Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duty em 555


Ivan (eletronic)

Posts recomendados

Ola pessoal do forum, mais u,a vez estou cm duvidas. Desta vez é em DUTY.

estava eu discutindo num topico aqui do forum e descobri o que é esse tal de DUTY. pesquisei um puco e achei o seguinte:

Além de pulsar o 555 nesta frequência (que é a frequência típica de resposta dos sensores de IR) tem que levar em conta o duty cicle e a potência média e máxima que você usar. Explico:

o transmissor IR tem uma potência máxima de transmissão, que normalmente é ditada pela corrente que você enfia nele. Vamos supor que uma corrente segura para trabalhar sejam 10mA (isso varia conforme o emissor, mas este é um valor típico). Se você fizer uma onda com 50% do tempo ativando o emissor e 50% desativando, numa frequência de 38kHz, você pode enfiar 20mA com segurança no teu emissor, porque a corrente média vai continuar sendo 10mA, mas o receptor vai receber picos com o dobro da potência. Se você fizer ele ativo 25% do tempo e desativado 75% do tempo, pode enfiar 40mA, que a corrente média continua sendo 10mA. Mas o receptor vai receber picos com o quádruplo da potência, e você tem o dobro de alcance em relação a um duty cicle de 50%. Conseguiu pegar esta parte?

Existem vários macetes para gerar duty cicles específicos no 555, você vai ver uma configuração que você varia uma tensão e o duty cicle varia proporcionalmente, é esta que você vai tentar fazer. Procure gerar uma onda com duty cicle de 25% alto/75% baixa, esse sinal comande um transístor BC337, e o transístor comanda o emissor IR polarizado com um resistor que toque 40mA nele. O alcance vai ser bastante bom. E você pode diminuir o duty cicle ainda mais e aumentar ainda mais a corrente.

MAs minha duvida mesmo é sobre o modo q muitos usam para isso. Tenho visto imagens onde colocam um diodo em pararelo com o resistor R2 do 555 e dizem q serve para deixar o duty em 50%.

Alguem saberia me explicar porque isso ocorre? e como faria para o duty ficar em 25% e de preferência em 38KHz

ex de imagens:

http://img203.imageshack.us/i/imagemus8.jpg/

http://img3.imageshack.us/i/esquemapronto.png/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gustavo 555.... muikto obrigado pela indicação desse link muito bom mesmo, aprendi um pouco mais de 555

Valdenir_Duarte... cara muitissimo obrigado esse negocio funciona bem na teoria resta testar na pratica agora, mas ond você acha esses programinhas? claro se você lembrar.

cpexpert você olhou o post do gustavo 555? viu se era la mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!