Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse VCL Clamper é uma espécie de disjuntor? Eu teria que instalar (eu não, o eletricista) um para cada cômodo que queira proteger? Ou ele é instalado antes dos disjuntores para proteger toda a casa? Eu ainda posso usar um DPS Clamper Multi Proteção conectado nele (através da tomada, claro)?

Meu nobreak foi pro saco (finalmente, já não aguentava a oscilação da minha rede elétrica), eu estou precisando proteger meus equipamentos urgente, o quanto antes, pra ontem!

É instalado após o disjuntor geral, um para cada fase, em paralelo com a carga.
  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esse VCL Clamper é uma espécie de disjuntor?

Não. Ele apenas o formato parecido, pois também deve ser usado no quadro de distribuião de energia.

Eu teria que instalar (eu não, o eletricista) um para cada cômodo que queira proteger? Ou ele é instalado antes dos disjuntores para proteger toda a casa?

Antes do circuito a proteger. Algumas casas podem ter um circuito exclusivo para cada cômodo. Melhor ver isso com o eletricista, até por questões de ter cuidado com dimensionamento do equipamento a adquirir. O eletricisto é a pessoa mais capacidade para determinar o modo de realizar as ligações, esse é o papel dele.

Eu ainda posso usar um DPS Clamper Multi Proteção conectado nele (através da tomada, claro)?

Como assim, você está perguntando se pode usar o DPS Clamper Multi Proteção no cômodo do circuito que é protegido pelo VCL Clamper? Sim.

• Curtir 1
Postado

Como assim, você está perguntando se pode usar o DPS Clamper Multi Proteção no cômodo do circuito que é protegido pelo VCL Clamper? Sim.

Exatamente isso. Obrigado.

Acho que vou encarar um VLC desse para o cômodo do escritório, além do(s) DPS(s). Os cômodos são separados no quadro, sim, eu sei porque cada disjuntor desliga um cômodo da casa, e tem os dos chuveiros também. Mas o escritório tem o dele. Eu já desliguei uma vez pra trocar uma tomada. Isso eu faço de boa, mas no quadro eu não me arrisco. Ainda mais que envolve a energia que chega direto do prédio (não que o eletricista vá mexer nela, já que o VCL fica depois do disjuntor, mas prefiro não arriscar), não tenho gabarito pra me arriscar com essas coisas.

• Curtir 1
Postado

É ideal o estabelecimento ter um quadro de distribuição de energia espaçoso:

O quadro é pequeno, eu só tenho espaço de disjuntor sobrando. Mais ou menos o espaço de uns 4 ou 5 disjuntores.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Acho que vou encarar um VLC desse para o cômodo do escritório, além do(s) DPS(s).

Os chamados "filtros de linha da Clamper" são denominados DPS por ela, mas na realidade são protetores eletrônicos de múltiplas tomadas. Por vezes, o termo "DPS" é usado de forma mais restrita, para dispositivos modulares em trilho DIN. Existem outras marcas que os comercializam; por exemplo, a Siemens e a Schneider Eletric. Dê uma olhada no interessante PDF da Schneider "Minidisjuntor, DR, DPS e Quadro".

Os cômodos são separados no quadro, sim, eu sei porque cada disjuntor desliga um cômodo da casa, e tem os dos chuveiros também. Mas o escritório tem o dele. Eu já desliguei uma vez pra trocar uma tomada. Isso eu faço de boa, mas no quadro eu não me arrisco. Ainda mais que envolve a energia que chega direto do prédio (não que o eletricista vá mexer nela, já que o VCL fica depois do disjuntor, mas prefiro não arriscar), não tenho gabarito pra me arriscar com essas coisas.

Certamente o projeto tem um projeto elétrico. É interessante o eletricista conhecê-lo.

O quadro é pequeno, eu só tenho espaço de disjuntor sobrando. Mais ou menos o espaço de uns 4 ou 5 disjuntores.

Talvez não precise de mais. Você não tem de protefer tudo e de todas as formas.

• Curtir 1
Postado

Mikael,

Obrigado pela resposta.

Será que dois desse DPS iClamper Energia resolvem, um em cada tomada com réguas?

Só adicionando uma informação, o Servidor NAS fica ligado 24/7, direto e reto, junto com os Modems e roteador. O PC de edução chega a 500W fácil quando as placas de vídeo estão a todo vapor, mas isso nem acontece sempre, só durante jogos, durante as edições de vídeo mesmo isso não acontece.

Eu estou muito preocupado. Eu investi muito nesses equipamentos e não quero mesmo perder nenhum deles por conta de problemas elétricos. Depois que meu nobreak morreu (ontem), eu conectei tudo nas tomadas, sem qualquer tipo de proteção. As fontes do PC e Servidor, teoricamente, aguentam cacetadas elétricas, mas... Mesmo assim tenho muito medo de deixar tudo ligado direto à tomada, sem qualquer proteção.

Abraço.

Como disse, apenas fiz uma estimativa e mesmo que ele consumisse 1000 W não chegaria a comprometer o Clamper ou a rede elétrica, já que usam o mesmo limite de corrente nominal: 10 A.

• Curtir 1
Postado

boa tarde a todos, instalei um filtro de linha da clamper (super proteção) na rede que montei no escritorio (No-breack + impressora multifuncional + telefone sem fio + modem + monitor)

e outro (i clamper pocket) na geladeira

minha rede de casa é bifasico, estou propenso a nao fazer o aterramento visto que o eletricista afirmou que teria que "rachar o chao" e praticamente quebrar paredes da casa para fazer o aterramento, ja que nao dá para passar o cabo.

opção que me sobrou foi usar o filtro de linha da clamper (super proteção) e o I Clamper pocket, indicado por um amigo de brasilia, ja que la a coisa nao é boa na parte eletrica (ele sempre reclama da companhia de energia eletrica).

para nao ter que colocar um fitro de linha em cada repartição da casa, usar o VLC como disjuntor geral é o suficiente? Protegeria todas as tomadas?

isto porque eu tenho dois disjuntores gerais: uma perto do portao e outra dentro da sala no barramento. Se desligar um ou outro, corta a energia.

outra questao que vi sendo abordada pelo alexandre acima: o VLC da  Siemens e a Schneider Eletric

sao melhores do que o VLC da clamper?

qual é a diferença dos tres?

usado o VLC em um unico ponto substituindo um dos disjuntores gerais pelo VLC protegeria todas as tomadas?

como saber se os varistores do multiproteção ou do clamper pocket ja foi pro espaço?

aguardo a treplica

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Moro no Rio de Janeiro, um imóvel alugado antigo sem aterramento. Problemas mais comuns são Oscilações de Potencia (quando Chuveiro é usado) e Quedas de Energia que se tornam muito comuns nos verões. Minha preocupação principal é com meu HD, o ultimo não demorou 2 meses para apresentar defeito e com 3 meses já estava falhando muitas quedas de energia nesse verão.

2m4stid.jpg

Estava pensando em um dos 2 que estão na faixa de 110/120 R$ e gostaria de saber qual seria melhor solução entre todos esses ou talvez recomendação de algum outro.

Isso vai me ajudar com os problemas de oscilação de potencia?

Coisas que serão ligadas - Monitor, Ventilador, Computador, Modem, HD Externo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Caro colega Bruno Pires. Fontes modernas com PFC ativo conseguem trabalhar e muito bem mesmo que a tensão de sua casa varie, oscile de 90 a 264 Volts AC..  Não se preocupe se já tiveres uma fonte assim...Seu refrigerador, esse sim, tem maior probabilidade de operar de modo errático do que a fonte de seu PC...

• Curtir 1
Postado

Antec HCG-400 400W ATX12V v2.3 / EPS12V v2.91 80 PLUS BRONZE Certified Active PFC Power Supply

Essa é minha fonte, então so preciso me preocupar com as quedas e surtos? Eu pensei no nobreak mais já li o que você disse sobre eles (shortbreaks xD).

Qual filtro eu compro?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A solução ideal a ser adotada é a colocação de um bom filtro de linha, desses que você mesmo elencou..  Fuja daqueles filtros de linha de R$ 30,00 ou menos..

Se sua internet chega a seu PC via cabo físico, e entra em sua casa através de rede telefônica ou via cabo da TV a cabo, ou até mesmo via rádio (antena), procure proteger também essas linhas dai que estão sujeitas a apanhar, por indução, surtos de tensão derivados de descargas elétricas..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu compraria aquele da Clamper e te justifico pela falta de fusíveis térmicos nessa proteção FHT-1200 da Upsai. Quando um varistor chega ao final de vida útil ou tem de suportar ou absorver um surto de linha mais forte essa falta do fusível térmico se faz sentirem um estrago maior que pode até furar a placa de circuito impresso. Olhe ai:

Placa%20do%20FHT1200%20da%20Upsai_zpsn8t

Isso não significa que toda a vez que tiver de enfrentar um surto o FHT-1200 da Upsai vai ficar desse modo, mas a probabilidade, sem os fusíveis térmicos sanduichados entre varistores, é bem maior de acontecer isso dai:

Veja ai esses fusíveis térmicos, aquelas caixinhas brancas, próximo aos varistores, na proteção da CLAMPER..

ClamperMultiProteoContadorSurto-Fusveist

Veja a ausência dos mesmos na proteção FHT-1200 da Upsai:

PlacadoFHT-1200_zps1b3cb464.jpg

Olhe em uma ótima proteção da Tripp Lite, os fusíveis térmicos chegam a estar confinados, através de uma fita a prova de fogo, junto aos varistores, justo para proteger esses varistores de abrir fogo e danificar o filtro.. Sem os fusíveis o filtro de linha pode se transformar em um fósforo, para usar uma só vez...

TripLitedetalhedosvaristoresembrulhados_

Quer um outro exemplo do cuidado na montagem, veja ai um filtro de linha da APC com os fusíveis térmicos sanduichados entre os varistores e envoltos em termo contrátil

Filtrodelinhaeseuselementos_zpsa7e2451f.

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Qual?

Qual?

Da Tripp Lite e essa dai, a Isobar Ultra

TripLitevisa3030ofrontaledetalhesplugepr

TripLitefrontaldacaixa_zpsf9477b7c.jpg

Da APC é essa dai, o APC DL11VNT:

APCDL11VNT.jpg

E veja a diferença entre um surto processado por um filtro de linha com fusível térmico, se comparado com aquele do FHT-1200 que mostrei, que chegou a furar a placa, com fogo certamente..

Explosodevaristor.jpg

E se você quiser olhar uma ótima proteção e filtro olhe essa daqui, uma Belkin PF60 (para humilhar). Note os varistores, aos pares, sempre com fusível entre eles..

BelkinPF60interior_zps2a1519e8.jpg

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

Fonte 850w 80Plus Gold... Qual o filtro de linha recomendado...

Andei muito pesquisando sobre estabilizadores e NoBreaks e percebi que vale mais a pena ligar diretamente no filtro...

Mas qual filtro posso utilizar?  Esse tipo segura ou é ruim? (http://www.kabum.com.br/produto/33185/ts-shara-multifiltro-professional-8-tomadas-619)

Deves aprender a observar, nas entrelinhas, o tamanho da porcaria..

Olhe todas essas características desse filtro de linha:

Especificações:

- Gabinete em plástico anti-chamas resistente a impactos

- Chave liga-desliga com disjuntor rearmável e indicador luminoso para proteção contra sobrecargas, surtos de tensão e curtos-circuitos

- Corrente máxima de 10A

- Tensão de funcionamento: 127V/220V

- Potência máxima (para 127V): 1270VA

- Potência máxima (para 220V): 2200VA

- Cabo de rede com seção transversal de 0,75mm

- Tomadas FNT (fase, neutro, terra) no padrão NBR 14136

- Circuito elétrico para eliminar ou atenuar ruídos da rede elétrica

- O Multifiltro Professional está equipado com um dispositivo de proteção contra sobrecorrente que também funciona como chave liga-desliga e indica que o filtro está ligado quando estiver aceso

- Este dispositivo desligará o filtro de linha caso o seu limite de carga seja ultrapassado

- Ele também atuará em casos de surtos de tensão muito grandes. Para religar o filtro basta acionar a chave. Neste instante, a mesma voltará a acender

Todas essas cinco características se devem a exatamente o mesmo componente, a chave disjuntor liga/desliga..

Quando não se tem nada a dizer sobre o produto se fica rondando, tal mosca tonta, sobre o exato mesmo tema..

Saia dessa amigo.. Você quer proteger seu PC ou fingir que está protegendo???

Ademais, se sua internet chega em seu PC via linha física (cabo LAN e não WiFi)  adote uma proteção decente que proteja seus equipamentos tanto de surtos de tensã que possam vir pela rede elétrica como surtos de tensão induzidos a partir de descargas elétricas na rede telefônica (caso sua Internet use desse recurso como o ADSL) ou adentre sua casa via cabo da TV ou via antena de rádio..

Leia ai para entender: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Não tem pior proteção que aquela meia boca, que protege só pela metade, que faz parecer que está protegido quando não está...

• Curtir 1
Postado

Deves aprender a observar, nas entrelinhas, o tamanho da porcaria..

Olhe todas essas características desse filtro de linha:

Especificações:

- Gabinete em plástico anti-chamas resistente a impactos

- Chave liga-desliga com disjuntor rearmável e indicador luminoso para proteção contra sobrecargas, surtos de tensão e curtos-circuitos

- Corrente máxima de 10A

- Tensão de funcionamento: 127V/220V

- Potência máxima (para 127V): 1270VA

- Potência máxima (para 220V): 2200VA

- Cabo de rede com seção transversal de 0,75mm

- Tomadas FNT (fase, neutro, terra) no padrão NBR 14136

- Circuito elétrico para eliminar ou atenuar ruídos da rede elétrica

- O Multifiltro Professional está equipado com um dispositivo de proteção contra sobrecorrente que também funciona como chave liga-desliga e indica que o filtro está ligado quando estiver aceso

- Este dispositivo desligará o filtro de linha caso o seu limite de carga seja ultrapassado

- Ele também atuará em casos de surtos de tensão muito grandes. Para religar o filtro basta acionar a chave. Neste instante, a mesma voltará a acender

Todas essas cinco características se devem a exatamente o mesmo componente, a chave disjuntor liga/desliga..

Quando não se tem nada a dizer sobre o produto se fica rondando, tal mosca tonta, sobre o exato mesmo tema..

Saia dessa amigo.. Você quer proteger seu PC ou fingir que está protegendo???

Ademais, se sua internet chega em seu PC via linha física (cabo LAN e não WiFi)  adote uma proteção decente que proteja seus equipamentos tanto de surtos de tensã que possam vir pela rede elétrica como surtos de tensão induzidos a partir de descargas elétricas na rede telefônica (caso sua Internet use desse recurso como o ADSL) ou adentre sua casa via cabo da TV ou via antena de rádio..

Leia ai para entender: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Não tem pior proteção que aquela meia boca, que protege só pela metade, que faz parecer que está protegido quando não está...

E quanto a esse filtro? O que tem a me dizer?  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630062526-filtro-de-linha-upsai-fht-1200-pronta-entrega-lacrado-_JM

Esse sim seria uma proteção adequada ou ainda seria fingir que protege?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Você quer dizer esse daqui, mais barato e em loja física:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

Faltou você ler 5 postagem atrás, e na página anterior, nessa postagem dai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomendação-de-filtro-de-linha/?p=6111288

Leia e terás minha exata opinião a respeito dele e do filtro de linha da Clamper..

• Curtir 1
Postado

Esse equipamento iCLAMPER ENERGIA, é o mesmo CLAMPER MULTIENERGIA só que com menos tomadas de saída e sem o botão com circuit breaker.

Cada caso é um caso. Esse equipamento garante boa proteção, agora cabe a você decidir onde e em que usá-lo.

Mikael,

Eu comprei dois CLAMPER Energia + Telefone (ou alguma coisa assim). Um para cada tomada (na embalagem não havia informação sobre ele, mas pesquisando em sites que o vendia, aparentemente em 220v são 2200W).

Em uma eu liguei o servidor e o Computador. O Servidor vai aumentar a tensão, triplicar, mas nada que chegue ultrapasse os 90W. O Computador continua o mesmo. Nos outros eu liguei os modems, roteadores, monitores, HDDs externos e TV.

Eu liguei uma régua de 10 tomadas em cada um dos CLAMPERs e liguei os equipamentos nas réguas. Em uma das réguas, eu liguei outra régua menor, de 3 tomadas e deixei em cima da bancada, mais por praticidade mesmo, pra colocar celular ou tablet pra carregar e também pra ligar o carregador de pilhas La Crosse Technology BC1000 (que eu não faço ideia do consumo).

Acho que está tranquilo. Né?

• Computador para Edição: 500 W
    • Servidor NAS de baixo consumo (54W TDP do processador, com 3HDDs e 1 SSD): 70 W
    • HDD Externo: 20 W
    • HDD Externo: 20 W
    • Monitor de LED 21.5" IPS: 30 W
    • Roteador: 20 W
    • Cable Modem: 20 W
    • ADSL Modem: 20 W
    • TV LED 40" (tem uns 5 anos, não lembro o painel): 40 W
  • Curtir 2
Postado

Pois é galera, fiquei esperando meu cartão virar pra comprar esse filtro de linha da Clamper e me ferrei. Caiu um raio aqui perto de casa, fritando a antena da net a radio, a fonte da mesma, o roteador e a placa de rede do PC que estava conectado ao roteador. Me ferrei. Pra esperar pra pagar 150, acabei morrendo em quase 700.

Estou comprando esse Clamper agorinha.  :mad:

• Curtir 2
Postado

Faller sou novo no fórum e gostaria da sua ajuda, é o seguinte, ja venho pesquisando há um tempo e cheguei a conclusão de que o clamper seria o melhor filtro de linha para mim .

Porém tenho 02 duvidas, possuo uma ICEAGE 450HP80 ligada em um estabilizador SMS PROGRESSIVE III 1000VA ( custo 300 reais esse lixo ) ele tem varias proteções, e pode ser que por isso talvez minha iceage nao tenha queimado. ja tenho há 3 anos e ela ta funcionando e bem fria ainda ... Mas como todo mundo daqui quero me desfazer do estabilizador e pegar um filtro de linha descente. Vamos as dúvidas :

Todos sabemos que a Iceage 450HP80 tem problema com tensoes baixas ( subtensão ) tem falha nesta proteção, a fonte. E eu gostaria de saber se comprando um filtro clamper Multienergia ou Multiproteção se eu não teria o risco da minha iceage ir pro espaço por causa da subtensão ?

Segunda duvida : USO ADSL, o telefone fica na sala e meu pc no quarto, o fio do telefone foi puxado para o quarto para ligar no modem ADSL, portanto na tomada do telefone aqui do meu quarto só tem o cabo ADSL do telefone que vem da sala, e ai eu ligaria na entrada EQUIP pra ADSL no clamper ? e ja estaria protegendo meu pc ? Só quero proteger o computador mesmo ... Não ligo pro telefone, tv's, etc ... só meu PC ... Se puder responder da forma mais simples e de linguagem fácil fico agradecido, estou apenas aguardando suas respostas para comprar o DPS da clamper, Obrigado e um abraço !

Porque se caso nem com um filtro de linha Multiproteção minha iceage ficar segura, prefiro pegar meus 200 conto e comprar uma fonte da PCYES,SEASONIC, ANTEC ,ja tive uma corsair CX 430 e queimou ¬¬ e nem foi por minha culpa ... queimou sozinha dps de 1 ano.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!