Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Espero que eles não façam só um chip siliconado, que melhorem as limitações do dito cujo, melhorem a parte de Tesselation e força de ROPs, assim podem concorrer melhor com a NVIDIA.

Eles precisaram cortar o chip para entrar no 40nm. Quem sabe o projeto original tenha mais do que 2 tesselators? ;D

Na verdade acho que com 4 tesselators o poder de geometria já vai para niveis, "mas pra quê"?

2012 inauguram a fábrica, até ela ficar 100% demora um pouquinho, mas como cada empresa tem um processo próprio, não dá pra só trocar o fabricante quando der vontade, eles tem que reavaliar muita coisa e isso demora, por isso meu pitaco é 2013, a AMD pode desenvolver pra 25 ou 22 nm direto pro processo da GF. ;) (ficou confuso ?)

Dividir eu não sei, pode ser que comecem com chipsets ou chips "pequenos" pra depois irem pros high-end.

Ah! Mas dependendo de como eles estão arranjando as atualizações das outras fábricas para novos processos simplesmente remanejariam a produção pelas outras fábricas.

Mas sim, você tá certo: 2013 é uma aposta mais segura. Não é como se a GF fosse prejudicar outros clientes (tirando espaço na linha de produção) para colocar a AMD com as GPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, pra mim ser só um shrink da R900 é meio que um balde de água fria... Tava esperando o "R900 original pr-e-sacanagem da TSMC" completinho como R1000, agora vou ter que esperar até o R1100 pra ver todas as novidades.

Mas, em compensação, concordo: VLIW4 agora pra todo mundo por favor, né? E espero que o consumo caia de verdade, pra poder voltar a humilhar a nvidia. Essa vidinha de consumir só um pouquinho a menos que eles e ainda acima do PCI-E é um saco.

Em contrapartida, parece então que serão as HD7000 que irão substituir a minha X600 XT velha de guerra! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já até esperava isso, o VLIW4 acabou de sair e se mostrou balanceado, o que estraga é ter um chip deste tamanho por causa do processo.

Essa suposta nova arquitetura também pode ser falsa esperança, não duvido que saia dali um "VLIW4+", com SPs mais rápidos e/ou capazes de executarem instruções mais complexas, de quebra eles aumentam o L2 e aquelas outras coisas que o Fermi tem e já podem sair com algo interessante no GPGPU ou ainda pro Fusion 2 ou 3.

O consumo tá soda mesmo, pelo menos a 6870 é boa, barata e bebe moderadamente, pena ter o tesselation como ponto fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: espero que eles agora voltem pra nomenclatura original. Pessoalmente, prefiro que a HD78x0 sejam as top single, e HD79x0 a(s) dual(is). Resta saber se a mudança não vai ser mantida por causa do fusion, mas agora eu espero que tenha sido forçada só pra diferenciar VLIW4 de VLIW5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte. Se a nomenclatura mudar, vai ser sacanagem da AMD. Então é 100% certeza dela ficar.

Evandro, eu estou mais interessado na AMD dividir as linhas Firestream e Radeon, com chips diferentes. Acho que era uma boa e pode ser mais eficiente assim. O mercado de folding e etc é pequeno ainda, enquanto o de servidores e HPC é razoável. Não valeria mais a pena investir em algo que seja feito ESPECIFICAMENTE para HPC ao invés de ficar misturando GPGPU e jogos?

Ps.: falo isso em termos de cache, instruções, otimização e etc. Sim, eu sei do Fusion e etc, mas ao meu ver ele ainda não significa que não se pode segregar os mercados (ao menos nesses primeiros anos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que seria sacanagem?

Com a nomenclatura atual, que eu trato como tapa-buraco porque tivemos que ter VLIW5 e 4 na mesma série, não existe margem para, por exemplo, dual de HD7(top)50 e HD7(top)70. Por mais que abra a possibilidade de poucos parceiros inventarem HD7(middle-top)90, eu acho que é mais interessante a primeira opção e espero que na próxima geração o cenário se normalize de novo e uma placa dessas não seja mais uma opção pros parceiros! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Evandro, eu estou mais interessado na AMD dividir as linhas Firestream e Radeon, com chips diferentes. Acho que era uma boa e pode ser mais eficiente assim. O mercado de folding e etc é pequeno ainda, enquanto o de servidores e HPC é razoável. Não valeria mais a pena investir em algo que seja feito ESPECIFICAMENTE para HPC ao invés de ficar misturando GPGPU e jogos?

Folding é pequeno, o mercado profissional não, mas tem que aparecer muito HPC pra valer a pena eles criarem dois chips diferentes, e isso não deverá acontecer, não tão cedo.

TALVEZ, e isso é achismo meu, o Fusion dê um empurrãosinho pra isso, com os programas sabendo usar melhor o GPGPU.

Ps.: falo isso em termos de cache, instruções, otimização e etc. Sim, eu sei do Fusion e etc, mas ao meu ver ele ainda não significa que não se pode segregar os mercados (ao menos nesses primeiros anos).

Custa caro. ;)

E é capaz de eles forçarem os programadores de jogos a usarem essas coisas pra justificarem a presença elas nos chips.

Ou então esses caras podem achar alguma forma de usar estas partes novas, seilá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custa caro. ;)

E é capaz de eles forçarem os programadores de jogos a usarem essas coisas pra justificarem a presença elas nos chips.

Ou então esses caras podem achar alguma forma de usar estas partes novas, seilá.

Mas eu tava pensando cá com os meus botões. A nVIDIA fez um monstro para entrar nos dois mercados. Ficou muito forte, claro, mas ela teve que fazer sacrifícios, especialmente no que se refere à margem de lucro em produtos maiores contra um competidor que faz o mesmo com menos.

Mas muita gente diz que ela acabou ganhando, pois se tinha competição no mercado de jogos, no de HPC era ela e ela competindo com ela sozinha. =P

Produzindo dois chips (até com acertos razoavelmente pequenos) a AMD pode continuar com produtos com tamanho e recursos adequados (ou ao menos mais competitivo: muito cache é caro pra caramba e usa espaço pra buzanga, "se" ele não oferecer vantagem para jogos, para quê colocar ele lá?) no mercado de jogos (e assim com margem de lucro maior)... e ao mesmo tempo entrando de cabeça no mercado de HPC com um produto adequado para isso. Pode ser coisa pequena ou mesmo uma arquitetura nova, depende da vontade de arriscar.

Tipo, o que ela gastaria com esse novo chip ela ganharia 1) com o NÃO aumento de custo de produção da linha de jogos e consequentemente melhor margem de lucro, 2) com o aumento de marketshare (de quase zero) no mercado de HPC. Não precisa ser uma "soma zero", só o fato de "perder pouco dinheiro" já significaria causar uma lapada na nVIDIA e melhorar a imagem da AMD, quem sabe emendando até com os BDZ para lançar uma campanha de servidor/HPC "puro-sangue".

Lembrando que a AMD já falou várias e várias vezes (mas no caso de CPU, é verdade) que ela vai se concentrar em lançar produtos adequados para cada mercado, inclusive com um "fusion sem GPU" no mercado de embutidos.

Tipo. Investir FULL-ON! em GPGPU em toda a linha de GPU da AMD pode ser um custo que ela não queira investir. Mais vale a pena investir em GPGPU através da linha Fusion ("low-end"), garantir uma boa compatibilidade (com GPGPU) na linha de jogos e investir em coisas mais "arriscadas e próprias para HPC" em um chip próprio para aquele mercado.

Deeeepois e com os avanços ela puxa a tecnologia do "high-end HPC" para os fusion. Ou seja, até os custos com os engenheiros (se não forem exagerados, claro) não seriam desperdiçados, pois o resultado se reverteria para o fusion depois.

Para quê correr o risco de colocar tecnologia e recursos novos e não testados em toda uma linha correndo o risco de haver mais problemas com produção (nVIDIA-DIA-DIA!) e aumentando os custos... sem haver uma correlação com o mercado-alvo e... ainda por cima! nem muito menos com uma previsão de crescimento desse recurso nesse mercado (GPGPU no mercado gamer), já que o GPGPU ainda está engatinhando? (começou agora o investimento com o fusion)

Enfim... eu posso estar errado, claro, mas é isso ai que eu penso. ^^

além de outro detalhe: o fusion me oarece ser a grande aposta da amd nesse mercado. começamos por cpus com capacidades de gpus fracas, mas não me espantaria com gpus com capacidade de cpu fraca nos próximos anos. e a forma igual! ;-)

Acho que a AMD já comentou algo assim, em lançar produtos fusions diferenciados para cada mercado: "esse precisa de mais CPU", "aquele precisa de mais GPU", optimizando e posicionando eles adequadamente.

Ah! E sobre ser sacanagem. É mais ou menos assim: "Se foi só por uma geração... para quê você mudou? Queria só sacanear com a gente na confusão das 6800 ou foi para esconder alguma coisa?".

Por mim essa nomenclatura fica. E como essa nomenclatura tem por base a performance das placas, se uma dual 7870 fosse, digamos, superior a uma 7970, provavelmente ela seria 7980. (Sim, é feio... Mas funciona =/)

(Ou ela podia voltar com 7870X2, o que tb funciona, não?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sirro você não está errado não, o ponto é que a AMD não é como a tia Intel e não tem o cofre do tio patinhas pra gastar nessas coisas, ainda é melhor terem um "chip bombril" e brigarem no preço.

HPC é bonito de se ver, mas pra dar lucro eles vão ter que suar a camisa e terão que melhorar a parte de programação, senão não tem jeito.

O OpenCL atrasou por conta deles e, mesmo depois de lançado, a AMD ainda demorou um baita tempo pra fazer a parte dela, acho que foram mais de 6 meses. Enquanto isso, Intel e NVIDIA fizeram a festa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartimentar os riscos deve funcionar para a AMD agora. É nisso que estou "apostando". Acho que do jeito que a AMD está fazendo os chips dela, precisaria mudar muito para aumentar o chip de uma linha inteira só para oferecer ele para um outro mercado (... menor? Não sei o tamanho do mercado HPC, confesso, mas acredito que seja bem inferior em volume).

Mas claro, para esse GPU de agora a AMD deve estar trabalhando desde 2006~7. Ela teria que pensar isso desde antes... E realmente é bem provável que, com os gastos do lado de CPU (BDZ+fusion) ela tenha preferido economizar, já que estava "bem" posicionada de um lado e precisando fortalecer o outro.

Mas enfim, é bem provável que não tenhamos um produto forte em GPGPU esse ano e na 7000 (sendo apenas um de shrink). Minha opinião ainda permanece para o R1100. xD

----

MATROX com notícia de multi-monitor. Até 12 em um único PC (4 por placa).

http://www.techpowerup.com/143940/Matrox-to-Demonstrate-Mura-MPX-Series-Display-Wall-Controllers-at-InfoComm.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Compartimentar os riscos deve funcionar para a AMD agora. É nisso que estou "apostando". Acho que do jeito que a AMD está fazendo os chips dela, precisaria mudar muito para aumentar o chip de uma linha inteira só para oferecer ele para um outro mercado (... menor? Não sei o tamanho do mercado HPC, confesso, mas acredito que seja bem inferior em volume).

Menor ele é, mas se ganha bem mais por unidade vendida. No fim das contas ele deve render menos lucros do que o mercado gamer, mas isso pode mudar no futuro.

Mas claro, para esse GPU de agora a AMD deve estar trabalhando desde 2006~7. Ela teria que pensar isso desde antes... E realmente é bem provável que, com os gastos do lado de CPU (BDZ+fusion) ela tenha preferido economizar, já que estava "bem" posicionada de um lado e precisando fortalecer o outro.

Nessa época ainda era só ATI, outros tempos.

Mas enfim, é bem provável que não tenhamos um produto forte em GPGPU esse ano e na 7000 (sendo apenas um de shrink). Minha opinião ainda permanece para o R1100. xD

Não sei, acho que deve melhorar um pouco, especialmente por causa do OpenCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menor ele é, mas se ganha bem mais por unidade vendida. No fim das contas ele deve render menos lucros do que o mercado gamer, mas isso pode mudar no futuro.

A gente já se entendeu hehe, agora é só espera ^_^. Mas só para completar, quando falei em "menor" quis dizer em volume mesmo (n° de peças), já que estava falando de preço de manufatura.

Nessa época ainda era só ATI, outros tempos.

A compra foi exatamente nesse período, não? 2006/2007. Deve ter sido nessa época que eles sentaram na mesa e tiveram uma conversa BEM franca sobre as duas empresas.

Não sei, acho que deve melhorar um pouco, especialmente por causa do OpenCL.

Que a AMD te ouça. o/

http://techreport.com/discussions.x/20756

UIA, produção em massa das Ilhas do Sul, deve começar mês que vem :eek:

Cada vez mais a ideia de lançar BDZ + Ilhas parece se concretizar, ia dar uma baita chacoalhada no mercado ^^

Será que eu ganho um tapinha nas costas se acertar esse chute? =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://news.softpedia.com/news/AMD-to-Start-Mass-Production-of-Radeon-HD-7000-GPUs-in-May-194808.shtml

Outro rumor de que a produção maciça do SI começará em maio com lançamento em junho ou julho.

Eles também disseram que talvez, no final, a GF passe a fabricar uma parte dos chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://news.softpedia.com/news/AMD-to-Start-Mass-Production-of-Radeon-HD-7000-GPUs-in-May-194808.shtml

Outro rumor de que a produção maciça do SI começará em maio com lançamento em junho ou julho.

Eles também disseram que talvez, no final, a GF passe a fabricar uma parte dos chips.

A GF tem que estar muito boa, hein? No começo era "a 7000 é na TSMC" agora já é "depois a gente se fala, GF". Como isso demora a AMD já deve estar fazendo o projeto para o processo da GF, just in case.

Talvez seja a mesma fonte que do charlie de antes.

---- EDIT

Boa notícia para a AMD e para o OpenCL:

Um grupo de Stanford deu uma trabalhada no F@H para dar suporte decente ao OpenCL e consequentemente às placas da AMD. Em versão beta, já oferece quase o dobro de performance em comparação às Work Units antigas. Só funciona em placas da série 5000 e 6000.

3.jpg

Sobre a performance:

While things look quite rosy all around, performance seems to scale in a linear fashion based on the number of Stream Processors on a given card and the graphics engine’s clock speeds. For example the HD 6870 has 1120 cores and a clock speed of 900Mhz so it can hang with a 1440 SP, 725Mhz HD 5850. Meanwhile, the 1600 core HD 5870 edges out the 1536 SP HD 6970. There also wasn’t much of a difference between identical cards sporting different memory configurations. As the new Core 16 projects mature, we’ll surely see things change a bit but for the time being it seems like the older AMD cards are more than holding their own.

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/42471-f-h-core-16-taking-amd-gpu-folding-next-level.html

Evandro, isso é mais uma indicação de que o projeto das placas novas (no caso, VLIW4) está bem direcionado para o público gamer e que o FireStream se beneficiaria bastante com um chip novo, focado no OpenCL e tal. (não que vá existir tal chip novo, claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HWinfo mostra as informações de hardware da máquina. Veja as implantações da versão 3.71 build 1207, linha 5:

http://www.hwinfo.com/news32.html

Veja também nos Upcoming mais abaixo.

Postado em outro tópico, mas tem um detalhe útil para esse:

Upcoming changes in the next release:

•Added support of AMD future GPUs: TAHITI, NEW ZEALAND, THAMES, LOMBOK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sai a matéria do OpenCL que o Charlie deu leak outro dia:

http://blogs.amd.com/developer/2011/04/13/amd-codeanalyst-version-3-2-supports-heterogeneous-computing/

AMD clama 400 jogos com suporte a HD3D através dos parceiros DDD e iZ3D. Grita Urrah! para plataformas abertas.

http://blogs.amd.com/play/2011/04/18/amd-hd3d-technology-making-the-open-ecosystem-easy/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Um carinha da AMD fala que está trabalhando no projeto holodeck (que é falado pela AMD desde o lançamento do Eyefinity, sendo supostamente a razão por trás do mesmo).

Diz para a gente ficar de olho na E3.

https://twitter.com/#!/SOLOTKO/status/76523615792803840

Fonte da notícia: http://www.brightsideofnews.com/news/2011/6/3/amd-prepares-to-demonstrate-holodeck-on-e3-2011.aspx

EDIT

Saiu o video do projeto do cara, sinceramente esperava mais, alguma tecnologia nova. T_T oh well

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguma previsão de lançamento das Radeon HD 7xx0? Talvez eu troque minha ótima Radeon HD 4870 1GB por uma Radeon HD 7870. Uh!!!

Estamos no mesmo barco, eu quase peguei uma gtx560ti, mas na última hora eu desisti.

Como eu estou esperando os bulldozers saírem para decidir sobre o processador, é provável que as 7**0 ficam em uma data próxima, e aí quem sabe me sinta mais seguro para o upgrade...

Aguardando ansiosamente :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um carinha da AMD fala que está trabalhando no projeto holodeck (que é falado pela AMD desde o lançamento do Eyefinity, sendo supostamente a razão por trás do mesmo).

Diz para a gente ficar de olho na E3.

https://twitter.com/#!/SOLOTKO/status/76523615792803840

Fonte da notícia: http://www.brightsideofnews.com/news/2011/6/3/amd-prepares-to-demonstrate-holodeck-on-e3-2011.aspx

EDIT

Saiu o video do projeto do cara, sinceramente esperava mais, alguma tecnologia nova. T_T oh well

Esse video é um jogo sendo renderizado por uma HD da série 7**0?? se for não vi nada d+, a não ser que a placa que fez esse grafico seja a low end da série rsrsrs

E com certeza no final do ano vou comprar uma 7850 ou 7950 e um Bulldozer de 4.2Ghz, mesmo que não tenha um desempenho que barre o Core i7 980X, mas com certeza será bem melhor que o meu PII 955!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!