Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Prezados Amigos,

 

      Gostaria de saber qual seria o Filtro DPS ideal para nós.

 

      Já que somos consumidores, poderíamos e deveríamos ter voz junto aos fabricantes para que os mesmos se adequassem seus produtos com qualidade e profissionalismo. ( ou seria somente um sonho ).

 

O que gostaríamos em um filtro de linha ( exemplo):

 

1-      Tipo de plugue – 90 ou 180º;

2-      Cabo elétrico – 1, 1.5 ou 2m;

3-      Bitola do cabo – 0,75, 1, 2mm²;

4-      Gabinete – Metálico, Plástico ABS Anti Chamas;

5-      Gabinete – Conexões Frontais, Laterais, Ambas;

6-      Gabinete – Retangular, Quadrado; Régua;

7-      Fusível – Sim ou Não;

8-      Disjuntor rearmável;

9-      Leds – somente ligado; ligado e aterramento; ligado e aterramento e tensão;

10-   Display Digital – indicando corrente, tensão, watts;

11-   Tomadas – 3, 4,6,8 ou 10;

12-   Tomadas – 45º, 90º ou 180º;

13-   Tomadas – Todas desligadas, Uma ou duas sempre energizada ( modem, roteador, tv a cabo);

14-   Porta USB;

15-   Conexões : RJ 11, RJ 45, Coaxial;

16-   Circuito Impresso – Sim ou Não;

17-   Varistores – Quantidade e Tamanho;

18-   Capacitor de Filtragem;

19-   Indutor;

20-   Fusível Térmico;

21-   Dispersor a Gás;

22-   Barramento de distribuição de energia – latão, cobreado;

23-   Acessórios;

24-   Manual – Simples, Detalhado;

25-   Especificações – Claras, objetivas ou nenhuma;

26-   Garantia;

27-   Embalagem – Caixa, Blister, Plástico;

28-   Filtro DPS – 110, 220 ou Bi-volt;

29-   Valor – Ideal, Justo, Coerente;

30-   Manutenção – fácil, difícil, impossível;

31-   Pós venda;

32-   Etc, Etc......

 

Depois de tudo isso, como ficaria o filtro ideal ......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o filtro TS Shara.

Eu abri um pela metade, se abrisse mais quebraria, por isso não fotografei.

Observei que se trata de mais um filtro comum, ele tem apenas um varistor e Circuit Breaker. Baseado nas experiências vistas aqui no forum não gostei do que vi e não recomendo.

Mais confiável pegar um SMS, que custa o mesmo valor.

 

http://www.fnac.com.br/filtro-de-linha-sms-4-tomadas-bivolt-3m/p/681129

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguém aqui no fórum que conheça e possa opinar a respeito desse filtro de linha da SMS? faller ?

Neste link tem muita informação.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/

 

 

Esse filtro da SMS que postei link é produto novo, está chegando nas lojas agora. Em breve teremos comentários sobre ele. Mas se tratando da SMS, acho que tem tudo para ser um produto honesto, não perigoso,  e que servirá àqueles que não querem comprar um Clamper.

 

http://www.sms.com.br/produtos/Filtro-de-linha-SMS/Bivolt-4-tomadas

 

http://www.legrand.com.br/2015/comunicacao/noticias/sms-lanca-filtro-de-linha-com-circuit-breaker

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste link tem muita informação.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/

 

 

Esse filtro da SMS que postei link é produto novo, está chegando nas lojas agora. Em breve teremos comentários sobre ele. Mas se tratando da SMS, acho que tem tudo para ser um produto honesto, não perigoso,  e que servirá àqueles que não querem comprar um Clamper.

 

http://www.sms.com.br/produtos/Filtro-de-linha-SMS/Bivolt-4-tomadas

 

http://www.legrand.com.br/2015/comunicacao/noticias/sms-lanca-filtro-de-linha-com-circuit-breaker

 

 

E tal este filtro da Daneva 

 

http://www.daneva.com.br/?page=imprensa&imprensa=noticias&id=32

 

 

 

Daneva lança Bloqueador de Stand By e gera economia de energia

Alinhado com a necessidade de mercado de gerar economia de energia, a Daneva, marca do Grupo Legrand, lança o bloqueador de stand by, o Stand By Block, que desliga totalmente da energia aparelhos eletrônicos ligados a ele sem a necessidade de tirá-los da tomada, diminuindo expressivamente a conta de energia elétrica. 
 
O bloqueador de stand by possui 6 tomadas 2P+T em 45° (uma bloqueadora, três dependentes e duas livres) e está disponível nas versões sem ou com 2 entradas USB (1,5mA). Possui chave disjuntora reset/off, que elimina sobretensões e protege os equipamentos conectados, cabo PP 3x0,75mm², tensão de entrada bivolt e corrente de 10A.
 
Se ligarmos a televisão na tomada bloqueadora, por exemplo, e nas três dependentes entrar o home theater, a TV a cabo e o videogame, quando desligarmos a TV no controle remoto, todos os outros três serão desligados automaticamente da energia. As tomadas livres permanecerão energizadas, assim como as entradas USB.
 
Pequenas atitudes podem gerar economia na conta e também colaborar com o meio ambiente. Para conhecer mais sobre o bloqueador de stand by da Daneva, que estará disponível no mercado a partir de maio, acesse o site www.daneva.com.br.
 
post-300090-0-75460400-1434670970.jpg
 
 
 Preço sugerido: R$ 120. Será que vale a compra....
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov, eu nao sei exatamente o que pedir e na realidade ainda não sou consumidor dessa classe de produtos. Apenas um curioso a respeito deles. Mas vim aqui "colocar pilha", pois acho muito válido o envolvimento na petição para quem pretende tornar-se consumidor a curto prazo. O fórum tem muita gente interessada em comprar dessas coisas. Deve ter alguns insatisfeitos o bastante para se envolverem com isso. Vim dar a ideia.


Para conhecer mais sobre o bloqueador de stand by da Daneva, que estará disponível no mercado a partir de maio, acesse o site www.daneva.com.br.

 

O site é fraquíssimo em transparência. Ou eu o naveguei muito apressadamente. A Clamper dá de capote! Ela disponibiliza até o esquema elétrico, enquanto essa Daneva parece que não quer mostrar nem uma tabela de informações básicas sobre cada produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega xleox...

Quanto ao CMS Clean Energy esse foi descontinuado em sua produção tem quase dois anos. Estranha ele estar em oferta no mercado. Ou realmente é um estoque perdido ou a SMS retomou ele o que duvido bastante pois uma simples consulta não mostra o mesmo disponível em mais nenhum lugar...

 

Portanto saiba o que desejas proteger para depois, estudando os produtos escolher de acordo..

E saiba que economizar é comprar bem!!!

Pois é, sei o que este SMS não tem a qualidade de um Clamper, mas ainda é melhor do que muita coisa. Acabei comprando duas unidades na Fastshop. Ele está fora de linha, deve ser algum saldo de estoque. Por R$ 50,00 acho que está bem pago pelo o que ele oferece.

Tenho mais duas unidades boletadas, acho que não vou ficar com elas, se algum tiver interesse pode dizer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller

 

O que você acha das proteções desse filtro da SMS -> http://www.sms.com.br/produtos/Filtro-de-linha-SMS/Bivolt-4-tomadas ?

 

No site cita:

Possui 04 níveis de proteção:

    Surtos de tensão (descarga elétrica);  O problema é que não cita com quantos varistores e de qual capacidade de absorção de energia de exceção...

    Ruído da rede elétrica; O problema é que não cita se usa somente capacitores ou faz uso de um bom filtro passa baixas LC (capacitor + indutores)...

    Sobrecarga; Usa de um mini breaker para executar tal função;

    Curto-circuito: É exatamente igual a anterior, essa função é só enche linguiça pois sobrecarga ou curto-circuito se confundem e ambas são resolvidas colocando o mini-breaker...

 

Então quando cita 4 níveis na verdade são três somente e nunca dá o todo da coisa, especifica que tem e deu.. Note que se eu colocar um capacitor desses dai, que custa R$0,15, já posso dizer que é um filtro e ninguém poderá contestar: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-33nf-x-400v-33333k0033uf-p-2072.html

 

Colega c4io.. Se conseguires me dizer qual a topologia de seus varistores, como é feito seu filtro e que componentes são usados, e qual o diâmetro ou a descrição de seus varistores, talvez consiga lhe dar mais dados acerca da proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MIE sempre foi um agressor de fontes em geral... Fosse você eu o abandonaria..

 

Mas para objetivar, e para que se possa ajudar, baseado em que dizes que ele não está sendo suficiente???

 

pelo menos até hoje a Fonte vem aguentando firme e forte, o problema é a vida útil dos hardware que esta durando entre 1 a 3 anos o que me impede de comprar peças mais robustas, o que mais queima é placa mãe.

 

queria que as peças durasse cerca de 5 anos

 

O MIE G3 é a unica proteção que tenho, os filtros de linha é tudo no novo padrão.

 

o que você sugere pra mim Faller? lembrando que meu PC tem padrão antigo e meu Apê não tem tomada com aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E

 

pelo menos até hoje a Fonte vem aguentando firme e forte, o problema é a vida útil dos hardware que esta durando entre 1 a 3 anos o que me impede de comprar peças mais robustas, o que mais queima é placa mãe.

 

queria que as peças durasse cerca de 5 anos

 

O MIE G3 é a unica proteção que tenho, os filtros de linha é tudo no novo padrão.

 

o que você sugere pra mim Faller? lembrando que meu PC tem padrão antigo e meu Apê não tem tomada com aterramento.

 

Experimente agora deixar de pensar com aquela parte de sentar e passar a usar os dispositivos corretos e adequados. Vais ver que seus equipamentos haverão de durar bem mais. Ao contrário do que pensas o próprio MIE ajuda e em muito, danificar seus equipamentos..

 

Adote um bom filtro de linha (falei bom, coisa desse tipo ai: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html ) e livre-se do MIE..

 

Esse é o caminho correto, acredite..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais e a questão da falta de aterramento, Vou poder usar o Filtro de linha numa tomada sem aterramento?

A Clamper tem um sistema que garante proteção mesmo em tomadas que não tenham aterramento. Quando tiver um tempinho, leia a descrição:

 

SISTEMA SLFP PATENTEADO

O sistema Signal Line Full Protection garante uma proteção completa das linhas de sinal, promovendo, além da proteção em modo diferencial, comumente encontrada nos produtos, a proteção em modo comum, através de uma configuração especial e patenteada de circuito que cria um caminho de drenagem da corrente de surto das linhas de sinal pelo neutro da rede elétrica (que é aterrado nas instalações brasileiras), caso não haja um terra específico conectado na tomada elétrica da instalação onde o produto for conectado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, especialmente o @faller rs.. :D

 

Bom, eu já uso um filtro de linha clamper, daqueles com contador de surto. Fiz um investimento pesadinho agora em um NAS, que custou R$ 6 mil.

 

Estou pensando em por um nobreak APC, não para proteção de energia, mas pra evitar que os HDs parem bruscamente no caso de quedas de energia, pois isso os danifica.

 

Queria saber se o pensamento está correto e se vale a pena adotar essa proteção pra esse equipamento. 

 

Abraço e obrigado desde jpa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigos, especialmente o @faller rs.. :D

 

Bom, eu já uso um filtro de linha clamper, daqueles com contador de surto. Fiz um investimento pesadinho agora em um NAS, que custou R$ 6 mil.

 

Estou pensando em por um nobreak APC, não para proteção de energia, mas pra evitar que os HDs parem bruscamente no caso de quedas de energia, pois isso os danifica.

 

Queria saber se o pensamento está correto e se vale a pena adotar essa proteção pra esse equipamento. 

 

Abraço e obrigado desde jpa.

Seção Nostalgia...

 

A leitura de tua postagem me fez voltar aos anos 70 a 80, onde se podia ler sobre evoluções na indústria dos discos rígidos já resolvidos a contento os problemas derivados de cabeças desses discos aterrando na mídia..

Portanto essa sua preocupação ja foi solucionada tem mais de 40 anos, só você não sabia..

 

Se necessitares manter o NAS ativo, mesmo com a falta da energia comercial, ate pode valer a pena colocar um no-break. Agora, se for tolerado ele poder parar na falta da mesma, esqueça..

Tive um NAS, por mim montado, que operou anos a fio ligado e, na falta de energia também caia e voltava de modo automático (por programação na BIOS) ..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller beleza.. Não preciso manter o NAS ativo o tempo inteiro, é pra uso recreativo e não empresarial, nesse caso vai ficar apenas no filtro clamper mesmo. Eu realmente achava, apesar de ser "do tempo do ronca" como você mencionou, que os Hds se prejudicavam ao ter sua fonte de energia subitamente interrompida. 

 

Use um nobreak que não seja de onda quadrada. @faller explicou sobre isso em alguma postagem. Será outro investimento pesadinho, muito provavelmente.

 

Uma curiosidade: esse NAS é usado em que? Não é doméstico, é?

 

Pode ou não ser doméstico, mas ai vai depender do objetivo. No meu caso é apenas para uso doméstico. É um NAS synology com 2 discos de 6TB.

 

É.. eu não colocaria um nobreak online pelo custo elevado, seria um short mesmo, mas já desisti rs.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Faller,

 

Poderia dar uma olhada neste post #4503, o que acha?

 

Para montar um corretor de fator de potência caseiro estes peças seriam boas ou precisa de mais.

 

 

02 resistores de 220k

01 resistor de 80k ( 1/4)

01 led

01 diodo 1n4007

01 varistor 14k 230v tvr 14361

02 capacitores de poliéster L225J 250v ( seria de 4,7 ou 47 nf ou uf )

01 caixa de carregador ( celular ou fonte )

 

Estes peças poderiam também compor em um filtro de linha?

Seria um filtro de linha DPS com correção de fator de potência?

 

 

Desde já agradeço a atenção dispensada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado Faller,

 

Poderia dar uma olhada neste post #4503, o que acha?

 

Para montar um corretor de fator de potência caseiro estes peças seriam boas ou precisa de mais.

 

 

02 resistores de 220k

01 resistor de 80k ( 1/4)

01 led

01 diodo 1n4007

01 varistor 14k 230v tvr 14361

02 capacitores de poliéster L225J 250v ( seria de 4,7 ou 47 nf ou uf )

01 caixa de carregador ( celular ou fonte )

 

Estes peças poderiam também compor em um filtro de linha?

Seria um filtro de linha DPS com correção de fator de potência?

 

 

Desde já agradeço a atenção dispensada.

 

A correção do fator de potência pode ter diferentes componentes associados dependendo de qual é a gênese o origem desse fator de potência deslocado...

Pode ser simplesmente um banco de capacitores, ou um banco de indutores, nunca ambos e ambos inúteis se a origem for, como o é nas fontes de alimentação, a não linearidade dos diodos retificadores. A ideia de fazer um filtro que já incorpore PFC é tão estranha, tão deslocada que até por isso nunca se viu nenhum dispositivo que assim se comportasse..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!