Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas galera da eletronica!

Bom venho ate aqui para talvez dar inicio a uma discução longa ou não.

O negocio é o seguinte, estava em um cliente, fazendo meu serviço montando um rack de rede, passei os cabos organizei tudo direitinho e etc.

Depois do serviço pronto disse para meu cliente que ele não tinha aterramento, e que seria bom providenciar um para proteger os equipamentos. Ate ai tudo bem!

O cliente vai chama um eletricista, e o cara fala que pra fazer o aterramento é simples, ele quebraria um pedaço da coluna ate chegar no vergalhão de metal (que é usadonas colunas), colocaria um fio de cobre junto ao vergalhão e o aterramento estava feito.

O meu cliente me liga e me pergunta se isso daria certo. Eu como não tenho experiencia no assunto fiquei sem dar opinião.

Agora eu lhes pergunto, sabios amigos do CDH, isso funciona???

:confused:

Abraço a todos!

Postado
O cliente vai chama um eletricista, e o cara fala que pra fazer o aterramento é simples, ele quebraria um pedaço da coluna ate chegar no vergalhão de metal (que é usadonas colunas), colocaria um fio de cobre junto ao vergalhão e o aterramento estava feito.

O meu cliente me liga e me pergunta se isso daria certo. Eu como não tenho experiencia no assunto fiquei sem dar opinião.

Agora eu lhes pergunto, sabios amigos do CDH, isso funciona???

:confused:

Abraço a todos!

Se haver continuidade até o solo sim!! Funciona!!

Continuidade seria um vergação preso ao outro desde o primeiro ao ultimo...

Para qualquer dúvida sobre aterramento visite este tópito: Aterramento. Aterra.... O que?

Abraço

Postado

Para qualquer dúvida sobre aterramento visite este tópito: Aterramento. Aterra.... O que?

Abraço

Amigo Leonardo já tenho esse topico aqui nos favoritos :D.

Dei uma lida nele e não consegui tirar minha duvida.

Mais eu pensei como você se o vergalhão encostar na terra daria certo, mais ai que ta sera que ele encosta?

difícil saber, mais não sei acho que cimento não conduz eletricidade ou conduz???

Abraço.

Postado

da pra medir no multimetro se esse aterramento funciona de fato. um teste é de continuidade e outro consiste em pegar uma lampada qualquer e colocar ela numas das fases da rede eletrica e a outra encostar no terra.

Postado
em pegar uma lampada qualquer e colocar ela numas das fases da rede eletrica e a outra encostar no terra.

Se estiver funcionando ou não, o que acontece a lampada acende, fica desligada????

Postado
Se estiver funcionando ou não, o que acontece a lampada acende, fica desligada????

Se acender a lâmpada está funcionando, pois a corrente está encontrando seu "caminho".

Eu fiz algo semelhane aqui em casa, e funciona muito bem.

Para testar com o multimetro toquei uma das pontas na pilha da placa mãe e a outra ponta do multimetro no terra, e por incrivel que pareça, o visor acusou os 3,3 v.

Lógico, não sei se isso funcionaria tão bem com alta tensão. Mas dou ai a minha contribuição para a discussão.

Postado

O pessoal costuma a usar esse tipo de aterramento realmente.

Geralmente tem.

Não necessariamente...

O vergalhão fica dentro do concreto. E o que entra em contato com a terra é o concreto, e não o vergalhão.

A questão é que no cimento (que é usado no concreto) entra um componente chamado "Escória siderúrgica".

Escória siderúrgica

A escória, de aparência semelhante a areia grossa, é um sub-produto de alto-fornos, equipamentos que produzem, por exemplo, aço a partir de minério de ferro. Entre diversas impurezas como outros metais, se concentram na escória silicatos, que apesar de rejeitados no processo de metalização, proporcionam-na características de ligante hidráulico.

Sendo um sub-produto, este material tem menor custo em relação ao clínquer e é utilizado também por elevar a durabilidade do cimento, principalmente em ambientes com presença de sulfatos. Porém, a partir de certo grau de substituição de clínquer a resistência mecânica passa a diminuir.

Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Cimento

Assim, por conta disso, o cimento ganha uma determinada condutividade elétrica. Veja:

http://w3.ufsm.br/gepecon/diss/d1adc5f69c7f8006f3cfcd7fa871019c.pdf

Atenção!

Esta prática é relativamente comum. Entretanto, tecnicamente falando, ela não é correta! Não existe, por exemplo, nenhuma norma técnica que recomende este tipo de aterramento.

Postado
Não necessariamente...

O vergalhão fica dentro do concreto. E o que entra em contato com a terra é o concreto, e não o vergalhão.

Até onde sei... é necessário que haja continuidade desde o primeiro ao ultimo vergalhão para que possa ser utilizado como aterramento! ...e um eletrotécnico deve fiscalizar a obra e assegurar que os vergalhões sejam unidos de maneira eficaz...

Bom este teu material aí... não li ainda mas parece ter informações interessantes.

Mas o que tem a ver essa escoria siderúrgica aí com o aterramento??

Postado

Na dúvida, que tal fazer o seu próprio aterramento ????

Precisa de 3 barras de aterramento de pelo menos um metro e meio de comprimento, mas um pouco de sais próprios para melhorar a condutividade do solo. Isto tudo tem numa boa loja de material elétrico.

Procure um pedaçõ de solo livre ( ou por exemplo se tiver cimento ou lajota, fure com uma broca adequada para atravessar e chegar na terra ).

Colocar as 3 barras com distância de pelo menos 50 cm uma da outra , na disposição de um triângulo, jogar os sais, molhar, e soldar um fio de cobre bem grosso entre elas. Este ponto de solda será o ponto onde voce vai aterrar os equipamentos.

Pegue um eletricista para te ajudar.

Paulo

Postado
Mas o que tem a ver essa escoria siderúrgica aí com o aterramento??
Essa eu respondo.

Como disse no trecho acima o amigo cabteixeira, essa escoria são impuressas que vão junto com o concreto para a sapata. Deste ponto de vista o concreto usado na sapata vem a ser um condutor de eletricidade para se fazer um aterramento como o do caso do meu cliente.

Estou certo??

Se não passem a informação correta por favor.

Precisa de 3 barras de aterramento de pelo menos um metro e meio de comprimento, mas um pouco de sais próprios para melhorar a condutividade do solo. Isto tudo tem numa boa loja de material elétrico.

Procure um pedaçõ de solo livre ( ou por exemplo se tiver cimento ou lajota, fure com uma broca adequada para atravessar e chegar na terra ).

Colocar as 3 barras com distância de pelo menos 50 cm uma da outra , na disposição de um triângulo, jogar os sais, molhar, e soldar um fio de cobre bem grosso entre elas. Este ponto de solda será o ponto onde voce vai aterrar os equipamentos.

Pegue um eletricista para te ajudar.

Paulo

Amigo Paulo a ideia é boa e simples de se fazer gostei!

Agora, o que seria estes sais citados por você no material a ser comprado???

Abraço a todos.

Postado

Valeu rafeldi!!

cabteixeira porque tu não fala mais sobre isso no tópico Aterramento. Aterra.... O que? ?? Seria interessante agregar estas informção ao tópico!! ...não lembro de ter lido algo desse tipo la... e seria muito bom para quem mora em apartemento!! ...ja vi gente comentando que aterrou seus equipamentos no cabo do para raio!!

Até mais...

Postado

Sei la gente, li todo topico do aterramento do grande rau.Esse assunto de aterramento e coisa seria ,temos q analisar bem cada caso senao o pessoal vai sair qbrando colunas e fazendo aterramentos para tudo kkkkkkkkkkkk.O ideal seria equipontencializar os aterramentos, q ao meu ver deveria ser feito com barra de cobre fincado ao solo.Ja ouvi muitos casos assim,pessoas ligavam o aterramento do chuveiro na carcaça da janela kkkkkkkkkkkkkkk.Deixo um desafio ao dono do topico,q ele peça ao seu cliente para q questione ao tal "eletricista" qual melhor topologia de aterramento para o seu pc ,aposto q o sujeito nao tera resposta.

Postado

Não necessariamente...

A questão é que no cimento (que é usado no concreto) entra um componente chamado "Escória siderúrgica".

Assim, por conta disso, o cimento ganha uma determinada condutividade elétrica.

Corretíssimo, ótimo comentário.

E lógico que não se pode indicar esse sistema, pois não é o que se pode chamar de "sistema convencional", claro que funciona, eu mesmo utilizo esse sistema para alguns clientes quando eles não querem gastar com um bom sistema de terra.

É uma pena que no Brasil, muitos não se preocupem em instalar um sistema de aterramento na fiação elétrica, o que poderia evitar uma grande dor de cabeça no futuro.

Postado

Rafeldi,

Sáo sais de sódio, betonita ou sulfato de cobre.

Mas existem também solução tipo GEL de vários fabricantes, os quais são bem eficientes, não corroem os eletrodos das barras, mas custam bem mais caro.

Paulo

Postado
Sei la gente, li todo topico do aterramento do grande rau.Esse assunto de aterramento e coisa seria ,temos q analisar bem cada caso senao o pessoal vai sair qbrando colunas e fazendo aterramentos para tudo kkkkkkkkkkkk.O ideal seria equipontencializar os aterramentos, q ao meu ver deveria ser feito com barra de cobre fincado ao solo.Ja ouvi muitos casos assim,pessoas ligavam o aterramento do chuveiro na carcaça da janela kkkkkkkkkkkkkkk.Deixo um desafio ao dono do topico,q ele peça ao seu cliente para q questione ao tal "eletricista" qual melhor topologia de aterramento para o seu pc ,aposto q o sujeito nao tera resposta.

KKKKKKK... concordo com você amigo. E assim que der vou realmente fazer está pergunta ao eletricista.

Rafeldi,

Sáo sais de sódio, betonita ou sulfato de cobre.

Mas existem também solução tipo GEL de vários fabricantes, os quais são bem eficientes, não corroem os eletrodos das barras, mas custam bem mais caro.

Paulo

Obrigado pela explicação amigo Paulo. Muito grato.

Agora galera tendo como base o Topico do nosso amigo _rau_, qual seria o melhor ou o certo para ser feito no caso do meu cliente???

Postado

Vamos por partes:

Até onde sei... é necessário que haja continuidade desde o primeiro ao ultimo vergalhão para que possa ser utilizado como aterramento! ...e um eletrotécnico deve fiscalizar a obra e assegurar que os vergalhões sejam unidos de maneira eficaz...
Olha só...

A finalidade dos vergalhões no concreto armado não tem absolutamente nenhuma relação com corrente elétrica. Eles cumprem função estrutural apenas, trabalhando (em conjunto com o concreto) para aguentar a carga (o peso) da estrutura.

Isso que o pessoal faz, de usar a ferragem como aterramento, é uma gambiarra.

Numa obra, os armadores (o pessoal responsável pela montagem da ferragem) prendem um vergalhão no outro com uns araminhos muito sem-vergonha. E eles só prendem mesmo para evitar que durante o processo de concretagem os vergalhões mudem de posição. Não existe eletrotécnico nenhum para verificar nada.

Na verdade, a continuidade só existe por conta do concreto mesmo, que conduz um pouco de eletricidade e assim garante que um ferro esteja conduzindo para o outro, e que todos eles estejam conduzindo para o terra. Considere que em muitos casos (a maioria deles) a ferragem jamais encosta direto no terra...

Esse é o correto.

Esse negócio de aterrar por meio da ferragem da estrutura é uma gambiarra. Isso não existe em nenhuma norma técnica!

Como disse no trecho acima o amigo cabteixeira, essa escoria são impuressas que vão junto com o concreto para a sapata. Deste ponto de vista o concreto usado na sapata vem a ser um condutor de eletricidade para se fazer um aterramento como o do caso do meu cliente.

Estou certo??

Está certo.

Essa escória tem em sua composição metais, e metais são em geral bons condutores de eletricidade. Assim, de certa forma, o concreto torna-se um condutor de eletricidade.

Esse recurso (a condutividade do concreto) é usada inclusive para a conservação da própria ferragem, evitando que ocorram danos. Veja a página 17 do pdf que eu mandei para entender...

Valeu rafeldi!!

cabteixeira porque tu não fala mais sobre isso no tópico Aterramento. Aterra.... O que? ?? Seria interessante agregar estas informção ao tópico!! ...não lembro de ter lido algo desse tipo la... e seria muito bom para quem mora em apartemento!! ...ja vi gente comentando que aterrou seus equipamentos no cabo do para raio!!

Até mais...

Eu acho que esse nosso espaço, embora não seja um ambiente acadêmico em essência, deve prezar pela correção nas informações.

Essa história de fazer aterramento usando a ferragem é uma aberração da natureza!

De forma alguma isso deve ser considerado uma opção... Sempre devemos oferecer aos nossos clientes, enquanto profissionais, o correto.

Assim, não acho bom citar isso no tópico sobre aterramento. Tá arriscado ter gente achando boa a ideia...

Sei la gente, li todo topico do aterramento do grande rau.Esse assunto de aterramento e coisa seria ,temos q analisar bem cada caso senao o pessoal vai sair qbrando colunas e fazendo aterramentos para tudo kkkkkkkkkkkk
Concordo em gênero, número e grau.
E lógico que não se pode indicar esse sistema, pois não é o que se pode chamar de "sistema convencional", claro que funciona, eu mesmo utilizo esse sistema para alguns clientes quando eles não querem gastar com um bom sistema de terra.
Bom... Cada um com o seu cada um.

Agora... Eu, enquanto profissional, não indico isso jamais.

Se o cara não quer gastar, que fique sem o terra ou que contrate outro profissional... Eu não vou sacrificar a qualidade do meu trabalho por conta de economia de cliente, ainda mais que se aparecer algum problema depois com esse aterramento o tal cliente não vai assumir a sua parcela da culpa, né?

Postado
Isso que o pessoal faz, de usar a ferragem como aterramento, é uma gambiarra.

Numa obra, os armadores (o pessoal responsável pela montagem da ferragem) prendem um vergalhão no outro com uns araminhos muito sem-vergonha. E eles só prendem mesmo para evitar que durante o processo de concretagem os vergalhões mudem de posição. Não existe eletrotécnico nenhum para verificar nada.

Essa história de fazer aterramento usando a ferragem é uma aberração da natureza!

De forma alguma isso deve ser considerado uma opção... Sempre devemos oferecer aos nossos clientes, enquanto profissionais, o correto.

Assim, não acho bom citar isso no tópico sobre aterramento. Tá arriscado ter gente achando boa a ideia...

Postado
Assim tu me quebra as pernas!!!...

Faz tempo... mas posso te jurar que ja ouvi da boaca de um profissional que utilizar vergalhões para continuidade de aterramento era muito usual... e que um eletrotécnico se certificava de que havia boa continuidade... tive isso como "correto" até hoje!! ...Puts!!!

Postado
Agora... Eu, enquanto profissional, não indico isso jamais.

Se o cara não quer gastar, que fique sem o terra ou que contrate outro profissional... Eu não vou sacrificar a qualidade do meu trabalho por conta de economia de cliente, ainda mais que se aparecer algum problema depois com esse aterramento o tal cliente não vai assumir a sua parcela da culpa, né?

Postado
Não precisa nem jurar.

Eu acredito que um profissional tenha dito isso, com certeza.

Entretanto, observe que:

Utilizar usualmente é diferente de estar correto

Pasme agora... esse profissional de que te falei é um engenheiro eletrecista, meu professor de projetos elétricos do curso de eletrotécnica que fiz a agum tempo atrás. ...Hoje conversei com uma colega de trabalho, que também fez eletrotécina, em uma escola de outra cidade, com outro professor... e ela aprendeu a mesma coisa que eu!!

Este aterramento usando vergalhões a que me refiro também se refere a gaiola de faraday...

Esta gaiola pode ser feito com cabos expostos e é mais comum também... mas os arquitetos acham que acaba com a estética do prédio e em algumas construções estão sendo substituídos por estas lâminas que te falo...

Talvez eu encontre um dos meus polígrafos que fala mais fobre aterramento em prédios...

Imaginei que tu ia desmentir isso porque é muito estranho se admitir que a gaiola esteja em contato com janelas...

Bem faz um tempinho que estou de molho... se eu conseguir dar uma recaptulada no assunto volto a te incomodar!!...

• mês depois...
Postado

Galera, fazer aterramento com sal grosso é recomendado???

Vi um vizinho aqui do lado da loja fazendo e achei estranho aquilo, como não tenho muito contato com tecnicos bons de eletrônica aqui na região só me resta perguntar aqui :).

Abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...