda de desempenho é bem mais acentuada do que num drive síncrono como o Force GT ou o Vertex 3.

E outra coisa que também pode interferir no caso dos drives SandForce é a natureza dos dados que você gravou depois. Os drives SandForce usam compressão de dados por hardware e o desempenho cai muito quando se usam dados incompressíveis (e mais uma vez, isso é bem mais acentuado com os drives assíncronos, que têm desempenho muito pior com dados incompressíveis). Portanto, se você gravou, por exemplo, dezenas de gigabytes de cenários de jogos em JPEG ou outro formato com compressão embutida, o desempenho também vai cair mais.

Pra ser mais exato, 69,9GB livres de 111GB

E não entendi isso de "se você gravou, por exemplo, dezenas de gigabytes de cenários de jogos em JPEG ou outro formato com compressão embutida, o desempenho também vai cair mais." Eu não instalo jogos no SSD porque tenho muitos mais muitos jogos, e só uns 5 já ocuparia todos. Instalo no SSD só programas pequenos e alguns grandes como Microsoft Office que eu preciso mesmo que abra rápido (demora menos de 2 segundos o office 2010 abrir, meu notebook antigo as vezes precisava de 1 minuto ¬¬)

Não, não é normal. Está esquisito, mas poderia ser explicado se o teste estivesse sendo perturbado por gravações concomitantes feitas em background pelo Windows. Não me lembro se você já comentou isso aqui, mas você fez aquelas otimizações todas, de rodar o Índice de Experiência do Windows, mudar o índice de lugar ou desativar o serviço Windows Search, etc.? Essas coisas fazem muitos acessos ao drive.

Sinceramente, fiz mesmo esse indice de experiência de windows

Não desativei esse windows search

Mas sim fiz bastantes restaurações

Você já explicou que foi um lapso e você quis dizer a velocidade, mas não temos muito termo de comparação para dizer se isso é bom ou ruim, porque não temos dados de outros testes com o HD Tune. Seu máximo de 350 MB/s é mais do que a velocidade máxima da interface SATA II, indicando que o SSD está funcionando em SATA III, mas está muito abaixo da velocidade máxima que um Force 3 consegue em SATA III (pelo menos medida pelo ATTO, que é o programa de testes mais "bonzinho"), que passa dos 500 MB/s.

Agora, a razão pela qual o ATTO é tão camarada, especialmente com drives SandForce, é que ele usa só dados altamente compressíveis. Então, essa diferença toda me leva mais uma vez a crer que você deve ter gravado muitos dados comprimidos. Apesar de o ATTO ser muito criticado justamente por isso, o outro lado da moeda é que ele é muito bom para medir a degradação do SSD por estar cheio, pois exatamente porque ele testa o drive nas condições ideais, nas melhores possíveis, qualquer perda real de desempenho aparecerá mais facilmente.

Rode o ATTO e veja o que ele diz.

Olhe você mesmo o grafico

scaled.php?server=27&filename=ssdaw.jpg&res=medium

Isso de comprimir dados, eu tinha deixado para os meus HD, só faz uns minutos que percebi que no meu SSD não era assim, e ativei a compressão de dados, o teste do SSD foi feito depois da compressão de dados, mas o mesmo era muito parecido com os testes que fiz antes

Tó baixando o ATTO.

Não entendi. O que têm seus HDs a ver com a história?

A média da velocidade de leitura dos meus 2 HD em Raid 0 segundo o HDTune Pro é de 200MB/s a 280MB/s. No teste com o HDTune Pro é mais estavel,

A velocidade do SSD dá pra ver na imagem que postei..

Eu quando comprei o SSD, instalei o Windows 7 Ultimate 64 bits em 7 minutos! Coisa que me surprendeu, isso há como um mes né..

Ultimamente (como desde há 3 semanas) cada boot de PC demora como 1 minuto... Coisa que meus antigos lerdos HDs de notebook tinham melhor resultado?

E desde que instalei os meus dois HDs de 2TB em Raid 0 na controladora Marvell, demora uns 5 a 10 segundos mais pelo fato de no boot mostrar uma tela mostrando que foi detectado esses 2 HD em modo Raid... mas mesmo assim, sem isto, o boot demora muito ainda

No setup Bios, eu ativei aquilo de boot rápido ou alguma coisa assim

Você acha que vale a pena formatar tudo o Windows e o SSD e aproveitar tambem pra atualizar para o fimware novo?

PD: Eu acho essas restaurações bastantes relevantes, será que isso influenciou bastante também?

Aonde eu posso ver pra saber o fimware atual do meu SSD?

Postado
E as outras recomendações de preparação e manutenção de um SSD, você fez?

Eu fiz tudo o que este topico inicial pediu..

Que tipo de restaurações? Do Windows inteiro, da partição?

Não da partição.. de quando da um erro ae bobo e voltei uns dias atras... restauração de sistema?

Ah, bom, só agora entendi o que você quis dizer. É que o HD Tune dá resultados sintéticos, enquanto o ATTO dá resultados analíticos que teriam deixado isso mais claro. Fique tranquilo, o desempenho não está oscilando, isso é normal. Um SSD não tem um desempenho linear (aliás, nem um HD). Depende do tamanho do bloco que está sendo lido ou gravado, se os dados são comprimidos ou não etc. Dependendo de todos estes fatores, a taxa de transferência pode variar muito.

Veja aí atrás os gráficos que o pessoal postou do ATTO e você verá que quando o teste é feito com blocos pequenos, de apenas 512 bytes, a taxa de transferência pode ser de meros 15 MB/s, mas com blocos de 8 MB isso já pode subir para mais de 500 MB/s.

Então, o que o HD Tune está mostrando é a diferença entre o desempenho máximo e o mínimo, mas se o mínimo é muito baixo, isso não significa que haja nada de errado com seu SSD - qualquer SSD teria as mesmas taxas baixas naquelas condições.

Provavelmente o HD Tune usa mais dados incompressíveis nos seus testes. Isso explicaria a diferença de desempenho acusada em relação aos níveis do ATTO.

E digo, o meus 2 HDs em Raid0 tem um minimo de 200 MB/s, um maximo de 280MB/s, um resultado que acho melhor que o do SSD

Aiiiii!!!! :muro: Fez uma tremenda besteira! Não se deve nunca ativar a compressão de dados num SSD SandForce, porque ele já tem compressão por hardware. Ao ativar a compressão por software (do Windows), o que você fez foi tornar todos os dados gravados no seu SSD incompressíveis - justamente o tipo de dados em que os SSDs SandForce (e ainda mais o Force 3, assíncrono) têm o pior desempenho!

De quebra, você forçou uma regravação (igual à descrita no exemplo da minha mensagem anterior, em que expliquei a garbage collection) de todos os 41 GB de dados do seu SSD na hora da compressão e vai ter que fazer de novo na hora de desfazer isso. Haja TRIM e garbage collection para consertar isso! Se eu fosse você, deixaria o PC parado na tela de logon um dia inteiro para a controladora fazer uma faxina decente depois dessa.

Cara, mas fazendo essa compressão de dados, eu recuperei uns 10 GB de espaço!!!!

Ah, tá, então foi isso que você quis dizer com a menção aos HDs. Você não explicou. Você quis dizer então que a variação era menor. Mas é isso mesmo. SSDs não são HDs, a tecnologia é completamente diferente, e oscila mais segundo as condições de utilização.

Como já disse, os HDs em raid são melhor em media então xD

Isso pode não ser culpa do SSD. Por exemplo, se há serviços demais sendo executados na inicialização, pode ser que só o tempo de CPU já demore bastante. Pode ser também que haja alguma coisa na inicialização que precise acessar seus HDs - e aí o SSD não vai adiantar nada. Pode ser, por exemplo, que seu antivírus esteja programado para fazer uma varredura rápida na inicialização e isso inclua arquivos nos HDs. Há várias possibilidades.

Baixe o Autoruns da Microsoft e veja se dá para desativar o carregamento de alguma coisa desnecessária que esteja sobrando na inicialização. Dê uma olhada também no Gerenciador de Tarefas - há muitas tarefas inúteis que são executadas como padrão e que podem ser eliminadas.

Vou entrar no msconfig e ver lá

Mas isso só afeta o pedaço do boot que é feito antes do carregamento do Windows, a tela do POST e tal. O impacto disso dificilmente chega a 10 segundos.

Então... mesmo com ou sem isso... boot lento, fica muito tempo no logo da windows

Formatar não, não se reformata SSD para reinstalar o Windows (quero dizer, nada impede, mas não é uma boa ideia). Se for o caso, faça um secure erase do SSD (coisa que você só consegue fazer com o Parted Magic, que é um CD de inicialização baseado em Linux). Ele fica zeradinho, como saiu da fábrica - você tem que criar a partição e tudo mais para instalar o Windows. Mas deixe isso como último recurso. Tente os menos drásticos primeiro.

Já atualizei o firmware do meu SSD, mas o meu é da OCZ, o seu é da Corsair e não estou familiarizado com o processo de atualização do firmware desta para poder lhe dar alguma dica. Mas você pode tentar, também. E mãos à obra no estudo, porque para fazer as coisas direito com SSD, são necessárias várias etapas com as quais você não tem que se preocupar quando instala um HD.

Olha o topico da corsair

http://forum.corsair.com/forums/showthread.php?t=100162

Facílimo: no Windows Explorer, clique com o botão direito no ícone do drive e acione Propriedades. Na janela que se abre, na aba Hardware, selecione o drive e clique no botão também chamado Propriedades. Abre-se uma segunda janela. Nela, clique na aba Detalhes. Selecione na lista a opção Hardware Ids. São listadas várias linhas, mas geralmente logo na primeira, na extremidade direita, você encontra a versão do firmware (isso pode variar de um fabricante ou modelo para o outro). Você manjará logo pelo formato das versões da Corsair.

Tá no 1.3.3 Fimrware atual, o ultimo fimware

Postado
Tenho uma ideia melhor: por que você não usa máquinas virtuais? Uso o VMware direto e reto aqui e é melhor que Bom Bril, tem 1001 utilidades, desde testar programas suspeitos até ter um segundo antivírus para fazer varreduras sem interferir com o principal, testar ISOs de sistemas, rodar programas incompatíveis (inclusive em Linux, MacOS X etc.), e muitas outras ideias que você vai tendo e que uma VM resolve.

Comecei a usar também por causa de programas incompatíveis, com uma VM do XP, mas hoje não resta mais nenhum - ou lançaram versões compatíveis, ou mudei de programa. Mesmo assim, continuo achando utilidade para o VMware. O VMware Player é grátis e já quebra um galhão. Nestas horas é bom ter um processador multicore e muita RAM: posso, por exemplo, dedicar dois núcleos e 3 GB de RAM para a VM e ainda fico com um quad-core e 5 GB para o resto fora dela, mas eu já usava o VMware naquele meu PC antigão e ele dava conta.

Pense bem.

.

.

Novamente muito obrigado pela dica, vou testar pra ver.

Postado
Então... mesmo com ou sem isso... boot lento, fica muito tempo no logo da windows

Esse é seu boot com o force 3? Aqui com meu vertex 3 fico por volta de 5~8 segundos no logo do windows. Ai quando ta logando normalmente fica 1~3 segundos e já entra na tela inicial do windows com tudo usável.

Postado

Agora, o que eu faria no seu lugar:

1. Desfaria a compressão do drive e de tudo que está gravado nele. Em seguida, deixaria o PC ligado, mas inativo, na tela de logon do Windows, por um dia inteiro, para a controladora fazer sua "faxina".

2. Tentaria ver pelo Autoruns (baixe de http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb963902 ) o que dá para eliminar da inicialização. Tenha cuidado, use seu bom senso e crie um ponto de restauração do sistema antes de tirar cada coisa, pois se você tirar algo que não deve, o Windows pode não se inicializar de novo.

3. Também daria uma olhada no Gerenciador de Tarefas para ver o que está sendo executado na inicialização. Há muitas tarefas inúteis que podem ser desativadas lá.

4. Olharia para ver se não há algum programa supérfluo que pode ser desinstalado. 27 GB de programas são um bocado de software. Use um desinstalador total como o Revo Uninstaller para garantir que tudo vá mesmo embora.

5. Qual antivírus/firewall você usa? Verifique se não está configurado para fazer alguma varredura demorada na inicialização.

6. Se nada disso adiantar, faça um backup dos dados que precisa preservar e que porventura estejam gravados no SSD e depois faça um secure erase do drive - não se limite a apenas reformatar a partição. Na prática, você só conseguirá fazer secure erase através do Parted Magic. Grave um CD ou inicialize um pendrive com ele usando o UNetbootin e dê boot pelo Parted Magic. As instruções para fazer o secure erase você encontra nesta página do blog da Corsair. Depois, reinstale o Windows e os programas do zero - nada de restaurar backups ou configurações salvas, faça tudo manual. Instale os drivers do chipset e da placa de vídeo e rode o Índice de Experiência do Windows. Depois, execute um programa como o SSD Fresh ou o SSD Tweaker para facilitar a tarefa das otimizações.

.

.

Valeu pelas dicas, cara, fiz o de deixar o pc na tela do windows, mas não fecheu Utorrent, deixei lá, voltei agora e olhei que to com 82GB livres agora.. o.O eu não desinstalei nada

Tó com Kaspersky, usava nod32 mas como era o de 30 dias.. expiro..

vou pensar em fazer uma formatação completa, já tava pensando nisso pois to com um erro de drivers na placa de video..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...