Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre calcular resistor


Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Galera, seguinte, me surgiu uma duvida quanto a calclar resistores... por exemplo, se eu precisa de 0,0084A na base de um transistor, a fonte tem 3A por 9V, como calculo o valor do resistor na base?

Ja vi um topico assim, porém não compreendi muito bem! Seria o mesmo esquema dos LEDs?

(Tensão da fonte) - (Tensão da base do transistor) / (Corrente necessaria na base), no caso corrente da base seria 0,0084?

Então ficaria 9V - por exemplo 5V = 4 , então 4/0,0084 = 476Ohms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, seguinte, me surgiu uma duvida quanto a calclar resistores... por exemplo, se eu precisa de 0,0084A na base de um transistor, a fonte tem 3A por 9V, como calculo o valor do resistor na base?

Ja vi um topico assim, porém não compreendi muito bem! Seria o mesmo esquema dos LEDs?

(Tensão da fonte) - (Tensão da base do transistor) / (Corrente necessaria na base), no caso corrente da base seria 0,0084?

Então ficaria 9V - por exemplo 5V = 4 , então 4/0,0084 = 476Ohms?

A lei de ohm sempre deve ser aplicada a algum ente, nesse caso o resistor.

Lei de ohm => R = V/I interpretando..

R (do resistor) = V (sobre o resistor) / I (que passa pelo resistor)

Imagine esse circuito ai apresentado:

Resistordebase.jpg

Imagine que se tenha que aplicar uma corrente de base de Ib = 0,0015 A (ou 1,5 mili Amperes) Como calcular o resistor

Ir = Corrente no resistor = 0,0015 A

Vr = Tensão sobre o resistor. Sabendo-se que um Vbe típico gira em torno de 0,7 Volts, a tensão no resistor será a tensão da fonte (12 Volts) - Vbe

Vr = Vcc - Vb = 12 - 0,7 = 11,3 Volts

Rb = Vb/Ib = 11,3/0,0015 = 7533 ohms...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!