Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atlhon Xp 2800+ Diodo Bate Nos 70 Facil.


marcos_vargens

Posts recomendados

Galera vocês devem ter acompanhado minha dificudade em deixar meu processador resfriado. A não? bom se tiver interesse ta aqui o post:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....pic=124701&st=0

Bom ta difícil. Quando achei que tinha resolvido descobri que estava fazendo a medição errada. Temperatura do processador se mede pelo DIODO. Agora aprendi. Bom antes a minha chegava aos 55 no processador. Provavelmente o diodo estava nos 65. Depois que montei o sistema de refrigeração ela abaixou para 46. Legal so que o diodo fica em 60.

Bom parecia tudo tranquilo. Mas vi um topico na parte de placas de som que dizia que dava para usar a Live 5.1 como uma Audigy. Legal né? Pois é eu fui la e fiz o que disseram. Funciona mesmo. Inclusive instalei os programas da aldigy tambem e rodo perfeito. Dai estava fazendo teste em uma das telas de configuração que é um pianinho. Muito loco por sinal. Coloquei la pra fazer som de bateria e sai brincando com o negocio. estava me sentindo um Jo poul Jones já quando o MBM5 começou a apitar. Olhei no medidor do diodo e estava 71ºC. Dai fechei o programinha.... fico 62ºC quase que imediato. Galera, sério to ficando preocupado. Ontem estava calor em São Paulo. Isso umas 10:00 da noite. Mas não estava tão quente assim. Imagina em dezembro quando chega o verão como esse diodo vai ficar?

Alguem tem alguma dica, sugestão? Eu já fiz tudo que podia. A unica coisa que não fiz foi colocar uma pasta dessas que vocês recomendam. Coloquei a que veio com o cooler.

Bom fico no aguardo.

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda estamos no verão... Vai até 22 ou 23 de março.

Não precisa ser pasta muito cara. A Implastec ou a Star que costuma vir com os coolers são boas o suficiente.

Faz o seguinte. Pegue o Superpi lá no fórum de benchmarks (o pifast faz esquentar até um pouco mais, então deixe ele para o futuro).

Rode o SuperPi para 1M e fique o tempo todo olhando a temperatura do diodo. Diga com quanto começou e com quanto terminou. Se você ficar com medo que chegou a uma temperatura muito alta, use o stop que tem no menu do SuperPi. Mas em 1 minuto não deve nem chegar a temperatura máxima.

E cronometre tudo com a ajuda de um relógio.

Depois espere uns 20 minutos e repita o mesmo teste com o gabinete aberto.

Por acaso você não esqueceu de retirar o material térmico que veêm junto com o cooler (alguns, não sei o seu) e passou pasta em cima disso?

Ou você usa um ou usa outro. Eu costumo retirar o material ou com acetona ou raspando com um estilete (não risque a base do cooler, mas é sempre bom passar uma lixa d'agua depois).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro sledgehammer, teu nick é muito complicado, mas você parece ser um cara gente boa hehehe. Bom vamos lá.

Primeiro gostaria de agradecer a atenção. já enchi esse forum de posts todos sobre o mesmo assunto. Mas é que quando acho que está resolvido aparece outra coisa. Hoje realmente fez um calor infernal (ainda não consegui durmir por isso to aqui postando...). Bom mas tem dias que são piores que este. E meu irmãozinho usa o pc de dia (com o sol rachando la fora). Se o pc ficar apitando que ta quente ele vai ficar com medo e não vai querer mais usar. Imaginem. Ta apitando por isso ta ficando chato esse negócio de temperatura. Hoje fui jogar apitou de novo eu mau tinha entrado no jogo.

Eu fiz o que você me pediu. Espero que essas informações ajudem você a encontrar uma solução porque eu sinceramente já esgotei as minhas.

aqui coloquei um html com as imagens das medições.

Mas basicamente é isso:

gabinete fechado antes do superPI = 64ºC

gabinete fechado depois do superPI = 69ºC

gabinete aberto antes do superPI = 54ºC

gabiente aberto depois do superPI = 60ºC

Os teste com o gabinete aberto foram feitos depois dos 20 minutos solicitados. Fiz eles 5 minutos após o login do windows.

Se olhar as fotos pode se baser no tempo gasto considerando o minuto contado no fim da execução do SuperPI. Iniciei os testes sempre no segundo 00, ou seja no começo do minuto. acho que a média de tempo gasto pelo superpi foi de 52 segundos. Digamos que o processador esquenta 5ºC pra fazer essa conta do SuperPI.

Enquanto escrevia o post aqui fui vendo a temperatura subir e agora neste exato momento (15 minutos + ou - apos o login) ela mede 58ºC. Não fiz absolutamente nada de pesado. Muito estranho isso. Mas realmente estou com calor. Talvez a temperatura ambiente tenha subido.

Lembrando que essa temperatura é a do diodo em... agora aprendi.

Bom resumindo é isso. Minha config está na assinatura mas você com certeza já deve ter visto ela nos outros posts.

Quanto ao cooler, ele veio sem nenhum material, só com a base de cobre que é uma camada fina. Eu limpei tanto o die quanto o cooler com alcool isopropilico. O die estava sujo por causa daquela fita que vem no cooler original. Mas removi toda ela com o alcool + contonete + palito de dente simples. Tomei bastante cuidado, mas removi tudo. já o cooler eu lavei a base dele com um pano e sabão comum. Depois de remover todo o sabão com um pano bem umido eu passei o alcool isopropilico com um contonete. Assim como fiz no die. Ele não ficou com manchas nem arranhões (e nem sabão caso alguem ache q é isso) , alias ficou bem limpo, mas a camada de cobre tinha vários circulos formando um spiral. Bom veio assim deve ter um motivo.

A unica duvida é a pasta usada mesmo. Coloquei numa quantidade razoavel. Espalhei somente pelo die e fez uma camada nem muito nem pouco. Usei a pasta que veio com o cooler.

Bom espero que essas informaçoes ajudem.

MEIRANETO, teu nick não ganha do sledgehammer, mas chega perto...hehehe

Bom posso fazer isso mas preciso comprar pasta primeiro pois to sem nenhuma. Se retirar o cooler agora vou ter que deixar ele desligado. Mas vou fazer isso sim. Duvida: Se eu fizer isso vou perder a garantia não? Bom sei la. Diz você que tirou do seu se é fácil ou difícil.

Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Retirar a grelha é moleza. Se os parafusos estiverem muito apertados é bom retirar antes de desmontar para não forçar o soquete. Tente com jeito que não tem mistério. Fiz isso sem retirar mas com muito cuidado.

Quanto ao amigo Sledge, fica na cola dele e faça tudo que disser como um bom aluno, que com certeza se sairá bem na prova final. :D

Dica rápida: tenta ligar esse processador numa outra placa-mãe.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei la vai ver fui premiado... :huh: . Mas se não tiver jeito vou desligar os alarmes e deixar ele torrar :angry: . Ta na garantia :lol: . Não vejo outra alternativa... Meu unico medo é torrar a placa mãe tambem :mellow: . Mas acho que não acontece. Outra coisa chata é se ficar desligando, já que a placa mãe tem sensor pra desligar em caso de superaquecimento. Vou ver se consigo testar em outra placa mãe. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara realmente você foi premiado, pois com o seu sistema de ventilação não era para passar de 50 °C em full, minha placa é a mesma da sua, mas eu nunca tive problemas de temperatura (tambem meu processador é mais fraco), mas mesmo assim isso esta errado!

Vê se o Vcore esta correto?

O cooler esta colocado corretamente?

O gabinete esta em local arejado?

____________________________________________________________________

Mesmo que seja um 2800+ barton, com esse cooler não era para aingir esta temperatura!

Tem alguma coisa errada ai, com certeza você já checou tudo, mas so uma pergunta:

O cooler veio com um meterial cinza na base do dissipador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Picareta,

Bom, não sei se tem algo errado ou não. Como disse tenho pouco experiência no assunto, mas li muiiiiiiiito sobre tudo. A colocação do cooler vem em detalhes no manual do mesmo, fora os videos instrutivos da AMD, fora que meu irmão é técnico e já trocou mais de 50 coolers na vida. Bom não eram XP 2800+ mas acho que não difere muito depois que você ve os videos.

Como eu disse antes a base do cooler tem uma chapinha de 1 milimetro mais ou menos de cobre. Ela vem sem nada. so a chapinha mesmo. Eu sei que não pode misturar pasta com aquele adesivo. Tem um topico fixo aqui explicando isso e eu li todo ele de ponta a ponta. Fiz meu dever de casa :D

Quanto ao local arejado? Bom o PC fica em um quarto comum. Na quina do comodo com a parede a sua esquerda e a seu fundo. A distancia entre eles é pequena + ou - 10 centimetros do pc para as paredes, so que a janela do quarto fica a 50 centimetros do micro. Alem do mais se tiver que colocar ele em um salão para usalo em uma temperatura mais baixa não posso ter nenhum computador então... é o espaço que tenho.

Se o vcore q você ta falando é o core0 do MBM5 pode ver na foto do meu outro post que está entre 1.68v e 1.66v. Disso realmente não entendo nada. Mas a placa tem uma opção de rodar de forma agreciva. Mas pelo q vi ela coloca a memoria no mesmo barramento do processador (333) e abaixa os tempos de acesso. Fiz um teste com o memtest nas memorias e pego 14 erros. Dai voutei para o modo personalizado e aumentei esse tempo de acesso, mas mantive o barramento delas igual ao do processador, pegou menos erros mas mesmo assim pegou. Vou trocar elas. Mas isso é outro assunto, de qualquer forma fiz isso para ver se caia a temperatura, mas mesmo sem esse modo agrecivo ela fica na mesma.

Sabe o que me impressiona? É como ele sobre rápido de temperatura quando se executa algo pesado. O Superpi se você olhar ele aumentou 5 graus em 52 segundos de processamento a 100%. E quando terminou, ele baixou 5 graus quase q instântaneamente. Eu vou ver se consigo ler sobre a arquitetura dele. As pessoas mais experiêntes do forum parece usar processadores de outra classe overclocados. Talvez por isso pareça ser coisa de um processador, mas talvez essa arquitetura dos Barton seja furada mesmo. Vou ver se consigo ler sobre o assunto... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o vcore q você ta falando é o core0 do MBM5 pode ver na foto do meu outro post que está entre 1.68v e 1.66v.

O problema pode estar ai, já que você não esta fazendo overclock, o Vcore esta errado, abaixa para 1,65 que pode resolver!!!!!

1,65 é o Vcore correto.

Olha na bios e modifica, não deixa em defalt (auto), é melhor você colocaar manualmente o Vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí Marcos, vou te contar o problema semelhante que tive, quem sabe te ajuda.

Eu tinha dois micros, um com uma ASUS A7S266-VM/U2 e um XP2000 e a outra uma ASUS A7V8X-X também com XP2000. Tudo beleza com as temperaturas, até que troquei o da A7V8X-X por um XP2400.

Então começou o drama. Troquei de cooler várias vezes, usei Volcano, cooler original da AMD, VCom. Troquei a pasta térmica várias vezes. E nada.

A temperatura sempre lá em cima, e as fontes sempre queimando (a fonte eu resolvi colocando um COMPAQ, que aquentou e nunca mais queimou).

Meu gabinete tem duas ventoinhas aspirando ar na frente e duas fazendo a exaustão na parte de trás. Também não resolveram nada.

Vendi a A7S266 e no lugar dela montei a A7V8X-X com o XP2000 que estava naquelemicro. Não deu problema de aquecimento nem fonte, o que me fez começar a acreditar que o problema estava no XP2400. Pra esse, comprei uma SOYO KT400 Dragon que não deu tempo de ver tinha problema de temperatura porque ela veio com a rede on-board queimada e eu devolvi no dia seguinte. Aí o cara que me vendeu só tinha A7V8X-X e eu tive que pegar porque o micro não podia ficar parado. Deu o mesmo problema com a temperatura. Lixei e poli a base do cooler, nada.

estava vendo que ia queimar tudo, de tão quente. Fiquei no desespero e fiz um furo na lateral do gabinete, coloquei do lado de fora uma grellhazinha e do lado de dentro uma ventoinha puxando ar de fora para dentro. Do lado da ventoinha que ficou pra dentro, coloquei um copo de pvc, cônico e furado, que chegava bem próximo do cooler do processador, de forma que o processador só recebia ar "frio" de fora, direto. Acredite se quiser, não adiantou quase nada, caiu só dois graus.

Peguei emprestado um XP2200 e coloquei no lugar do XP2400. O 2200 não esquentava.

Aí, estava usando de novo com o 2400 e a placa mãe pifou. Deu uma mensagem de erro de proteção do Windows. Desliguei e ela não ligou nunca mais. Como estava na garantia, troquei, paguei a diferença e peguei uma A7N8X-X. Começou o problema do aquecimento novamente.

Finalmente troquei o XP2400 pou um XP2800 (Barton). Problema resolvido.

Agora no mesmo gabinete, com o mesmo cooler VCom, ventoinhas, a engenhoca da ventoinha com o copo de PVC e a mesma A7N8X-X, o XP2800 não passa dos 47 graus, mesmo sob uso intenso.

Moral da coisa: O processador estava ###### e o único sinal que dava era a temperatura.

Meu conselho: tente usar outro processador, mesmo que seja do mesmo modelo, mas de lote diferente.

Glauter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já pensei nessa possibilidade tambem. Só que não é fácil assim. Ele veio na caixa fechado é in box. O cara da loja vai me dizer que é normal essa temperatura. E que ele so pifa se chegar nos 80ºC. Imaginem, ele tem q mandar para a AMD o processador porque eu já abri ele, não está mais na caixa. Então eles não vão querer trocar. A unica coisa que posso fazer é testar o 2400 do meu irmão na minha placa. Mas poxa, o dele fica em 36ºC. Se acha que vai esquentar na minha placa? Nem vai. Vou ver se a placa dele suporta meu processador e fazer o teste la. Só que a dele é uma MSI e nenhuma das medidas que ele tirou usando o AIDA bate com a bios.

Mas uma coisa é certa. Esse processador ta esquentando muito. Quando usa muito tempo da pra sentir o calor no rosto quando você coloca a cara pra ver o cooler. E as peças ao redor ficam todas quentes tambem. Eu nunca vi isso antes. To meio impressionado confesso.

valeu o relato cara, foi muito util e é bem provavel que seja isso. Como o seu 2800 ta rodando numa Asus tambem e ta com temperatura baixa é quase que certo que é isso... vou ver o que posso fazer.

valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, hoje finalmente consegui fazer o teste do meu processador em outra placa-mãe.

Peguei a do meu irmão que está com um XP2400. Fizemos uma troca. Coloquei meu processador na placa-mãe dele e o dele na minha placa mãe.

Vamos la dar uma de gabriel torres: :lol:

Placa mãe utilizadas no teste :

ASUS A7N8X-X chipset nforce2 e MSI-6590 v.1.X chipset KT400

Processadores utilizados no teste:

Athlon XP Barton 2800+ e Athlon XP 2400 Thoroughbred B

Pasta térmica utilizada:

Master Cooler R$ 22,00, carinha mas parece que a seringa dura bastante. Descupe galera não tinha a Artic Silver na loja só tinha esta.

O processador Athlon XP 2400 Thoroughbred B rodando na placa mãe da MSI

fica entre 34ºC(soquete) na bios em Idle. Em full ele chega a 40ºC.

O processdor Athlon XP 2800+ Barton rodando na placa mãe da ASUS

fica entre 39ºC(soquete) e 54ºC(diode) em Idle na bios. Em full ele já chegou a 70ºC(diode).

A pasta foi passada exatamente como mostra o video postado aqui . A pasta vem com um cartãozinho que se usa para espalhar a pasta como mostrado no video ;) . (OBS: pra ver o video você precisa ter o codec divx instalado).

A placa mãe da MSI não possui sensor para o diode. Tanto Aida quanto MBM5 não conseguem ler este valor.

já a ASUS tem esse suporte (verdade? <_< ). Então vamos considerar no caso da ASUS o diodo será mostrado mas vou levar em consideração a do soquete para comparações.

Trocamos os processadores e deixamos os computadores ligados e rodando o counter-striker por mais ou menos 20 minutos. Ambos usam windows XP service pack 1 o que é relevante mas... tambem tinham 256 de memoria DDR (dividi meus pentes para os dois micros), justamente para judiar dos bixinhos.

Bom acreditem se quiser. O XP2400 na ASUS ficou com a temperatura de 43ºC(full) no soquete e 63ºC (full) no diodo. (lembrem-se o soquete atinge no máximo 40ºC(full) na MSI com esse processador, isso em dias quentes).

Agora como ficou o Atlhon XP2800+ na MSI? Pasmem. 20 minutos de jogo e ele chegou no maximo em 39ºC, em idle ele fica em 35 36ºC.

To ficando doido ou não to? :huh:

Vamos ver.

resumindo é isso aí:

ASUS + AthlonXP 2800+ = 40ºC soquete e 54ºC diodo (idle). 45ºC e 63ºC(full)

ASUS + AtlhonXP 2400+ = 40ºC soquete e 53ºC diodo (dle). (43ºC e 62ºC(full)

MSI + AthlonXP 2400 = 36ºC soquete (idle). 38ºC(full)

MSI + AthlonXP 2800+ = 36ºC soquete (idle). 39ºC(full)

Conclusão... To sem comclusão nenhuma. Estamos todos na roça mesmo, os sensores usados pelas placas mães prestam menos que elas e seu fabricantes. Meu barton nem deve estar esquentando tudo isso e esse sitema de refrigeração que eu fiz deve estar dando conta do recado -_- . Só que o MBM5 fica apitando 70ºC de bobo :angry: . E eu mais bobo ainda tentando refrigerar o gabinete :muro: . Por essa nem de longe eu esperava.

Nosso amigo edurm tinha razao quando postou " Análise Das Temperaturas Dos Processadores " . E foi até por isso que resolvi fazer esse teste tambem. Ta aí o resutado. Espero que ajudem os que estão tendo problema porque agora eu parei de esquentar a cabeça com temperatura. Se começar a resetar sozinho e etc. Vou ver se não é a fonte ou memoria porque de tanto que falei mau da temperatura do processador preciso me redimir com ele. :P

Mas seria bom a AMD fazer uma pressão para os fabricantes de placas maes pararem com essa sacanagem. Isso difama seu processador ao invés do verdadeiro vilão da temperatura que é a placa mãe. Tem gente aqui no forum comprando aquele Aero 7+ que custa um rin pra ver se diminui a temperatura, isso de bobeira.

Eu bem que achei estranho os posts de temperatura incluirem barton e a A7N8X-X na configuração.

Muito obrigado a todos pela ajuda, as dicas e conselhos técnicos fora o empenho da galera para solucionar meu problema :-BEER . Ainda bem que o volcano fica gritando dentro do gabinete. Se ele parar eu tenho como saber pelo "silencio" porque pelos sensores de temperatura abraço... hehehe. Mas to com uma ultima duvida. Aquele sistema que desliga a placa mãe quando o processador atinge o limite da temperatura, eu não encontrei na bios da minha ASUS para configurar isso. É altomatico? Se for como ela vai saber quando deve desligar? porque pelo jeito ela ta toda perdida...

valeu galera. Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!