Ir ao conteúdo

Socorro, acho q passei da dose

Érico

Posts recomendados

Postado

Meu duron [email protected] pelo CPUFSB nunca passa de 54º, até agora meu récorde tinha sido 59º. Mais agora a pouco percebi uma temperatura muito alta perto do PC. Aí fui v a temperatura... Processador: 64º chipset: 45º.

Na hora eu só pensei em dar Ctrl+Alt+Del duas vezes e metê o dedão no off. Agora ele está ligado com um ventilador na frente do gabinete rodanu em velocidade máxima. A temperatura está mantida em 57º. Mais minha dúvida é: minha placa mãe é a PC-Chips M810, não sei onde fica o diodo termostato dela, mais 64º pro processador nela tá muito?

Postado

Tá meio quente, eles normalmente ficam naquele "buraco" do soquete (no meio do soquete, uma bolotinha azul). Veja no setup ou algum programa de monitoração a rotação do cooler. O mais comum é pelo menos 4500 rpm. Talvez por poeira ou outra coisa a rpm tenha caído e tenha diminuído a eficiência dele. É bom tomar cuidado, principalmente se for jogar...

Postado

Olá erimouse1,

Meu cooler é desses de R$10 e ele está sim trabalhando na rpm de sempre (cerca de 4200). Mais eu percebi uma coisa estranha... eu uso o UD Agente q é um programa para voluntários da descoberta do câncer e ele usa o processador a 100% como idle, ou seja, a qualquer momento só do PC tá ligado ele já põe o processador pra trabalhá em 100%. Mais eu percebi q c eu colocá o CPU Burn pra trabalha, em questão de 1 minuto o processador passa de 62º. Num sei pra q serve esse programa, peguei num link aqui no fúrum. Mais se o processador passá de uma certa temperatura q ele aguente, o q vai acontece: ele queima ou só desliga? E qual seria essa temperatura?

valeu...

Postado

Primeiro, compre um cooler decente, um thermaltake volcano 6cu, volcano 7, tem outra marca q o pessoal recomenda também, mas não me lembro qual o nome, quanto o cpu burn, esse programa força a cpu pra ver a estabilidade dela e a temperatura máxima, c você deixar esse programa rodando sozinho, em uns 20 minutos +/- vai tar na temperatura máxima, cuidado com ele, c a temperatura aumentar muito, eu acho q a makina vai congela, dai tu vai reiniciar e talvez a makina nem inicie, c iniciar ela trava de novo depois d um tempo, c ela num iniciar, espere um pouco pra a cpu esfriar e na mesma hora abaixe o clock da makina, isso diminui a vida útil da cpu (a temp. alta), acho q é so isso, me corrijam c eu estiver errado, á qnt ao programa q deixa a cpu em 100%, já aconteceu isso com o winamp, formatei o pc e reinstalei tudo e parou.

Postado

não... o UD Agente naturalmente usa 100% do processador, isso é certo, mais ele trabalha em Idle, ou seja, c você num tá mechenu no computador, ele ocupa 100% do processador. Mais c você usá 30% do processador por exemplo, o UD passa a ocupar automaticamente 70% e assim por diante, ou seja, você num percebe diferença na velocidade do PC hora nenhuma, inclusive eu vou aproveitar q tocamos no assunto e vou incentivar o uso dele, é grátis, ajuda na descoberta do câncer,  ele ainda compara a potência do seu processador com um P4 1.5 Ghz, www.ud.com.

Mais obrigado pelas dicas d cooler, sobre a questão d travar ou queimar alguem sabe me responder? E sobre a temperatura máxima? Eu já ouvi falar q os processadores AMD podem alcansar até 90º!!! Isso é verdade?

Postado
Postado Originalmente por Alex Lacerda@16 Nov. 2002,18:47

Primeiro, compre um cooler decente, um thermaltake volcano 6cu, volcano 7

Calma cara, estamos falando de um Duron, não um Athlon 2700+ em over!

Esses programas que você falou do cancer deve ser similar ao CPUcool, rain e outros. Eles realmente ocupam 100%, mas o cpuburn também. A diferença é o que esses programas fazem: os softcoolers como são chamados o rain e outros (como esse seu) mandam o processador fazer sempre uma tarefa simples, para deixa-los frios; o cpuburn faz o oposto, manda fazer algo complexo, forçando ao máximo de cálculo e tido, o que esquenta bastante. O burn serve para testar um overclock, para ver se fica estável, se a temperatura se mantém e tudo mais.

Tente deixar seu processador sem over, abrir a lateral e comprar um cooler de base maior (4200rpm tá pouco, o meu paguei 25 e tem uma base boa, é alto e oscila entre 4900 e 5100, e olhe que a loja que ue comprei é tida como careira).

Ah sim, 90° é uma temperatura antes de ter um dano físico, mas o sistema já teria travado, e é a temperatura interna do die, e não do diodo térmico (que nesses termos) fica muito longe do processador, estima-se uma margem de erro da medição do BIOS em 15° de diferença, para menos, quer dizer, se o programa indica 50°, o die está a 65°, se está a 64°, na realidade é 79°! Cuidado aí. Veja se o sistema não está quente demais, retendo calor dentro do gabinete. Over é sempre arriscado.

Postado

Obrigado de novo erimouse, mais a temperatura q mostra no setup e em programas pode ir até quanto? E ele vai travá antes d queimá?

valeu... ????

Postado

O ideal é que a temperatura não passe dos 65° em carga máxima (jogos e cpuburn), se houver picos destes, ainda dá, mas é melhor refrigerar melhor. E não se preocupe, o sistema vai fica muy estranho se a temperatura subir muito: programa fechando, travando, pc resetando, é um caos. Um programa que eu usava no win9x (ainda não achei uma versão compatível com NT/2k/XP) é o mbprobe, que você define a temperatura de alarme, que fica um bip chato da gota quando passa dos valores definidos, ou a rotação da fan cai muito, ou a tensão excede o padrão, etc. O que eu uso agora foi o que veio no cd da placa mãe (1st aid) que mostra uma faixa passeando na tela quando ocorre uma anomalia dessas. Em ambos os casos é bom porque se ocorrer um caso desses durante um jogo, ele avisa e atrapalha o jogo, aí eu eu posso sair de emergência (estou comparando a não ter alarmes e só saber que esquentou demais quando travou, reseto e vejo no SETUP)

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Érico@16 Nov. 2002,20:34

não... o UD Agente naturalmente usa 100% do processador, isso é certo, mais ele trabalha em Idle, ou seja, c você num tá mechenu no computador, ele ocupa 100% do processador. Mais c você usá 30% do processador por exemplo, o UD passa a ocupar automaticamente 70% e assim por diante, ou seja, você num percebe diferença na velocidade do PC hora nenhuma, inclusive eu vou aproveitar q tocamos no assunto e vou incentivar o uso dele, é grátis, ajuda na descoberta do câncer,  ele ainda compara a potência do seu processador com um P4 1.5 Ghz, www.ud.com.

Não é bem assim. Para o Windows, ele está usando 100%. Mas pode ter certeza que ele não usa nem 90% da potência do seu processador.

O CPUBurn é um dos poucos que se aproximam dos 100% do processador. A energia máxima dissipada é obtida com um programa que a AMD tem, e não fornece pois este sim usa os 100%, e poderia ser usado como um vírus pra derreter processadores que estão em coolers ruins.

Teste o CPUBurn e você verá que irá aumentar pelo menos uns 5ºC e, relação ao UD Agent.

Postado

valeu sledgehammer. Mais isso significa q um software ou um jogo nunca usam 100% do processador apesar q o windows diz q sim? Até quantos graus eu posso deixar o CPUBurn trabalhar sem queimar o processador? O CPUBurn fornece alguma informação sobre o processador depois q termina como por exemplo um benckmark?

valeu galera!!! to aprendenu tudo sobre temperatura!!! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!