Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA-EP41-UD3L + Core 2 Duo E6600 + 2x 2GB kingston 667Mhz


Jorno

Posts recomendados

Olá pessoal, minha config é a da assinatura e eu gostaria de saber se dá para brincar legal com essas peças.

Já tentei botar 333Mhz de FSB e ficou legal, só que depois de uma semana de uso deu overclock fail no post.

Neste momento estou com FSB 333Mhz e baixei o multiplicador para 8x e coloquei as memórias em 800Mhz. me parece estável, vou fazer mais alguns testes, porém aqui tenho umas dúvidas:

Quando aumentei a frequencia das memórias, o CR foi para 2T, isso prejudica muito o desempenho?

Minha mobo é boa para overclock não é meio limitada?

Um BSEL MOD para 333Mhz ajudaria em algo? aliviar memórias ou mobo?

Aguardo as respostas dessas perguntas e depois posto screens da bios. (a minha é a F6, a mais atual)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe:

Gigabyte GA-EP41-UD3L BIOS F6 (mais atual)

Core 2 Duo E6600 2.4Ghz (266x9 - FSB1066Mhz)

2x 2GB Kingston DDR2 667Mhz 5-5-5-15 sem dissipador 1.8v

Temperatura do processador: 58°C no Linx com o cooler no mínimo (possuo controladora)

Dissipador: 3R System iCEAGE Prima Boss II

Temperatura da placa-mãe: 35°C +/- (posso colocar um fan ADDA no dissipador, se precisar)

Fonte: Satellite SL-8600EPS 600W

Gabinete: HAF932

Fotos:

65099625092010025.jpg

15009225092010027.jpg

86581725092010028.jpg

95736925092010029.jpg

91168425092010030.jpg

27153525092010031.jpg

73295925092010033.jpg

67534925092010037.jpg

Este é o over com o qual estou no momento.

Com PCI-E 100Mhz eu só consigo FSB343, subindo para PCI-E 102Mhz eu consegui FSB345 (ainda não tentei mais alto)

Minhas principais dúvidas são em relação à tensão do Chipset, cpu termination (o que é isso?), cpu reference (o que é isso?) e qualquer dica que me ajude com o over será muito bem vinda.

Meu objetivo é dar a maior sobre-vida possível às minhas peças (estou testando over na VGA também, mas esse eu ja tiro de letra). Se eu conseguir prolongar até o fim do ano que vem, rodando os lançamentos pelo menos no médio com alguma coisa no high ja está ótimo.

Outra coisa que ja ia esquecendo de falar é que tenho interesse em fazer over nas memos para minimizar o tempo dos loadings e deixar o windows vista um pouco mais espertão.

Obrigado.

EDIT:

Fui ligar o pc hoje de manhã e ele fica ligando/desligando antes do POST (a mobo faz isso quando exagero no over).

Assim que ela acionou o recurso safebios (voltando a config para o padrão) eu entrei lá, coloquei FSB 345Mhz, aumentei o Vcore para 1.31v e dei mais 0,1v para o MCH (chipset), além de fixar PCI-E em 105Mhz (não ouso subir mais que isso, não sei se é seguro).

Feito isso deu boot normal e passou 3~4 horas no Prime95 sem problemas.

Estou no aguardo das respostas sobre as voltagens, além de dicas de como subir mais esse FSB (em fóruns gringos ele não estavam conseguindo passar direito de 343Mhz) além de dicas para melhorar o desempenho dessas memos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... deu problema.

Liguei o pc e ele ficou desligando e ligando..... depois de umas 4 ou 5 vezes ele deu boot e na tela da BIOS quando eu entrei na parte de overclock apareceu que deu erro no overclock.

O engraçado é que o pc ficou horas no Prime95 (umas 2 / 3 horas) e um pouco no LinX (1h +/-).

Eu cheguei à uma teoria:

Será que o fato de eu apertar o power do gabinete logo após ligar o filtro de linha (eu sou rápido mesmo) tem algo haver? tipo não dar tempo de carregar os capacitores da fonte para ela lidar com a corrente Inrush do overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é a sua rapidez o problema Jorno...

O problema é que overclock, mesmo após ter sido testado sob stress, pode acontecer isso.

Teste de stress não permite que o sistema oscile e encontre algum erro devido o overclock. Ligar o sistema e permitir que haja oscilação, geralmente mostra mais erros do que teste de stress. É comum encontrar erros na inicialização depois de um overclock testado por horas a fio.

Teste de stress serve para verificar se em carga máxima o sistema resiste e não esquenta alem do aceitável, a oscilação do sistema torna mais eficiente a verificação de erros.

Por esses e outros motivos que recursos como, Speedstep, Cool'n'Quiet e afins devem ser desativados quando se faz overclock. Não é regra.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... deu problema.

Liguei o pc e ele ficou desligando e ligando..... depois de umas 4 ou 5 vezes ele deu boot e na tela da BIOS quando eu entrei na parte de overclock apareceu que deu erro no overclock.

O engraçado é que o pc ficou horas no Prime95 (umas 2 / 3 horas) e um pouco no LinX (1h +/-).

Eu cheguei à uma teoria:

Será que o fato de eu apertar o power do gabinete logo após ligar o filtro de linha (eu sou rápido mesmo) tem algo haver? tipo não dar tempo de carregar os capacitores da fonte para ela lidar com a corrente Inrush do overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a sua rapidez o problema Jorno...

O problema é que overclock, mesmo após ter sido testado sob stress, pode acontecer isso.

Teste de stress não permite que o sistema oscile e encontre algum erro devido o overclock. Ligar o sistema e permitir que haja oscilação, geralmente mostra mais erros do que teste de stress. É comum encontrar erros na inicialização depois de um overclock testado por horas a fio.

Teste de stress serve para verificar se em carga máxima o sistema resiste e não esquenta alem do aceitável, a oscilação do sistema torna mais eficiente a verificação de erros.

Por esses e outros motivos que recursos como, Speedstep, Cool'n'Quiet e afins devem ser desativados quando se faz overclock. Não é regra.

Boa sorte

EIST e C1E estão desativados.

Alguma dica para evitar este problema?

Alguma orientação sobre as voltagens que perguntei para que serviam?

Alguma dica para subir o over? (pretendo 3.6Ghz... ainda estou longe...)

É como o Ribeiro falou mesmo. Aqui isso aconteceu hoje de manhã, mas depois eu boto o over de novo e pronto, fica tudo beleza

Interessante saber isso, será que é algo das mobos Gigabyte mesmo?

O soda é que se a minha mobo tem algum lugar para salvar perfil de overclock, eu ainda não achei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
EIST e C1E estão desativados.

Alguma dica para evitar este problema?

Alguma orientação sobre as voltagens que perguntei para que serviam?

Alguma dica para subir o over? (pretendo 3.6Ghz... ainda estou longe...)

Interessante saber isso, será que é algo das mobos Gigabyte mesmo?

O soda é que se a minha mobo tem algum lugar para salvar perfil de overclock, eu ainda não achei...

Você não entendeu rapaz... Overclock pode causar esses problemas que você relatou, mesmo estando tudo devidamente ajustado, testado e estressado.

Overclock não é algo absoluto que se ajusta e acontece, overclock é algo relativo e o sucesso para atingir determinado clock depende de cada componente e da individualidade que cada sistema/conjunto tolera o clock extra.

Uma média de over praticamente garantido é de 10% a 20%, acima disso é imprevisível.

Dicas?

Para evitar problema, já que você está enfrentando com o over atual, diminua o over.

Voltagens nada mais são que correntes que servem para alimentar os mais variados chips do conjunto e a necessidade extra para cada um é uma incógnita. Tem que ir testando as mais variadas configurações para achar, se achar, a corrente necessária para estabilizar. Overclock só funciona na base da tentativa; ou da certo ou errado, isso é overclock.

Subir eu não aconselho, pois o conjunto mostra erro.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EIST e C1E estão desativados.

Alguma dica para evitar este problema?

Alguma orientação sobre as voltagens que perguntei para que serviam?

Alguma dica para subir o over? (pretendo 3.6Ghz... ainda estou longe...)

Interessante saber isso, será que é algo das mobos Gigabyte mesmo?

O soda é que se a minha mobo tem algum lugar para salvar perfil de overclock, eu ainda não achei...

Aqui dá pra salvar o perfil de over na tela principal da BIOS, se não me engano é F11 pra salvar e F12 para load. Ah! quanto de FSB você já conseguiu chegar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não entendeu rapaz... Overclock pode causar esses problemas que você relatou, mesmo estando tudo devidamente ajustado, testado e estressado.

Overclock não é algo absoluto que se ajusta e acontece, overclock é algo relativo e o sucesso para atingir determinado clock depende de cada componente e da individualidade que cada sistema/conjunto tolera o clock extra.

Uma média de over praticamente garantido é de 10% a 20%, acima disso é imprevisível.

Dicas?

Para evitar problema, já que você está enfrentando com o over atual, diminua o over.

Voltagens nada mais são que correntes que servem para alimentar os mais variados chips do conjunto e a necessidade extra para cada um é uma incógnita. Tem que ir testando as mais variadas configurações para achar, se achar, a corrente necessária para estabilizar. Overclock só funciona na base da tentativa; ou da certo ou errado, isso é overclock.

Subir eu não aconselho, pois o conjunto mostra erro.

Boa sorte

Sim, entendo que cada peça é uma peça e que não se pode falar o quanto de over subir.

Eu estava querendo mesmo é uma orientação sobre qual opção no menu faz diferença para o que, o quanto é recomendávem mexer, etc...

Estou aqui mais perdido que cego em tiroteio, só sei mexer em FSB, Vcore e na frequencia das memos (ainda não entendi direito o timming). o resto para mim, é grego e estou "chutando".

Uma indicação nesse sentido que estou procurando.

Aqui dá pra salvar o perfil de over na tela principal da BIOS, se não me engano é F11 pra salvar e F12 para load. Ah! quanto de FSB você já conseguiu chegar?

Abraços.

Eu tentei jogar o FSB direto para 400Mhz e não deu boot.

Arrisquei dar mais 0,1v no MCH e nada..

Arrisquei dar mais 0,1v nas memos e nada...

Só não dou mais tensão porque realmente não faço ideia do que estou fazendo não faço ideia dos limites que posso aumentar as voltagens :lol: não faço ideia dos limites que posso aumentar as voltagens sem queimar algo (só sei que Vcore 1.6v vai queimar o processador :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, entendo que cada peça é uma peça e que não se pode falar o quanto de over subir.

Eu estava querendo mesmo é uma orientação sobre qual opção no menu faz diferença para o que, o quanto é recomendávem mexer, etc...

Estou aqui mais perdido que cego em tiroteio, só sei mexer em FSB, Vcore e na frequencia das memos (ainda não entendi direito o timming). o resto para mim, é grego e estou "chutando".

Uma indicação nesse sentido que estou procurando.

Eu tentei jogar o FSB direto para 400Mhz e não deu boot.

Arrisquei dar mais 0,1v no MCH e nada..

Arrisquei dar mais 0,1v nas memos e nada...

Só não dou mais tensão porque realmente não faço ideia do que estou fazendo não faço ideia dos limites que posso aumentar as voltagens :lol: não faço ideia dos limites que posso aumentar as voltagens sem queimar algo (só sei que Vcore 1.6v vai queimar o processador :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno se for para explicarmos (aqui no tópico) para que serve cada função de uma placa mãe (explicar de forma detalhada para melhor entendimento) estaríamos sendo redundantes, pois existem muitas explicações sobre o que você deseja saber. Alem do mais, passar essas informações de forma compacta não vai ajudar praticamente em nada para seu entendimento.

O que você quer saber vai depender de muito material e muita leitura. Aconselho que você faça uma bela pesquisa sobre o assunto que vai encontrar vasto material para compreender melhor cada função e seus ajustes.

Entendendo de forma mais explanada, essas configurações, você vai sanar suas dúvidas e provavelmente conseguir atingir o máximo de overclock que seu conjunto suporta.

Boa sorte.

Entendo perfeitamente, obrigado.

Agora eu andei pesquisando um pouco sobre me memórias e me deparei com algumas dúvidas, uma por causa que cada lugar fala uma coisa e outras porque a fonte não era lá muito confiável.

Então aqui vai:

Quando eu baixo as latências das minhas memos (elas são em 667Mhz 5-5-5-15 por padrão e as coloco em 667Mhz 4-4-4-14) o CR vai para 2T, isso é normal?

Um lugar falou que na plataforma LGA775 as memórias operam em 2T por padrão, isso procede?

Em cada lugar eu achei uma resposta para a seguinte pergunta: O fato delas ficarem 2T afeta muito o desempenho?

Em outro lugar falou que só é interessante colocar dissipador nas memórias caso a tensão seja alterada, isso procede?

Novamente, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Memória DDR2 trabalhar em 2T é normal. Memória DDR2 vem configurada de fábrica para trabalhar em 2T. A exceção fica com as memórias de alto desempenho que trabalham em 1T, o restante é tudo 2T. Memória configurada em 1T é mais rápido que 2T, mas nada de exagerado.

Aumentar a área de dissipação dos chips dos módulos de memória seria interessante com ou sem over volt.

Dissipadores em memória, mesmo que não seja necessário, é uma boa ideia, portanto, se for aumentar o VDIMM, seria importante adicionar dissipadores.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória DDR2 trabalhar em 2T é normal. Memória DDR2 vem configurada de fábrica para trabalhar em 2T. A exceção fica com as memórias de alto desempenho que trabalham em 1T, o restante é tudo 2T. Memória configurada em 1T é mais rápido que 2T, mas nada de exagerado.

Aumentar a área de dissipação dos chips dos módulos de memória seria interessante com ou sem over volt.

Dissipadores em memória, mesmo que não seja necessário, é uma boa ideia, portanto, se for aumentar o VDIMM, seria importante adicionar dissipadores.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu, deu uma bela clareada aqui.

Agora outras dúvida (acho que são as últimas):

Vi em outro fórum um cara falando que o chipset G41 tem um block em 340Mhz. Vi várias pessoas tentando fazer over com essa mobo e todas pararam por ai ou no máximo em 343Mhz.

Será que é block do chipset mesmo?

Aumentar o PCI-E interfere no desempenho da GPU?

e sobre as memórias, vou ver se consigo um par de dissipadores de cobre da Akasa.

Oi,

Sim é verdade... Esse chipset normalmente tem parede nessa faixa de frequência que você disse, mas alguns conjuntos podem ir alem, seja de forma estável ou instável.

O G41 não é um CHIP para overclock alem dos 333MHz (1333MHz-QDR), claro que estou falando para processadores com FSB padrão abaixo de 333MHz.

------------------------------------------

O aumento na frequência PCI-E interferi sim, mas é praticamente irrisório o desempenho extra.

Por falar em frequência PCI-E: Placas mãe como a sua e com o mesmo South-bridge, costuma deixar o overclock mais maleável quando a frequência padrão PCI-E é aumentada. Esse aumento varia de 2% a 10% sobre o clock base.

Continue a pesquisar que você vai longe.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Sim é verdade... Esse chipset normalmente tem parede nessa faixa de frequência que você disse, mas alguns conjuntos podem ir alem, seja de forma estável ou instável.

O G41 não é um CHIP para overclock alem dos 333MHz (1333MHz-QDR), claro que estou falando para processadores com FSB padrão abaixo de 333MHz.

------------------------------------------

O aumento na frequência PCI-E interferi sim, mas é praticamente irrisório o desempenho extra.

Por falar em frequência PCI-E: Placas mãe como a sua e com o mesmo South-bridge, costuma deixar o overclock mais maleável quando a frequência padrão PCI-E é aumentada. Esse aumento varia de 2% a 10% sobre o clock base.

Continue a pesquisar que você vai longe.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você está animado, tente um BSEL-MOD para FSB de 333MHz. Caso funcione (o MOD) é possível que você consiga ir alem dos 360MHz de FSB. Temos um tópico fixo com explicações detalhadas.

Valeu pela dica.

Como o MOD vai ser isolar um ponto, não vai ter risco de eu dar curto na mobo :D (eu não tenho muita firmeza na mão =/ o processador da minha tia que o diga... hehehe)

Esse eu posso fazer, tem fita isolante aqui em casa, o fods é que estou sem pasta térmica para tirar o processador do lugar e também tem um trambolho de um cooler (Prima Boss II) que me desanima bastante de ficar tirando e colocando o processador ^_^

E outra dúvida que surgiu:

A tensão padrão do Chipset é 1.1v, já coloquei em 1,2v. será que é seguro subir mais? (na bios vai até 1,8v ou algo pouco à cima no máximo)

Se eu conseguir subir mais esse over eu fico com o meu processador atual mesmo, caso contrário eu estou pensando em trocar a cobaia por um Q8400 (o FSB1333Mhz dele seria sofrível de over na minha mobo, mas é um quad... ainda tenho que pensar muito, fazer uns benchmarks...)

Parabéns pelo over e pela persistência.

O pensamento do dinheiro gasto em mobo+cooler+gabinete indo para o "lixo" falou mais alto ;)

Sem falar na sensação boa que dá fazer over, principalmente quando é difícil.

EDIT:

Agora que fui perceber que no teste do OCCT a placa-mãe bate 55°C (temperatura medida no everest), isso é preocupande?

Uma coisa estranha é que em questão de 1 ou 2 segundos, quando o uso do processador da uma caida, a temperatura da placa-mãe cai direto para 33~34°C e logo em seguida volta para 55°C fazendo uma rápida escala em torno dos 40°C. quando ela chega em 55°C fica variando entre 53 e 55.

Está mais para erro de leitura ou para eu ter que colocar um cooler de 40mm (ou 60mm, tenho que ver o tamanho) em cima do chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, como empacamos na mesma barreira estou disposto a fazer o bsellmod, vou estudar bem a técnica e lá pra terça-feira eu faço (já tenho pasta térmica AS5 hehe).

Beleza então.

Mas eu comemorei muito cedo.

Hoje de manhã liguei o PC e ele metralhou vários beeps curtos por uns 5 segundos +/-

No manual fala que é "power error".

Minha fonte tem enorme folga para aguentar esse pc, então será que o Vcore estava baixo? (mas estava em AUTO)

Ou será que forcei muito as memórias com a tensão padrão? (elas são 667Mhz 5-5-5-15 e eu estava com elas em 720Mhz 4-4-4-14)

Mas estou na dúvida se era beep longo ou curto (pelo menos aqui na minha mobo não são tão diferentes...). se forem logos no manual fala que a VGA não está inseria corretamente (ai seria o caso do PCI-E 105Mhz estar dando problema, mas duvido muito).

Para resolver eu desliguei o pc e liguei de novo (ele não voltava a bios para o padrão nem ferrando... ficou um tempão beepando), coloquei as memos em 5-5-5-15 novamente e o boot prosseguiu normalmente.

O engraçado é que novamente ontem eu ja tinha passado LinX, Prime95, OCCT, SuperPI e ja tinha jogado COD4 MW2 (terminando aqui vou botar crysis para ver se teve alguma melhora nos frames)

Então fica o mistério ai....

OBS: os programas não ficaram rodando muito tempo não, apenas alguns minutos cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, deu uma bela clareada aqui.

Agora outras dúvida (acho que são as últimas):

Vi em outro fórum um cara falando que o chipset G41 tem um block em 340Mhz. Vi várias pessoas tentando fazer over com essa mobo e todas pararam por ai ou no máximo em 343Mhz.

Será que é block do chipset mesmo?

Aumentar o PCI-E interfere no desempenho da GPU?

e sobre as memórias, vou ver se consigo um par de dissipadores de cobre da Akasa.

Colega, essa limitação do Intel G41 provavelmente não te afeta, pois o chipset da sua placa-mãe é o P41.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...