Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 3 933MHz vs. Celeron 1.10GHz. Qual melhor?


BRUNO.RIVER

Posts recomendados

Pelo que você falou, o Pentium 3 tem core Coppermine e o Celeron é Tualatin. Se os dois funcionam no seu PC, eu recomendo ficar com este Celeron.

Já fiz uma comparação parecida com a sua, testei um Pentium 3 de 933mhz (fsb 133) contra um Celeron 1.2ghz (fsb 100) ambos de 256kb de cache. Embora o clock externo fosse maior no Pentium3 senti que o Celeron era ligeiramente melhor. Mas a diferença é bem pequena, tipo 1 de fps no Counter Strike e o Scan do AVG da época demorava uns 3 segundos a menos (sistemas mais antigos dependiam muito do processador para leitura de dados no HD).

Referência para quem quiser comparar:

Pentium 3 933MHz:

sSpec Number: SL4ME

CPU Speed: 933 MHz

PCG:

Bus Speed: 133 MHz

Bus/Core Ratio: 7

L2 Cache Size: 256 KB

L2 Cache Speed: 933 MHz

Package Type: FC-PGA

Manufacturing Technology: 0.18 micron

Core Stepping: CC0

CPUID String: 0686

Thermal Design Power: 24.5W

Thermal Specification: 75°C

VID Voltage Range: 1.7V

Celeron 1.1GHz:

sSpec Number: SL5VQ

CPU Speed: 1.10 GHz

PCG:

Bus Speed: 100 MHz

Bus/Core Ratio: 11

L2 Cache Size: 256 KB

L2 Cache Speed: 1.1 GHz

Package Type: FC-PGA2

Manufacturing Technology: 0.13 micron

Core Stepping: TA1

CPUID String: 06B1

Thermal Design Power: 28.9W

Thermal Specification: 69°C

VID Voltage Range: 1.5V

Nota, este celeron não funciona em overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz uma comparação parecida com a sua, testei um Pentium 3 de 933mhz (fsb 133) contra um Celeron 1.2ghz (fsb 100) ambos de 256kb de cache. Embora o clock externo fosse maior no Pentium3 senti que o Celeron era ligeiramente melhor. Mas a diferença é bem pequena, tipo 1 de fps no Counter Strike e o Scan do AVG da época demorava uns 3 segundos a menos (sistemas mais antigos dependiam muito do processador para leitura de dados no HD).

Não acho esses sistemas, já com HDs ATA33, sejam tão dependentes do processador na leitura de dados. Ao que me lembre, scanners de antivírus da época eram limitados por processamento mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então mesmo sendo Celeron, ele vai ser melhor q o Pentium 3? :unsure:

Ambos tem a mesma quantidade de cache, o Celeron usa um núcleo mais novo que consome menos e tem um pouco mais de desempenho (nada fantástico), e a diferença de clock é muito grande, no fim das contas a vantagem do PIII é o FSB de 133 MHz, mas isso nem faz toda essa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o Celeron 1.1 GHz tem tanto com núcleo Coppermine quanto com o Tualatin.

Se for um Celeron Tualatin, ele não é compátivel com placas-mãe soc 370 mais antigas. Ou seja, não deve ser compatível com a placa-mãe para o Pentium 933MHz.

Se o Celeron já foi testado na placa mãe e funcionou, é provável que seja um Coppermine.

Concordo que pela diferença de clock, o Celeron deve ser mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o Celeron 1.1 GHz tem tanto com núcleo Coppermine quanto com o Tualatin.

Se for um Celeron Tualatin, ele não é compátivel com placas-mãe soc 370 mais antigas. Ou seja, não deve ser compatível com a placa-mãe para o Pentium 933MHz.

Se o Celeron já foi testado na placa mãe e funcionou, é provável que seja um Coppermine.

Concordo que pela diferença de clock, o Celeron deve ser mais rápido.

Verdade, na lista em que tinha olhado não tinha o 1100 Coppermine e nem o A do 1100 Tualatin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!