Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligando um netbook na bateria de carro


Roberto Ercolin

Posts recomendados

É 12V mesmo?, em todo o caso é nao recomendavel usar a tensão da bateria do carro, por algumas razões:

- Primeira, não são 12V regulados;

- Segunda não existe qualquer forma de controle sobre a tensão fornecida ao note.

Porque nao usa um inversor de tensão e liga a fonte do seu note, da mais trabalho , mas é mais seguro.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Felipe...

Não entendo porque precisaria de controle sobre a tensão, pois a bateria me fornece 12v constantes, e é isso que o Note necessita.

Tenho dúvidas também sobre a corrente, pois usaria uma bateria de 45amperes. teria algum problema?

Pensei em usar um inversor, mas estamos tentando reduzir custos, pois inicialmente eu faria o processo em 15 notes.

(minha aplicação seria balanço patrimonial em uma empresa de auto peças, e estamos tentando livrar-nos dos cabos).

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem..

Nesse caso, já que não vai ligar diretamente no carro, acho q não haverá problema..

No carro seria mais complicador por causa do surto de tensão na partida e também o fato do alternador levar a tensão da bat para mais de 13,8V..

Mas se for usar numa bateria fora do carro, creio q nao haverá problema

quanto aos 45A da bateira, não há problema algum..

Ao contrário..quanto mais amperes, mais durará a carga dela..

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma aí que os notes de 18 ou 19V até aceitam variações de tensão na entrada meio grandes, já que tem uma queda de tensão maior no dc-dc interno, é um steep-down de alto rendimento. Mas os de 12V não, são conversores dc-dc que pra ter rendimento bom operam nos limites.

Conheço handheld e uns notes da HP que usam 12V, e a variação permitida na entrada deles é pequena, coisa como 1V. Recomendaria que levantasse um diagrama preliminar da parte dc-dc do note, ou aguardasse alguem que já fez o teste, porque o constume é usar um DC-DC que precisa uma tensão meio regular senão se danifica.

Já danifiquei dc-dc de palm, teclado, tela lcd, swtich e roteador, por meter tensão de bateria 12V, sendo aparelhos que dizem operar com "12V (±10%)", por exemplo. O problema é quando a tensão de entrada alimenta o proprio controlador pwm diretamente, queimar os mosfets "até que vai", mas se o dano atingir controlador pwm mosca-branca, ou driver excitador dos mosfets, aí complica o reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma aí galera! Um note desses creio que consuma uns 3.5A no máximo, um inversor pra esse valor não vale a pena!

Vale mais você fazer um circuito regulador com o 7812 + by-pass e uma ótima filtragem.

Diga quanto esse note consome para nós.

Aqui um exemplo de 7812 + by-pass: http://www.circuit-projects.com/power-supply/lm7812-high-current-power-supply-by-tip2955-pass-transistors.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, com o carro ligado temos em torno disso!

Então creio eu que dê certo sim.

Vou puxar a orelha, ta precisando ler mais um pouco Dani.

Se consultar o datasheet do 7812, veras que ele precisa de uma tensão pelo menos 3V maior que a saida, e bateria de carro mesmo com o surto do alternador vai te dar uns 13 a 14V por uns instantes, apos isso a tensão ficaria em torno de 11.9 a 12.2V insuficiente para o 7812 funcionar e tem mais.

Calma aí galera! Um note desses creio que consuma uns 3.5A no máximo, um inversor pra esse valor não vale a pena!

Está contando so a corrente mas não a potência de consumo da fonte do note, tudo bem que alguns notes consumam algo da faixa de 20W, mas agora pergunto, não vale mais a pena construir / comprar um inversor (pode ser aqueles semi - senoidais mesmo) e usar a fonte do note que fornece a alimentação necessária e regulada para correto funcionamento do note?

Agora se for mais fácil arriscar o estagio dc-dc como o amigo rubemll disse a responsabilidade é de vocês, so reforcando o que o amigo disse, esses controladores PWM se forem mosca-branca vai sair uma nota fora o trabalho para arrumar.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LM2576 12, CI pronto tipo dc-dc pra 3A, existe, mas não é fácil de achar como um 7812. Na cinesctec.com.br tem o LM2576T 5 ADJ, que pode ser ajustado pra 12V, por R$ 6 se não me engano. Trabalhando em 12>12V ele deve render uns 75-80%.

O detalhe é que os HP de 12V consome 4,5A quando estão carregando a bateria, e uns 2 a 3A com bateria carregada (Depende do hardware). Então esse LM2576 não serviria se fosse note de consumo EM CARREGAMENTO maior que 3A se os notes forem usados de forma que a bateria externa tenha que carregar totalmente a interna com o note ligado.

(Com o note desligado a carga consome 2,5A, e no fim da carga o consumo cai pra 0,5 a 1A)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

achei esse produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128349631-fonte-universal-bilvolt-adaptador-12v-veicular-_JM

ele é um adaptador do acendedor de cigarros do carro.

mostra que é possivel fazer tal fassanha.

Porém, eu não vou usar no carro, e sim diretamente na bateria.

Não terei intervensão de alternador e etc.

Minha dúvida seria se eu posso ligar os 12v da bateria diretamente na entrada do netbook, ou ainda assim tenho que passar por algum tipo de circuito de filtragem ou proteção.

Obrigado a todos que estão ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou puxar a orelha, ta precisando ler mais um pouco Dani.

Se consultar o datasheet do 7812, veras que ele precisa de uma tensão pelo menos 3V maior que a saida, e bateria de carro mesmo com o surto do alternador vai te dar uns 13 a 14V por uns instantes, apos isso a tensão ficaria em torno de 11.9 a 12.2V insuficiente para o 7812 funcionar e tem mais.

Está contando so a corrente mas não a potência de consumo da fonte do note, tudo bem que alguns notes consumam algo da faixa de 20W, mas agora pergunto, não vale mais a pena construir / comprar um inversor (pode ser aqueles semi - senoidais mesmo) e usar a fonte do note que fornece a alimentação necessária e regulada para correto funcionamento do note?

Agora se for mais fácil arriscar o estagio dc-dc como o amigo rubemll disse a responsabilidade é de vocês, so reforcando o que o amigo disse, esses controladores PWM se forem mosca-branca vai sair uma nota fora o trabalho para arrumar.

abs.

Se você diz...

Bom, aqui pelo menos funciona..

Tenho dois 7812 ligados no carro do meu pai.

A saída neles geralmente está entre 11,9v

E então uma solução com zener 12v + by-pass, o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o amigo rubemll, deu uma solução de melhor desempenho, o lm2576 12, que pode trabalhar em 12 -> 12V com um melhor rendimento que soluções lineares, eu mesmo pensei em fazer uma solução chaveada, no caso aumentar a a tensão da bateria para uns 18V em seguida fazer uma etapa step down, e gerar os 12V regulados e com mais precisão, isso talvez viabilizaria, fora o rendimento elevado que teria a etapa de regulação.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta inventar, pois se você ligar apenas um note, até daria, mas são 15 notes.

Então faz essa conta:

Digamos que cada note tenha um consumo de corrente de 3.5A, e sabemos que esse cosunmo, pode ser maior ainda.

multiplica por 15 unidades

você vai ter 52.5A em cima de 12VCC que será igual a 630W

Sendo assim, você terá que escolher um inversor de tensão, de 12 para 127V ( pode ser onda senoidal modificada ), daí você divide esses 630W por 0.7

( 0.7 é o fator de potência que esses inversores costumam ter na saída)

você terá que comprar um inversor de 900VA, para alimentar as fontes de todos os noteboocks, mas como é bom deixar uma folga, você terá que comprar um de 1000VA ou se for especificado em W, será de uns 700W.

não precisa nem comprar, aproveita um pequeno no-break de 1000VA, e liga a entrada de bateria na bateria de um carro, matem o motor ligado para carregar a bateria e o no-break ligado fora da tomada.

ligue todos os nots no no-break e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

900VA Netbook em serie?

isso não cara, de onde você tirou isso de série?

você simplesmente vai pegar três reguas de tomadas padrão rack, duas delas com 6 tomadas tipo 2P+t, e uma com 4 tomadas, ou outro tipo de extensão elétrica qualquer.

sendo as 3 reguas de tomadas padrão rack, você vai pegar o cabo tripolar de cada uma, e encaixar o plugue de cada uma, num inversor semi senoidal, ou um no-break de 1000VA.

agora você vai pegar todas as 15 fontes dos 15 notebook, e ligar 6 fontes de 6 notebook em uma regua de tomada.

vai pegar mais 6 fontes e ligar na outra regua de tomadas.

agora você vai pegar as 3 fontes restantes e ligar na regua de tomadas de 4 tomadas.

vai sobrar uma tomada vazia ok?

agora você vai ligar a entrada DC do inversor de tensão de 12 para 127VAC, na bateria do carro.

se você tiver um no-break, vai servir também para o propósito OK?

vai ligar o carro para que o mesmo mantenha a bateria carregada a todo tempo ok?

agora você vai ligar o no-break ou o inversor ( o que você tiver disponivel no momento).

vai conectar todas as 15 fontes, em todos os noteboocks, e ligar os mesmos.

agora é só ser feliz Ok?

O que eu disse, foi que todos os notes ligados juntos, apresentam um consumo de uns 900AV,

ou caso foce ligados diretamente na bateria, seria uns 52.5A EM 12VCC.

Com este consumo de 900AV, é bom deixar uma folga boa, para o inversor ou no-break não explodir os seus POWER MOSFETS.

Sendo assim, deve-se usar um no-break ou inversor, com potência de 1000VA ou 700W

o consumo de todos os notes é de 630W com variações e picos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda assim pode explodir, caso os notes estejam todos carregando o consumo seria de uns 800-880W. Passaria pra 1500VA necessarios.

(Depende da probabilidade disso ocorrer, todos estarem com a carga baixa e ligados ao mesmo tempo)

Lembrando que isso seria uma corrente de quase 100Ah saíndo da bateria, se a autonomia desejada é algo como 6 horas diarias, precisaria 5 baterias de 150A, já que em 6C (6H) uma de 150A deve fornecer uns 130A, imagino, vai depender da marca e tipo, as estacionarias ou as avulsas de 2V renderiam melhor nesse uso, mas em 6C nenhuma entrega o mesmo que entregaria em 30C. E se for usar apenas 1 de 220A, a autonomia seria de 1:40 a 2:40 horas (880W, ou 700W, dependendo de quantos notes estão carregando, e levando em consideração um rendimento de 80% na inversão). Se usar bateria de 150A, autonomia caindo pra 1 a 2 horas.

Mas o consumo dos notes varia, até agora não foi informado se se trata de digamos Pentium 3 600, que consomem 30W, ou CoreDuo de 45W, ou Athlon 32 de 50W, ou Core2Duo de 35W.... o consumo sob carga também muda um pouco, de 30W a mais, até 45W a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera.

O esquema é o seguinte:

01 mesa

01 netbook com rede wireless

01 bateria (para maior autonomia)

01 leitor de cod de barras

tudo isso vezes 15 como eu havia dito anteriormente

Vou fazer balanço patrimonial, e como o estoque é grande, ta ficando difícil usar os cabos.

Vou passar com a mesa entre as prateleiras. cada netbook distinto um do outro.

a ideia da bateria seria para aumentar a autonomia do netbook.

Ou seja.

Vou ter 1 bateria com seus 45amperes para cada netbook.

Como o net exige 12v, deduzo que a tensão não é o problema. (corrijam-me se estiver errado).

Mas e os 45Amperes? isso pode afetar algo? não é muita corrente?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera.

O esquema é o seguinte:

01 mesa

01 netbook com rede wireless

01 bateria (para maior autonomia)

01 leitor de cod de barras

tudo isso vezes 15 como eu havia dito anteriormente

Vou fazer balanço patrimonial, e como o estoque é grande, ta ficando difícil usar os cabos.

Vou passar com a mesa entre as prateleiras. cada netbook distinto um do outro.

a ideia da bateria seria para aumentar a autonomia do netbook.

Ou seja.

Vou ter 1 bateria com seus 45amperes para cada netbook.

Como o net exige 12v, deduzo que a tensão não é o problema. (corrijam-me se estiver errado).

Mas e os 45Amperes? isso pode afetar algo? não é muita corrente?

Obrigado.

Cara, como já foi dito antes, ligar a bateria automotiva diretamente nos notes, não vai dar certo, pois a tensão nominal da bateria é de 12VCC, contudo, em uso ela varia de 10VCC a 13.8VCC.

ou sejá: uns 3.8V de variação.

um note precisa de uma fonte muito bem regulada, por isso, é melhor que use a propria fonte dele que foi feita para alimentar com 127VAC.

já que você vai ter 1 bateria com seus 45amperes para cada netbook, você liga todas elas em paralelo (positivo com positivo, e negativo com negativo ),

o cabo positivo e negativo geral de todas, você liga num inversor de tensão de 127V, ou num no-break de 1500VA, como o colega acima explicou.

daí você alimenta as fontes dos netbook com 127VAC, e posteriormente os próprios netbook.

ok

mas se você quiser torrar todos os netbook, fique avontade ok

"Como o net exige 12v, deduzo que a tensão não é o problema. (corrijam-me se estiver errado).

Mas e os 45Amperes? isso pode afetar algo? não é muita corrente?"

aí é que você está se enganando, pois é justamente ao contrário.

a corrente é que não seria problema, pois qualquer circuito eletrônico, só consome a corrente necessária ao seu funcionamento, não importando se a fonte tem 45A ou até mesmo 1000A.

E tensão não existe, é tensão que se diz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simples..

é só ligar a bat de carro no lugar da bat original dele..

já reformei várias baterias originais trocando por celulas recarregaveis de maior corrente..não teria problema algum se a bat original for 12V..simples e eficaz!!!

"Como o net exige 12v, deduzo que a tensão não é o problema. (corrijam-me se estiver errado).

Mas e os 45Amperes? isso pode afetar algo? não é muita corrente?"

A corrente da bat, quanto maior, mais tempo de autonomia você terá..

A tensão q não pode variar..a corrente quanto maior melhor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simples..

é só ligar a bat de carro no lugar da bat original dele..

já reformei várias baterias originais trocando por celulas recarregaveis de maior corrente..não teria problema algum se a bat original for 12V..simples e eficaz!!!

Mas... lithio e chumbo-acido tem curva de carga e tensões completamente diferentes.

Os notes que operam com carregador de 12V normalmente usam 2 celulas em serie, 7,4V.

O monitor da bateria deixaria a tensão cair até 5,8V, que danificaria 4 celulas de chumbo a longo prazo e subutilizaria 3 celulas de chumbo em serie, caso fizesse substituição direta. E o controle de carga deixaria a tensão subir até 8,4V, que danificaria 3 celulas a longo prazo, e subutilizaria 4 celulas.

(Falo da possibilidade de usar celulas avulsas de chumbo de 2V, que são muito mais caras que automotivas mas que são as únicas que caberiam nessa ideia de substituição direta de bateria de litio por de chumbo)

Nem se fosse bateria de 10,8V, ou de 14,4V, daria pra substituir diretamente por chumbo automotiva de 12V. E se a fonte usada na recarga é de 12V nem tem como usar bateria de 10,8 ou 14,4V, não tem dropout suficiente da tensão carregador>bateria.

Agora outra opção se as mesas ficarem proximas é colocar 10 baterias de digamos 36A em serie, pra ter 108V DC a 138V DC. Carregador de note se não me engano roda com uns 105VDC, me corrijam se for outro valor (Se for AC precisa 85 a 90V, depende do carregador, DC é outra estória). Seriam hipotéticos 4300W, pra 20 netbooks consumindo 30W cada, daria umas 7 horas de autonomia. Veja que nesse modo não há as perdas devido ao rendimento de inversor e tal. E até fica possivel fazer um carregador pra também carregar todas em serie, com 127VAC. Sem falar que não seriam então 20 baterias, e sim 10 ou 12, são uns R$ 600 a 800 a menos (Já que não tenho certeza de 105 ou 120VDC seriam necesarios, portanto 10, 11 ou 12 baterias em serie).

==================

Edit:

Se há necessidade absoluta de as mesas ficarem sem fios interligando-as, usar 10 a 12 baterias de chumbo 12V 4,2A em serie, é uma opção mas é bem caro.

10 x 12V 4,2A são 500W, ou 16 horas de autonomia com 30W de consumo. 10 x 12V 1,3A são uns 150W, autonomia de quase 5 horas com os mesmos 30W. Tem bateria 12V 1,3A, 2,2A, 5,6A, 7A, etc, resta, caso você gostar da ideia, cotar uns preços pra saber se compensa, na sta-eletronica.com.br e na unicoba.com.br com o CNPJ da sua empresa você compra ou cota tranquilo, estimo que comprando na alta quantidade que o projeto requer (20 x 10 = 200!) a de 1,3A deve ficar nuns R$ 20 cada.

A Sta-eletronica tem opção ainda menor, essa http://www.sta-eletronica.com.br/loja/product_info.php?cPath=181383_181454&products_id=4883 com seus 700mA daria uns 80W, ou autonomia de 2 horas e pouco (Por 30 delas deve ficar uns R$ 120, mais em conta de 10 de 1,3A de R$ 20, mas claro que a autonomia acompanha o preço), se precisa apenas pra um uso estilo "nobreak" serviria (Somado às horas de autonomia da bat. interna do netbook). O "valer a pena" depende da autonomia desejada, pelo que entendi seria desejado o dia todo, aí precisaria a de 1,3 ou 2,2A (Já que 30W não é regra pra netbook, uso como media mas dependendo de usar HD ou SSD, tamanho da tela, e processador, o consumo vai digamos de 22W a 35W).

==================

Edit 2:

Ops, a tensão DC necessaria pras fontes típicas é 120 a 127V. Seriam então 11 ou 12 baterias em serie.

Motivo: A tensão na bateria não deve baixar de 10,5V. E no fim da autonomia da bateria ela fica em 11V, 10,8V, etc, então pra otimizar a autonomia teria que prever esse momento no fim da capacidade da bateria onde teriam digamos 127V (12 baterias, pros carregadores que dizem requerer no mínimo 90VAC), limitando a tensão mínima a 10,58V por bateria, ou teria digamos 120V (11 baterias, pros carregadores que dizem requerer no mínimo 85VAC), limitando a tensão mínima a 10,9V por bateria (Deixaria de usar uns 5% da autonomia da bateria). Veja que isso se aplica aos carregadores 90-240V, e aos 90-130V, já que a tensão maxima (Bateria carregadas) em 12 baterias seria de 160 a 170VDC (Se ficar em 13,8V por bateria seriam 165VDC, seguro longe do limite), esse aparelhos 90-130VAC suportam até 180VDC (E 240VAC seriam quase 340VDC).

Já se forem fontes 100-240VAC (A Emax (Netbooks mais baratos) usa dessas) seria necessarias necessarias 13 baterias, e cortar a alimentação ao baixar pra 10,9V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera.

Vou fazer balanço patrimonial, e como o estoque é grande, ta ficando difícil usar os cabos.

Vou passar com a mesa entre as prateleiras. cada netbook distinto um do outro.

a ideia da bateria seria para aumentar a autonomia do netbook.

Obrigado.

Bom dia Galera.

Ja tenho um Nobreak de 10kva com baterias e tal, alias, tenho 5 desses.

Só que como vocês podem ver, a ideia seria deixar os netbooks sem cabos, fios, ligação alguma entre si!

Achei um equipamento que me permite ligar o Netbook direto no acendedor de cigarros do carro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128349631-fonte-universal-bilvolt-adaptador-12v-veicular-_JM

Como no carro há influência de alternador, deduzo que é bem mais complicado do que pegar uma bateria livre de interferencias e ligar no netbook.

Poderia usar um inversor, mas gostaria de reduzir o custo final do projeto.

Alguma ajuda a mais?

Obrigado.

Abrçs

==================

Edit:

Se há necessidade absoluta de as mesas ficarem sem fios interligando-as, usar 10 a 12 baterias de chumbo 12V 4,2A em serie, é uma opção mas é bem caro.

10 x 12V 4,2A são 500W, ou 16 horas de autonomia com 30W de consumo. 10 x 12V 1,3A são uns 150W, autonomia de quase 5 horas com os mesmos 30W. Tem bateria 12V 1,3A, 2,2A, 5,6A, 7A, etc, resta, caso você gostar da ideia, cotar uns preços pra saber se compensa, na sta-eletronica.com.br e na unicoba.com.br com o CNPJ da sua empresa você compra ou cota tranquilo, estimo que comprando na alta quantidade que o projeto requer (20 x 10 = 200!) a de 1,3A deve ficar nuns R$ 20 cada.

A Sta-eletronica tem opção ainda menor, essa http://www.sta-eletronica.com.br/loja/product_info.php?cPath=181383_181454&products_id=4883 com seus 700mA daria uns 80W, ou autonomia de 2 horas e pouco (Por 30 delas deve ficar uns R$ 120, mais em conta de 10 de 1,3A de R$ 20, mas claro que a autonomia acompanha o preço), se precisa apenas pra um uso estilo "nobreak" serviria (Somado às horas de autonomia da bat. interna do netbook). O "valer a pena" depende da autonomia desejada, pelo que entendi seria desejado o dia todo, aí precisaria a de 1,3 ou 2,2A (Já que 30W não é regra pra netbook, uso como media mas dependendo de usar HD ou SSD, tamanho da tela, e processador, o consumo vai digamos de 22W a 35W).

==================

Gostei da idéa, principalmente pelo fato de ela levar em consideração a parte de "totalmente se fios", e sim, vou usar o dia inteiro, mais precisamente umas 14 horas seguido. Vou dar uma olhada a respeito e vejo se é viável. Obrigado.

Mas sem querer ser chato, ainda gostaria de ligar o netbook numa bateria de carro sem o inversor, a menos que não seja possível mesmo.

Obrigado galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem inversor só se usar conversor dc-dc, que é esse link no MercadoLivre que você passou. O preço é mais ou menos esse mesmo, e na verdade inversor economico é mais ou menos o mesmo preço, pena os inversores baratos não suportarem direito uso diário de 14 horas (Os que aguentam são os de 200W com carcaça metalica pra melhor dissipação, mas o preço sobe pra uns R$ 120).

Sobre o uso de conversor dc-dc, ou de inversor dc-ac, no carro, o problema de ligar placa-mãe, notebook, ou monitor lcd normal na bateria NÃO é só interferência, quase todo mundo já citou que o problema é a variação de tensão (Não a variação do alternador nem nada disso, e sim a tensão da bateria carregada versus a tensão dela descarregada). Tentei explicar logo no primeiro post que a possibilidade de funcionar existe, mas que o risco de dano de grande monta (R$) é enorme, risco de dar problema "logo de cara", ou de dano no decorrer do primeiro mes, nas primeiras 500 horas de uso, etc, enfim, circuito eletrônico é tudo diferente um do outro, não tem como prever os acontecimentos, o que podemos fazer é nos basear nos circuitos similares que conhecemos, e baseado nisso é que todos dizem que muito provavelmente vai pifar os notebooks se ligar direto na bateria, se não pifar logo nos primeiros minutos vai pifar depois de trabalhar 600 horas com tudo aquecido dentro (Se com 0,5V de diferença já tem VRM de netbook que pifa, imagina com os 3,3V da diferença cheia<>vazia. O VRM não dá conta de limitar a amplitude do pulso quando há tensão muito alta na entrada, aí fica com o pulso mais estreito possivel, que é bem mais propenso a ripple grande e spikes. Com tensão baixa a largura do pulso é tão grande que quase vira um estado de condução constante, aquecendo bastante... entre outros efeitos).

Se desejar você mesmo fazer os conversores dc-dc, seja com CI's dedicados (Caros e difíceis de achar), ou seja com controladores pwm genericos, tipo o TL494, ou SG3525, é mais fácil fazer steep-down do que steep-up, logo, é mais fácil fazer regulador a partir de 2 baterias, transformar 24V em 12V, mas claro que nada de regulador tipo LM7812 porque o rendimento vira lixo (Pra 30W de consumo do netbook teria geração de uns 20W na forma de calor). Mas fácil, mas ainda assim não é facilimo, nem barato.

As opções então se resumem a:

- Inversor dc-ac

- Conversor dc-dc

- Baterias de pequeno porte em serie

...ou ter fios entre as mesas, pra um grande banco de baterias, ou um grande nobreak, ou um grande inversor (Nem todo nobreak aguenta uso constante no modo inversor, se você já não tivesse um nobreak o ideal seria adquirir inversor, não nobreak).

Outra possibilidade é um gerador a gasolina, motor de modelismo 0,5cv, em cada mesa, serve ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Galera!

Agora sim não me resta dúvida! :D

Obriagdo:

felipe_eletronic

deley- _-

albert_emule

Dani piresk

gustavo 555

Angelo Eletronic

e especialmente rubemll que me ajudou no esclarecimento do problema.

Obrigado pela atenção e parabéns pelo conhecimento de todos vocês!

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!