Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Physx é usado em um jogo só? De onde você tirou isso? Só aqui em casa instalei vários jogos que possuem suporte ao Physx, mas ele não me faz muita falta, pois tanto com a Radeon HD 4870 como com o CrossFireX de Radeon HD 6870 rodo os jogos com ótimos gráficos e bom desempenho.

Bem, physx não é nada mais do que uns efeitos de particulas especiais. Isso fica bem visivel no game da alice alguma coisa (não lembro o nome, tem algo de madness). Tipo, com phsyx ligado aparece umas gosmas no chão, vidro quebrado bem detalhado. É interessante, mas como eu disse, não é um ponto critico na minha opinião, alem de ser bem pesadinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal.

Estive ausente uns tempos do forum, mas voltei :D

Eu considero-me um felizardo, porque já tive com uma HD7970 na mão e montada no meu PC.

A placa é sem duvida um monstro, mas a perfomance dela só é aproveitada a 100% a altas resoluções.

Fiz testes com ela mais um conhecido meu durante 6 horas e chegamos a estas principais conclusões:

- O perfomance total da placa só é realmente visto em resoluções a partir de 1920*1080p

- Placa ainda não demonstra seu potencial todo devido aos drivers verdes

- Para quem tem uma placa de video superior á HD 6870 e sente-se bem é um ABSURDO mudar de placa.

Nos testes que fizemos, houve jogos em que uma HD 6970, a 1280*1024, conseguia mais fps que uma HD 7970. Mas é uma excepção.

A placa consegue, em MÉDIA, uns 15fps a mais nos jogos do que uma HD6970.

Em relação ao preço, aqui em Portugal, ronda os 500€, mas acredito que este desça para não perder a concorrência com as placas futuras da NVIDIA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o AMD zero core? e a possibilidade de 1080p em 60hz? e o landscape dos monitores? e o posicionamento de cada monitor via software? sem contar no resto que nem me lembro mais, todas essas tecnologias as quais duvido que a nvidia ira implementar nas suas placas, e vamos continuar ouvindo sempre a mesma lenga lenga, nvidia tem o phsyx, que é usado em um jogo só.

Como assim 1080p em 60Hz? Qualquer uma das duas é capaz de entregar essa resolução nessa taxa de atualização.

Como assim landscape dos monitores? Landscape nada mais é que orientação do monitor em modo "Paisagem". De fábrica todo monitor funciona assim.

Posicionamento de cada monitor via software também já é feito por ambos os paineis de controles das respectivas marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal.

Estive ausente uns tempos do forum, mas voltei :D

Eu considero-me um felizardo, porque já tive com uma HD7970 na mão e montada no meu PC.

A placa é sem duvida um monstro, mas a perfomance dela só é aproveitada a 100% a altas resoluções.

Fiz testes com ela mais um conhecido meu durante 6 horas e chegamos a estas principais conclusões:

- O perfomance total da placa só é realmente visto em resoluções a partir de 1920*1080p

- Placa ainda não demonstra seu potencial todo devido aos drivers verdes

- Para quem tem uma placa de video superior á HD 6870 e sente-se bem é um ABSURDO mudar de placa.

Nos testes que fizemos, houve jogos em que uma HD 6970, a 1280*1024, conseguia mais fps que uma HD 7970. Mas é uma excepção.

A placa consegue, em MÉDIA, uns 15fps a mais nos jogos do que uma HD6970.

Em relação ao preço, aqui em Portugal, ronda os 500€, mas acredito que este desça para não perder a concorrência com as placas futuras da NVIDIA.

Obrigado pelas considerações!

Então, já estão a vender esta placa de fato aí em Portugal?

E o que você quis dizer com "Placa ainda não demonstra seu potencial todo devido aos drivers verdes"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas considerações!

Então, já estão a vender esta placa de fato aí em Portugal?

E o que você quis dizer com "Placa ainda não demonstra seu potencial todo devido aos drivers verdes"?

Aqui em potugal já se vende sim, mas em pouca quantidade.

O que quis dizer é que ainda não se consegue obter o máximo da placa pois os drivers estão ruins. Foi exactamente o que aconteceu com a HD6970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim 1080p em 60Hz? Qualquer uma das duas é capaz de entregar essa resolução nessa taxa de atualização.

Como assim landscape dos monitores? Landscape nada mais é que orientação do monitor em modo "Paisagem". De fábrica todo monitor funciona assim.

Posicionamento de cada monitor via software também já é feito por ambos os paineis de controles das respectivas marcas.

Desculpem na pressa acabei comendo informações, o 1080 aa 60hz seria em 3d hoje pela limitação do hdmi só suporta 720p a 60hz ou 1080 a 24 ou 30hz não me lembro direito, e reclamavam porque a imagem não era totalmente fullhd nas 7970 foi mudado a porta hdmi parece que para o 1.4a que deve ser um refresh do hdmi 1.4, li isso e não me lembro aonde foi.

E o do land scape se não me ingano e ter uma posição individual dos monitores e não somente uma imagem estendida, agora não me lembro direito pois li em um artigo logo que lançaram ela mas não consigo me lembrar das fontes, pois li tanta coisa que ja não me lembro mais, só sei que é uma coisa bem diferente do que se tem agora, tanto que o proprio site que fez o review enfatisou bem essa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem na pressa acabei comendo informações, o 1080 aa 60hz seria em 3d hoje pela limitação do hdmi só suporta 720p a 60hz ou 1080 a 24 ou 30hz não me lembro direito, e reclamavam porque a imagem não era totalmente fullhd nas 7970 foi mudado a porta hdmi parece que para o 1.4a que deve ser um refresh do hdmi 1.4, li isso e não me lembro aonde foi.

E o do land scape se não me ingano e ter uma posição individual dos monitores e não somente uma imagem estendida, agora não me lembro direito pois li em um artigo logo que lançaram ela mas não consigo me lembrar das fontes, pois li tanta coisa que ja não me lembro mais, só sei que é uma coisa bem diferente do que se tem agora, tanto que o proprio site que fez o review enfatisou bem essa parte.

Desconheço essas informações. O uso em 3D independente da resolução é sempre ser um monitor de 120Hz. Nunca vi essas frequencias baixas que você citou.

O HDMI 1.4a existe desde a série 6 da AMD.

Os monitores em posição individual e não unidos é apenas desativar o Eyefinity ou Surround. Todos atuarão como monitores individuais.

Tem que guardar as fontes dessas coisas cara. Rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço essas informações. O uso em 3D independente da resolução é sempre ser um monitor de 120Hz. Nunca vi essas frequencias baixas que você citou.

O HDMI 1.4a existe desde a série 6 da AMD.

Os monitores em posição individual e não unidos é apenas desativar o Eyefinity ou Surround. Todos atuarão como monitores individuais.

Tem que guardar as fontes dessas coisas cara. Rs.

Leia isso e entendera, sabia que não estava inventando nada, sobre o landscape eu não me lembrava direito mas ai tem a explicação certa da mudança, e li em outros lugares tambem outras coisas mas agora não vou lembrar aonde. O 3d da AMD não funciona como o da nvidia, soma 1080p em 60hz pra cada olho pra ver quanto da;)

http://www.guru3d.com/article/amd-radeon-hd-7970-review/4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia isso e entendera, sabia que não estava inventando nada, sobre o landscape eu não me lembrava direito mas ai tem a explicação certa da mudança, e li em outros lugares tambem outras coisas mas agora não vou lembrar aonde. O 3d da AMD não funciona como o da nvidia, soma 1080p em 60hz pra cada olho pra ver quanto da;)

http://www.guru3d.com/article/amd-radeon-hd-7970-review/4

Nao achei que você estivesse inventando. Mas com a fonte é outra história. Entendi as mudanças que você quis dizer. Realmente são coisas muito boas. Mas nao podemos duvidar que a NVIDIA nao as imitará. Quando uma inova a outra só pode copiar ou copiar e melhorar para não ficar para trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia isso e entendera, sabia que não estava inventando nada, sobre o landscape eu não me lembrava direito mas ai tem a explicação certa da mudança, e li em outros lugares tambem outras coisas mas agora não vou lembrar aonde. O 3d da AMD não funciona como o da nvidia, soma 1080p em 60hz pra cada olho pra ver quanto da;)

http://www.guru3d.com/article/amd-radeon-hd-7970-review/4

Se não era possível 3D em 1080p a 60Hz antes da HD7970, então por que fabricavam monitores FullHD que trabalham em 120Hz se teoricamente eu poderia produzir o efeito com um monitor comum? Nem me venha com marketing, porque até onde eu sei monitor não "prevê" quadros intermediários como as TVs de 960Hz da Samsung. Isso está me cheirando melhoria do HD3D, longe de se aplicar ao 3D Vision.

E me desculpe, mas eu estava expressando minha opinião. Para mim, falta sim um algo a mais nessas placas da AMD que não seja o Eyefinity (probabilidade de eu usar mais de um monitor é nula). A HD7970 está longe de ser tão atraente aos meus olhos quanto a HD5870 foi alguns anos atrás.

Ah! E não precisa se usar das indiretas para falar de mim. Eu pouco me importo se estão me chamando de fanboy. Eu compro o que eu quero, assim como qualquer um, mas espero que me respeitem por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao achei que você estivesse inventando. Mas com a fonte é outra história. Entendi as mudanças que você quis dizer. Realmente são coisas muito boas. Mas nao podemos duvidar que a NVIDIA nao as imitará. Quando uma inova a outra só pode copiar ou copiar e melhorar para não ficar para trás.

Claro tambem concordo, eu nunca quis dizer, que a Nvidia não era capaz disso, só quis ressaltar as melhorias feitas na serie 7000 li muita coisa esses ultimos dias e vi muitas coisas interessantes.

Outra coisa que queria deixar claro e que não torço contra a nvidia, muito pelo contrario quero sempre a nvidia muito forte, pois assim teremos preços melhores e tecnologias sempre novas.

Quanto ao colega marcelo970, o 3d da AMD é bem diferente do da nvidia, como vi que deu bastante desacordo no entendimento das tecnologias vou tentar explicar mais ou menos como funciona, o 3d vision como todos sabem é simplesmente o oculos trocando de imagem 120 vezes para produzir o efeito 3d, o da AMD divide a tela em duas para fazer a projeção, é quase a mesma coisa que a diferença do 3d das tvs da samsung com os da lg,ativo e passivo, samsung sendo nvidia a LG a AMD, então antes não se conseguia ver em 3d com full hd.

Outra coisa tambem não quis dizer nada até porque aqui todo mundo tem o direito de se expressar e de optar por qualquer marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, só pra eu entender, fiquei curioso e acho que sua resposta vai cessar a discussão.

Pra você, o que falta pra 7970 e que a 5870 tinha quando foi lançada ?

Eu ia editar aquele comentário, mas não deu tempo xD

O que falta? Talvez a performance da HD6990? A HD5870 esteve em todos os reviews muito próxima da HD4870X2. Com a GTX580 é a mesma coisa em relação à HD5970. A performance da HD7970 está muito mais próxima da GTX580 que da HD6990. Não estou considerando a melhoria em 2560x1600 porque além de eu não usar uma resolução dessas, ainda vejo que o que mais ajudou foram os 3GB de memória, coisa que a GTX580 padrão não tem.

Mas eu não sou o único que não se empolgou com a performance da placa. Está cheio de gente nos fóruns gringos e brasileiros que não sentiu firmeza nesses 30% a mais de performance da HD7970 em relação à geração anterior. Fórum Guru3D: review HD7970. Alguns dos comentários contidos nesse link expressam bem o porquê.

Sendo a HD7970, em média, 30% mais veloz que a GTX580, a AMD dá margem para a Nvidia contra-atacar com algo extremamente mais poderoso. Levando-se em consideração que boa parte dos que compram uma VGA top estão pouco de lixando para consumo, creio que que a AMD deveria ter trabalhado mais dentro desses 35W que sobraram para conseguir uma performance maior.

O preço estimado de $550 é muito alto; com esse valor é possível fazer um SLI ou um CrossFire de placas mid-range e obter uma performance perto de 50% maior em relação à GTX580.

Sobre o Eyefinity, ele é legal, mas não tem muita utilidade para a maioria das pessoas que não contam com espaço para usar mais de um monitor, além de estragar um pouco a imersividade por conta das bordas dos monitores (o mesmo vale para o 3D Surround).

Quanto aos recursos por parte da Nvidia, CUDA não tem utilidade em jogos, mas em GPGPU dá uma grande diferença em relação às soluções open-source, e o 3D Vision é dito como a melhor solução 3D do mercado. Já o PhysX dá uma bela diferença nos jogos que o utilizam largamente (Batman Arkahm Asylum e Arkham City, Mirror's Edge, Cryostasis, Metro 2033), pois ele mexe com até 800x mais corpos que outros motores; o grande porém é o impacto na performance, que muitas vezes chega a ser insuportável.

Se a placa tivesse a mesmíssima performance da HD6990 com esse consumo de 215W e custando $499, podem ter certeza que ela receberia ouro em qualquer review e surpreenderia até mesmo os defensores da Nvidia. Porém sendo apenas 30% mais rápida e custando $550, ela é apenas recomendada, mas longe de ser a "must buy".

EDIT: Não estou desmerecendo a placa, mas não estou vendo ela do mesmo jeito que vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Preço, lembrem-se, ela custa praticamente a mesma coisa que a GTX 580, que em alguns sabores 594 Obamas na Newegg Então o produto esta sim bem posicionado em relação ao preço, até porque quando a Nvidia resolver lançar seu novo produto, vai vir nessa mesma faixa de preço, mas... perae, porque a Nvidia que lançou a GTX 580 a um certo tempo e ainda custa acima dos 500 Obamas, pode ter uma placa cara e a AMD que lançou uma que por enquanto é a melhor não pode?

Esse lance de Custo/Beneficio é pensado mais para as placas Mid como ja dito, quem tem o melhor produto no momento, sempre vai cobrar o que acha que ele vale, até que alguem traga algo melhor ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. Levando-se em consideração que boa parte dos que compram uma VGA top estão pouco de lixando para consumo, creio que que a AMD deveria ter trabalhado mais dentro desses 35W que sobraram para conseguir uma performance maior.

concordo com coisas que você diz (não tudo) mas na parte acima você esqueceu que está no Brasil.

Muita gente aqui consegue, sim, comprar uma high-top-muzafuka-end placa se não tiver que gastar mais R$500,00 em uma fonte mais forte pra dar conta e não subir mais uns R$ na conta de luz.

Logo, se a placa é super-ultra-plus-mega-end e você não precisa gastar mais com fonte e energia, você quebra o porquinho, deixa seu filho com fome uma semana e pede incentivo fiscal pra mamãe e compra uma dessas. Acho que é a realidade da maioria da rapaziada aqui do forum que quer ter uma dessas. Você pode estar correto ao dizer que quem compra uma dessas não liga pro consumo lá fora. Aqui no Brasil, onde essas peças custam caro e a energia é absurda, uma placa forte com consumo baixo causa esse frenesi enlouquecido que a galera tá falando.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela "só" custa isso, e tem "essa" performance por culpa da incompetencia da Nvidia que vai lançar a placa no minimo 3 meses depois da concorrente, se ela lançasse em janeiro as coisas seriam diferentes.

Eu discordo do seu ponto de vista. A grande decepção da galera é pelo fato de a GTX 580 ter sido lançada antes da HD6970 e mais de 1 ano depois a diferença nao foi grande o suficiente para se chamar de esmagadora.

Tudo bem que envolve drivers imaturos para a arquitetura nova, mas pros meros leitores, a primeira impressão conta muito.

Infelizmente, acho que a NVIDIA não foi incompetente em sua GTX 580. Não gosto de defende-la pois ela cobra caro e não vale a pena a meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que falta? Talvez a performance da HD6990? A HD5870 esteve em todos os reviews muito próxima da HD4870X2. Com a GTX580 é a mesma coisa em relação à HD5970. A performance da HD7970 está muito mais próxima da GTX580 que da HD6990. Não estou considerando a melhoria em 2560x1600 porque além de eu não usar uma resolução dessas, ainda vejo que o que mais ajudou foram os 3GB de memória, coisa que a GTX580 padrão não tem.

Bom ponto.

Mas iso é expectativa e não mau resultado. Você acha mesmo que este "salto dobrado" vai continuar acontecendo ?

Sendo a HD7970, em média, 30% mais veloz que a GTX580, a AMD dá margem para a Nvidia contra-atacar com algo extremamente mais poderoso. Levando-se em consideração que boa parte dos que compram uma VGA top estão pouco de lixando para consumo, creio que que a AMD deveria ter trabalhado mais dentro desses 35W que sobraram para conseguir uma performance maior.

Sim, e como já dissemos, dá margem pra AMD soltar depois uma placa mais poderosa e com um consumo de energia estúpido.

O preço estimado de $550 é muito alto; com esse valor é possível fazer um SLI ou um CrossFire de placas mid-range e obter uma performance perto de 50% maior em relação à GTX580.

E desde quando placa high end teve bom custo benefício ?

Quando eu comprei minha 7900GS era mais negócio ter duas delas do que uma 7900 GTX. E assim foi por todas as gerações, inclusive com a anterior. Isso, claro, se você ignorar os pontos negativos de SLI/CrossFire.

A 7970 custa a mesma coisa que a GTX580 e anda mais, gastando menos.

Hoje ela concorre com a GTX580 e é em relação a ela que o preço tem que ser interessante.

Quando a GTX580 veio ao mercado, ela também custava o olho da cara, tinha um consumo alto e mesmo assim teve a mesma recepção que a 7970 teve agora. Ok, isso foi porque a GTX480 tinha ****** e sentado em cima alguns meses antes. ^_^

Eu também queria um preço mais baixo (porque isso espreme o preço do resto da linha e chega onde eu aceito pagar), mas hoje ainda não dá.

Tenho quase certeza que quando o Kepler ameaçar chegar ao mercado a AMD vai cortar uns 50 a 100 dólares da 7970. Hoje eles não precisam fazer isso, e só não aumentaram o preço da 5870 naquela época porque não tinham mais placas pra vender.

Quanto aos recursos por parte da Nvidia, CUDA não tem utilidade em jogos, mas em GPGPU dá uma grande diferença em relação às soluções open-source,

Sendo Open Source espera-se não serem tendenciadas a ninguém e foi este nicho que o CGN veio buscar e, pelos poucos testes que fizeram, se mostrou uma bela tacada.

e o 3D Vision é dito como a melhor solução 3D do mercado.

Que meia dúzia de pessoas usam, assim como o Eyefinity.

Já o PhysX dá uma bela diferença nos jogos que o utilizam largamente (Batman Arkahm Asylum e Arkham City, Mirror's Edge, Cryostasis, Metro 2033), pois ele mexe com até 800x mais corpos que outros motores; o grande porém é o impacto na performance, que muitas vezes chega a ser insuportável.

Então, é bacana, em alguns jogos e ainda pode deixar o desempenho uma *****, isso deve mesmo ser considerado ?

Pra mim não.

Se a placa tivesse a mesmíssima performance da HD6990 com esse consumo de 215W e custando $499, podem ter certeza que ela receberia ouro em qualquer review e surpreenderia até mesmo os defensores da Nvidia. Porém sendo apenas 30% mais rápida e custando $550, ela é apenas recomendada, mas longe de ser a "must buy".

Todo mundo gostaria que fosse assim hehehe e seria se houvesse concorrência.

EDIT: Não estou desmerecendo a placa, mas não estou vendo ela do mesmo jeito que vocês.

Eu só vi como, "hum, legal, próximo artigo". ;)

Ah, não quero "te catequizar" pra adorar a placa, beleza ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom li, reli, e cheguei numa opinião a cerca da discussão aqui levantada.

Vejo que aqui está sendo expressado as opiniões em cima de um produto recém lançado, com baixo estoque e ainda por cima é cobaia do novo processo de fabricação da TSMC.

Então vemos que a 580 é aprimoramento de tecnologia da nvidia (o Fermi), e a AMD está chutando tudo com o GCN, um novo recomeço para as placas da AMD.

Sobre o preço é mais que normal estar nesse preço, como já citado anteriormente.

Eu não tenho e nem posso comprar essa placa, mas vejo muita inovação nela para que tanto AMD quando nVidia possam melhorar seus produtos. Ela não pode ter sido o ohhhhhh!!! que a alguns esperavam, mas também não foi nem de longe decepcionante, cumpriu o que prometeu, é a placa single GPU mais rápida do mercado, agora quanto tempo isso irá durar, é uma incógnita, pios ainda teremos a resposta da concorrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WCCFTECH

The HD7950 would feature 1792 stream processors or 28 GCN compute units, 112 TMUs and 32 ROPs. The GPU would include a 3GB GDDR5 memory just like its elder bro running across a 384-bit wide interface. The memory clock speed would be maintained at 5Ghz.

The HD7970 “Tahiti XT” and HD7950 “Tahiti Pro” officially launch on 9th January at CES 2012. The HD7970 would be available for $550 MSRP at launch so we can expect a retail price of HD7950 somewhere between $350 – $450 range.

Se chegasse a 350 Obamas seria Linda :wub:

uahuahauhauhau

se estão reclamando do preço da HD 7970, vejam isso

Fonte

AMD Radeon HD 7990

Code Name: NewZealand

Core clock speed of 850 MHz

Memory clock speed of 1250 MHz

6GB Frame Buffer

2 x 384 bit Bus width

2 x 240 GB/s Memory Bus Width

Release date: March 2012

Price: 849 $

Especificações da Série HD 7900 até a HD 7700, bem como Preços e Data de Lançamento isso é Importante :D

12-27-2011-9-20-00-PM-635x700.png

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia editar aquele comentário, mas não deu tempo xD

O que falta? Talvez a performance da HD6990? A HD5870 esteve em todos os reviews muito próxima da HD4870X2. Com a GTX580 é a mesma coisa em relação à HD5970. A performance da HD7970 está muito mais próxima da GTX580 que da HD6990. Não estou considerando a melhoria em 2560x1600 porque além de eu não usar uma resolução dessas, ainda vejo que o que mais ajudou foram os 3GB de memória, coisa que a GTX580 padrão não tem.

Mas eu não sou o único que não se empolgou com a performance da placa. Está cheio de gente nos fóruns gringos e brasileiros que não sentiu firmeza nesses 30% a mais de performance da HD7970 em relação à geração anterior. Fórum Guru3D: review HD7970. Alguns dos comentários contidos nesse link expressam bem o porquê.

Sendo a HD7970, em média, 30% mais veloz que a GTX580, a AMD dá margem para a Nvidia contra-atacar com algo extremamente mais poderoso. Levando-se em consideração que boa parte dos que compram uma VGA top estão pouco de lixando para consumo, creio que que a AMD deveria ter trabalhado mais dentro desses 35W que sobraram para conseguir uma performance maior.

O preço estimado de $550 é muito alto; com esse valor é possível fazer um SLI ou um CrossFire de placas mid-range e obter uma performance perto de 50% maior em relação à GTX580.

Sobre o Eyefinity, ele é legal, mas não tem muita utilidade para a maioria das pessoas que não contam com espaço para usar mais de um monitor, além de estragar um pouco a imersividade por conta das bordas dos monitores (o mesmo vale para o 3D Surround).

Quanto aos recursos por parte da Nvidia, CUDA não tem utilidade em jogos, mas em GPGPU dá uma grande diferença em relação às soluções open-source, e o 3D Vision é dito como a melhor solução 3D do mercado. Já o PhysX dá uma bela diferença nos jogos que o utilizam largamente (Batman Arkahm Asylum e Arkham City, Mirror's Edge, Cryostasis, Metro 2033), pois ele mexe com até 800x mais corpos que outros motores; o grande porém é o impacto na performance, que muitas vezes chega a ser insuportável.

Se a placa tivesse a mesmíssima performance da HD6990 com esse consumo de 215W e custando $499, podem ter certeza que ela receberia ouro em qualquer review e surpreenderia até mesmo os defensores da Nvidia. Porém sendo apenas 30% mais rápida e custando $550, ela é apenas recomendada, mas longe de ser a "must buy".

EDIT: Não estou desmerecendo a placa, mas não estou vendo ela do mesmo jeito que vocês.

Não tem como comparar o lançamento da HD 5870 com a HD 7970, não é a mesma coisa.

Na HD 5870 ouve transição de litografia 55nm -> 40nm, dobrou as especificações da 4870, com aumento de 100Mhz no core, logo não tinha como a placa ter desempenho pior que a HD 4870x2.

Na HD 7970, não ouve uma dobra e sim um aumento de 33% nas especificações e mudança do Core VLIW4 para GCN, que mira o GPGPU, assim como redução para 28nm.

Creio eu que se a Nvidia vier com "tudo" nesta geração, para a próxima o que eles poderão fazer fora pequenas modificações? O 28Nm é novo, a próxima redução no processo de fabricação vai demorar pelo menos 2 anos, se der tudo que tem agora o que sobra para o ano que vem? A gpu fermi é enorme (520mm²), se reduzirem para 420mm² nesta nova GTX X80, vai ser muito bom! Mas acho bem difícil eles reduzirem socando o dobro de shaders, ai é que a AMD leva vantagem, no ano que vem eles ainda tem margem para aumentar o CHIP, (360mm²) se a Nvidia socar tudo que dá, na próxima o aumento de desempenho vai ser pequeno.

E calma, ela está cara, mas tem outras opções no mercado, se não gostou do preço dela tem a GTX 580, 570, 560 tem as HD 6970, 6950 e por ai vai...

Outra coisita, a HD 7970 tem 3gb de memória, custa $550. A GTX 580 3GB custa.... $550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como comparar o lançamento da HD 5870 com a HD 7970, não é a mesma coisa.

Na HD 5870 ouve transição de litografia 55nm -> 40nm, dobrou as especificações da 4870, com aumento de 100Mhz no core, logo não tinha como a placa ter desempenho pior que a HD 4870x2.

Na HD 7970, não ouve uma dobra e sim um aumento de 33% nas especificações e mudança do Core VLIW4 para GCN, que mira o GPGPU, assim como redução para 28nm.

Creio eu que se a Nvidia vier com "tudo" nesta geração, para a próxima o que eles poderão fazer fora pequenas modificações? O 28Nm é novo, a próxima redução no processo de fabricação vai demorar pelo menos 2 anos, se der tudo que tem agora o que sobra para o ano que vem? A gpu fermi é enorme (520mm²), se reduzirem para 420mm² nesta nova GTX X80, vai ser muito bom! Mas acho bem difícil eles reduzirem socando o dobro de shaders, ai é que a AMD leva vantagem, no ano que vem eles ainda tem margem para aumentar o CHIP, (360mm²) se a Nvidia socar tudo que dá, na próxima o aumento de desempenho vai ser pequeno.

E calma, ela está cara, mas tem outras opções no mercado, se não gostou do preço dela tem a GTX 580, 570, 560 tem as HD 6970, 6950 e por ai vai...

Outra coisita, a HD 7970 tem 3gb de memória, custa $550. A GTX 580 3GB custa.... $550

Tudo estrategicamente pensado haha. Realmente, e também tem aquela historia da dificuldade que foi a transição para os 28nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, que por mais que eu sinta falta dos bons tempos de "a single top da geração nova tem a força da top dual da geração velha", sou obrigado a admitir que eles passaram.

Segundo, que concordo... No lugar da AMD, só esperava a nvidia lançar sua Kepler chegando a 800W, depois lançava uma atualização da bios alternativa e os usuários chegariam às 450W felizes. Então, a margem tá lá... Eu acho que dá pra jogar, ainda mais que não vejo a performance da kepler dobrando a partir da fermi 2 AINDA.

terceiro, até fiquei curioso: quantos % a fermi 1 era melhor mesmo que a geração anterior? não foram os mesmos "desapontadores 30%"?

Ademais... datas a serem cuidadas agora são então 9/1, 12/2 e 12/3... Esperando ansiosamente pelos próximos reviews, ainda que decepcionado com a opção do gromacs pelo cuda e não pelo openCL... :(

Outro detalhe, que já tava na minha cabeça, e que com esta citação fica berrando:

Moving on, it’s interesting that GCN effectively affirms most of NVIDIA’s architectural changes with Fermi. GCN is all about creating a GPU good for graphics and good for computing purposes; Unified addressing, C++ capabilities, ECC, etc were all features NVIDIA introduced with Fermi more than a year ago to bring about their own compute architecture. I don’t believe there’s ever been a question whether NVIDIA was “right”, but the question has been whether it’s time to devote so much engineering effort and die space on technologies that benefit compute as opposed to putting in more graphics units. With NVIDIA and now AMD doing compute-optimized GPUs, clearly the time is quickly approaching if it’s not already here.

Sabe qual o único review que falta? um comparando o GCN com as Fermi 1, 2 e Kepler. Até que ponto tá igual, e onde agora as coisas são diferentes??

@Xita: porque não "HD7970 BLACK EDITION"... :D

E sobre as discussões envolvendo freqüências e 3D:

It’s this higher transmission speed that AMD is adding support for in Southern Islands. AMD calls this Fast HDMI technology, which as near as we can tell is not any kind of HDMI trademark but simply AMD’s branding for high speed HDMI. With Fast HDMI AMD will be able to drive 4K x 2K displays over HDMI – which looks like it will be the common connector for TVs at those high resolutions – along with being able to support 1080P S3D at higher framerates with next-generation TVs. Currently AMD’s cards and TVs alike can only handle 1080P frame packed S3D at up to 48fps (24Hz/eye), or with a bit of hacking up to 60fps (30Hz/eye), which is fine for 24fps movies but much too low for gaming. As next-generation TVs add support for 1080P frame packed S3D at 120fps (60Hz/eye) Southern Islands products will be the first AMD products able to drive them over HDMI through the use of Fast HDMI.

Tem alguma coisa aí, mas admito que não entendi ainda onde é a "raiz do problema"... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show e bola telminao, obrigado !

Ainda acho que deveriam chamar de 7970 X2.. isso mata a previsão de uma "7990 monochip".

Concordo.

E calma, ela está cara, mas tem outras opções no mercado, se não gostou do preço dela tem a GTX 580, 570, 560 tem as HD 6970, 6950 e por ai vai...

Outra coisita, a HD 7970 tem 3gb de memória, custa $550. A GTX 580 3GB custa.... $550

Também penso assim. Por que se desesperar com o preço da Radeon HD 7970? Tem tanta coisa boa no mercado por preço mais baixo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!