Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cobrança abusiva do Provedor Terra – Conexão Simultânea


Aeolis

Posts recomendados

Olá a todos,

Recebi uma cobrança de R$ 160,00 do Provedor Terra referente ao mês de março/2010 e isto corresponde a quase quatro vezes o valor da mensalidade normal. Ao contatar o setor financeiro do Terra eles me informaram que isto era devido à conexão simultânea (mais de um computador ao mesmo tempo). E ainda me disseram que haveria outra cobrança similar referente a abril/2010, novamente devido à conexão simultânea.

Fiquei curioso e perguntei quais os dias de abril/2010 em que houve a conexão simultânea. Responderam-me que foram os dias 22, 23 e 25 de abril de 2010.

Bom, primeiro, só possuo um único computador em minha casa e conectava-me a Internet pelo modem D-LINK DSL-2640B (através do Velox – no período em questão). Segundo, no dia 21 de abril/2010 liguei para a NET pedindo a instalação do Virtua, pois em 21/04/2010 fiquei sem Internet da Velox devido a problemas na linha. Passei os dias 21, 22, 23, 24, 25 sem Internet até que a NET instalou o Virtua no dia 26. Só fui recuperar a linha de telefone pela qual me conectava ao Velox no dia 27 quando o técnico da Telemar se dignou a vir consertá-la.

Assim sendo, a cobrança do Terra é ilegal, pois não haveria modo de conseguir uma conexão simultânea pelo fato de só possuir um único computador e por estar sem acesso a Internet pelo defeito na linha telefônica. Encontrei informações na Internet sobre alguns modems/roteadores (que é o meu caso, pois o modelo que tenho é modem/roteador) poderem dar sinais de conexão simultânea quando mal configurados. Assim sendo pergunto:

1) É possível que meu modem/roteador tenha dado os sinais de conexão simultânea por estar mal configurado? Se sim, como configurá-lo para que isto jamais se repita?

2) Alguém neste fórum teve problemas similares de cobrança indevida pelo Terra? Se sim, qual o procedimento tomado para evitar a cobrança?

3) Agora sou cliente do Virtua e, a fim de evitar problemas com este serviço, peço sugestões de programas, de preferência gratuitos, que possam contabilizar o tráfego de bytes pela minha conexão. Se possível me indiquem algum que monte um histórico do consumo pelos dias e meses do ano de forma detalhada.

Muitíssimo obrigado pela atenção,

Aeolis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera estou com um problema grave. Tenho em casa internet wi-fi e uso o provedor terra. Essa semana na minha fatura chegou uma cobrança de 800 reais a mais por "internet simultanea" (esse termo é o utilizado na cobrança). Eu deduzi que esse "simultanea" fosse pele fato de compartilhar a internet que eu pago, sendo ela de configuração de uma rede com cabo ligando dois computadores, e a wi-fi para os notebooks. Eu gostaria de saber um pouco da legislação sobre redes de internet, se essa cobrança é válida... essas coisas. Caso esse "internet simultanea" nao seja sobre esse compartilhamento, me desculpem pelo resto do drama. rs rs

Ajuda ae galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é galera, pelo que vi tem mais gente com o mesmo problema que eu, e todas as pessoas sao do terra. acho que isso é cobrança indevida deles mesmo, porque acredito que se fosse ma configuração, teria problemas iguais a esses com os outros provedores tambem. Eu vou no procom, e ve se tem alguem la que possa me ajudar, que saiba dessa legislaçao, mas nao existe cobrarem mais por eu usar uma rede de uso pessoal ainda por cima. Quem for tomando providencias, por favor, va falando o que foi fazendo, pra a gente se ajudar. Falou galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é galera, pelo que vi tem mais gente com o mesmo problema que eu, e todas as pessoas sao do terra. acho que isso é cobrança indevida deles mesmo, porque acredito que se fosse ma configuração, teria problemas iguais a esses com os outros provedores tambem. Eu vou no procom, e ve se tem alguem la que possa me ajudar, que saiba dessa legislaçao, mas nao existe cobrarem mais por eu usar uma rede de uso pessoal ainda por cima. Quem for tomando providencias, por favor, va falando o que foi fazendo, pra a gente se ajudar. Falou galera

O Terra é uma palhaçada mesmo. Já tive varios problemas com eles por cobrança indevida (serviços que nunca assinei e usei), isso porque eu era assinante do Terra gratuito, para o speedy.

Demorou dois meses pra eles "cancelarem" os serviços e minha assinatura. Mandaram varias cobranças. Não paguei nenhuma, obviamente.

Agora, emfim, to livre dessa desgraça.

Eu só usava o provedor pra autenticaçao. Agora uso o login "padrão" do itelefonica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Essa semana me veio cobrando R$ 100,00+ do Terra e eu fui perguntar o que era me disseram que era dupla conexão e cobram 2 reais por hora quando dá isso. Algum pc se conectando na net usando o meu log in. Eu troquei meu roteador há 2 meses por um wireless e no antigo nunca tinha dado esse problema. Eu não uso a rede wireless não sei se alguém a invadiu mas acabei de desativá-la. Estão conectados 3 computadores no roteador.Há algo que eu possa fazer a mais? Alguma configuração específica no roteador para não me dar esse problema.

Roteador TP-Link TL-WR541g

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade Carlos, se você usa duas autentivações simultâneas na Oi Velox sobre a mesma conexão ADSL, então o que ocorre é que nesta operadora é possível duas conexões na mesma linha pois ocorre que eles te liberam até dois IPs de Internet ao mesmo tempo sobre a mesma conexão. É por isto que suas duas conexões simultâneas não são cobradas. Isto considerando que você autentica dois PCs na mesma conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, com a inclusão de um roteador na sua rede, obrigatoriamente ele -- o roteador -- esta configurado para "rotear" a conexão ADSL, para isto estando configurado em PPPoE. Desta forma, a autenticação só ocorre uma vez e por isto o IP é o mesmo para toda a rede, independente do número de clientes. A história seria diferente totalmente diferente se você não tivesse um roteador, somente o modem. Com o modem "desroteado" (não configurado para router) e os PCs conectados no mesmo modem discando ao mesmo tempo, aí sim o circuito de autenticação da Oi Velox irá designar um IP de Internet para cada PC que conectar: em um máximo de dois IPs WAN por linha ADSL, ou seja, somente dois PCs conectarão na mesma linha ADSL da Oi Velox usando o mesmo login e senha.

Obs.: a Oi, até onde se conhece, é a única operadora pela qual é possível usar dois IPs WAN na mesma linha ADSL ao mesmo tempo, em se tratando de uma linha ADSL comum de banda larga doméstica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

fui assinante do terra mt tempo e tive o mesmo problema várias vezes.

acabei tendo que processar o terra por isso e ganhei o processo.

o argumento é mt simples: eles cobram por algo que eles não tem como provar que você utilizou. não é como uma conta de água ou luz, que tem um relógio ou medidor lá pra você poder ver que gastou, e nem algo como o próprio provedor, que você contrata e paga independentemente de usar.

enfim, a minha sugestão é que vocês processem o terra, porque ao que parece eles cobram isso de todo mundo indiscriminadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Acontece que me mudei de cidade. Enquanto eu usava o virtua não existia isso. Agora uso a brasiltelecom e começou a porcaria.

Tenho um modem router DSL 500b e ligado a ele o wireless router DI-524

Uso um notebook e um desktop, os dois conectando via wireless, nenhum via cabo. Como eles podem querer me cobrar acesso simultâneo? Ah, a taxa que eles tentaram me cobrar por 2 meses consecutivos foi de 55 reais a mais.

No extrato de novembro aparecem 5 ips diferentes conforme segue...

EXTRATO DE HORAS

Início e Hora Duração Tipo de conexão IP de Conexão

19/10/2010 01:38:26 199h 16mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.66.147.---

19/10/2010 01:38:26 199h 16mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.66.191.---

27/10/2010 09:00:24 07h 49mim 46seg ADSL BRASIL TELECOM 189.30.59.---

27/10/2010 16:50:14 04h 21mim 53seg ADSL BRASIL TELECOM 201.35.74.---

27/10/2010 23:34:13 206h 50mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.35.176.---

Duração total no período: 617h 36mim 15seg Duração total simultânea no período: 199h 16mim 52seg

Estou com algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi!

Trabalho na Oi e te digo: acesso simultâneo existe sim e pode ser cobrado...

Acesso simultâneo é quando o mesmo login e senha são utilizados na mesma hora (ou seja, simultaneamente) em 2 ou mais Oi Velox.

O ponto é o seguinte: modem + wireless router, a princípio, não geram simultâneo. A não ser que AMBOS, modem e wireless, estejam conectando na rede da Oi (de forma simplista, posso dizer que é muito raro e difícil de configurar dessa forma).

Em 99% das vezes é assim: seu roteador Wi-Fi utiliza o modem para conectar, e ROTEIA o sinal para o restante da casa. Ou seja: quem conecta é apenas 1 (modem). O roteador Wi-Fi é só o "benjamim".

Você disse que o PC e o note conectam via wireless. Ou seja, se é isso mesmo, ambos conectam no roteador Wi-Fi, que por sua vez usa o modem pra entrar na internet. Não gera acesso simultâneo.

(PS: por qual motivo o desktop conecta wireless? Ele poderia estar conectado via cabo no roteador Wi-Fi... É mais rápido)

Você já tentou mudar a sua senha? Podem estar utilizando a sua senha sem você saber.

Muda lá na "Central do Assinante", no Terra.

(acho que é esse o nome)

Abraço.

Acontece que me mudei de cidade. Enquanto eu usava o virtua não existia isso. Agora uso a brasiltelecom e começou a porcaria.

Tenho um modem router DSL 500b e ligado a ele o wireless router DI-524

Uso um notebook e um desktop, os dois conectando via wireless, nenhum via cabo. Como eles podem querer me cobrar acesso simultâneo? Ah, a taxa que eles tentaram me cobrar por 2 meses consecutivos foi de 55 reais a mais.

No extrato de novembro aparecem 5 ips diferentes conforme segue...

EXTRATO DE HORAS

Início e Hora Duração Tipo de conexão IP de Conexão

19/10/2010 01:38:26 199h 16mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.66.147.---

19/10/2010 01:38:26 199h 16mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.66.191.---

27/10/2010 09:00:24 07h 49mim 46seg ADSL BRASIL TELECOM 189.30.59.---

27/10/2010 16:50:14 04h 21mim 53seg ADSL BRASIL TELECOM 201.35.74.---

27/10/2010 23:34:13 206h 50mim 52seg ADSL BRASIL TELECOM 201.35.176.---

Duração total no período: 617h 36mim 15seg Duração total simultânea no período: 199h 16mim 52seg

Estou com algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi!

Trabalho na Oi e te digo: acesso simultâneo existe sim e pode ser cobrado...

Acesso simultâneo é quando o mesmo login e senha são utilizados na mesma hora (ou seja, simultaneamente) em 2 ou mais Oi Velox.

O ponto é o seguinte: modem + wireless router, a princípio, não geram simultâneo. A não ser que AMBOS, modem e wireless, estejam conectando na rede da Oi (de forma simplista, posso dizer que é muito raro e difícil de configurar dessa forma).

Em 99% das vezes é assim: seu roteador Wi-Fi utiliza o modem para conectar, e ROTEIA o sinal para o restante da casa. Ou seja: quem conecta é apenas 1 (modem). O roteador Wi-Fi é só o "benjamim".

Você disse que o PC e o note conectam via wireless. Ou seja, se é isso mesmo, ambos conectam no roteador Wi-Fi, que por sua vez usa o modem pra entrar na internet. Não gera acesso simultâneo.

(PS: por qual motivo o desktop conecta wireless? Ele poderia estar conectado via cabo no roteador Wi-Fi... É mais rápido)

Você já tentou mudar a sua senha? Podem estar utilizando a sua senha sem você saber.

Muda lá na "Central do Assinante", no Terra.

(acho que é esse o nome)

Abraço.

Chuto por alto aí 50% de quem tem esse tipo de problema a uma razão simples: como é moda compartilhar o acesso, o dono da conta resolve ser bonzinho e configura um segundo modem ou roteador numa linha diferente com a mesma conta, funciona e esquece, ao chegar a conta toma um susto.

Ótimos conselhos Claudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negocio pessoal, é a gente começar uma mobilização geral, em prol de adquirir mais informações, com intuito unico e exclusivo de criar ferramentas legais que impeçam os atos criminosos desses provedores de internet, sim isso mesmo atos criminosos, pelo menos os 5 ou 7 que profanaram os meus direitos, e os de meus CLiente, criminosamente falando, eles invadem e em alguns casos mancomunados com as Propria Operadora de telefonia instalam provedores em nossa linha telefonica, contrariando totalmente a ética, sem nossa autorização, sem falar dos inocentes usarios de banda larga que vão atrás deles, e se ferram por conta de falta de instrução, eu ganhei todas as brigas que tive com eles 100% de aproveitamento a meu favor, e não foi preciso ir as vias de fato, " nas ameaças de multas e relutancia contra o cancelamento simplesmente usei tudo que eles disseram contra eles mesmos. pois na ganancia de produzir e lucrar eles contam sempre com atendentes treinados, coitados, somente para empurrar guela abaixo produtos que as vezes o Cliente nem sequer vai usar, em suma esses atendentes nem sempre tem tempo e treinamento habil para, se deparar com um Cliente lesado, mas com pleno controle do sua tranquilidade, e sistema emocional

O protocolo do conteudo de qualquer conversa ou negociação é obrigatório ser enviado, se exigido pelo interessado, juntamente com a gravação, ai você ouve o conteudo dessa gravação e você mesmo define se voce deve ou nao, visto que combinado não é caro

Mas na conversa gravada ou contrato tem que estar bem claro qualquer possivel cobranças adicionais, ou extras vai contra as leis do consumidor

Descupem o desabafo, minha intenção não é ofender ninguem e sim somar, ajudar a acabar com essas atrocidades que eles fazem com a gente

site informativo sobre o Ministerio Publico

dei uma olhada para termos mais inspiração e garra.

http://www.sjose.com.br/educar.php?noticia_id=127

Aqui no Parana, é tão explicito, a safadeza que meu Cliente ligou bravo la Oi, dizendo que nao conseguia falar com a Brturbo pra cancelar o Provedor, e o Atendente da Oi simplesmente transferiu a ligação, tem uma setor da Brturbo la dentro, e os minutos seguite foram aterrorizante pra ele, que só conseguiu cancelar por que eu estava do lado. Atualmente ele paga R$ ,099 centavos por mes nao sei pra qual provedor mas muito bem explicadinho negociado com data hora, nome e matricula do atendente, confirmação de gravação em andamento, protocolo, e tudo mais.

A e tem mais, a senha e login, é uma regra criada por eles, como as senhas de cartao de credito, e contas bancarias, teria que ser responasabilidade deles, se clonada, ou descoberta.

Resentemente gastaram uns R$ 5,000,00 de um conhecido meu em São Paulo com clonagem de cartão o Bradesco Assumiu a bronca.

Pra que serve um provedor, pra mim até agora, pra eu colocar a senha e login na configuração do modem e fazer a luz na frente do modem ficar verde. essas Operadoras tem que criar vergonha na cara e fornecer gratuito igual GVT faz no Parana, ja ta na hora do Procon / Anatel / Ministerio Publico interceder a nosso favor.

Quem me fornece Internet de Alta velocidade teria que me dar ela funcionando, navegando livremente, nao faz sentido. eu ter que contratar um provedor, é como alugar uma casa e ter que pagar mesnalmente pra um chaveiro abrir a porta. qualquer justiça honesta teria que interpletar assim.

:D Tô na area ... Constantemente alimentando a certeza que esse Pais vai melhorar, tem que melhorar. nos nao desistimos nunca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Recentemente o provedor Terra também me cobrou uma dessas contas absurdas, alegando conexão simultânea, mesmo eu nunca tendo compartilhado conexão com ninguém. Detalhe: meu roteador está muito bem configurado e após a primeira notificação eu mudei minha senha de acesso, mas ainda assim o problema se repetiu.

Obviamente, após essa cobrança abusiva, cancelei o serviço, mas os golpistas do Terra ainda me arrancaram mais de R$ 200 para isso, quando não era pra passar de R$ 30.

Ou seja: CANCELEM O TERRA. Mais cedo ou mais tarde esse problema vai acontecer com você, mesmo que tudo esteja bem configurado e você não faça nada de errado. E se isso acontecer, terá duas opções: pagar a conta que eles mandaram, ou entrar na justiça para resolver a questão.

É melhor cair fora enquanto é tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!