Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que devo usar para Java ?


E.M.I.C.I.D.A

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde !

Gostaria de um auxílio de vocês, que já são experiêntes nisso, em relação ao que devo usar para começar a programar em Java.

Sou iniciante nesta linguagem de programação, portanto gostaria de saber o que devo usar para que eu possa desenvolver um software orientado a objeto. Até comprei um livro " Use a cabeça! Java " para me auxiliar também.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço !

Att,

Roger Mayer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roger!

Imagino que a pergunta "o que devo usar" refere-se a ambiente de desenvolvimento (IDE). Eu programo em java e utilizo o Eclipse, acho ele ótimo. Há também o netbeans que muitos preferem, nunca o utilizei, mas o pessoal fala muito bem dele, e também recomendo.

Enfim, eu diria que, para qualquer um dos dois (Eclipse ou netbeans) você estará muito bem servido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, utilizo e recomendo utilizarem o próprio Bloco de Notas quando está se aprendendo Java. Você pode compilar/executar seus códigos pelo cmd mesmo. ;D

IDE normalmente tem auto-complete e outras funções que te auxiliam na hora de criar e escrever os códigos e quando você desenvolve na "raça" acaba aprendendo mais, inclusive o conceito de Programação Orientado a Objeto. Depois que já tiver sabendo um pouco, pode começar a utilizar as IDE. Não estou dizendo que não irá aprender bem se utilizar IDE, é apenas a minha opinião em relação ao aprendizado. Vai de cada um. :cool:

PS. Eu também tenho este "Use a Cabeça! Java" (Porém, a versão em inglês). Livro muito bom! Gostei! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Roger,

Bom, você já tem experiência em programação né?!

Pelo imagem ao lado do perfil C#

É um ótimo começo porque facilita seu entendimento com relação a Orientação a Objetos.

Siga os conselhos acima, acho que será uma boa.

Para começo o melhor é o bloco de notas mesmo, mas assim que já tiver uma familiaridade com a linguagem passe para o Eclipse ou NetBeans para facilitar o desenvolvimento.

Particularmente prefiro e utilizo o Eclipse.

Esse livro é muito bom, explica muito bem e facilmente tudo que você precisa.

Se tiver alguma duvida pode postar que tentaremos ajudar,

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aprendizado em java useo o JCreator, tem a versao paga e uma free, nessa free ele e como o bloco d notas porém ainda mostra alguns erro quando compila, parte boa que ele é bem leve (não tem nenhum complemento), deixe para usar o eclipse e o netbeans quando ja estiver indo bem na linguagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leoleonleo

TM_Sephiroth

miltonlp

Kreitos

Galera, muito obrigado pelas dicas.

Iniciarei com o bloco de notas mesmo, até porque quero ficar craque no assunto ! Hehehe'

Experiência eu não tenho meu caro miltonlp, porque iniciei minha faculdade esse ano e programação nem passava pela minha cabeça. Mas quando conheci a programação, um tempo depois me interessei !

Agora quero conhecer as linguagens para que eu possa adquirir conhecimento (pelo menos o básico) em mais de uma linguagem.

Tenho pouco conhecimento em programação, só tive aula de Pascal & C até o momento.

Mas foi o suficiente para eu querer aprender programação Orientada a Objeto.

Galera, caso eu tiver dúvidas irei postar em mais tópicos.

Agradeço a atenção de vocês !

Bom resto de semana à todos !

Att,

Roger Mayer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, boa tarde !

Estava a ler meu livro (que a muito tempo não lia :P) e vi um simples código

que eu queria executá-lo.

Abri o bloco de notas, escrevi o programa, salvei como *.cmd, mas ele não abre.

Como posso executar um programa em java pelo bloco de notas ?

alguém pode me dar um exemplo com um programa já feito para eu ver passo-a-passo como posso executar um programa para eu poder fazer isso com os meus ?

Obrigado Pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é exatamente isso que os colegas quiseram dizer anteriormente. "Utilizar o bloco de notas" significa digitar seus códigos manualmente e depois "compilá-los" também manualmente, utilizando para isso a JDK - Java Development Kit.

Instalar JDK

Pelo visto você ainda não possui a JDK instalada. Você pode obtê-la no site da Oracle:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk6-jsp-136632.html

Basta escolher a opção "Download Java SE Development Kit", escolher a plataforma desejada (Windows, Linux...) e seguir as instruções. Você irá baixar um instalador, execute-o e logo o pacote de desenvolvimento Java estará instalado em sua máquina.

Eu uso Ubuntu 10.04 e acho mais fácil instalar via gerenciador de pacotes. Se você usa Ubuntu basta digitar os seguintes comandos no console:

$ sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner"

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install sun-java6-jdk

Configurar o Java

Após instalar o Java será necessário configurar algumas variáveis de ambiente (no Windows, no Linux isto é feito automaticamente). Procure um pouco no Google, você precisará ajustar se não me engano as variáveis PATH (apontando para o diretório onde estão os binários do Java que você acabou de instalar) e CLASSPATH com o valor "." (sem aspas). Mas dê uma procurada e veja se é isso mesmo.

Para testar o funcionamento do Java, abra o console (ou prompt de comando) e digite o comando (sem o cifrão):

$ java

Se der algum erro (programa não encontrado, ou algo assim), seu Java não está configurado - você precisa configurar as variáveis PATH e CLASSPATH mencionadas anteriormente.

Se tudo correr bem deverá ser exibida uma referência rápida sobre o comando java. Para fazer mais um teste, rode o seguinte comando (sem o cifrão):

$ javac

Esse programa javac é o compilador Java. Ele não gera de fato linguagem de máquina (que é o que compiladores "de fato" fazem), mas sim gera bytecodes, lidos pela JVM - Java Virtual Machine. É a JVM que interpreta esses bytecodes e transforma-os em binários executáveis pelo seu processador.

Escrever seu programa

Para escrever um Hello World simples, abra um editor de texto e cole o seguinte conteúdo:


class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Hello World!");
}
}

Salve o arquivo com o nome "HelloWorld.java" (sem aspas).

Compilar seu programa

Volte para o console (prompt de comando) e navegue até a pasta onde você salvou seu arquivo HelloWorld.java. Agora digite o seguinte comando (sem cifrão):

$ javac HelloWorld.java

Isto irá compilar seu código Java.

Executar seu programa

Para executar digite no console (sem cifrão):

$ java HelloWorld

Você deverá ver a mensagem "Hello World!" na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, boa tarde !

Eu fiz exatamente isso que você me disse nelsonspbr, e agradeço pelo tutorial, deu certo ele reconhece o java, mas quando eu vou compilar da erro. Mostra a seguinte frase no prompt :

" error: Class names, 'HelloWorld', are only accepted if annotation processing is explicitly requested

1 error " (sem aspas)

Exatamente isso está escrito.

O que fazer galera ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Pessoal, boa tarde !

Eu fiz exatamente isso que você me disse nelsonspbr, e agradeço pelo tutorial, deu certo ele reconhece o java, mas quando eu vou compilar da erro. Mostra a seguinte frase no prompt :

" error: Class names, 'HelloWorld', are only accepted if annotation processing is explicitly requested

1 error " (sem aspas)

Exatamente isso está escrito.

O que fazer galera ?

Obrigado.

cada um tem seu metodo de aprendizado que se adapta mais.. usar bloco de notas nao quer necessariamente melhor do que usar um ide. eu particularmente gosto do netbeans. uso ele para criar meus codigos. de fato ele "facilita" mas só se tu quiser... por exemplo control espaço ele te mostra uma lista de comandos q possa ser usado... se digitar sout e der tab ele completa o system.out.print() .. só isso.. o resto é a mesma coisa que o bloco de notas... e melhor... porque tem cores então pode melhor distacar as clases... comandos internos.. enfim... acho muito melhor... quando comecei a estudar usei o textpad. mas logo enseguida ja pulei pro netbeans que nao troco por nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e então velho, você compila programas em Java, mas como você faz algo entrar no programa? por exemplo em C:


printf("digite um numero");
scanf("%d",&A);

como fazer para ele pegar a variável A? alguém pode explicar? eu também sou iniciante em Java :P (muito iniciante mesmo) o livro que eu peguei para aprender é "Estruturas de Dados e Algoritmos em Java" por Michael T. Goodrich e Roberto Tamassia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
e então velho, você compila programas em Java, mas como você faz algo entrar no programa? por exemplo em C:


printf("digite um numero");
scanf("%d",&A);

como fazer para ele pegar a variável A? alguém pode explicar? eu também sou iniciante em Java :P (muito iniciante mesmo) o livro que eu peguei para aprender é "Estruturas de Dados e Algoritmos em Java" por Michael T. Goodrich e Roberto Tamassia.

então amigo:



package somasimples;

[COLOR="Red"]import java.util.*;[/COLOR]

public class somasimples {

public static void main(String[] args) {
[COLOR="Red"]Scanner entrada = new Scanner(System.in);[/COLOR]

int a, b, soma;

System.out.print("Digite um valor: ");
[COLOR="Red"]a = entrada.nextInt();[/COLOR]

System.out.println();

System.out.print("Digite outro valor: ");
b = entrada.nextInt();

soma = a + b;

System.out.println("Resultado: " + soma);
}
}


acho q era mais ou menos isso que você queria saber ?

note a linha:

System.out.print("Digite um valor: ");

a = entrada.nextInt();

ali você esta armazenando o valor digitado na variavel a do tipo int.

para funcionar você deve colocar as linhas destacadas em vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dif, bom dia !

Baixei o netbeans na minha máquina. Instalei certinho, mas tenho uma dúvida.

Quando eu coloco para testar o código ele não abre nenhuma janela, e olha que o código está certo , pois é do nosso amigo nelsonspbr. Poxa, ele é simples, não tem erros, quando aperto F6 para compilar, ele escreve que " Nenhum arquivo foi Executado " , aí quando eu dou um 'Executar' nele, não vai.

Você tem alguma ideia do que possa ser ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Bem isso mesmo dif, obrigado :D, no caso de uma string seria

entrada.nextString

ou

entrada.nextChar

algo do tipo? (só para ter certeza) to sem meu pc para compilar os programas =/

exato amigo você deve usar o metodo correspondente ao tipo, so na string que nao é como você colocou usa-se:

para strings:

variavel = entrada.nextLine();

para int:

variavel = entrada.nextInt();

para char:

variavel = entrada.nextChar(); esse eu tenho uma pequena duvida se é isso mesmo

lembrando que essa "entrada" foi instanciada no Scanner. você pode mudar a variavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador
Sugiro usar o eclipse. Mas antes de mais nada, é preciso instalar o JDK. Você vai encontrar tuo que precisa no site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br

Esperamos ter ajudado

o eclipse é bom. mas sugiro usar o netbeans por ser mais fácil de utilizar a biblioteca swing e outros recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!