Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suporte - P7P55D-Delux e Maximus III Formula


Alrai

Posts recomendados

Ola pessoal, navegando pela net me deparei com esse topico:

http://forum.clubedohardware.com.br/asus-p7p55d-deluxe/756358?p=4057806

No topico esta falando que a P7P55d-Deluxe não possui suporte para 1600Mhz com 4 stick de memoria, e com isso vai fazer com que as memorias trabalhem apenas em 1333Mhz.

Minha duvida é porque isso ocorre? Realmente é verdade? E a Maximus III Formula possui esse defeito ou "caracteristica melhor falando" também?

Nesse mês vou comprar minha mobo e estou pesquisando tudo sobre elas. Vou comprar um i7 860 =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Maximus suporta o barramento 1600 Mhz nativamente, começando o over clock, no barramento 1800, por tanto por 1600 ser nativo, é suportado nos 4 slots de memória...

Essa limitação de que ele fala é da CPU e não da mobo. Foi a Intel que disse isso, que não seria possível trabalhar com memórias a 1600MHz com 2 canais de memórias populados, totalizando 4 pentes (pode ver que isso tem no manual da sua Asus, na parte que trata das memórias).

No seu caso, a Maximus trabalha a 1600MHz nativamente porque o IMC do seu Core i7 é capaz de trabalhar com esta frequência de forma nativa, devido à presença do multiplicador 12x, ausente no caso dos Core i5/i3, que só trabalham nativamente com memórias DDR3-1333 (multiplicador 10x) e 1600 e além, só mediante overclock do BCLK. Se você colocar meu Core i5 nessa sua placa, verá que ela setará automaticamente a frequência das memórias para DDR3-1333 e não 1600.

Outra coisa, no manual da Asus também diz que ela burlou essa limitação dita pela Intel, ou seja, tanto na Deluxe como na Formula e, acredito eu que em qualquer mobo desta marca, essa limitação não existe, ou seja, é possível utilizar 4 pentes de memória trabalhando a 1600MHz e até acima disso, mediante overclock.

Raphael Motta, você pretende fazer overclock? Caso negativo, fique com a Deluxe mesmo. Ela é mais barata que a Formula por possuir menos firulas que são voltadas para a prática do overclock. Quanto ao processador, se seu novo PC for voltado exclusivamente para jogos, veja a possibilidade de adquirir o Core i5 750. Para jogos, testes já comprovaram que não vai fazer diferença alguma investir em uma CPU mais rápida, com HyperThreading, pois ganhos de FPS não irão ocorrer, independente da resolução usada. Nesse caso em particular, o Core i5 750 se revela como um excelente custo/benefício frente ao i7 860 (também estava interessado em adquirir o i7 860, mas depois que vi testes artigos, mudei de ideia totalmente, ainda mais porque o custo para adquirir o i7 860 era muito maior em comparação ao ganho de performance que ele iria me proporcionar, além do desempenho nos jogos).

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda nao foi,

Eu vou usar a maquina para:

Jogos,

Emulaçao para estudos VMware

Filmes, ripa filme etc...

e Meu pai trabalha com Photoshop

Apenas isso, bom tenho dinheiro para comprar uma maximus formula e pelo que vi o review dela gostei.

Sera que vale a pena comprar uma? a respeito de over queria fazer, colocar em 1600Mhz nada muito pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda nao foi,

Eu vou usar a maquina para:

Jogos,

Emulaçao para estudos VMware

Filmes, ripa filme etc...

e Meu pai trabalha com Photoshop

Apenas isso, bom tenho dinheiro para comprar uma maximus formula e pelo que vi o review dela gostei.

Sera que vale a pena comprar uma? a respeito de over queria fazer, colocar em 1600Mhz nada muito pesado.

Analise estes testes de overclock. Veja que a Deluxe já atinge um desempenho formidável. A Maximus, se superar, vai ser por pouco, já que, no fundo, ela possui a mesma estrutura de alimentação da Deluxe (mesma quantidade de fases).

O que basicamente diferencia a Deluxe da Formula é justamente as firulas extras que ela tem e que são basicamente (ou exclusivamente) voltadas para a prática do overclock e só... Se a intenção é fazer overclock moderado ou nem fazer, nem mesmo a Deluxe seria uma boa escolha, já que alguns de seus extras também são voltados para esta prática e existem placas mais simples e baratas que cumprem muito bem seu papel (satisfazer suas necessidades de uso), como o modelo PRO ou mesmo LE.

Quanto ao overclock, a Deluxe faz isso ai de olhos fechados, assim como a PRO e a LE. Na verdade, colocar as memos para funcionar em 1600MHz provavelmente não trarão ganhos de performance significativos do que se você usar memórias 1333MHz com latências mais arrochadas (CAS 7 ou inferior). Eu adquiri memórias DDR3-1600 pela possibilidade de colocá-las para trabalhar em 1333MHz com CL 7. Eu realmente só não as deixei assim, pois me interessava mais manter a CPU em overclock e, para isso, foi necessário elevar o clock base e, consequentemente, o clock das memórias para seu valor padrão. Se eu tivesse a possibilidade de alterar apenas o multiplicador, pode ter certeza que eu teria feito e teria deixado a frequência das memorias em 1333MHz com CL 7.

Quanto ao processador, eu ainda ficaria com o Core i5 750, a não ser que você descobrisse que a diferença de performance em usar o HT nos seu programa de ripar vídeo fosse algo bem considerável e que valesse à pena pagar R$ 200 ou mais pelo i7 860. Mesmo assim, ainda não vejo outra escolha mais acertada que o i5 750.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que vi a Asus P7P55D Deluxe é mais fria que a maximus 3 formula e 150 reais mais barata, os bech as 2 estão sempre no topo com diferença muito minima mesmo. Overclock que vou fazer na deluxe posso fazer na formula sem as firulas dela. Mais que deve ser legal ligar o ROG deve ser ein?

Bom eu comprei um i7 860 semana passada, acho que não vou me arrepender, comprei mesmo pelo HT e pela possibilidade de over dele.

Ja o overclock simples que quero fazer, é jogar ele a 3,7 , 3,6 nada arrasador, vejo que as 2 mobos fazem isso e o i7 860 tem potencial.

Detalhes que vejo que a formula parace mais parruda que a deluxe, tem mais features e ela é linda d+ , Creio eu que isso pode ser uma coisa boa para analisar uma placa?? me corrija se estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que vi a Asus P7P55D Deluxe é mais fria que a maximus 3 formula e 150 reais mais barata, os bech as 2 estão sempre no topo com diferença muito minima mesmo. Overclock que vou fazer na deluxe posso fazer na formula sem as firulas dela. Mais que deve ser legal ligar o ROG deve ser ein?

Bom eu comprei um i7 860 semana passada, acho que não vou me arrepender, comprei mesmo pelo HT e pela possibilidade de over dele.

Ja o overclock simples que quero fazer, é jogar ele a 3,7 , 3,6 nada arrasador, vejo que as 2 mobos fazem isso e o i7 860 tem potencial.

Detalhes que vejo que a formula parace mais parruda que a deluxe, possui mais componentes e ela é linda d+ , Creio eu que isso pode ser uma coisa boa para analisar uma placa?? me corrija se estiver errado.

Sim, com certeza. É uma placa que me despertou interesse, devo confessar, mas quando vi seu preço, logo desisti... A Deluxe oferece um conjunto bem mais balanceado, tanto em extras quanto em custo. Para sua situação em particular, ela é a melhor opção.

Comprar o i7 860 simplesmente pelo HT não se mostra uma atitude sensata. De nada adianta ele possuir 8 núcleos lógicos se os programas que você irá utilizar com ele não foram compilados para aproveitar o potencial deles e, assim, gerar ganhos de performance. É o mesmo que você comprar um celular caro, com zilhões de funções, e usá-lo apenas para ligar e mandar uns SMS, ou seja, você vai pagar caro por algo que simplesmente não terá proveito algum, não te trará retorno esperado. Se a diferença de preço entre o i7 860 e o i5 750 fosse pequena, quase irrelevante, a compra até que poderia ser justificada, mas não é bem o que ocorre...

Nos EUA, ele custa quase US$ 100 a mais e tudo graças ao HT. Nos jogos, ele não faz um pingo de diferença no desempenho, independente da resolução (existem outros jogos que foram testados, como Crysis e L4D2, que podem ser visto neste mesmo review do link). No Photoshop, o impacto do HT também é quase nulo. No programa de ripagem, teria realmente que se observar se o HT faz diferença ou mero enfeite (visto que o nome do mesmo não fora citado). No overclock, como você mesmo pode observar no link, ambos conseguiram chegar a 4GHz, então não existe diferença de potencial de overclock entre os Lynnfield, pelo menos não até 4GHz, ou seja, ele não é um fator que leve à compra do i7 860 em prol do i5 750...

Com relação ao preço, se a diferença entre ambos fosse algo em torno de R$ 100, não veria motivos para não recomendar a compra do i7, porém nem sempre isso ocorre e o mais comum é de ver essa diferença de preço na casa dos R$ 200 ou mais. Neste caso, não vejo a compra do i7 com boa relação de custo/benefício.

Falando novamente do overclock, você considera colocar uma CPU para trabalhar com frequência de quase 1GHz acima do seu valor original um "overclock simples"? :huh: O ato de elevar a CPU para esta frequência até que pode ser considerado "simples", desde que não seja necessário realizar diversos ajustes, mas considerá-lo "pouco", ai já pegou pesado. Nesse nível de frequência, eu já considero overclock extremo (overclock superior à 30%).

Não é que seja impossível chegar até ai, mas tanto consumo quanto temperatura da CPU são variáveis que deverão ser bem consideradas neste caso... Se ainda estiver usando o cooler BOX quando pensar em colocar essa CPU para trabalhar a 3.6GHz, é bom não tornar o pensamento uma realidade... Para o cooler BOX, eu particularmente recomendo 3.2GHz, no máximo 3.4GHz. Acima disso, o aquecimento é demasiadamente grande e o cooler não é capaz de manter a temperatura à níveis aceitáveis, o que com certeza gerará redução da vida útil, além de possíveis instabilidades.

Neste artigo, o Tom's Hardware analisa qual o melhor nível de overclock que traga a melhor relação entre performance e consumo para o Core i5 (também serve para o i7). Percebe-se que, acima de 3.6GHz, o consumo aumenta tanto que não compensa o ganho na performance. Além disso, na conclusão, eles escolheram a frequência de 3.2GHz como sweet spot dessa relação entre performance e consumo elétrico, já que este foi o valor que demonstrou o menor aumento no consumo em comparação com a configuração em stock, mas que trouxe um boost considerável na performance.

Beleza é algo relativo, varia conforme o gosto pessoal (particularmente, acho a Deluxe mais bonita, com um esquema de cores mais uniforme) e, na minha concepção, é o último item que deve ser analisado em uma compra, pelo menos para os componentes de PC. A Formula dá a impressão de ser mais "parruda" e ter mais componentes (o que de certa forma é verdade, mas sua quantidade é bem diminuta), mas a Deluxe é tão boa quanto. Na minha concepção, a grande vantagem da Formula é seu suposto melhor sistema de refrigeração dos VRMs e a maior quantidade de capacitores presentes próximo ao soquete, o que, pelo que me recordo, servem como filtro da energia que chega ao mesmo. Uma porta SATA a mais também é bem-vinda, mas teria que se ver qual a real funcionalidade das 4 portas extras, se elas são de uso geral ou específico. O botão de clear da BIOS também é mais prático, por ser maior e de fácil pressionamento, só que a Asus possui essa mesma função no controle remoto, o que já evita a necessidade de se levantar para dar clear nas informações do CMOS. Acrescentaram 1 USB e uma porta e-SATA no painel traseiro, mas sacrificaram uma rede Gigabit. O som, apesar de ter "apenas" 8 canais (a Deluxe tem 10), parece ser superior ao da Deluxe, porém, aquela placa dedicada causa um certo incômodo na hora de ligar as conexões do painel frontal do gabinete, visto que elas devem ser feitas diretamente nesta placa e, por isso, os fios tem que passar pelo meio do gabinete, o que pode gerar certos conflitos. Enfim, no geral, ambas são praticamente idênticas. Eu ficaria com a Deluxe, até porque a diferença de R$ 150 é considerável e ela não tem tantos extras assim a ponto de justificar o investimento, mas cabe a você tomar a decisão.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_EagleMan_, Entendo que meu ponto de vista de ser simples um over de 1Ghz esta errado e realmente estou sendo muito equivocado hehehehe,

Vou refletir esse feriado e estudar melhor sobre essas mobos, sobre as features que elas tem para me oferecer, se vou usar isso ou aquilo, vamos ver, tenho que colocar no papel, um caminho tenho que tomar.

Sobre o celular tenho um celular que tem muitas coisas e uso todas!!! GPS, Musica, Internet, realmente tudo, por isso tento o maximo possivel comprar uma coisa que vou realmente usar, paguei por aquilo e aquilo tem que me atender, Se não for usar realmente é dinheiro jogado fora.

Esse topico esta abrindo a minha mente sobre isso. Muito bom vou esperar o final do carnaval e vou dar meu cheque mate. Valeu eagle e Rayke. dou a resposta em breve =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvido, comprei uma Asus Maximus 3 Formula, pela diferença de uma e da outra e pelas opções que a maximus me oference, estava com a mente de comprar um socket 1366, e mudei de ideia referente a muitas pesquisas e ajuda de todos do forum e dos usuarios. vi que um investimento no socket 1366 iria sair muito mais caro que em um 1156.

Optei pela Maximus 3 formula pelo valor 100 reais de diferença é pequena diferença em um produto ROG e com muito suporte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido, comprei uma Asus Maximus 3 Formula, pela diferença de uma e da outra e pelas opções que a maximus me oference, estava com a mente de comprar um socket 1366, e mudei de ideia referente a muitas pesquisas e ajuda de todos do forum e dos usuarios. vi que um investimento no socket 1366 iria sair muito mais caro que em um 1156.

Optei pela Maximus 3 formula pelo valor 100 reais de diferença é pequena diferença em um produto ROG e com muito suporte

Sem falar na diferença de performance, que nem seria tão grande assim a ponto de dizer que o investimento no LGA 1366 valeu realmente à pena.

Pela diferença de R$ 100, realmente valeu à pena, apesar que boa parte dos extras que a Formula tem, a Deluxe também tem igual. Muda uma coisa aqui, outra ali (como falei no meu post anterior), mas nada que diga "ah, a Formula é 100% superior à Deluxe, vou levar", como geralmente acontece quando se compara mobos top de linha com as de entrada de linha. Pela diferença pequena, como já citei, valeu à pena, mas não é porque ela é um produto da linha ROG que ela vai ter mais suporte que a Deluxe. Ambas tem o mesmo nível de suporte por parte da Asus (de driver, BIOS, manual, atualização de programas, etc.), enquanto estas placas forem fabricadas, disso pode ter certeza ;)

Enfim, parabéns pela nova aquisição ;)

PS: pagou quanto mesmo nessa belezinha? :D

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!