Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar um chuveiro com um temporizador .


re5

Posts recomendados

Olá galera!!!

Estou cursando técnico em eletrotecnica e no final de 2011 devo apresentar um projeto q desenvolvi neste periodo.

Então ai q entra o chuveiro com temporizador,este é meu projeto!

Procuro desenvolve-lo para o mercado e queria saber se posso contar com a ajuda de vocês?

A ideia inicial é usar um relé temporizador juntamente com uma contatora auxiliar,mas após contado o tempo é só desligar e ligar o chuveiro q o tempo volta a contar do começo.

Vocês tem uma ideia sobre após contado o tempo o chuveiro fique 5 minutos desligado

e só depois volte a contar o tempo? :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja bolei algo assim so q microcontrolado,pra fazer como outros componentes ira involver uma logica mais complexa.Os que existem no mercado creio eu q tbem sao todos microcontrolados amigo,pois a logica seria mais fácil creio eu.Mais espere os amigos com mais experiencia ,para auxilia lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é mais fácil que tirar doce de criança, para contar o tempo e fazer ele desligar você usa um relê com retardo na desenergização, após isso para fazer ele contar um tempo para ligar novamente você usa um relê com retardo na energização, lembrense e cuidado para fazer a manobra do circuito de força use um contactor que suporta tal corrente, se quiser fazer o corte de água coloque uma bobina e use o contato auxiliar do contactor , é tiro e queda, eu montei um desses num clube da cidade, isto é um circuito bem tosco, se meu micro não tivesse pifado por completo eu postaria o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Esse projeto para fica bem legal mesmo teria que ter um tempo para cortar a energia e depois do corte da energia um tempo para cortar a água , já penso você todo ensaboado

e não ter nem água quente e nem fria e ter que esperar cinco minuto para volta tudo rs.

Bem isso e uma ideia o re5 e que vai decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse projeto para fica bem legal mesmo teria que ter um tempo para cortar a energia e depois do corte da energia um tempo para cortar a água , já penso você todo ensaboado

e não ter nem água quente e nem fria e ter que esperar cinco minuto para volta tudo rs.

Bem isso e uma ideia o re5 e que vai decidir.

No caso seria interessante um painel simples avisando o usuário que a água e/ou enegia seria cortada.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso depende amigo ,um pic 16f628a você compra por 7 reais ,a ideia nao é o temporizador apenas ,porque isso eu sei q vende pronto e por esse preço mencionado,agora va comprar um q ligue com a presença da pessoa no box,e q faça outras funcoes,ira se apavaror com o preço kkkkkkkkk,se quer ter uma ideia,vi uma torneira dessas q abrem com sensor infravermelho,por 1000 reais,e com um pouco de sucata ,tu monta um sistema parecido,inclusive ja fiz uma .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O projeto vai ter um sistema que irá cortar apenas a energia,na semana passada conseguimos desenvolver uma resistência muito mais eficiente que as normais,considerando que colocaremos um sistema de alarme para final de banho que acionara 1min. antes da energia ser cortada, o usuario tera após o periodo agua fria para se enxaguar,mas a duvida de mante-lo desligado por um tempo persiste.

VALEU GALERA!!!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Gente desculpa pelo tempo sem acessar

Eu ja tenho o esquema e vou posta-lo assim que puder

sera usada uma valvula solenoide e um rele temporizador, o chuveiro sera acionado por uma botoeira.

Mas agora tenho um problema simples, q esta me quebrando a cabeça, qual a simbolgia da válvula solenóide/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 10 meses depois...

Estou criando um projeto parecido, pois o meu filho demora muito no banho e a conta de energia esta muito alta.             No meu projeto eu tenho dois temporizador de 15 minutos e uma contatora de 30 amperes . O equipamento é acionado quando o chuveiro é aberto normalmente pelo registro de agua, pois conectei um fio no contato inferior do chuveiro , onde a resistencia esta conectada, ja havia feito o esquema mas perdi o papel, no momento estou refazendo e ficara assim 15 minutos li gado e 15 desligado mesmo fechando e reabrindo o registro. E tambem tenho uma má noticia para lhe dar, este tipo de aparelho ja existe e ja é comercializado é só pesquisar na net.                                       Um abraço !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!