Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de instrumentos de medição de energia


mambembe

Posts recomendados

Resolvi montar meu próximo PC por minha própria conta. Pelo que andei pesquisando, não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que feito com cuidado e orientação adequada.

Assim, para checar o funcionamento da fonte antes de conectar os componentes, vou precisar de um multímetro. Pelas pesquisas que fiz, eu teria que usá-lo em 20V, e seria bom conectar na fonte um equipamento qualquer (como um HD velho) para não haver distorções nas medidas.

Só que eu não sei como usar um multímetro, e as informações que encontrei na Net até agora não me pareceram inteiramente confiáveis. Também não sei que multímetro comprar, sendo que prefiro pagar mais por um equipamento de qualidade. Também não sei se precisaria de outros instrumentos de medição de energia ou se o multímetro já é o suficiente.

Vocês poderiam me ajudar? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o queres especificamente para checar fontes de PC uma sugestão fica em cima desse equipamento ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142731249-testador-de-fontes-atx-com-visor-lcd-eficiência-e-preciso-_JM

O velho e bom Kill-a-Watt também é um medidor interessante de se ter... https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto.php?loja=10&IdProd=5053

No mais um multímetro, para começar, nessa faixa de R$15 a R$ 20 faz um bom serviço..

Veja ai as leituras de 4 multímetros. Os dois externos são "Marca Diabo" de custo abaixo de R$ 20. Os dois internos são de classe, um deles até True RMS... Veja como os valores de leitura são semelhantes, muito semelhantes...

Leiturados12volts.jpg

Ler tensões com um multímetro

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas indicações, faller.

A verdade é que eu sentiria vergonha se comprasse um "testador de energia de fontes de alimentação" como esse primeiro que você indicou. Mesmo sendo leigo, mesmo sendo novato... A única vantagem dele é ser seguro, ou seja, idiot-proof. Mais nada.

Vou me ater às outras indicações. Vou comprar o Kill-a-Watt porque é divertido, além de útil, e também (depois de examinar as valiosas imagens que você postou) um multímetro digital Labramo, que é dos mais baratinhos. Sei que o uso de um multímetro pode ser perigoso para leigos, novatos e até mesmo para distraídos (e é bom salientar isso), mas com um bocadinho de pesquisa e aplicação aprenderei a usá-lo. Um homem que aprendeu a ler almas (ou "subjetividades", para falar uma linguagem mais "moderna") não há de ficar embaraçado por causa de um par de fiozinhos de cores diferentes. Obrigado também pela indicação do YouTube, já percebi que vou encontrar um bom material lá.

Um abraço!

Tópico resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!