Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GUIA: Undervolting em seu PHILCO 15008 (e em outro notes também!)


Arface

Posts recomendados

Pessoal, tô com uma dúvida aqui... se puderem dar uma força...

Acho que o cooler do NOTEBOOk do meu irmão parou de funcionar, ele tb tem um Philco 15008.

Hoje quando fui fazer o undervolting no NOTE dele tomei um susto quando ví as temps...

Estavam todas na faixa dos 72º, e ele estava apenas ouvindo música, nem tinha notado... daí fiz o undervolting e caiu mas continuou altíssimas para um micro que estava apenas fazendo uso normal, ou seja, internet, msn, muscias.. etc

Coloquei o rosto na saída de ar, e nada... não sai ar quente nenhum, e o NOTE estava tão quente que se colocasse no colo até queimaria a pele.

Creio que o cooler parou de funcionar sim... mesmo com undervolting teve momentos que chegou próximo dos 80º sem usar nenhum programa gráfico ou jogo.

Minha dúvida é a seguinte...

Existe algum programa que me mostre como está a rotação do cooler?

Só queria ter a certeza antes de orienta-lo a enviar o NOTE para AT.

Você chegou a verificar sem não tem nenhum programa q está travando e deixando a cpu trabalhando em 100%?

Eu acredito q se o cooler tivesse parado o note nem ligaria, pois lembro dos pentium com cooler travado o pc ficava reiniciando....:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você deixar em zero o windows vai diminuir o clock do seu processador p 1.1GHz, e obviamente q a temp vai cair, pois o processador trabalha a 2,1GHz, agora se você quiser ter um note com a metade do processamento deixe em zero no desempenho maximo e minimo.

Entendeu?:D

PS: Você pode verificar o clock do processador no Everest.

Legal, entendi o porque das temp terem baixado tanto...

Vou deixar em 100% como você disse então...

Aqui deixei a tensão em 0,9500 e não tive problemas quando estava fazendo o teste de stress do everest.

Quanto você deixou no seu ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, entendi o porque das temp terem baixado tanto...

Vou deixar em 100% como você disse então...

Aqui deixei a tensão em 0,9500 e não tive problemas quando estava fazendo o teste de stress do everest.

Quanto você deixou no seu ???

Aqui a tensão do meu está em 0,93V e está perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a verificar sem não tem nenhum programa q está travando e deixando a cpu trabalhando em 100%?

Eu acredito q se o cooler tivesse parado o note nem ligaria, pois lembro dos pentium com cooler travado o pc ficava reiniciando....:confused:

Velho... nada ligado.

Como citei, apenas programas simples mesmo, como Internet, MSN, músicas etc...

Eu fiquei tão encucado com isso que desinstalei o WIN 7 do NOTE dele e instalei o Mandriva Philco novamente pra ver se o problema era o Windows... e nada..

O NOTE dele tá aquecendo rapidamente mesmo no Mandriva.

Fiz o UnderVolting e diminuiu um pouco... mas fiz outro teste... os 2 NOTES desligados durante o mesmo período e re-ligados juntos ficou evidente isso.

Com cerca de uns 30 mins depois de ligado os processadores chegam fácil na casa dos 60º, e temperatura média do NOTE fica nos 50º.

Enquanto que meu NOTE fica nos 52º e temp média 45º.

Mas o meu fica assim o dia todo sem jogar, e sem usar nada pesado, já o outro vai só subindo, incomodando até mesmo o teclado, e sendo necessário desligar para cessar o aquecimento.

Para se ter uma ideia, com cerca de umas 2hrs de uso simples os processadores chegam fácil nos 77º.

Ou o cooler dele não está dando conta do recado, ou então pifou mesmo.

Vou mandar ele ligar na ASSIST. técnica... alguma coisa não tá legal com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho... nada ligado.

Como citei, apenas programas simples mesmo, como Internet, MSN, músicas etc...

Eu fiquei tão encucado com isso que desinstalei o WIN 7 do NOTE dele e instalei o Mandriva Philco novamente pra ver se o problema era o Windows... e nada..

O NOTE dele tá aquecendo rapidamente mesmo no Mandriva.

Fiz o UnderVolting e diminuiu um pouco... mas fiz outro teste... os 2 NOTES desligados durante o mesmo período e re-ligados juntos ficou evidente isso.

Com cerca de uns 30 mins depois de ligado os processadores chegam fácil na casa dos 60º, e temperatura média do NOTE fica nos 50º.

Enquanto que meu NOTE fica nos 52º e temp média 45º.

Mas o meu fica assim o dia todo sem jogar, e sem usar nada pesado, já o outro vai só subindo, incomodando até mesmo o teclado, e sendo necessário desligar para cessar o aquecimento.

Para se ter uma ideia, com cerca de umas 2hrs de uso simples os processadores chegam fácil nos 77º.

Ou o cooler dele não está dando conta do recado, ou então pifou mesmo.

Vou mandar ele ligar na ASSIST. técnica... alguma coisa não tá legal com certeza.

Parado totalmente o cooler nao deve estar, senão tinha tinha fritado tudo...:unsure:

Leva na AT urgente pois infelizmente tem algum problema grave neste note....

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parado totalmente o cooler nao deve estar, senão tinha tinha fritado tudo...:unsure:

Leva na AT urgente pois infelizmente tem algum problema grave neste note....

Boa sorte!

Pois é brother, também acredito que não tenha parado de tudo...

Dá pra perceber um pequeno "arzinho" quente saindo.. mas bem pouco mesmo.

O note tá funcionando normalmente, o problema é só o super aquecimento mesmo. Já pedí ele pra desligar, e já passamos o caso para Philco, após voltar da AT eu comento aqui para dizer o que aconteceu.

VAleu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Vi em alguns outros sites e forúns que manter o processador em undervolting com uma tensão muito abaixo daquela "normal" para o processador poderia danifica-lo permanentemente. Não sei se essa informação procede.

No meu T6400 a tensão padrão é de 1,15V, mas consegui deixá-lo estável a 0,95V, e o cooler do note nem anda ligando a agora. Isso pode ser normal depois do undervolting?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Vi em alguns outros sites e forúns que manter o processador em undervolting com uma tensão muito abaixo daquela "normal" para o processador poderia danifica-lo permanentemente. Não sei se essa informação procede.

No meu T6400 a tensão padrão é de 1,15V, mas consegui deixá-lo estável a 0,95V, e o cooler do note nem anda ligando a agora. Isso pode ser normal depois do undervolting?

Velho, também fiz undervolting e meu note também se manteve estável em 0,95v. Não tô tendo do que reclamar, as temperaturas se mantem estáveis (média 50º) ligado o dia todo usando MSN, MP3, filmes, internet etc...

Já com games até agora mal ultrapassa os 85º.

Nunca ví nenhum lugar falando que Undervolting traz problemas a um PC, muito pelo contrário só benefícios... além de em alguns casos aumentar a vida útil do aparelho. O que posso dizer de adverso até o momento é que alguns games dão uma travadinha (Visto RE5, mas só nos filmes), mas isso já foi dito que se deve a baixar demais a tensão... mas ainda vou testar outras.

Se você ainda estiver encanado com isso dê uma lida nesse link:

http://www.superdicas.net/windows-xp/undervolting-o-que-e-como-fazer.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, também fiz undervolting e meu note também se manteve estável em 0,95v. Não tô tendo do que reclamar, as temperaturas se mantem estáveis (média 50º) ligado o dia todo usando MSN, MP3, filmes, internet etc...

Já com games até agora mal ultrapassa os 85º.

Nunca ví nenhum lugar falando que Undervolting traz problemas a um PC, muito pelo contrário só benefícios... além de em alguns casos aumentar a vida útil do aparelho. O que posso dizer de adverso até o momento é que alguns games dão uma travadinha (Visto RE5, mas só nos filmes), mas isso já foi dito que se deve a baixar demais a tensão... mas ainda vou testar outras.

Se você ainda estiver encanado com isso dê uma lida nesse link:

http://www.superdicas.net/windows-xp/undervolting-o-que-e-como-fazer.html

Obrigado pela resposta HarryMason!

De fato, além de esquertar bem menos (~12ºC), percebi um ligeiro ganho de performance quando usei o note por mais tempo (umas 5 horas de uso contínuo, vendo vídeos, editando uns pdf's, na internet etc).:D Só tava meio desconfiado porque baixei em 0,2V a tensão... e para um processador 0,2 é muito. Vou fazer mais uns testes e qq coisa posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po, eu tentei fazer aqui com o rmclcock e com o crystal, mas quando mando estressar a CPU o everest aponta 1.15V na CPU, ou seja, nao adiantou M#$% nenhuma... já segui todos os passo do RMClock e já tentei fazer com o Crystal tb e nada... quando o multiplicador vai no maximo a tensão aumenta p 1.15 como se eu nao tivesse feito o undervolting...

Consegui, é q eu tinha esquecido de mudar o controle do processador do windows... hehe, sorry... agora deu certo, sempre a 10,5x e com tensão 0,925V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po, eu tentei fazer aqui com o rmclcock e com o crystal, mas quando mando estressar a CPU o everest aponta 1.15V na CPU, ou seja, nao adiantou M#$% nenhuma... já segui todos os passo do RMClock e já tentei fazer com o Crystal tb e nada... quando o multiplicador vai no maximo a tensão aumenta p 1.15 como se eu nao tivesse feito o undervolting...

Consegui, é q eu tinha esquecido de mudar o controle do processador do windows... hehe, sorry... agora deu certo, sempre a 10,5x e com tensão 0,925V

como faço para mudar o controle do processador do windows??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

galera estou tentando fazer o undervolting com o Crytal CPUID em 10.5x a tensão recomendada é 1.113 v, o problema é que o everest e o CPUID HM mostram valores de temperatura diferentes, será que o undervolting esta funcionando?

clico no atalho criado pelo Crytal CPUID e não abre nada.

http://img64.imageshack.us/i/81580077.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera estou tentando fazer o undervolting com o Crytal CPUID em 10.5x a tensão recomendada é 1.113 v, o problema é que o everest e o CPUID HM mostram valores de temperatura diferentes, será que o undervolting esta funcionando?

clico no atalho criado pelo Crytal CPUID e não abre nada.

http://img64.imageshack.us/i/81580077.jpg/

pela tensão que está aparecendo, acho que ta funcionando sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um philco 15008, faço undervolting com o CPUID crytal a tensão indicada para 10.5x é de 1,113V, também alterei a tabela DSDT atraves do tutorial deste tópico, porém eu não consigo salvar os valores da tabela, o ventoinha esta rodando muito e fazendo muito barulho. Faço todo o procedimento para alterar a rotação mais quando inicio o sistema a ventoinha permanece rodando muito e a tabela parece que não salva minha alteração. Quando entro no CMD como administrador e digito equus, e a chave do registro;OK. Aí digito asl dsdt.aml para criar o arquivo .AML e logo após digito o comando asl /u dsdt.asl, nesta parte criar o arquivo .asl onde posso altera -lo com o bloco de notas, assim os valores que eram para esta nesta tabela eram o originais, certo? no meu notebook permanece a configuração anterior. alguém sabe o que esta acontecendo? Será o undervolting

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Galera, preciso de ajuda...

usando o crystal, diminuí a tensão pra minima permitida, 1.038, algo assim...e e tensão no everest marcava 0.925 ou 0.930, não lembro...

tava de boa, até que hoje deu tela azul

eu fechei ele pra ir almoçar, e quando voltei tava desligado

quando liguei deu o report do erro "bluescreen".

ok

aí fui lá, arrumei pra uma outra configuração...

mas no cpu-z, tá dando que o clock do meu processador fica alternando o tempo todo, entre multiplicador 10.5 e multiplicador 6

daí fica o clock total, ou então um clock de 1196.9 mhz...

O que está acontecendo?

E outra...como eu sei que meu pc ficou de boa?! Pra fazer o underclock seguro?!

Abraços e obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To desesperado... por que além de dar que tá alterando o clock do processador toda hora, tá alterando a tensão também!!

To com medo de dar problema

alguem ajuda?!

Cara ele altera o clock porque ta economizando energia....sei que tem uma opção na parte de gerenciamento de energia que se você desabilitar ele fica no clock máximo direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!