Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa para Tip 31C ?


upking

Posts recomendados

uma ultima duvida, posso fazer a ligação desses leds em paralelo certo? adicionando um resistor a ser calculado dependendo da quantidade de leds né?

eu pretendo fazer com 8 Leds

Poder até pode. Mas não é recomendado.

Cada led precisa ter seu respectivo resistor pois nem sempre a corrente vai se dividir igualmente em cada led. E se um led queimar, a corrente q iria para ele será dividida entro os demais e vão acabar queimando um a um.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TIP41C serve. Mesmos pinos, porém corrente 2x maior => Ic = 6A, as outras caracteresticas são iguais ao TIP31C.

Abraço.

Poder até pode. Mas não é recomendado.

Cada led precisa ter seu respectivo resistor pois nem sempre a corrente vai se dividir igualmente em cada led. E se um led queimar, a corrente q iria para ele será dividida entro os demais e vão acabar queimando um a um.

Falou

então vou fazer 2 esquemas de 4 leds, assim posso liga-los em paralelo e sem resistores, certo?

ai eu coloco 1 em cada canal do P2, como o som vai ser igual nos 2 canais, não tem problema...

ah, e cabos de 0,1mm 28AWG serviriam bem para o projeto né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vou fazer 2 esquemas de 4 leds, assim posso liga-los em paralelo e sem resistores, certo?

Errado.

Como o colega já explicou, você pode até ligar em paralelo, mas não fica correto. Os LEDs vão queimar, um por um, por excesso de corrente.

Aliás esse teu esquema original, da forma que está, também não é correto. Falta um resistor em série com os LEDs para limitar a corrente (e teria que ter apenas 3 LEDs, e não quatro). Esse esquema é o típico projeto de LEDs rítmicos que encontramos aos montes: foi desenvolvido por alguém que entende muito pouco (quase nada) de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe-me, eu quis dizer em série mesmo

mas se ligar em série, supondo que o led seja de 3v , 3x4 =12v da fonte do pc, porque haveria a necessidade de um resistor e porque não posso ligar 4 em série?

Obrigado desde já, estou aprendendo bastante com este projeto (sim, sou bem iniciante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um LED é um diodo, de forma básica. Talvez a maior (e obvia) diferença entre eles seja a capacidade de emitir luz que o LED tem...

Um diodo necessita de uma determinada tensão para começar a conduzir. Antes de alcançar esta tensão, não existe a circulação de corrente e o diodo se comporta como um isolante. Após alcançar este valor de tensão, ocorre uma mudança na junção do diodo e este passa a se comportar como um condutor (é daí, desta capacidade de alternar entre estados, que vem o nome "semicondutor").

Então observe o teu LED: antes dos 3V ele é isolante, ou seja, não circula corrente... À partir dos 3V ele é condutor, e portanto nada impede que a corrente que circula por ele seja acima do que ele consegue aguentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja e analise a seguinte imagem:

Grafico.jpg

Consegue perceber que a tensão do led é vou. Agora imagine se vou varie um pouco para cima.

Pelo gráfico percebe-se que a corrente irá variar exponencialmente em relação a tensão.

Se a tensão variar 0.5V, você terá um pico de corrente.

Por isso é necessário o uso de resistor mesmo em 12V.

"Num led você limita a corrente, não a tensão!"

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja e analise a seguinte imagem:

Grafico.jpg

Consegue perceber que a tensão do led é vou. Agora imagine se vou varie um pouco para cima.

Pelo gráfico percebe-se que a corrente irá variar exponencialmente em relação a tensão.

Se a tensão variar 0.5V, você terá um pico de corrente.

Por isso é necessário o uso de resistor mesmo em 12V.

"Num led você limita a corrente, não a tensão!"

Falou

entendo agora, é que eu pensava que a corrente dependedia do consumo do led

por exemplo, que ele só usaria a corrente necessária para acender, assim supondo uma lampada de 120V e 90W, usaria 0,75A e pronto

mas bem, para fazer com os 4 leds então eu devo colocar 1 resistor em cada led (no polo positivo, certo?) e liga-los em série

Confere isso?

assim né:

esquemacorreto.jpg

Só que no caso com o TIP41C que o shunt me recomendou

E a ultima coisa, Como fazer o calculo para ver qual é o resistor recomendado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
entendo agora, é que eu pensava que a corrente dependedia do consumo do led

por exemplo, que ele só usaria a corrente necessária para acender, assim supondo uma lampada de 120V e 90W, usaria 0,75A e pronto

mas bem, para fazer com os 4 leds então eu devo colocar 1 resistor em cada led (no polo positivo, certo?) e liga-los em série

Confere isso?

assim né:

esquemacorreto.jpg

Só que no caso com o TIP41C que o shunt me recomendou

E a ultima coisa, Como fazer o calculo para ver qual é o resistor recomendado

Não, definitivamente não!!!

Duas observações;

1) Não deves usar 4 leds e sim um número menor para que tenhas chance de limitar a corrente com o uso de um resistor somente..

Imagine-se usando 3 led's de 3 Volts. O somatório das tensões de cada um, para que todos entrem em condução, é de 9 Volts, correto..

Restam, para atingir os 12 Volts, mais 3 Volts, correto...

Pois são esses 3 Volts, que sobre um resistor limitarão a corrente digamos em 20 mili Amperes ou 0,02 Amperes.

Assim Rled = 3/0,02 = 150 Ohms..

Você pode usar a calculadora para lhe ajudar: http://led.linear1.org/led.wiz

3ledsde3Voltsem12Volts.jpg

2) Tenha certeza das características de seu led, tanto da tensão do mesmo quando ligado, bem como de sua corrente indicada para trabalho.. Lembre-se que cada coloração de led tem uma tensão característica diferente, acompanhando, mais ou menos, a seguinte tabela:

Tabeladatensodeledxcordoled.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, definitivamente não!!!

Duas observações;

1) Não deves usar 4 leds e sim um número menor para que tenhas chance de limitar a corrente com o uso de um resistor somente..

Imagine-se usando 3 led's de 3 Volts. O somatório das tensões de cada um, para que todos entrem em condução, é de 9 Volts, correto..

Restam, para atingir os 12 Volts, mais 3 Volts, correto...

Pois são esses 3 Volts, que sobre um resistor limitarão a corrente digamos em 20 mili Amperes ou 0,02 Amperes.

Assim Rled = 3/0,02 = 150 Ohms..

Você pode usar a calculadora para lhe ajudar: http://led.linear1.org/led.wiz

3ledsde3Voltsem12Volts.jpg

2) Tenha certeza das características de seu led, tanto da tensão do mesmo quando ligado, bem como de sua corrente indicada para trabalho.. Lembre-se que cada coloração de led tem uma tensão característica diferente, acompanhando, mais ou menos, a seguinte tabela:

Tabeladatensodeledxcordoled.jpg

Abraço...

Então basicamente eu devo usar apenas 3 leds e calcular o resistor de acordo com a tensão e corrente dos meus leds (azul)

Do resto o esquema esta certo né?

o local de ligação do resistor, o jeito de ligar os leds e etc, é só tirar 1 né?

Quanto a primeira imagem que você postou, haviam me falado que deveria ser um resistor para cada led o.O

agora estou confuso, é 1 para os 3 como no esquema da primeira imagem dos seu post ou 1 para cada led?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a primeira imagem que você postou, haviam me falado que deveria ser um resistor para cada led o.O

agora estou confuso, é 1 para os 3 como no esquema da primeira imagem dos seu post ou 1 para cada led

Bom...

Nós falamos que deveria ser um resistor para cada LED porque você disse que queria ligar os LEDs em paralelo. Aliás, você sabe a diferença de série e paralelo?

leds2.gif

Esses LEDs estão em paralelo com apenas um resistor para todos os LEDs. Esta ligação é errada, não deve ser feita.

.

.

.

.

comoacenderumled2a.png?w=614

Estes LEDs estão em paralelo com um resistor para cada LED. Esta ligação está correta e pode ser usada sem problemas.

.

.

.

.

leds1.gif

Estes LEDs estão em série. Esta ligação está correta. Note que tem apenas um resistor para todos os LEDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Colega ilkyest, o TIP42 é PNP, ele não substitui o TIP41 ou o TIP31 (que são NPN)

Pois é. eu fui fazer um controlador de fan, o circuito original era com o TIP31, porém só tinha conseguido na eletronica o 41. Tempos depois, sequer o 41, então usei o 42, que, como voce falou (tinha-me fugido o termo) PNP, e o 31 NPN.

Mas no caso do colega acima, a busca por maior corrente, se ele quer mais corrente, mais leds, enfim poderia ser o 42. Eu escolhi ele porque aceita mais corrente que o 32/31

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Nós falamos que deveria ser um resistor para cada LED porque você disse que queria ligar os LEDs em paralelo. Aliás, você sabe a diferença de série e paralelo?

leds2.gif

Esses LEDs estão em paralelo com apenas um resistor para todos os LEDs. Esta ligação é errada, não deve ser feita.

.

.

.

.

comoacenderumled2a.png?w=614

Estes LEDs estão em paralelo com um resistor para cada LED. Esta ligação está correta e pode ser usada sem problemas.

.

.

.

.

leds1.gif

Estes LEDs estão em série. Esta ligação está correta. Note que tem apenas um resistor para todos os LEDs.

ahh sim, entendi

bem até onde sei em série a impedancia dos leds e a tensão é somada e em paralelo ela seria constante, independente de quantos leds tenham no circuito

correto? Basicamente penso eu que em paralelo posso ligar quantos leds eu desejar, respeitando a corrente da minha fonte e o consumo dos leds

(mas tenho lijeira impressão que estou errado quanto a serie e paralelo, podem me dar uma luz?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!