Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Termômetro digital: display mostrando "Lo ºC"


FireTwister

Posts recomendados

Olá amigos do fórum.

Ontem terminei de instalar minha fonte nova e após checar que tudo estava OK, percebi que o display digital do meu gabinete estava mostrando "Lo ºC". Desliguei o PC e procurei o sensor de temperatura e fui fazendo testes. Às vezes quando eu apertava a ponta do sensor, o medidor voltava a funcionar, mas agora não estou conseguindo mais fazer isso.

Será o sensor que está danificado e é possível trocá-lo?

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um teste com um esqueiro, fósforo, FireTwister (rs...) ou qualquer chama um pouco de longe para ver se volta a ter indicação. Está muito frio aí em Sampa? Pelo que parece o "range" do sensor não opera abaixo de determinada temperatura e perde a indicação... Ele tem uma faixa de operação e fora isso ele não indica mais... Esse "Lo ºC" é de Low ºC, de baixa temperatura... Caso contrário, seria "Hi ºC" de alta temperatura...

Trocar? Desconheço... Pela pesquisa rápida que fiz aqui, já vi que é meio difícil encontrar esses termopares...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um teste com um esqueiro, fósforo, FireTwister (rs...) ou qualquer chama um pouco de longe para ver se volta a ter indicação. Está muito frio aí em Sampa? Pelo que parece o "range" do sensor não opera abaixo de determinada temperatura e perde a indicação... Ele tem uma faixa de operação e fora isso ele não indica mais... Esse "Lo ºC" é de Low ºC, de baixa temperatura... Caso contrário, seria "Hi ºC" de alta temperatura...

Trocar? Desconheço... Pela pesquisa rápida que fiz aqui, já vi que é meio difícil encontrar esses termopares...

Abraço!

Amigo, tentei aqui o teste do isqueiro (usando uma vela) e não deu certo. Não está frio aqui não, aliás, esses dias fez bastante calor. Também me recordo que o medidor já chegou a uns 18 ºC na medição, fico imaginando que o medidor quebrou ou seja algum mal contato.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente a solda rachou ou o terminal do sensor esta quebrado. ou ainda o sensor quebrou, pois voce disse que anteriormente ao apertara ponta do sensor ele voltava a funcionar...

esse sensor provavelmente é uma resistência PTC (positive temperature coeficient - coeficiente de temperatura positivo) ou seja a resistência diminui com o aumento temperatura, pelo fato dela estar quebrada, formando um circuito aberto o medidor mostra apenas "low" o que seria o equivalente a situação de resistência máxima aceita pelo circuito...

voce provavelmente não conseguiria ver a numeração do componente danificado, e eu acho difícil encontrar um diagrama então so restaria descobrir a resistencia testando: ligando um potenciometro de uns 5K e girando ele até que seja mostrada uma temperatura no Display, então medindo a resistência do potenciometro nessa posição usando um multimetro voce saberia qual a resistência elétrica o novo PTC teria que ter...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente a solda rachou ou o terminal do sensor esta quebrado. ou ainda o sensor quebrou, pois voce disse que anteriormente ao apertara ponta do sensor ele voltava a funcionar...

esse sensor provavelmente é uma resistência PTC (positive temperature coeficient - coeficiente de temperatura positivo) ou seja a resistência diminui com o aumento temperatura, pelo fato dela estar quebrada, formando um circuito aberto o medidor mostra apenas "low" o que seria o equivalente a situação de resistência máxima aceita pelo circuito...

voce provavelmente não conseguiria ver a numeração do componente danificado, e eu acho difícil encontrar um diagrama então so restaria descobrir a resistencia testando: ligando um potenciometro de uns 5K e girando ele até que seja mostrada uma temperatura no Display, então medindo a resistência do potenciometro nessa posição usando um multimetro voce saberia qual a resistência elétrica o novo PTC teria que ter...

Vou tentar descobrir, xará. Obrigado, depois posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!