Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair 400cx ou OCZ 400W SXS?


renanluna

Posts recomendados

Para esta configuração:

Core i5-750

Asus P7P55D-LE

4Gb RAM (2X2GB) G. SKILL DDR3 1600 "ECO" (F3-12800CL9D-4GBECO)

Vídeo GeForce 9600GT 1GB RAM DDR3 256bits

HD 500Gb Western Digital 7200rpm 32mb buffer

DVD-RW Samsung

Leitor de cartões

Gabinete CoolerMaster Elite 332

Qual fonte eu compro:

  • OCZ 400W StealthXStream
  • Corsair CMPSU 400cx

?????????????????????????????

Encontrei as duas pelo mesmo preço. E aí???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Interessante!!! como você chegou a esta conclusão?

Simples, olhando na carteira de identidade das fontes... Sua etiqueta...

OCZ400SXS

OCZ400SXS.jpg

Corsair CX400

CorsairCX400etiqueta.jpg

Viste lá:

Na OCZ máxima potência em modo combinado nas linhas de 12 Volts = 372 Watts, que divididos por 12 Volts resultam em 31 Amperes.

Na Corsair a máxima potência em modo combinado nas linhas de 12 Volts = 360 Watts, que divididos por 12 Volts resultam em 30 Amperes.

Eu ficaria, a na ordem, com a OCZ400SXS e, na falta da mesma, a CorsairCX400..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples, olhando na carteira de identidade das fontes...

Abraço...

Sumido em colega???

Seu depoemento é referência...

Quanto a questão das Etiquetas, eu já havia reparado, a questão é simples, dá pra confiar?

Em testes de sobrecarga percebi uma ligeira vantagem da Corsair ± 120%, mas também é critério dos testadores, porque não elevaram a OCZ a essa carga...

Apesar da pergunta, seus comentários são sempre decisivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esta configuração:

Core i5-750

Asus P7P55D-LE

4Gb RAM (2X2GB) G. SKILL DDR3 1600 "ECO" (F3-12800CL9D-4GBECO)

Vídeo GeForce 9600GT 1GB RAM DDR3 256bits

HD 500Gb Western Digital 7200rpm 32mb buffer

DVD-RW Samsung

Leitor de cartões

Gabinete CoolerMaster Elite 332

Qual fonte eu compro:

  • OCZ 400W StealthXStream
  • Corsair CMPSU 400cx

?????????????????????????????

Encontrei as duas pelo mesmo preço. E aí???

Tua placa mãe pede um conector EPS12V (8 pinos para o processador) mas a OCZ400SXS tem apenas um ATX12V (4 pinos). Isso num overclock alto vai te dar problemas de instabilidade. Nesse caso a Corsair CX400 seria a adequada, por ter o EPS12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto a questão das Etiquetas, eu já havia reparado, a questão é simples, dá pra confiar?

Com um pouco de critério dá para confiar sim. Enquanto os fabricantes/distribuidores forem tão incompetentes na elaboração das etiquetas quanto são na elaboração/escolha de suas fontes, dá para sacar pela incoerência as falcatruas. Veja ai um exemplo claro de inúmeras inconsistências... Eu não aceitaria nem bom dia desse fabricante/distribuidor dai:

PowerStrike650Watts.jpg

Outro exemplo de inconsistência:

HuntkeyLW_6450SG.jpg

Note que o fabricante afirma ai que, de modo combinado, as linhas de 3,3 e de 5 Volts podem ofertar um total de 145 Watts.

Note que somente a linha de 5 Volts pode oferecer 5 Volts x 35 Amperes = 175 Watts.

Então ele diz que pode ser até 175 Watts desde que não seja maior que 145 Watts...

E assim, se procurares, vais achar um monte de inconsistência por ai...

Veja que existe uma espécie de compromisso tácito entre a fonte e sua etiqueta, que nem sempre existe entre a fonte e seus dados numa home-page, por exemplo. Na relação fonte x home page o fabricante falcatrua pode com muitos códigos, modelos, embaralhar de tal modo a que não se perceba a falcatrua.. Na relação fonte x etiqueta não existe "bolodório", papo-furado, embromação. A etiqueta fornece os dados daquela fonte dali e deu...

Fica mais comprometedor falcatruar na etiqueta, mas tem alguns que se superam e até conseguem.... Olho vivo portanto...

Em testes de sobrecarga percebi uma ligeira vantagem da Corsair ± 120%, mas também é critério dos testadores, porque não elevaram a OCZ a essa carga...

Apesar da pergunta, seus comentários são sempre decisivos.

Não dê muita atenção aos testes de sobrecarga por algumas boas razões;

- Você não pretende operar em condições de sobrecarga da fonte, correto???

- Na maioria das vezes para se fazer um teste de sobrecarga se eleva as correntes em todas as linhas de tensão da fonte, de um modo ou proporcional, ou muitas vezes de um modo aleatório, acabando por representar uma realidade que PC nenhum jamais vai conseguir oferecer como carga. De que vale esse teste pergunto eu???

- Os testes de sobrecarga são muito subjetivos, às vezes pouco científicos e quase sempre sem padrão definido e respeitado. Como se está em região de sobrecarga, não se pode respeitar os dados de etiqueta e desse modo vira um teste cego, talvez até com muito pouca repetibilidade, de fonte para fonte dentro até de um mesmo modelo. São testes de exceção;

- As condições de contorno, tais como temperatura ambiente, umidade do ar, tempo, passam a ser muito mais importantes em testes de sobrecarga e dificilmente essas variáveis tem um controle que assegure um padrão;

- As variáveis elétricas a monitorar em testes de exceção, em testes de sobrecarga não são somente a potência que a fonte foi capaz de entregar e sim todo um cabedal de variáveis que podem passar por temperatura de diferentes componentes dentro da fonte, níveis de ruído elétrico e quem sabe até pela quantidade de harmônicas injetadas de volta na rede elétrica. Nunca vi ninguém se preocupar com isso...

Teste de sobrecarga, sem nenhuma crítica a quem o faz, no meu conceito, de nada serve, de nada vale, é um zero a esquerda, é uma informação lixo..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes de sobrecarga servem para se descobrir o que acontece com a fonte caso tente extrair mais que o rotulado, se ela vai explodir ou simplesmente desligar.

Existem alguns malucos que resolvem montar uma configuração em cima de uma fonte de baixo custo, e nesses casos é interessante saber se num pico de consumo a fonte irá suportar tal configuração. Geralmente são pessoas que já possuem uma fonte de baixa potência e resolvem dar upgrades de forma a aumentar muito o consumo da mesma sem querer gastar dinheiro com a troca da fonte. Nesse caso eu acho que um teste de sobrecarga seria essencial, para saber o que pode acontecer se houver uma demanda acima do rótulo da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renanluna

Eu normalmente prefiro a OCZ, mas a observação do RooT de que sua placa mãe precisa de um conector de 8 pinos torna a Corsair uma melhor opção para você.

Agora uma pergunta. Objetivo do PC é jogos? Pergunto porque uma 9600GT é relativamente fraca para uma i5 750. Seria interessante pelo menos uma GTX 260 ou HD 5770.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu iria de corsar

ja tie uma OCZ mais o nivel de ruido era maior e a fonte nao durou mais que 1 ano e meio e ja morreu

apos isso acontecer comigo ouvi boatos de pessoas que tiveram o mesmo problema..

tenho duvidas sobre tempo de vida das fontes ocz, por isso iria de corsar pois essa fonte é fantastica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

Só para finalizar, um comentário sobre este produto abaixo, seguindo a linha de eqiquetas, teriamos uma fonte de 40A nas linhas de 12V, porém o rotulado seria 18Ax2=432, te algo errado ou o fabricante esta se escondendo atras de uma tel lei que limita a potencia por linha de alimentação, mas se não me engano é de 20A o limite previsto em lei.

Este produto não recebeu selo CDH porque com 99,98% da carga ela atingiu 17Ax2

ocz500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

Só para finalizar, um comentário sobre este produto abaixo, seguindo a linha de eqiquetas, teriamos uma fonte de 40A nas linhas de 12V, porém o rotulado seria 18Ax2=432, te algo errado ou o fabricante esta se escondendo atras de uma tel lei que limita a potencia por linha de alimentação, mas se não me engano é de 20A o limite previsto em lei.

Este produto não recebeu selo CDH porque com 99,98% da carga ela atingiu 17Ax2

Uma coisa é a potência nominal no rótulo da fonte, outra coisa é a potência combinada, daí a diferença entre os cálculos diretos olhando-se a corrente em cada barramento e a corrente em modo combinado.

Sobre a "lei que limita a corrente em 20A", não sei de onde você tirou isso. Existem diversas fontes no mercado com correntes muito maiores que 20A. Por exemplo, a Corsair TX650 tem 52A num único barramento nos 12V, e a TX950 que possui um single-rail de 78A em 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se realmente é lei, mas o se não em engano o ser tem tolerêcia máxima a 35A e há sempre uma preocupação com a segurança em equipamentos domésticos.

Outro aspecto importante é a existência de uma regulamentação de segurança, feita por vários órgãos internacionais (UL 1950/CSA950 e EN 60950/IEC 950), que limita em 240VA a potência de um circuito empregado em equipamentos elétricos de uso doméstico.

vou deixar os projetos VX e TX para o foller, prefiro projetos mais atuais com limitadores de potência, por ex: 12V1 (CPU) 12V2 (VGA) 12V3(periféricos), não é assim que funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por vários outros tópicos além de algumas opiniões neste aqui, acabei comprando a OCZ 400 SXS. Porém, agora quando fui ler estes últimos posts neste tópico, vi um detalhe novo que vocês falaram... quanto ao conector de 8 pinos que a OCZ não possui. E agora? Existe algum tipo de adaptador ou algo do tipo que possa usar? O que vai acontecer se eu simplesmente utilizar a OCZ do jeito que ela vier?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por vários outros tópicos além de algumas opiniões neste aqui, acabei comprando a OCZ 400 SXS. Porém, agora quando fui ler estes últimos posts neste tópico, vi um detalhe novo que vocês falaram... quanto ao conector de 8 pinos que a OCZ não possui. E agora? Existe algum tipo de adaptador ou algo do tipo que possa usar? O que vai acontecer se eu simplesmente utilizar a OCZ do jeito que ela vier?

um adaptador não surtiria efeito, pois a quantidade de cabos que vai sair da fonte será a mesma.

o que vai acontecer não tenho certeza.

OBS: fale rápido com a loja e veja se tem como cancelar a compra e pegar uma Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por vários outros tópicos além de algumas opiniões neste aqui, acabei comprando a OCZ 400 SXS. Porém, agora quando fui ler estes últimos posts neste tópico, vi um detalhe novo que vocês falaram... quanto ao conector de 8 pinos que a OCZ não possui. E agora? Existe algum tipo de adaptador ou algo do tipo que possa usar? O que vai acontecer se eu simplesmente utilizar a OCZ do jeito que ela vier?

É por isso que falei que o cabeamento da outra é mais moderno. E o Root apontou que no seu caso a outra podia mesmo ser melhor opção. No entanto não se preocupe, pode utilizar normalmente os 4 pinos sem adaptador nenhum. Tudo vai funcionar perfeito.

faller

Só para finalizar, um comentário sobre este produto abaixo, seguindo a linha de eqiquetas, teriamos uma fonte de 40A nas linhas de 12V, porém o rotulado seria 18Ax2=432, te algo errado

Errado é que você não reparou direito que os 481.5 da etiqueta é a potência combinada para +3.3, +5 e +12V e não apenas para +12V. A etiqueta está omitindo a potência combinada para +12V e tal potência combinada não é a soma das duas vias de +12V. Portanto, não tem nada de 40A, a fonte dá 28A no máximo, ou seja, menos que o modelo de 400W da própria OCZ. Esse modelo aí é bem ruinzinho, em comparação com o modelo 400SXS, e devia ter sido nomeado como 400W. Por isso mesmo para completar os 500W do teste foi preciso puxar mais das linhas +5 e +3.3V. Só que o computador não faz isso. Também por isso esse modelo não custa mais do que o de 400W e também não é melhor opção de compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Core i5-750

Asus P7P55D-LE

4Gb RAM (2X2GB) G. SKILL DDR3 1600 "ECO" (F3-12800CL9D-4GBECO)

Vídeo GeForce 9600GT 1GB RAM DDR3 256bits

HD 500Gb Western Digital 7200rpm 32mb buffer

DVD-RW Samsung

Leitor de cartões

Gabinete CoolerMaster Elite 332

Pessoal, por vários outros tópicos além de algumas opiniões neste aqui, acabei comprando a OCZ 400 SXS. Porém, agora quando fui ler estes últimos posts neste tópico, vi um detalhe novo que vocês falaram... quanto ao conector de 8 pinos que a OCZ não possui. E agora? Existe algum tipo de adaptador ou algo do tipo que possa usar? O que vai acontecer se eu simplesmente utilizar a OCZ do jeito que ela vier?

Para essa sua config não vai acontecer problema nenhum.. Sua CPU tem um TDP de 95 Watts somente e, pelo que deu para perceber não tens a intenção de fazer OC de CPU, e, mesmo que o faça, se não for um OC agressivo dá para usar tranquilamente esse cabo/conector ATX12 para alimentar a placa mãe. Mesmo que venhas a trocar a CPU por alguma daquelas que mais exigem atualmente, e sem OC dá para tocar tranquilo sua config com um ATX12...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errado é que você não reparou direito que os 481.5 da etiqueta é a potência combinada para +3.3, +5 e +12V e não apenas para +12V. A etiqueta está omitindo a potência combinada para +12V e tal potência combinada não é a soma das duas vias de +12V. Portanto, não tem nada de 40A, a fonte dá 28A no máximo, ou seja, menos que o modelo de 400W da própria OCZ. Esse modelo aí é bem ruinzinho, em comparação com o modelo 400SXS, e devia ter sido nomeado como 400W. Por isso mesmo para completar os 500W do teste foi preciso puxar mais das linhas +5 e +3.3V. Só que o computador não faz isso. Também por isso esse modelo não custa mais do que o de 400W e também não é melhor opção de compra.

A intenção era justamente essa, "até quanto podemos confira nas etiquetas".

Meus parabens acha que já fiz essa mesma pergunta em uns 3 foruns e em diversos tópicos e você foi o primeiro que me respondeu. São esse fatores que levam os leigos a adquirir fontes, a quantidade de Watt e quando procuram uma 2ª opinião é justamente essa a próxima, bom, só me resta dizer que assim como a Seventeam coma aquela coisa de P-AM, BAZ... ai também mora um grande perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller

Só para finalizar, um comentário sobre este produto abaixo, seguindo a linha de eqiquetas, teriamos uma fonte de 40A nas linhas de 12V, porém o rotulado seria 18Ax2=432, te algo errado ou o fabricante esta se escondendo atras de uma tel lei que limita a potencia por linha de alimentação, mas se não me engano é de 20A o limite previsto em lei.

Este produto não recebeu selo CDH porque com 99,98% da carga ela atingiu 17Ax2

ocz500.jpg

Você está fazendo uma bela e grande confusão na questão da interpretação da etiqueta da fonte. A confusão vai desde a questão da interpretação do lay-out da etiqueta, debitando 480 Watts para as linhas de 12 Volts quando isso não é verdadeiro e não é isso que está escrito, até a questão de limite das linhas, de interpretação de linhas virtuais.

Para ajudar em seu entendimento sugiro a leitura, na ordem, dos seguintes tópicos:

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???

Essa fonte dai é uma fonte um tanto antiga, de projeto antigo, de visão antiga. O modo de mostrar as correntes ou potência combinadas em mais de uma linha tem a seguinte história...

Para fontes de 10 anos atrás, e consequentemente para as configurações da época, era absolutamente normal especificar a potência combinada das linhas de 3,3 e 5 Volts, pois essas eram as mais importantes linhas a época.

Atualmente o que vale é mostrar a potência, ou a corrente, combinada das linhas de 12 volts.

Quanto ao desenho não muito comum da etiqueta da OCZ500SXS, esse modo de exprimir a potência disponível, de modo combinado das linhas de 3,3V, 5V e 12V retrata duas realidades:

- É típico de uma época intermediária entre a antiga (10 anos atrás) e a atual. Uma época de transição..

- Tem também um que de sacanagem pois serve para confundir o usuário e também esconder ou mascarar o posicionamento da fonte e consequentemente sua potência nominal útil final...

Ai tem de tudo um pouco. Muitos fabricantes usavam dessa maneira de especificar suas fontes, nas etiquetas... Não é privilégio da OCZ..

Eu particularmente gosto de ver etiquetas que exploram de todas os modos a declaração de potência ali combinada. A clareza é essencial. Deixo de comprar a fonte se não estiver bem definida sua etiqueta..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está fazendo uma bela e grande confusão na questão da interpretação da etiqueta da fonte...

Obrigado faller!!! é justamente isso... vender a OCZ 400W por 170,00 e convencer o cliente que a OCZ 500W que custa em média 200,00 é inferior, hora ou outra sempre aparece um porquê?

"- É típico de uma época intermediária entre a antiga (10 anos atrás) e a atual. Uma época de transição..

- Tem também um que de sacanagem pois serve para confundir o usuário e também esconder ou mascarar o posicionamento da fonte e consequentemente sua potência nominal útil final...

Ai tem de tudo um pouco. Muitos fabricantes usavam dessa maneira de especificar suas fontes, nas etiquetas... Não é privilégio da OCZ..."

Merece destaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para essa sua config não vai acontecer problema nenhum.. Sua CPU tem um TDP de 95 Watts somente e, pelo que deu para perceber não tens a intenção de fazer OC de CPU, e, mesmo que o faça, se não for um OC agressivo dá para usar tranquilamente esse cabo/conector ATX12 para alimentar a placa mãe. Mesmo que venhas a trocar a CPU por alguma daquelas que mais exigem atualmente, e sem OC dá para tocar tranquilo sua config com um ATX12...

Abraço..

Valeu cara! Agora posso ficar mais tranquilo... pensei que já tivesse feito besteira. Eu já tinha comprado a Corsair no Kabum, só que depois que paguei, mandaram-me um email dizendo que estava em falta, daí pedi o estorno do dinheiro e comprei a OCZ em outra loja, a qual também já fiz o pagamento e já foi postado, estou aguardando.

Realmente não tenho a menor intenção de fazer OverClock. Pretendo deixar tudo na config original, com exceção da relação Placa x Memória, que vou ter que fazer um update da BIOS da placa para poder aceitar a memória que é de 1,35V (a placa vem com BIOS que é configurada para aceitar de 1,5V até 1,8V). No mais só paz!

Obrigado a todos que ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Para essa sua config não vai acontecer problema nenhum.. Sua CPU tem um TDP de 95 Watts somente e, pelo que deu para perceber não tens a intenção de fazer OC de CPU, e, mesmo que o faça, se não for um OC agressivo dá para usar tranquilamente esse cabo/conector ATX12 para alimentar a placa mãe. Mesmo que venhas a trocar a CPU por alguma daquelas que mais exigem atualmente, e sem OC dá para tocar tranquilo sua config com um ATX12...

Abraço..

Faller. Preciso de um definição cara para a minha configuração e você tem o conhecimento. Infelizmente eu estou sem tempo de ler todos os pots de analise sobre fontes por isso peço sua ajuda. A principio pelo q li a fonte corsair 400cx (R$232 no e-coyote) suporta minha configuração. Quero saber se há algo no mesmo patamar com preço mais em conta e que eu possa fazer um bom OC caso eu queira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller. Preciso de um definição cara para a minha configuração e você tem o conhecimento. Infelizmente eu estou sem tempo de ler todos os pots de analise sobre fontes por isso peço sua ajuda. A principio pelo q li a fonte corsair 400cx (R$232 no e-coyote) suporta minha configuração. Quero saber se há algo no mesmo patamar com preço mais em conta e que eu possa fazer um bom OC caso eu queira?

Tem a 3R System iCEAGE 450W, mas essa ai não tem PFC ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!