Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento - superaquecimento da VGA


Paulo Paulada

Posts recomendados

Olá pessoal, é minha primeira mensagem no fórum e não sei quase nada sobre computadores, então desde já peço desculpas por eventuais equívocos, mormente quanto às nomenclaturas do "hardware".

Gostaria de sugestões para um problema de aquecimento da placa de vídeo, uma GForce 8800GT. Pelo que conclui, depois de muita pesquisa acerca de casos semelhantes, a provável solução seria a compra de um novo cooler, mas eu não tenho certeza se o único problema é a temperatura porque li em alguns sites que uma placa de vídeo a 70ºC pode funcionar normalmente, ou pelo menso com alguns lags, e no meu caso o PC trava. Nesse momento surge o impasse.

Passo à história e descrição do PC, a fim de facilitar a análise:

Computador:

Processador: QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 2400 MHz (9 x 267)

Placa mãe: Asus P5KPL-AM (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, LAN)

Chipset da Placa Mãe: Intel Bearlake G31

Memória do Sistema: 2048 MB (DDR2-800 DDR2 SDRAM)

DIMM1: 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-5-5-15 @ 333 MHz) (3-4-4-12 @ 266 MHz)

Tipo de BIOS: AMI (05/20/08)

Adaptador gráfico: NVIDIA GeForce 8800 GT (512 MB)

Acelerador 3D: nVIDIA GeForce 8800 GT

Disco rígido: SAMSUNG HD501LJ (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Agradeço desde logo e peço desculpas pelo tamanho do texto. :D

PS: criei aqui o tópico porque a questão envolve problema de travamento, já que desligar o ventilador enquanto jogo, trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acrescentar mais dados: eu dei uma "semi-atualizada" na bios (instalei um up q achei no site da empresa), mas não toda porque fiquei com receio de estragar o PC.

A placa de vídeo tá atualizada.

esqueci de informar outra coisa: na época q não tinha ideia do travamento, passei memtest por quase 40mim e ele não constatou qualquer irregularidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale totalmente a nova bios.

Verifique a pasta térmica da vga, se tiver seca, só colocar uma melhor.

Obigado pela atenção André. Sobre suas sugestões, tenho duas dúvidas:

1º: Eu primeiro atualizo a Bios ou verifico a pasta térmica?

2º: Essa pasta térmica pode ser a artic silver 5 ou tem q ser uma específica pra VGA?

Ah, já comprei uma fonte nova, uma antec modelo green box de 430W, então a possibilidade de ser a fonte o problema já acabou. Falta ver se é a VGA (inclusive a ventoinha) ou a Bios.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - primeiro atualize a bios, verifique se sanou o problema, se persistir, verifique a pasta térmica

2- pode ser a artic silver 5 sim.

qualquer dúvida é só perguntar!

Obrigado André! Assim que efetuar os procedimentos sugeridos eu aviso se o problema foi resolvido.

Atualizei a Bios hoje, mas o travamento persiste.

O curioso é que o PC roda o jogo normalmente por uns 10/15mim, daí trava por uns 10s, então a imagem aparece meio "psicodélica", com roxo onde deveria ter preto, uma parte nítida dos gráficos e a maior parte dos gráficos susbstituídos por quadrados e retângulos. Mas dá pra continuar jogando com a imagem distorcida assim depois de travar. O pior é que é só eu der alt+tab pra sair da janela do jogo, entrar na do desktop do windows, e voltar pro jogo, volta tudo ao normal, ate que 10 mim depois volte a travar e a imagem voltar a ficar tosca. Será que a placa de vídeo já era? Qual a vida útil dela?

Enfim, o problema não era na Bios. Quando chegar a pasta térmica eu tento segunda sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, chegou a pasta térmica. Eu abri a placa de vídeo, retirei a pasta antiga com um papel toalha e coloquei duas gotas razoáveis da que chegou. Resultado: a temperatura da VGA estabilizou-se em 66ºC, ou seja, acho q ainda está alta.

O micro continua travando em jogos. Os leves só rodam com ventilado ligado direto pro gabinete aberto, os pesados travam mesmo com ventilador direto no PC. Sem o ventilador, os jogos levses travam em uns 5/10min, quando a temperatura da VGA está em 75ºC.

Alguma outra sugestão do que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!